Shelter SX ST62 sucumbe ao próprio peso

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# jan/10


Pois, é, comprei essa Shelter SX ST62 há uns 2 anos atrás, só pra por nelas 3 captadores Fender Noiseless Jeff Back!!
Então, eu pus os captadores e o som da guitarra é legal, e ela raramente desafina!!
Só que com o passar do tempo ela (por defeito de fábrica) tá sucumbindo ao próprio peso e tá abrindo o corpo!!
Ela nunca levou tombo, do tipo de cair no chão, mas, só alguns tombamentos de 90º, tipo, estando a guitarra numa mesa forrada com pano grosso e com o braço paralelo a mesa, mas, na vertical, (eu instalei uma chave tripla pra desligar um dos enrolamentos de cada captador pra dar um som single) e umas poucas vezes, devido ao acréscimo de fiação, ao tentar pôr o escudo no lugar, ela escapou e tombou 90º, mas, se bem me lembro, em nenhum desses tombos ela começou a ceder ao próprio peso e nem abriu rachadura!!
Já levei num Luthier e ele disse que o preço do conserto+pintura ia ficar igual ou superior ao de uma Shelter nova!!
Depois disto, guitarras, com corpos que não sejam inteiriços, eu não compro mais!!
Posto aqui algumas fotos pra vocês verem!!

http://img21.imageshack.us/i/img0682e.jpg/
http://img97.imageshack.us/i/img0686m.jpg/
http://img34.imageshack.us/i/img0683re.jpg/
http://img27.imageshack.us/i/img0684ue.jpg/

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


Ramsay

companheiro, quem sucumbe ao próprio peso é baleia fora da água... tem que ver exatamente o que aconteceu com essa guitarra, pode ser que os pedaços do corpo tenham descolado ou alguma falha de acabamento, leva ela em um luthier que ele vai te dar uma solução, ok ?

JowR
Veterano
# jan/10
· votar


Ramsay
Depois disto, guitarras, com corpos que não sejam inteiriços, eu não compro mais!!

Vai economizando bastante entao...

Kyuss_Age
Veterano
# jan/10
· votar


Ramsay

Simples, a sua veio com defeito (o que eu duvido com algo deste tipo) cara ou...

Ela nunca levou tombo, do tipo de cair no chão, mas, só alguns tombamentos de 90º, tipo, estando a guitarra numa mesa forrada com pano grosso e com o braço paralelo a mesa, mas, na vertical, (eu instalei uma chave tripla pra desligar um dos enrolamentos de cada captador pra dar um som single) e umas poucas vezes, devido ao acréscimo de fiação, ao tentar pôr o escudo no lugar, ela escapou e tombou 90º, mas, se bem me lembro, em nenhum desses tombos ela começou a ceder ao próprio peso e nem abriu rachadura!!

Historinha mal contada hein?!

De tombinho em tombinho a guitarrinha abre o bico.

Abraço...

DaniloReis
Veterano
# jan/10
· votar


Ramsay

Nossa cara nunca ví isso, que azar. Mas não teria como colar de novo os pedaços de madeira?

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Ramsay
Depois disto, guitarras, com corpos que não sejam inteiriços, eu não compro mais!!
Todas as guitarras comerciais têm pelo menos uma emenda (ou seja, corpo feito a partir de dois pedaços de madeira). Uma guitarra com corpo inteiriço só é possível com um luthier, e ainda assim passará dos 10k fácil.

O que você pode fazer é juntar uma grana para uma guitarra mais confiável. E é justamente por causa da palavra confiável que muitas pessoas pagam mais por uma marca famosa.

edalko
Veterano
# jan/10
· votar


Engraçado... tombo é tombo e do jeito que acontecer pode foder mesmo.
Já vi gente cair idiotamente, inclusive com meros tropeços, e quebrarem braços, pernas... que dirá um instrumetnos com colagens e partes mais sensíveis.

Esse negócio de corpo inteiriço é meio nada a ver hein??

Pessoal fica desdizendo aí, mas as fender tem copos com 3 peças...
As aclamadas gibson geralmente tem 3 peças: fundo e duas peças de maple no top.

Lém disso com a tecnologia de hj, é inaudível a diferença de corpos inteiriços e com colagens.

Por fim, a vantagem da colagem é justamente proporcionar variações de peso e timbre, como se ve nas MusicMan novas, em que fazem o bloco em mogno e o restante das partes em outras madeiras mais leves e/ou ressonantes.

douglas_agostinho
Veterano
# jan/10
· votar


Ramsay
vixi cara.. ela ta morrendo.. q dó!

hehe.. abraços!

Ramsay
Veterano
# jan/10
· votar


Pois é, então que eu vou fazer é levar num marceneiro e ver se dá pra desprender e colar de novo, mas, quanto à pintura acho que vou deixar do jeito que está, porque, como eu disse, já levei em Luthier, um deles, me disse que não tinha tinta pra pintar da cor que eu queria e que o galão da tinta tá custando R$340,00 e me mandou pro Garcia!!
Já no Garcia (que é só razão social) me desaconselharam, porque o preço sairia mais caro que uma Shelter nova!!
E não é história mal contada não, porque eu não sei exatamente como e nem quando essa rachadura apareceu!! (Só se a faxineira, num acesso de raiva jogou a guitarra com case e tudo contra a parede)!!
Só pode ser mesmo defeito de fábrica e dei azar!!
O fato é que tombo de ela cair no chão nunca aconteceu!!

Ramsay
Veterano
# jan/10
· votar


Mas, as Gibson são feitas de peças inteiriças, tipo, tampo, miolo e fundo e as Fender também, com exceção das Fender Highway Strato que são montadas nos Estados Unidos, mas as peças vem do México, e o corpo delas não é inteiriço, mas sim dividido em 3 partes (por isso são bem mais baratas) e vc compra uma delas por aqui por cerca de R$2000,00!!
Já as Fender mexicanas, que estão numa faixa de preço maior que as Highway, tem o corpo inteiriço, apesar, da madeira ser bem inferior a de uma Fender Strato Standard "Made in USA"

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Ramsay
Mano, pergunta lá pro Bertola sobre este lance de corpo numa peça só. Eu tenho quase certeza que isto é muito difícil de se encontrar em guitarras comerciais, até mesmo nas marcas mais tradicionais.

daniel_guitar
Veterano
# jan/10
· votar


Ramsay
muito díficil achar guitarra ainda mais strato interiça só uma fender custom shop, geralmente tem 3 emendas igual a sua guitarra (fender mexico algumas tem 4, 5, já li na net um cara que pegou uma com 7 emendas)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Ramsay
Cara, guitarras com corpos sem emenda quase não existem mais. Nenhuma fábrica as faz hoje em dia. As Fender AM STD tem 3 emendas, as MIM, uma 5, Gibson Les Pauls e SG's, 2, etc, etc.
Eu ainda tenho corpos confeccionados em uma só peça, mas conseguir madeira para isso já está MUITO difícil.
O problema de sua guitarra não é incomum (acontecia com as Gianninis antigas, baixos e guitarras), e se deve ao processo de dilatação das partes de madeira do corpo (peças com graus de secagem diferentes coladas antes de "se estabilizarem") e por uma colagem com pouca cola (ou cola ruim) e pouco tempo de pressionamento (característico de produção em massa).
O que vc deve fazer é: desmontar a guitarra, descolar as partes, lixar as bordas e recolar, deixando a mesma pressionada por "sargentos" por uma semana. Com capricho e habilidade, um bom marceneiro faz isso (ou mesmo vc).
Abç

rsf
Veterano
# jan/10
· votar


...cronica de uma morte anunciada...
... e não ficarei surpreso se outros posts como esse aparecerem num futuro não muito distante..todos começando com "SX" e terminando com "desmanchando"....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


rsf
Não é bem assim não.
Isso acontece por uma série de fatôres, inclusive descuido do dono. Nas Gianninis era mais comum...
Abç

rsf
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

aguardemos o futuro não muito distante...

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


Ramsay
e as Fender também,

Pior que não cara, a própria guitarra do Eric Johnson é feita em 3 peças, ele mesmo diz isso. E olha que não é qualquer cara não, é o Eric Johnson e seus ouvidos malignos.

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


rsf
Um futuro não muito distante de quanto tempo?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O problema de sua guitarra não é incomum (acontecia com as Gianninis antigas, baixos e guitarras), e se deve ao processo de dilatação das partes de madeira do corpo (peças com graus de secagem diferentes coladas antes de "se estabilizarem") e por uma colagem com pouca cola (ou cola ruim) e pouco tempo de pressionamento (característico de produção em massa).

nossa, isso é novo pra mim! haha
Mas um defeito na fabricaçao desses nao influi nada no som? nao daria pra perceber com o tempo q tem algo errado? Pq deve foder o som, né?


abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Enquanto não descolar....
Claro que uma guitarra assim confeccionada (e antes de descolar), terá um timbre inferior à outra cujas colagens são "boas".
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


GuitarHome
Um futuro não muito distante de quanto tempo?
Não há previsão. Se uma guitarra tem esse problema, isso pode acontecer em uma semana ou em um ano. Dependendo do cuidado do dono, pode nunca acontecer. Eu já peguei Gianninis que descolaram depois de dez anos.....
Abç

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


rsf

...cronica de uma morte anunciada...
... e não ficarei surpreso se outros posts como esse aparecerem num futuro não muito distante..todos começando com "SX" e terminando com "desmanchando"....


mano, essas guitarras começaram a chegar aqui creio que em 2002 e estão inteironas, não tem por que isso acontecer, madeira é madeira, cola é cola, é só fazer direitinho... claro que em uma ou outra sempre dá algum problema...

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entendo, sorte que minha SX durou 8~9 anos sem reclamar hehehe, agora já passei pra frente.
Abç.

rsf
Veterano
# jan/10
· votar


GuitarHome

Um futuro não muito distante de quanto tempo?

Eu iria ler nas cartas, mas acho que não precisa..heheheh..mas já vou adiantando, trantando-se de uma guitarra que vc dependerá da "sorte" para não ter a surpresa que o colega teve ali em cima....não é muito tempo não...
a produção é feita sem controle efetivo e regularidade na construção. Por isso não é "azar" ou mero "infortunio" que muitas das SX saem de fábrica com vários defeitos, muito acima de um número aceitável..até hoje não vi ninguem que tenha comprado uma guitarra dessas e que não tenha que procurar um luthier para fazê-la funcionar direito....Quando são visiveis, beleza...basta um upzinho feito por mãos caprichosas de algum luthier que o problema estará resolvido..e se vc não for do tipo "azarado" vc terá uma guitarra bem legal...Porém, o grande problema dessas guitarras é a surpresa causada por aquilo que vc não "vê" e que poderá vir à tona de uma forma, digamos, bastante desanimadora....como o caso do tópico...e vamos combinar, né...é inadimissível que uma guitarra "desmanche" desse jeito...mesmo com algumas porradas..e a julgar pelo tipo de "defeito'..não posso afirmar, é claro, mas não tá com cara de mau uso não...a guitarra arriou por ter sido construida nas "coxa" mesmo. guitarra boa é como barata..não morre nunca..e essa aí morreu...

Curly
Veterano
# jan/10 · Editado por: Curly
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, guitarras com corpos sem emenda quase não existem mais. Nenhuma fábrica as faz hoje em dia. As Fender AM STD tem 3 emendas, as MIM, uma 5, Gibson Les Pauls e SG's, 2, etc, etc.

vi recentemente dois corpos em ash em peça inteira e sem emendas, curiosamente em material de procedência asiática: um jazz bass condor de um amigo e um corpo de strat mightymite que eu comprei. parece que quase todo produção mundial de madeira está direcionada para a china, que é o motor do mundo na atualidade.

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


Bom depois de tanta zica em cima das SX...

Espero que eu seja um desses sortudos... =(

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


rsf
e essa aí morreu...
Morreu não...Pode ser consertada numa boa....
Abç

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


rsf
Te entendo hehehe. Eu comprei a minha a 8~9 anos atrás mas já vendi, isso foi antes do processo da Fender e tal. Dei muita sorte de ter pegado uma bem construída mesmo sem sacar o minimo na hora que fui comprar. Eu derrubava a minha no chão direto, mas como disse a sorte foi grande. Mas realmente como acontece em praticamente todas as guitarras baratas, controle de qualidade "nojento".
Abç

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Morreu não...Pode ser consertada numa boa....

"morreu", metaforicamente falando..hehehehhee

victorhab
Veterano
# jan/10
· votar




Bom depois de tanta zica em cima das SX...

Espero que eu seja um desses sortudos... =(

[2]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Shelter SX ST62 sucumbe ao próprio peso