So vai na penta

Autor Mensagem
TappingBOY
Veterano
# jan/10


Bem galera estou com um grande problema, so consigo improvisar encima da penta menor, não sei por que, eu não entendo, eu sei todos os modos gregos, quando tento jogalos encima da BT pareci que não encaixa, preciso de ajuda com isso =(, eu quero improvisar em modos gregos sei la, to muito dependente de escala '' principalmente da penta '', pareci que eu não sai dela, so fica naquilo...fico até desmotivado.

marcioguita
Veterano
# jan/10 · Editado por: marcioguita
· votar


Modo grego,é bom treinar com vamps (fica no msm tom,o rítmo)
mantenha um la menor soando e brinque com a escala de sol mair,por exemplo, ou mantendo-se o msm intervalo, nada impede de vc mudar. Po isso é horrivel de tentar explicar, so tocando msm
pra passar o mecanismo, nao desiste , é complicado mas acaba
acertando. faca aula

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


marcioguita
não é isso, é improvisar encima de BT.

Carregando
Veterano
# jan/10
· votar


dependendo da bt fica dificil usar modos gregos.

tenta improvisar com a menor harmonica, ou diatonica...
uma hora tu vai se acostumar igual a penta.

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


Carregando
Essa menor harmonica eu to afim de aprender também, e penta de 3 notas.

marcioguita
Veterano
# jan/10 · Editado por: marcioguita
· votar


Talvez aplicando os intervalos a partir do tom predominante.
Essa bt deve ter um ,né?
Vendo algumas video aulas do povo que toca mais pro jazz encontrei umas pentas executadas com o shape totalmente diferente dos que eu usava executando escalas verticais bem obvias.

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


marcioguita
Não é isso, tipo é em qualquer BT Oo...

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


up

FaelGuitarMan
Veterano
# jan/10
· votar


Tbm tenho o msmo Problemaa =/
Fica meio sem nexo quando eu tento alguma outra escala, principalmente os modos gregos!!
A unica que consigo improvisar é penta menor msmo
Mas uma das Soluções q consigo aquii são os Licks!!

Eles Ajudam muito quando o improviso tá meio repetitivo!!

Bruh_figura
Veterano
# jan/10
· votar


A penta é mais facil de improvisar pq ela possui 5 notas e 3 sempre pertencerão ao acorde..por isso no inicio é mais facil fazer ela soar como musica..
Meu conmselho: va por partes comece por uns 3 desenhos de penta depois adicione blue notes e a escala natural em sí..e só depois de mt pratica comece a mexer com os modos..até pq na maioria das vezes eles servem mas para dar uma "enfeitada" no som e não para fazer solos completos (minha opinião). Procure mais de uma bt existem varias no yt.
Abs

Death
Veterano
# jan/10
· votar


TappingBOY

como o FaelGuitarMan procure por alguns lincks... use os mesmo shaps e vai mudando a tonalidade... tem uma video aula do Silas Fernandes que ele cita essa dificuldade que alguns tem em improvisar mesmo sabendo tudo de campo harmonico
ele da algumas dicas... pega um tom e daí ele tira os modos e em cima disso ele executado a escala variando na digitação... subindo e descendo, aplicando pedal points e mais p/ frente até arpegio
um ex q ele da em G é


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D----------------14---------------------------14-16-17-
A-------14-15-17----17-15-14--------14-15-17-----------
E-15-17----------------------17-15---------------------


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-------------------------------14-16-17-16-14---------
D-16-14----------------14-16-17----------------17-16-14
A-------17-15-14-15-17---------------------------------
E------------------------------------------------------


e-------------------14-15-17-15-14---------------------
B-------------15-17----------------17-15-------15-17---
G----14-16-17----------------------------17-16---------
D-17---------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


e-14-15-17/-19-----------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


CleberVH
Veterano
# jan/10
· votar


TappingBOY

Faz parte. Já me senti muito assim.

Um exercício que meu professor me passou e me ajudou muito foi improvisar sobre a cadencia II V I. Tipo Dm, G7 e C7+, depois Gm, C7 e F7+ e vai modulando em quartas até voltar para C7+.

Neste exercício você usa os modos da escala maior, depois arpejos e ajuda muito a sair da penta.

jimmy vandrake
Veterano
# jan/10
· votar


TappingBOY

Deixe a musica soar, uma hora as notas aparecem e você não vai estar nem aí com escalas.

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


Hum...mas tem algum segredo para usar os modos gregos ou outras escalas ?

Tipo tu acha o TOM e qual modo usar ?

XurruS
Veterano
# jan/10 · Editado por: XurruS
· votar


na boa
o q tem de nego ae q usa pentatonica / pentablues e faz um solo cabuloso
se um musico consegue fazer um som massa só com 5 notas, pra que toda essa "burocracia" ?

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


XurruS
Eu sei mas não é isso que quero. =D

Copos De Agua
Veterano
# jan/10
· votar


Cara, não se preocupe

O BB REI e cia. só usam isso e olha o quanto de dinheiro eles tem

cácácácá

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


Copos De Agua

Eu não so o '' BB REI '', então eu vo aprender outros jeitos.

S.A.G.A.Z
Veterano
# jan/10 · Editado por: S.A.G.A.Z
· votar


TappingBOY

então eu vo aprender outros jeitos.

Bem , então vai pow . O negoço é treino mesmo , não tem akele segredo..O negoço é vc treinar e ir se acostumando com o tempo ..

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vai que é sua LeandroP! hehe

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
kkkk
Po mauricio fala algo ai =P

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


TappingBOY

Cara.... eu não manjo quase nada de teoria, mas aprendi que com o treino a gente vai pegando os licks certos pra cada tipo de som.... blues, rock, balada etc.... Quando a gente se acostuma com o braço da guitarra, sabe em que casa pode tirar determinado som.... mesmo sem nem saber que nota é, mas sabe que aquele som/nota vai encaixar na música, é intuitivo.

Se você conhece os shapes das pentas e de alguma menor harmônica, diatônica etc.... e tem também conhecimento do braço suficiente pra encaixar os licks de forma intuitiva, não se preocupe em querer usar os modos, ou variar de escalas, etc.... porque mesmo sem perceber você já vai estar fazendo isso.

Minhas dicas são:

1- Estude bastante os licks dos mestres: Angus, Blackmore, Tomi Yomi, Clapton, BB King, etc.... Aprenda a executá-los com perfeição e veja em quais escalas eles podem ser aplicados.

2- Decore bem as pentas e outras escalas

3- Decore o máx. possível o braço da guitarra.... não as notas de cada casa.... mas o som que elas produzem.

4- Use o feeling.... esqueça um pouco a teoria quando estiver improvisando. Deixe a música fluir nas suas veias. No começo a gente erra pra caramba, fica uma coisa feia, sem graça, notas fora etc... mas com o tempo a gente vai pegando o jeito e a coisa vai.

5- Continue estudando e treinando.

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


Jinkxs
Entendi.

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


Agora que quero saber tipo :

1 - como achar o tom da BT ?? ( eu so acho atraves da penta =P )

2 - Como encaixar um tapping na BT ?

3- Harmonico artificial mesma coisa que tapping no começo treino ??

4 - Que parada é essa ?? T-ST-T-T-ST-T

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


TappingBOY

Eu gosto de imaginar o solo (ou cantarolar) e depois tentar traduzí-lo em notas musicais com a guitarra. Obviamente que acabo caindo em alguns licks clássicos, mas muitas vezes a coisa flui de forma diferente. Eu acho que ficar pensando muito em escalas acaba te engessando um pouco. " Free Your Mind"

Abs

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Eu tenho medo de ficar fora do tom.

1 - como achar o tom da BT ?? ( eu so acho atraves da penta =P )

2 - Como encaixar um tapping na BT ?

3- Harmonico artificial mesma coisa que tapping no começo treino ??

4 - Que parada é essa ?? T-ST-T-T-ST-T

=D

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


TappingBOY

1- Descubra os acordes da base. Pra isso cara, você vai precisar um pouco do ouvido.... não tem outro jeito.

2- Pô.... aprende a improvisar legal, usando os licks, a pente, os modos, etc... depois se preocupe em usar as técnicas mais difíceis. Mas se quiser tentar, faça o tapping com as notas que formam o acorde da tônica, como num arpeggio.

3- Não entendi diteito e pergunta, mas H.A. é uma coisa e tapping é outra completamente difetente.... mas existe armônico com tapping, que é um tipo de armônico que você consegue batendo a palheta, ou o dedo, no traste. Mas tá mais pra natural do que artificial.

4- É Tom, Semi-tom, Tom, Tom, Semi Tom, Tom..... que é o esquema pra se tirar as escalas na guitarra.... tipo C D E F G A B.... (escala maior em C). Mas tem nego que vai te responder melhor, porque eu sou tosco nessas paradas.

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


Jinkxs
Eu formulei errado a pergunta agora que vi =D.

3 - Harmonico artificial é a mesma coisa que tapping no começo ? tu so vai ficar bom treinando ?

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


TappingBOY

3- Não cara.... tapping é a técnica onde o guitarrista emite as notas com ambas as mãos (two hands) fazendo ligados em velocidade. H.A. é a técnica onde o guitarrista abafa a corda com o dedo ao paletar eliminando algumas frequências.

Resumindo, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.


tu so vai ficar bom treinando ?

Quem... eu??? Sei lá cara.... talve um dia eu fique bom, talvez nunca. Mas tem que treinar muito sim (eu, você qualquer um....), isso é fato.

Estudar também ajuda muito. Ter um professor, mais ainda....

TappingBOY
Veterano
# jan/10
· votar


Jinkxs
Cara eu sei oque é cada tecnica =D, ambas sei executar mas o HA não muito bem, o tapping é tranquilo, to falando que eu treinei bastante tapping e pra ficar bom no HA tem que treinar bastante que nem o tapping que treinei, era essa a pergunta mais o menos. =D

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a So vai na penta