Tocar Baixo é muito diferente de tocar guitarra?

Autor Mensagem
Power Band
Veterano
# fev/10
· votar


tocar o basico do baixo é facil. basta tocar a tônica da nota qu está na musica. tipo, se a harmonia for assim:
G-Bm-Em-D-C, voce toca apenas as notas soltas no baixo:
G -B-E-D-C

mas ai se voce quiser estudar tecnicas, slappings, e etc, ai é outra coisa =)

mum
Veterano
# fev/10
· votar


Bah, como não existem acordes no baixo?

Não acho que pro guitarrista seja mais fácil tocar baixo. Talvez ele tenha mais intimidade, e velocidade, conheça escalas, mas e ai? Acho que no baixo a pegada faz muuuita diferença, principalmente em estilos que exigem uma certa malandragem, e groove. Mas nada que um bom treino e adaptação não resolva.

erico.ascencao
Veterano
# fev/10
· votar


MiguiM
Não sei qual a sua noção de tocar baixo, mas vamos lá...

Bem, acho que você não deve encontrar dificuldades em tocar baixo, ainda mais de as músicas forem mais simples. Muitas vezes dá pra enganar muito bem tocando só as "cabeças" dos acordes da música. Mas se você começar a se intrometer a tocar RHCP, Rush, Yes e etc, se fudeu.

guitarflip
Veterano
# jan/16
· votar


eu toco guitarra a uns 4 anos e baixo a 1 e pouco
minha travessia entre a guitarra e o baixo foi mt facil pq eu toco na igreja e as primeiras musicas que eu peguei eram basicas "DUM, DUMDUM, DUM, DUMDUM" e pra quem toca guitarra que tem 6 cordas e infinitos acordes ir pro baixo não é tão dificil pq a velocidade na mão continua
fica dificil se vc quiser meter uns acordes fazer uns slaps loucos e tals
mas é mt legal tocar baixo, principalmente sem fazer acordes, vc pode ficar brincando loucamente la kkkkkkkkkkkk
e não da pra sair metendo acorde em todo tipo de musica não
pq vc tem que seguir o bumbo da bateria quem usa acordes é a guitarra base ou teclado né

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


guitarflip
pq vc tem que seguir o bumbo da bateria

Diz isso pra qualquer baixista de forró...



rossisolrac
Veterano
# jan/16
· votar


Assunto interessante, um amigo meu largou a guitarra pra tocar bateria na banda pelo mesmo motivo, só que ele é ratão na guitarra e já tinha baixista. Um outro amigo meu vivo chamando de guitarrista frustrado porque toca baixo hahahaha, mas falando sério, tocar baixo não me parece essas coisas tão simples assim não, eu pelo menos não tenho essas agilidades todas na mão direita por causa da palheta.

demian e eduardo
Membro Novato
# jan/16
· votar


eu me lascando pra encontrar um guitarrista até agr não consegui e vcs tem dois kkkkkkkkk

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


Muita gente pensa que o baixo é um instrumento fácil por acreditar que é simplesmente fazer o "DUM, DUMDUM, DUM, DUMDUM", porém, como o colega Ismah bem citou, não é bem assim que a coisa funciona, e isso não é apenas no forró.

Buja
Veterano
# jan/16
· votar


O que mais me surpreende é que quem acha que baixo é facil, é so fazer dum dum dum, nao faz nem o dum dum dum direito. Faz sem punch, sem tecnica, mascado, fora do tempo.

Eu vivo falando com muita gente: o baixista, antes de aprender a tirar uma nota no baixo, tem que aprender primeiro a ouvir. Senao ele vira um tocador de guitarra de 4 cordas.

Depois que aprendeu a ouvir direito, pode comecar a tocar baixo. Pizzicato primeiro, e nesse baisoc ele deve treinar a vida toda. Uma porcao de pizzicato por dia. Me da raiva gente achar que baixista bom é quando aprende slap. Outra grande bobagem. O cara aprende slap quando ele aprende superlativamente a ouvir, tanto o baixo, como a guitarra, a bateria, a banda toda. Ai ele começa a fazer algum slap decente. Alias, a propria tecnica de slap nasceu assim.

Eu nem gosto de render muito o papo de dum dum dum, que pra mim é o mesmo que dizer pra guitarrista que tocar guitarra é facil, é so fazer power chord de tonica e quinta, ou dizer pra vocalista que cantar é mais facil ainda, ja que nao opera nenhum instrumento material. Vao me matar com acido muriatico, e com toda a razão.

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


Buja
Falou tudo.

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/16
· votar


Eu sou um baixista fracassado. Sério. Vinha do violão e tentei tocar baixo um montão de vezes e nunca consegui sair do básico do básico. Por algum motivo, eu entendo o braço do instrumento de baixo para cima como o do violão e passar para o baixo era tocar seguindo uma folha de papel e fazer ou só a tônica, ou tônica e quinta invertida (um meia pestana em duas cordas, a tônica e a de cima, ou a tríade (tônica, terça e quinta). Com uma série de erros, pois quando me soltava visualizava (mentalmente) errado e aí voltava para a folha e quem perdia era o ritmo e o som. Enfim, enquanto muita gente fica aí falando que baixista é o guitarrista fracassado, o cara que não deu conta de tocar guitarra e teve que ir para o baixo, eu fui para a guitarra por absoluta incapacidade de tocar bem o baixo.

guitarflip
Veterano
# jan/16
· votar


Diz isso pra qualquer baixista de forró...
vdd Ismah errei nesta parte kkkkkkkkk mas é que eu quis dizer o basicão do baixo
uma vez fui tocar forró no baixo chega suei, e na real nem lembro como é o bumbo da musica '-'

guitarflip
Veterano
# jan/16
· votar


pra tocar estas musicas tipo forró e funky tem que ter mó agilidade e principalmente swing ai fica perfeito
só pra constar eu só disse que as musicas que eu tocava era "DUM DUM" pq realmente eram pq eram musicas antigonas de harpa aquelas musicas que as tiazinhas cantam com gosto kkkkkkkkkkkkk
mas é claro que isso é o básico se o cara quiser colocar umas notas fantasmas umas trilhas fica BEM melhor
mas tipo não é tão necessário como fazer os acordes na guitarra por exemplo

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/16
· votar


Ismah
Vish, Wrecking Ball da Miley Cyrus versão forró?! Haha... o baixo ficou show sim.

Buja
O que mais me surpreende é que quem acha que baixo é facil, é so fazer dum dum dum, nao faz nem o dum dum dum direito. Faz sem punch, sem tecnica, mascado, fora do tempo.
A minha experiência é peculiar: comecei no baixo, mas morava numa cidade pequena, então quem ensinava baixo era o professor de guitarra. O cara era péssimo, não me ensinou a abafar as cordas, não corrigia a posição da mão, só me ensinou escalas como se estivesse dando aula de guitarra. Mesmo assim consegui ser baixista de diversas bandas, simplesmente porque na cidade quase todo mundo tocava guitarra ou violão, então baixista era muito requisitado.

Depois migrei pra guitarra, aprendi mais teoria, e quando voltei ao baixo percebi o quanto eu era tosco. Até hoje tento tirar o atraso.

Pra mim é assim: tocar baixo é parecido com tocar guitarra... desde que você não faça questão de tocar bem!

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


Pra mim é assim: tocar baixo é parecido com tocar guitarra... desde que você não faça questão de tocar bem!

Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16
· votar


Lá na igreja, quem me ensinou foi meu professor de violão(ele mudou pra lá). Ele é multi instrumentista, e toca baixo com um feeling danado, mas lá na igreja ele toca o teclado. Quando o menino que tocava baixo saiu, eu substitui ele. Eu só sabia catar as notas no baixo, e ele me ensinou a acompanhar o bumbo da bateria. Rapaz, se eu fizer alguma coisa "técnica" ele diz que não, que o baixo é o que faz a música com a bateria, e que é só pra eu fazer o DUM DUM mesmo.


Sinceramente, tocar baixo mesmo na base do DUM DUM é difíiiiiiiiiiiiiicil.

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


Rapaz, se eu fizer alguma coisa "técnica" ele diz que não, que o baixo é o que faz a música com a bateria, e que é só pra eu fazer o DUM DUM mesmo.
Esta é a mentalidade de algumas pessoas, mas que para mim está extremamente equivocada, os maiores baixistas do mundo não fazem apenas DUM DUM, então dizer que o correto é fazer apenas DUM DUM, é o mesmo que dizer que os melhores do mundo tocam da maneira errada.

Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16
· votar


É que eu me empolgo demais também. As músicas são relativamente simples. Não precisa de muita coisa.

Do jeito que tá, daqui a pouco eu largo a guitarra e viro baixista.

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: alan.bassplayer
· votar


É que eu me empolgo demais também. As músicas são relativamente simples. Não precisa de muita coisa.

Eu também sou baixista na minha igreja, e tenho a seguinte mentalidade: Tiro a música exatamente da maneira em que ela é tocada na versão original, se ela for só DUM DUM eu faço só o DUM DUM, se ela tiver swing, fraseados, notas de passagem, solos e etc, eu faço.
Mas raramente a música é o DUM DUM, sempre tem pelo menos uma variação, por mínima que seja.

Buja
Veterano
# jan/16
· votar


e que é só pra eu fazer o DUM DUM mesmo.

Tem musica que o baixo tem que so fazer isso mesmo. Alias, muita musica é assim. Porem, nao se pode dizer que baixo so serve pra fazer dum dum acompanhando bateria. Se o professor é multi-instrumentista, toca com um felling danado, de duas, uma, ou ele ta com medo de voce ficar bom no negocio e superar ele (personalidade odiosa para um professor), ou ele ta te limitando ao progresso (personalidade odiosa para um professor)².

Entao nao tem dessa: se a musica deu um espaco, pode fazer uma brincada nas oitavas sim, mudar de uma seminima pra duas colcheias, fazer uns ghost notes, tudo é bem vindo na hora certa.

Veja a forma do baixista do bee gees tocar que responde muita coisa. O baixo do raul seixas tambem é extremamente tecnico, e tem um bom gosto danado, so usa o que precisa e na hora certa, nada mais.

Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16
· votar


Buja

Ele é legal, tem nada disso não. Eu acho que ele não quer que o baixo fique atrapalhando os outros instrumentos. Quando se está tocando pra Deus, tem que ter muita unidade, organização e querer dar o melhor.
Na parte musical, pra mim baixo é mais difícil que guitarra.

Entendi a dica.

God bless you o/

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


Quando se está tocando pra Deus, tem que ter muita unidade, organização e querer dar o melhor.
Sempre tem que ter isso, independente de para quem seja.


Eu acho que ele não quer que o baixo fique atrapalhando os outros instrumentos.
O baixo pode fazer qualquer coisa desde que no momento certo, respeitando a harmonia e estrutura da música, assim como em qualquer outro instrumento, que não vai atrapalhar nada. Veja os exmplos dos baixistas de Fernandinho, Aline Barros, Nívea Soares, Diante do Trono, David Quinlan e por aí vai.

Te entendo em defender o seu amigo, mas a visão dele com relação ao baixo está extremamente equivocada, e isso é lamentável para um professor multi-instrumentista.

Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Gulherme Polar
· votar


alan.bassplayer

É, né. Mas bola pra frente. Quando eu tiver tocando direitinho mesmo, talvez, talvez a mentalidade dele mude. :D

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


alan.bassplayer
Mas raramente a música é o DUM DUM, sempre tem pelo menos uma variação, por mínima que seja.

Na verdade, o gospel principalmente, pra mim virou exibicionismo de workshop... Fiz alguns shows já, como o do Tales, e todos tocam pra c*****o, mas ao mesmo tempo vira tiroteio, e aquilo fica bem pior que se só fizer acordes maiores e menores. Vale a velha premissa de que menos é mais.

É ruim? Não, de jeito nenhum. Só acho que tá muito individualista, onde os músicos querem mostrar tudo que sabem, e acabam pecando por serem altamente técnicos. Gosto sim, de arranjos elaborados, mas não com baixista subindo escala, e guitarrista moendo no tapping, com o tecladista voando em arpeggios.

guitarflip
É mas ainda assim, vc pode encaixar um monte de notas - se vai soar fora de contexto é outra história.

João Pedro Strabelli
entendo o braço do instrumento de baixo para cima como o do violão e passar para o baixo era tocar seguindo uma folha de papel e fazer ou só a tônica, ou tônica e quinta invertida (um meia pestana em duas cordas, a tônica e a de cima, ou a tríade (tônica, terça e quinta). Com uma série de erros, pois quando me soltava visualizava (mentalmente) errado e aí voltava para a folha e quem perdia era o ritmo e o som.

Exatamente por encarar assim que tu não saiu do chão. Escalas, shapes e blá blá blá, não servem de nada se não aprender a ouvir e entender o balanço (swing) da música. Eu aprendi a regra que falei acima na dura, mesmo sacando de enarmonias, e encaixando cromatismos na música, isso era demais para a banda da igreja quando toquei lá.

BrotherCrow
Wrecking Ball da Miley Cyrus versão forró?!

Se me apresentar como João, ninguém vai me chamar de Ismael, tampouco Cabelo (nome de guerra).

Gulherme Polar
É que eu me empolgo demais também.

Eu te entendo, fui expulso porque não tirava as músicas tal e qual e improvisava o tempo todo kkkkk

Talvez seja excessivo, ou talvez só fora de contexto.

Tocar salsa, forró, reggae, jazz e polka é tudo totalmente diferente. São todos gêneros onde o baixo se desenvolveu MUITO bem, mas nenhuma das linhas usadas nesses ritmos, encaixam numa balada lenta, ou num heavy metal.

guitarflip
Veterano
# jan/16
· votar


guitarflip
É mas ainda assim, vc pode encaixar um monte de notas - se vai soar fora de contexto é outra história.

Ismah
vdd cara é que eu n manjo mt mesmo kkkkkkk
queria saber a sua opinião sobre, la na minha igreja eu to tocando baixo mas antes da musica entrar com "pegada" fica a guitarra base dedilhando e o teclado segurando as notas
as vezes eu tento fazer algum "solinho" no baixo tipo bem calmo e feel mesmo usando pentatonica e tals
mas ai depois do culto o baterista vem "É PRA ENTRAR COM A BATERIA MANO KKKKKK" pra mim só que tipo eu acho que depedendo da pra o baixo entrar com notas agudas sim fazendo uns solos com slide
bom não tenho muita experiencia em baixo, oq vc acha ?

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


guitarflip

EU acho que isso pode, mas tem de ver que EU não sou a banda. Talvez teu solo não encaixe. Grave e escute um dia aleatoriamente.

Pessoalmente tenho reparado que o baixo não segue linhas de penta, é mais comum seguira a escala maior (ou algum modo, mas aí é bem mais embaixo o buraco).

Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16
· votar


Ismah

Thalles(que largou a músiva cristã), sinceramente, é muita firula, muito exibicionismo. Agora nos outros cantores, não vejo isso. Vejo as coisas bem organizadas e encaixadas na coisa certa.

Jube
Veterano
# jan/16
· votar


guitarflip
vdd cara é que eu n manjo mt mesmo kkkkkkk
queria saber a sua opinião sobre, la na minha igreja eu to tocando baixo mas antes da musica entrar com "pegada" fica a guitarra base dedilhando e o teclado segurando as notas
as vezes eu tento fazer algum "solinho" no baixo tipo bem calmo e feel mesmo usando pentatonica e tals
mas ai depois do culto o baterista vem "É PRA ENTRAR COM A BATERIA MANO KKKKKK" pra mim só que tipo eu acho que depedendo da pra o baixo entrar com notas agudas sim fazendo uns solos com slide
bom não tenho muita experiencia em baixo, oq vc acha ?


Eu até acho bacana improvisar alguma coisa no meio da música, mas tem que lembrar que cada instrumento é apenas uma engrenagem no mecanismo da musica, não da pra achar que os outros estão fazendo um fundo para você sair metendo solo em qualquer coisa.
Fazendo o básico no baixo, você já ta no lucro. O tiozinho que toca pratos na orquestra vai estar morrendo de inveja de você, já que ele da só umas 4 pratadas na peça inteira.

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


Ismah
Na verdade, o gospel principalmente, pra mim virou exibicionismo de workshop
Não da para generalizar. Concordo com o que você falou sobre Thalles. Mas voltando um pouco no tempo, temos por exemplo o Ademar de Campos e o Asaph Borba, que cantam louvores muito bonitos e extremamente poéticos e tradicionais, onde o baixo participa de forma ativa dos arranjos (muito além do DUM DUM DUM), sem que para isso faça firulas exibicionistas.

Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16
· votar


alan.bassplayer

Verdade, não dá pra generalizar. Acho que o Thalles, o Oficina G3 e podem ter outras bandas também, viraram "exibicionismo de workshop".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar Baixo é muito diferente de tocar guitarra?