Esse tipo de trastejamento é normal?

    Autor Mensagem
    likerock
    Veterano
    # fev/10


    Levei minha guitarra no Luthier sexta feira, ele trocou as cordas, colocou D'Addario .10 e as abaixou, até ai tudo bem. Toquei a guitarra na sexta, até ai tudo certo.

    Hoje peguei pra valer e depois de tocar umas duas horas a guitarra começou a trastejar quando faço algum acorde que tenha como requisito precionar uma das ultimas casas. Isso acontece tanto no Mizão como no Lá. Já afinei a guitarra com o afinador e está tudo certo.

    Gostaria de saber se é normal, minha guitarra é uma Ibanez GRG 170 DX. Não usei a alavanca.

    malucobeleza666
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Cara depende, esse trastejamento aparece quando você liga a guitarra no amplificador? digo, se sai o som do trastejo no amplificador, se não sair, tudo bem, pois trastejamentos são normais quando se tem cordas baixas( claro desde que não incomodem quando tocar no amplificador) caso saia, leve de volta no luthier e fala pra ele subir um pouco as cordas.Falou e t+


    ^^

    likerock
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Não, no amplificador sai normal. Só tenho a dúvida por encomodar um pouco quando toco com o amplificador baixo.

    MMJr
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: MMJr
    · votar


    likerock

    Nao existe trastejamento normal....Pelo menos eu nao considero normal...

    Voce deve contactar o luthier que que fez o servico para ele ajustar as coisas para voce novamente....


    Trastejamento nao e normal porem na maioria das vezes e bem facil de resolver....

    Valeu....

    likerock
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Mas existe alguma coisa que explique eu ter testado no dia e a guitarra estava sem qualquer tipo de trastejamento e hoje ela estar trastejando?

    malucobeleza666
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Cara é possível que o braço da sua guitarra tenha empenado, leva nesse luthier de novo para ele dar uma olhada, o serviço dele num tem garantia não? No luthier que eu faço as regulagens ele me dá até 60 dias para voltar lá caso eu não goste de alguma coisa ou por causa de algum defeito.Falou e t+ cara

    MMJr
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Mas existe alguma coisa que explique eu ter testado no dia e a guitarra estava sem qualquer tipo de trastejamento e hoje ela estar trastejando?

    Sim existe...

    Por exemplo....Se o luthier mexeu no tensor do braco...O resultado final estavel pode aparecer em 15 minutos ou depois de varios dias...Dependendo do material e da qualidade do braco e uma serie de outros fatores.....Mas isso e facil resolver....Se ele apertou demais o tensor e so soltar um pouquinho que tudo fica beleza.....Ou se ele abaixou as cordas demais na ponte e so levanta-las um pouquinho....

    Outra coisa seria na hora que voce testou a guitarra la no luthier o som estava muito alto e voce nao observou o trastejamento......
    Nessas horas a melhor coisa e testar a guitarra sem nenhum efeito e ate mesmo desligada....

    Valeu...

    likerock
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Testei ela desligada sim e estava normal, vou ver se levo a guitarra lá.

    Uma dúvida, existe possíbilidade do problema ser na guitarra?

    MMJr
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    likerock

    Relax brother....
    Nao deve ser nada grave.....
    Leve a guitarra de volta e o cara vai acertar para voce.....

    Valeu...

    likerock
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MMJr

    Uma ultima dúvida, é normal a guiitarra desafinar um pouco depois de uns 45 minutos tocando? Eu afino com o afinador, depois desses 45 min o Mizão já está em -30 no afinador.

    É normal?

    MMJr
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    likerock

    As cordas sao novas...nao sao???

    Entao....
    Normal brother....
    Nao da nada...

    Valeu...

    likerock
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Novinhas, devo ter tocado nem 3 horas com essas cordas novas! Beleza, obrigado pela ajuda de todos!

    Valeu!

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    likerock

    Ahhh, quando for testar, toca naturalmente. Se vc ficar palhetando muito forte vai trastejar.

    Desafinar é normal. Pode ser mudança de temperatura, as cordas estão cedendo por estarem novas ou estão mal colocadas... Normalmente o pessoal culpa as tarraxas, mas eu já percebi que pouco gente antes de tocar dá uma puxada nas (mesmo não sendo novas) para garantir que estão justas. Outros, não colocam as cordas com "segurança" e aí desafina direto.

    Consulta seu luthier. ;-)

    Abs

    likerock
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Opa, levei ela ao Luthier e ele disse que se der esse pequeno trastejamento mas não sair no amp está normal. Também notei que não perco sustain (pelo menos que eu perceba).

    Acho que é normal então, né?

    likerock
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Só pra não fazer outro tópico, me surgiu uma observação nova e uma outra dúvida.

    Quando eu toco bem de leve na guitarra o trastejamento não acontece, porém minha pegada é um pouco mais pesada.

    Agora a dúvida: A terceira corda, quando tocada mais forte, vibra um pouco menos que as outras (quando a corda fica indo de um lado pro outro), porém se eu coloco o dedo nela um pouquinho depois, percebo que ela ainda está vibrando, com uma intensidade igual a segunda e primeira, porém menor que da quarta, quinta e sexta. Ta tudo certo?

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    likerock

    Não, no amplificador sai normal. Só tenho a dúvida por encomodar um pouco quando toco com o amplificador baixo.
    Bom, trata-se de uma solução de compromisso. Pra você deixar a ação da guitarra baixinha você terá que conviver com pequenos trastejamentos. O limite aceitável para estes trastejamentos é não serem audíveis no amplificador. Creio que está tudo OK.

    Quando eu toco bem de leve na guitarra o trastejamento não acontece, porém minha pegada é um pouco mais pesada.
    Ah, isso é normal. Até berimbau vai trastejar se você tocar com uma pegada monstra. O que não pode acontecer é a guitarra trastejar quando você usa sua pegada "média".

    Agora a dúvida: A terceira corda, quando tocada mais forte, vibra um pouco menos que as outras (quando a corda fica indo de um lado pro outro), porém se eu coloco o dedo nela um pouquinho depois, percebo que ela ainda está vibrando, com uma intensidade igual a segunda e primeira, porém menor que da quarta, quinta e sexta. Ta tudo certo?
    Não entendi este lance de "se eu coloco o dedo nela um pouquinho depois, percebo que ela ainda está vibrando"...

    likerock
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Ah, isso é normal. Até berimbau vai trastejar se você tocar com uma pegada monstra. O que não pode acontecer é a guitarra trastejar quando você usa sua pegada "média".

    Então, isso que acontece, não sou de tocar batendo na guitarra, só toco com uma pegada não tão leve. Será que vale a pena tirar um pouco do conforto, ou seja, aumentar as cordas, para obter uma qualidade musical melhor, fazendo as cordas pararem de trastejar com uma pegada média/forte?

    Não entendi este lance de "se eu coloco o dedo nela um pouquinho depois, percebo que ela ainda está vibrando"...

    Visualmente a corda Sol para de vibrar antes das outras, porém se eu encostar nela um pouquinho depois eu sinto que ela ainda está vibrando na mesma intensidade que a Mizinho e a Si. Ai eu queria saber se estava perdendo sustain!

    likerock
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Alguem ?

    likerock
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Alguem?²

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    likerock
    Sugiro que você deixe a ação de modo que os trastejamentos não apareçam no som amplificado e que seja confortável pra tocar. Acredite, décimos de milímetro a mais na ação podem aumentar significativamente o desconforto.

    likerock
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Valeu erico, agora que to començando a pegar o jeito com a guitarra e já toco mais rápido, ta ficando menos audível, pois antes eu tocava só uma corda por vez.

    Valeu pela ajuda!

    7lash
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    likerock
    Valeu erico, agora que to començando a pegar o jeito com a guitarra e já toco mais rápido, ta ficando menos audível, pois antes eu tocava só uma corda por vez.
    Olha meu querido, tom com esse problema no momento, eu estava com um strato simples de tudo. Ai resolvi pegar uma Les Paul, uma Epiphone Standard, peguei em um negocio tals, a guita ficou regulada blz, só que assim que peguei ela percebi que pela ação das cordas estarem baixas, com o amp desligado estava trastejando muito, ai fui subindo a ponte, e ia parando aos poucos o trastejamento, porém pra parar 100% o trastejamento varia muito de guitarra pra guitarra, creio que isso nao envolve marca, envolve construção, e modelo.
    Resumindo tive que me adaptar com alguns trastejamentos, ou iria ter que me acostumar com cordas altas estilo Almir Sater saca? Entao ... Mas e o que a rapaziada falou, liga o amp e um volume medio, ou de preferencia se seu amp tive saida pra fone, coloca um fone e ve se o trastejamento ta saindo mto neles, se nao estiver, se trastejar somente com amp desligado, e vc martelando corda por corda, ai é normal mesmo.

    Wade
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    7lash

    # fev/10

    Creio que a essa altura ele já resolveu.

    7lash
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Creio que a essa altura ele já resolveu.
    kkkkkkkk, talvez nem toque mais guitarra... nao me atentei a data kkkkk

    Alex guitar man
    Veterano
    # set/17
    · votar


    trastejamento varia muito de guitarra pra guitarra, creio que isso nao envolve marca, envolve construção, e modelo.


    Teleca na captação do braço com timbre crunchado e estalado, se não trastejar não tem graça

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Esse tipo de trastejamento é normal?