So vai na penta

Autor Mensagem
TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


To querendo agora aprender campo harmonico, tipo se ta em A quais são os acordes que pode encaixar, essas coisas.

Necrophagist
Veterano
# jan/10 · Editado por: Necrophagist
· votar


cara tem um lick q eu acho muito foda pra penta usando tapping
saca ae

T T T
e-17-15-12-15-12---------------------------------------
B----------------15-17-15-12-15-12---------------------
G----------------------------------14-16-14-12-14-12---
D----------------------------------------------------14
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


T T T
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D-17-14-12-14-12---------------------------------------
A----------------12-17-14-12-14-12---------------------
E----------------------------------15-17-15-12---------


acho q é assim
se tiver algum erro alguem me corrige ae, to no trampo e (obviamente) nao tenho guita aqui :D

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


TappingBOY


to falando que eu treinei bastante tapping e pra ficar bom no HA tem que treinar bastante que nem o tapping que treinei, era essa a pergunta mais o menos. =D

Sim.... acho que tem que treinar bastante também, se quiser que eles saiam definidos e no tempo certo....

To querendo agora aprender campo harmonico, tipo se ta em A quais são os acordes que pode encaixar, essas coisas.

Use a busca..... tem muito material bacana aqui no FCC e na net em geral. Outra dica sembre boa é arrumar um professor.

Bruno Floyd
Veterano
# jan/10
· votar


TappingBOY

1 - como achar o tom da BT ?? ( eu so acho atraves da penta =P )


se vc acha atravez da penta então vc ja achou o tom da BT
por exemplo: se vc for improvisar um blues que começa com A depois D e depois E ele esta no tom de A, então vc vai poder tocar todos os shapes da penta de A (maior ou penta blues ou menor 7 + relativa ou até mesmo a escala maior (não penta) de G)

2 - Como encaixar um tapping na BT ?

para que o tapping fique de acordo ele precisa estar condizente com o andamento da musica, vc ja estudou com metronomo? tercina, sextina, semicolcheia?

3- Harmonico artificial mesma coisa que tapping no começo treino ??

tem que treinar muito sim

4 - Que parada é essa ?? T-ST-T-T-ST-T

são os intervalos entre uma nota e outra nas escalas
por exemplo: a escala maior de C é assim

C D E F G A B C- do C pro D é Tom (Pula uma casa) D pro E é tom E pro F semiton (prox. casa) F pro G tom G pro A tom A pro B tom e B pro C semiton

logo a sequencia de tons e semitons da esca MAIOR sera assim:
T T S T T T S

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


Jinkxs
To achando que vo fazer aula =P

Bruno Floyd
Hm...mas o tapping eu tenho que achar o tom de bt ( tom G ), ai saber o campo harmonico de G para fazer o tapping ?

Bruno Floyd
Veterano
# jan/10
· votar


TappingBOY

não necessariamente! vc pode usar todos os desenhos da escala maior (ou penta) de G

olha cara essas questões são muito dificeis de explicar assim escrevendo e pode te confundir ainda mais!

sugiro que vc arrume um professor e pratique muito, não tem outro jeito!

não quero te desanimar nem nada, mas tocar bem esta inteiramente ligado ao seu amadurecimento com o instrumento e na vida também!

vc tem banda? se não, ta esperando oque pra montar uma?
tenha paciencia e procure se divertir com o instrumento principalmente!

alanstu
Veterano
# jan/10 · Editado por: alanstu
· votar


TappingBOY
Nessa video aula ele mostra como "encaixar" os modos gregos na pentatonica de uma fom bem facil mesmo!!!

Assista varias vezes e preste atenção nos detalhes, voce concegue vai ver que dessa forma fica simples



bpv
Veterano
# jan/10
· votar


alanstu

Muito bacana o vídeo. Valeu aí.

Abçs

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


Bruno Floyd
Sim tenho banda =D

alanstu
A mlk !! valeu mesmo =D

edalko
Veterano
# jan/10
· votar


Nada melhor como colocar uma Backing track ao fundo, e deixar rolar o feeling...

Conheço gente que frita mias que o japones da pastelaria, mas na hora de fazer uma jam não sabem o que fazer...

É legal pegar uns licks, uns turnarounds... e escutar muito blues...

Death
Veterano
# jan/10 · Editado por: Death
· votar


TappingBOY
http://www.pollaco.com/aulas/BA01.html

http://www.pollaco.com/aulas/IN01.html

http://www.pollaco.com/aulas/AV01.html

se vc tiver como adiquir os metodos dele futuramente será de um bom proveito

da uma procurada na busca... ta cheio de topico falando de ch

nicida
Veterano
# jan/10
· votar


TappingBOY
vai aprender o que são modos gregos que você não sabe.
(não, não são simplesmente outras escalas que você joga em cima de qualquer bt e sai um solo foda)

os modos gregos são mais utilizados em harmonias modais, que você NUNCA vai encontrar em um rock, blues, pop, indie, grunge, ou seja la que porcaria você escute, você provavelmente só vai usar modos gregos se for tocar jazz modal.

pra tocar rock (o que eu suponho que seja seu caso, como 99,9 pct. dos usuários) é penta e só, conforme-se. no máximo diatônica.
qualquer outra coisa (menor harmonica, modos gregos, etc.) vai ficar uma bosta, ou no máximo suportável.

se você quiser se sofisticar, aprenda a tirar o melhor som possível do seu instrumento, aprenda a fazer bends e vibratos direito, treine até conseguir ter domínio completo sobre sua guitarra.

se for pra tocar um blues rock vale a pena misturar as pentas maior e menor, como fazem muitos guitarristas, ex: jimmy page, brian may, angus young, blackmoore etc.

LeandroP
Moderador
# jan/10 · Editado por: LeandroP
· votar


TappingBOY

Penso que você já deve ter estudado os intervalos e visto os tópicos sobre campo harmônico maior, harmonização, sequência de acordes gerados pela escala maior e sobre modos gregos.

O campo harmônico visto em tríades (acordes de 3 notas) facilita o uso das pentatônicas de diferentes tonalidades.

Então pense na pentatônica como uma tríade mais duas notas (3+2=5 <--> pentatônica).

Campo harmônico maior, em tríades:

(1o)maior - (2o)menor - (3o)menor - (4o)maior - (5o)maior - (6o)menor - (7o)diminuto

sobre os acordes maiores, penta maior deste acorde.
sobre as pentas menores, penta menor deste acorde.
sobre o diminuto, penta dominante X7 partindo do intervalo de 6a menor do acorde.

Ex. em Dó maior:

Tríades:

C - Dm - Em - F - G - Am - B°


Pentatônicas:

C - penta de C maior (C, D, E, G e A --- T, 2, 3, 5 e 6)
Dm - penta de D menor (D, F, G, A e C --- T, b3, 4, 5 e 7)
Em - penta de E menor (E, G, A, B e D --- T, b3, 4, 5 e 7)
F - penta de F maior (F, G, A, C e D --- T, 2, 3, 5 e 6)
G - penta de G maior (G, A, B, D e E --- T, 2, 3, 5 e 6)
Am - penta de A menor (A, C, D, E e G --- T, b3, 4, 5 e 7)
B° - penta de G7 (G, A, B, D e F --- T, 2, 3, 5 e 7)

Este é o princípio da aplicação de pentatônicas sobre os acordes do campo harmônico. Da tríade mais duas notas da sua respectiva pentatônica, restam 2 notas pra completar 7 notas, e então você adentra no universo do modos, e reconhece as características de cada modo.

A pentatônica agora pode ser vista como um modo (com 7 notas) menos 2 notas (7-2=5 <--> pentatônica de novo).

Exemplo em C maior novamente:

C - penta de C maior + intervalo 4 + intervalo 7M = jônio
Dm - penta de D menor + intervalo de 2 + intervalo de 6 = dórico
Em - penta de E menor + intervalo de b2 + intervalo de b6 = frígio
F - penta de F maior + intervalo #4 + intervalo 7M = lídio
G - penta de G maior + intervalo 4 + intervalo 7 = mixolídio
Am - penta de A menor + intervalo de 2 + intervalo de b6 = eólio
B° - este é tratado a parte porque deixa de ser um diminuto e passa a ser meio-diminuto (porque tem 7a menor e não 7a diminuta). Mesmo assim penta de G7(dominante) ainda pode ser utilizada - O modo é o lócrio (B lócrio), que forma o acorde Bm7(5) ou BØ (este é o símbolo de meio-diminuto)

(as notas em negrito são as características de cada modo).

Licks sobre tríades e pentatônica é o que mais se vê pela net. Usar as notas características sobre as pentas, como efeitos (ornamentos) dão uma dimensão melhor dos modos, entre diversas possibilidades que você conhecerá com o tempo...

... e o lance é penta mesmo. Escala boa de tocar °.°

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


Death
Valeu vo da uma olhada. =D

nicida
Entedi, nunca pensei que mistura penta menor com maior oO


LeandroP
oO...

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


TappingBOY

Foi mal... me empolguei.

Power Band
Veterano
# jan/10
· votar


TappingBOY
então cara, para se ter um real entendimento, é melhor arrumar um Professor. Com um Professor, o que você demora 1 semana para entender, ele te explica certinho em 1 dia.

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


LeandroP
kkkkkk nada de boa =D

Power Band
É to pensando em ter aula mesmo.

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


TappingBOY

Bicho, sem saber os conceito básicos, é difícil se livrar das pentas ou usar elas de forma diferente.

É bom ter umas aulas de teoria... pelo menos ;)

lgapontes
Veterano
# jan/10
· votar


Caramba, esse tópico tá ficando bem legal com a ajuda do pessoal...

TappingBOY
Minha dica... vc precisa teinar tudo isso que o pessoal falou. Quanto mais vc treina, mas se acostuma com os sons das notas e das escalas e o que elas provocam nos acordes. Daí, vc precisa "cantar" seus solos. Se vc estiver cantando os solos e não conseguir executá-los, precisa treinar mais - se acostumar mais com o instrumento - sentir mais a música.
Alias, nunca devemos parar de treinar... hehehe

vlw

Van_Lorien
Veterano
# abr/10
· votar


Não sei se minha dúvida se encaixa ao assunto do tópico, mas vamos lá.

Existe algum problema em eu usar em uma música de tom "maior" uma penta menor? Por exemplo, a música é em A e eu usar a pentatônica de Am. Existe algum problema?

Gracias e perdão por ter "desenterrado".

Stalingrado
Veterano
# abr/10
· votar


Van_Lorien
Não tem problema, cara, isso é muito feito no blues. Mas isso não quer dizer que vai ficar bonito sempre, com treino e bastante audição você consegue identificar onde usar ou não.

Van_Lorien
Veterano
# abr/10
· votar


Stalingrado
Valeu, cara! :D

tito lemos
Veterano
# abr/10
· votar


TappingBOY

Olha, eu sou avesso a escalas, costumo fazer como o Bahia comentou, cantarolar uma melodia e traduzi-la em solos. Mas um poquito de teoria não faz mal a ninguém!!! Então vamos pensar em situações simples:

Pegue uma sequencia de dois acordes, Am e G.
A primeira coisa que vem a cabeça é a bendita penta de Am. Você quer fugir dela, mas, será que vc já explorou todas as possibilidades dela? Ou vc já explorou todas as possibilidades de um shape específico dela? Dica: Pegue as 5 notas dessa penta (A-C-D-E-G) e cate elas pela extensão do braço todo da guitarra. Se liberte do shape. Descobrirá interessantes combinações diferentes. Adicione a blue note e faça a mesma coisa. Explorou bem? Vamos ao próximo raciocínio.

Am e G estão no campo harmônico de C. Am é a relativa menor de C, ou seja, é perfeitamente possível a utilização da escala de Am Eólio. Pegue o shape. Decore as notas. Depois liberte-se do shape. Cate as notas pela extensão do braço. Guarde os licks interessantes que surgirem. Próximo passo.

Am também está no campo harmônico de G (segundo grau). Então, podemos brincar sem perigos com a escala de Am Dórico. Siga o mesmo raciocínio dos exemplos anteriores.

Se adicionarmos à sequencia o acorde de F, aparece a opção do modo Am Frígio, no entanto, o mesmo conflita um pouco com o acorde de G. Nada impede o uso do modo, contanto que seja usado o bom senso em perceber os momentos em que o modo soará bem (no caso, enquanto estiverem sendo empregados os acordes de Am e F). Podem surgir interessantes tensões provocadas pelo modo sobre o acorde de G. Pq não utilizá-las? A música tem suas regras, mas também tem suas amarras. A idéia é se libertar das amarras. As possibilidades são infinitas.

Espero ter ajudado.
Abração.

tito lemos
Veterano
# abr/10
· votar


Puxa, caprichei na explicação e ninguem viu! UP pra ver se serve p alguem!!!

tito lemos
Veterano
# abr/10
· votar


Puxa, caprichei na explicação e ninguem viu! UP pra ver se serve p alguem!!!

Andy TheCatSp
Veterano
# abr/10
· votar


tito lemos
boa cara ;D
dei uma lida, e realmente, concordo com o que voce disse, explicou bem ;D

ultimamente, venho utilizando disso que voce disse ;D

TappingBOY
Veterano
# abr/10
· votar


tito lemos
Minha dúvida ja foi esclarecida, mas é sempre bom complementar.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a So vai na penta