Aos luthieres de plantão! Problema com Parafuso Quebrado dentro da guitarra!

Autor Mensagem
bicinh
Veterano
# jan/10
· votar


Soul Wyx
cara, poe a moldura.. vai precisar nem furar a madeira
só encaixar ela no lugar onde vai ficar, colocar os parafusos nas laterais e parafusar que eles ja fazem o furo sozinho.. nao tem mistério, e vai poupar de voce fazer alguma merda na guitarra...

Ekos
Veterano
# jan/10 · Editado por: Ekos
· votar


Soul Wyx
Ekos
Deixar sem moldura! Estou pensando em arriscar... Mas não tenho certeza =(
A moldura de uma lespaul não seguraria o captador sem precisar furar não? Ou ela vai na madeira também?

A moldura do captador da Les Paul é fixada por quatro parafusos pequenos em cada uma das extremidades dela e tem mais dois (um de cada lado no meio do captador) que são os que possibilitam a regulagem de altura do captador. Se você realmente pretende colocar a moldura, a opção mais fácil realmente é a de furar do lado do parafuso pra tirar, mas, como disseram, não coloque pasta de madeira, tenta achar ou mesmo lixar um pedaço inteiro de madeira até que ele entre certinho no buraco que você fez.
se você tem uma furadeira de bancada uma boa opção pra você fazer esse corte é usar uma broca de corte lateral porque você consegue ter um controle maior com a furadeira de bancada travada em uma profundidade.
o procedimento menos invasivo é esse de furar o parafuso mesmo ou a opção que um outro colega deu que é a de furar com uma broca do tamanho exato do parafuso...

de qualquer forma, se você resolver colocar a moldura, faça o furo do parafuso da moldura com uma broca, sem utilizar o auto-tarraxante do parafuso, pois a probabilidade de você fazer um furo torto é muito grande, além da "rebarba" que sobra quando você faz isso. além disso, a moldura é feita de acrílico, material que não é tão resistente à pressão, ou seja, se você fizer o furo torto e acabar forçando na hora de parafusar a moldura é bem provavel que ele quebre...

a idéia do Necrophagist é boa também, você pode levar isso pra alguém da tua cidade que tenha mais experiência e ferramentas pra fazer isso pra você...

enfim, espero que dê tudo certo! =)

Soul Wyx
Veterano
# jan/10
· votar


Ekos
Quer dizer então que a moldura vai parafusar pelos lados! E não no centro onde está o parafuso quebrado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Soul Wyx
Car4a, vc terá que "escavar" ao redor do parafuso e retirá-lo com um alicate, depois cortar o resto da madeira em volta com uma dremel e enxertar um outro pedaço alí. É um serviço deleicado e que necessita de experiência.
Abç

Ekos
Veterano
# jan/10
· votar


Soul Wyx


Ekos
Quer dizer então que a moldura vai parafusar pelos lados! E não no centro onde está o parafuso quebrado?


A moldura em si é fixada pelas bordas, mas o captador é fixado na moldura aonde o parafuso está quebrado, ou seja, o meio da moldura.

lgapontes
Veterano
# jan/10
· votar


Gente, aproveitando esse tópico que trata de um problema bem parecido com o meu...

Minha guita é uma Ibanez SA 160 q tá com o cap da ponte com essa moldura (acho que o nome certo seria Mounting Ring). Porém, os parafusos que a prende na guitarra estão oxidados - só consegui tirar um deles, os outros três estão ferrados.

Como fasso para tirar esses parafusos?

Já tentei colocar durepox em cima dele e rodar com o alicate, ai o durepox saiu. Já colei um outro parafuso com superbonder em cuma dele e rodar com o alicate, mas descolou.

Minha ideia era comprar uma solda, pingar um pouco num outro parafuso de mesmo tamanho e colar (com muito cuidado, é claro) sobre esse parafuso oxiadado e dps rodar com o alicate?

Será que isso funciona?
já tenho os parafusos para substituir e quero trocar esse captador por outro, mas não consigo tirar essea capinha....
Ajudem-me por favor...

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


lgapontes

Minha ideia era comprar uma solda, pingar um pouco num outro parafuso de mesmo tamanho e colar (com muito cuidado, é claro) sobre esse parafuso oxiadado e dps rodar com o alicate?

Será que isso funciona?
já tenho os parafusos para substituir e quero trocar esse captador por outro, mas não consigo tirar essea capinha....
Ajudem-me por favor...



A solda irá queimar a pintura e a madeira da guitarra. Desista dessa idéia e leva essa guitarra ao luthier,antes de dar mais problemas !!!

buddy guy
Veterano
# jan/10
· votar


Soul Wyx


E aí camarada Soul,resolvestes o pepino na guita por aí?

guimelo00
Veterano
# mar/12
· votar


Nem sei se o cara que postou o tópico ainda tá com o problema, mas vou deixar uma dica aqui pra todos que tiverem problemas similares.

Pode até parecer loucura, mas a grande solução pra parafusos espanados é esquentar o parafuso.
Pegue um ferro de solda de uns 40w no mínimo, deixe esquentar e coloque a ponta diretamente sobre o parafuso. Deixe ali até começar a sair furmaça da madeira. Assim que isso acontecer, tente de novo soltar o parafuso.

Caso o parafuso tenha quebrado, mas ainda tiver algum pedaço dele para fora do furo, faça o procedimento acima, apenas antes use uma retífica (dremel) com um disco de corte, ou uma serra pequena, e faça um corte para chave de fenda, então esquente o parafuso com o ferro e etc...

Agora se o parafuso tiver quebrado para dentro do furo, ai so furando o próprio parafuso, e para isso, várias pessoas já deram dicas.

Valeu?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aos luthieres de plantão! Problema com Parafuso Quebrado dentro da guitarra!