Aos luthieres de plantão! Problema com Parafuso Quebrado dentro da guitarra!

Autor Mensagem
Soul Wyx
Veterano
# jan/10


Bem... Fui remover o captador da ponte e o parafuso estava espanado. Peguei o alicate e comecei a girar, e o parafuso me quebra de tão entalado que ele estava. Ele não tem nenhuma ponta sobrando, da pra ver ele enfiado na guitarra. O problema é que com o parafuso la eu não fixo o meu captador! Como posso remover ele? Pensei em furar em volta dele com uma furadeira e retirar, logo depois colocar Serragem + Selante (Uma mistura que funciona como se fosse uma madeira, ela fica firme e permite parafusar!).
Algum luthier com uma idéia melhor?

http://img283.imageshack.us/i/dsc008040wh.jpg/

Não é possível parafusar de lado, olhe como é a cavidade... =(

Valeus!

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


Soul Wyx

Furar em volta vai dar mer....

Se não puder levar a um luthier, experimente furar o parafuso, com uma broca de 3mm ou 1/8"... Isso vai acabar com o parafuso.
Com um punção, marque o centro do furo pra não escorregar a broca.

Também estou partindo do pressuposto que o parafuso está fixado direto na madeira e não numa bucha.

O ideal é levar ao luthier, pra evitar de você fazer alguma bobagem.

Curly
Veterano
# jan/10 · Editado por: Curly
· votar


o ideal seria levar num bom luthier para não piorar a situação. vamos ver se o Bertola dá alguma sugestão, em todos os casos, sugiro vc postar essa dúvida na comunidade luthier brasil:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=4027631

buddy guy
Veterano
# jan/10
· votar


Soul Wyx


Cara nem mexe,leva para um luthier,para não dar mais merda !!!!

skiva_thrash
Veterano
# jan/10
· votar


Soul Wyx


Concordo com o amigo buddy guy cara, ja deu merda no parafuso, se vc mexer pode piorar a situação.

Soul Wyx
Veterano
# jan/10
· votar


Curly
buddy guy
skiva_thrash
Se não fosse o Luthier que tivesse espanado o parafuso eu levaria.
Não tem outro por aqui. Tem um aqui perto de casa mas que já fiz o serviço uma vez e não gostei! O outro eu perdi contato... Parece que ele foi embora...
Vai ter que ser eu mesmo... O parafuso ta fixado no corpo mesmo, e será que furar o parafuso vai acabar com o parafuso?

Soul Wyx
Veterano
# jan/10 · Editado por: Soul Wyx
· votar


Olha... Nunca cheguei a mexer em guitarras que tem o captador fixado através de um molde! É possível encaixar um molde e fixar os captadores nele? Igual nas LesPaul?
Abraços'
EDIT: Procurei aqui na net e a moldura também é parafusada no centro da cavidade.

Ekos
Veterano
# jan/10
· votar


Se você quiser garantir o serviço, o mais recomendado é sempre levar a um profissional. Se isso realmente não for possível, existe a opção de marcar bem o centro do parafuso quebrado com uma punção ou com uma verruma específica e furar com uma broca que seja MENOR do que o diâmetro do parafuso e parafusar um parafuso menor no centro do parafuso quebrado.
Tendo feito isso, uns 2 pingos de super bonder e uns 5 minutos esperando depois, desrosqueie o parafuso normalmente através da cabeça do parafuso que você "enxertou".
Não caia nessa de estourar a madeira e refazer o furo com essa massa de madeira porque ela não dá resistência, então você vai acabar estrangando mais o que não precisa. Acho que a melhor opção é essa que eu te expliquei.
Tome cuidado para, no momento da furação, não deixar a broca escapar do meio do parafuso quebrado, pois isso não daria firmeza para desrosquear o parafuso quebrado e você ainda corre o risco do super bonder escorrer e colar o parafuso quebrado à madeira, aí já era.

Soul Wyx
Veterano
# jan/10 · Editado por: Soul Wyx
· votar


Nova idéia:

O parafuso esta entalado bem no maio da cavidade. Eu colocaria uma madeira e parafusaria ela nas laterais:

----------------------------
----------.O.X.O---------
-------..................------
-------..................------
-------..................------
-------..................------
-------..................------
-------..................------
-----------.........---------
----------------------------
X é onde o parafuso está quebrado. A bolinha seria onde colocaria os parafusos em cima de um toquinho assim dando apoio a Moldura. O captador seria parafusado na moldura e no toquinho recém colocado! Faria isso do outro lado para alinhar!


Alguém ve algo errado nesta idéia?

Soul Wyx
Veterano
# jan/10
· votar


Ekos
Acho que isso é extremamente arriscado! Olha a minha e vê se têm algo de errado!
:D

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


Soul Wyx
logo depois colocar Serragem + Selante (Uma mistura que funciona como se fosse uma madeira, ela fica firme e permite parafusar!).
isso funciona mesmo? da firmeza pra parafusar? eu não boto fé.

melhor seria botar um pedaço de madeira maciça.
se fosse um furo maior, dava pra fazer um bloquinho e enxertar.

Não é possível parafusar de lado, olhe como é a cavidade... =(
o problema desse modelo é que qualquer merd* que voce fizer vai ficar aparente...

Nova idéia:
O parafuso esta entalado bem no maio da cavidade. Eu colocaria uma madeira e parafusaria ela nas laterais:

não gostei, muito complicada a solução
3 parafusos pra substiruir um? vai virar um queijo suiço.

e isso não vai aumentar a altura do cap? por que se for muito raso vai bater no parafuso entalado. e se for muito alto vai aproximar demais o cap das cordas.

minha sugestão:
tente retirar o parafuso entalado fazendo o minimo de estrago possivel na madeira.
por exemplo, fazendo dois furos dos lados:

OXO

O = furo novo
X = parafuso entalado

e tente puxar com um alicate bico fino, algo assim.

depois, faça dois palitinhos de madeira maciça, de modo que fiquem bem justos nos furos novos, e invadindo um pouco o furo antigo. parafuse o cap entre esses dois:

[ ]x[ ]

[ ] = palito de madeira
x = parafuso novo

não sei se funciona

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


Ekos
iso realmente é possivel? voce já fez?
se for, parece uma boa solução.

Soul Wyx
Veterano
# jan/10 · Editado por: Soul Wyx
· votar


kiki
Apenas dois parafusos...Acho que não iria ficar tão alto não... Não sei... Teria que experimentar e a moldura tamparia toda a merda :D
EDIT: Eu pensei na sua idéia já, mas acho que se não der certo foda de vez!

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


Soul Wyx
mas eu ainda nao entendi sua solução.
voce vai fazer uma moldura de madeira e parafusar o cap nessa moldura, é isso?
como vai fazer pro parafuso do cap não bater no parafuso entalado?

Soul Wyx
Veterano
# jan/10
· votar


kiki
http://img233.imageshack.us/i/pickup1k.jpg/
http://img253.imageshack.us/i/pickup2.jpg/


AMPLIAR BASTANTE!
Imagem 1:
Amarelo igual pequeno toco de madeira!
Verde parafusos fixando o toco.
Vermelho parafuso quebrado que fica embaixo do toco!

Imagem 2:
Azul é a moldura igual de LesPaul
Verde são os parafusos que fixarão o captador na moldura e no toquinho.
Laranja são os parafusos que fixam a moldura!

O toquinho será feito na medida para que o captador fique na altura correta. E o parafuso que fixara o captador não chegara a encostar no parafuso quebrado.

Entendeu?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Soul Wyx
Cara, poblema complicado....
Na boa, leve a um luthier....Mesmo assim...........
Abç

Soul Wyx
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como?
'-'
400Km até niterói! E nem conheço nenhum por perto... =(

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


Soul Wyx
Entendeu?
mais ou menos...
se for pra botar a capinha de lespaul, nem precisa do toquinho, precisa?
até onde eu sei - não tenho certeza, nunca mexi num cap tipo les paul - essas molduras são parafusadas ao corpo, e o cap preso nelas. é isso? se for, nem precisa de toquinho nem nada.

400Km até niterói! E nem conheço nenhum por perto... =(
se for pra niterói leve logo ao bertola.

Ekos
Veterano
# jan/10
· votar


kiki
iso realmente é possivel? voce já fez?
se for, parece uma boa solução.


já fiz sim e, depois de pronto, não dá nem pra notar que antes tinha alguma coisa ali. pra isso eu usei uma broca fina pra aço rápido e uma dremel. nem pensar em furadeira convencional, é muito grande e o controle que você tem é pequeno. existe um extensor para a dremel que é um cabo que no final fica na sua mão como se fosse um lápis, isso aí é ainda mais fácil de manipular. já fiz inlay dessa forma e é possível fazer uns desenhos bem complicados sem muito esforço. a ferramenta é realmente muito boa.

Ekos
Veterano
# jan/10
· votar


Soul Wyx
Nova idéia:

O parafuso esta entalado bem no maio da cavidade. Eu colocaria uma madeira e parafusaria ela nas laterais:

----------------------------
----------.O.X.O---------
-------..................------
-------..................------
-------..................------
-------..................------
-------..................------
-------..................------
-----------.........---------
----------------------------
X é onde o parafuso está quebrado. A bolinha seria onde colocaria os parafusos em cima de um toquinho assim dando apoio a Moldura. O captador seria parafusado na moldura e no toquinho recém colocado! Faria isso do outro lado para alinhar!


Alguém ve algo errado nesta idéia?


O único problema é que você precisaria refazer a furação do próprio captador para conseguir parafusar dessa forma e a "aba" de metal aonde tem o furo do captador não tem espaço para fazer um outro furo, a menso que você mandasse alguém com uma solda daquelas potentes soldar um pedaço de metal maior ali para que você consiga ter espaço para um furo novo e, ainda assim, existe o problema de que o captador não vai subir e descer reto porque o parafuso não tá no meio dele, então ele vai ficar meio penso...

http://img233.imageshack.us/i/pickup1k.jpg/
http://img253.imageshack.us/i/pickup2.jpg/


AMPLIAR BASTANTE!
Imagem 1:
Amarelo igual pequeno toco de madeira!
Verde parafusos fixando o toco.
Vermelho parafuso quebrado que fica embaixo do toco!

Imagem 2:
Azul é a moldura igual de LesPaul
Verde são os parafusos que fixarão o captador na moldura e no toquinho.
Laranja são os parafusos que fixam a moldura!

O toquinho será feito na medida para que o captador fique na altura correta. E o parafuso que fixara o captador não chegara a encostar no parafuso quebrado.

Entendeu?


nesse caso de colocar uma moldura no captador você pretende fazer o que no single do meio da guitarra?

Bigtransa
Veterano
# jan/10
· votar


isso já aconteceu comigo....... esses parafusos geralmente são muito vagabundos, se vc tentar furar o parafuso ele vai estourar e a ponta vai ficar lá dentro.... pega a dremel e faz furos em volta com uma broca bem fina ou usando um prego como broca, remova o parafuso com um alicate de ponta fina, pegue uma broca mais grossa e acerte o buraco, depois q tiver bem redondinho faça um enxerto com um palito de unha e cola amarela para madeira, fica legal.....

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Soul Wyx
Se não fosse o Luthier que tivesse espanado o parafuso eu levaria.


Esse cara então não é luthier,é fuçador igual a nós mesmo. Soul,já que não tem jeito e vc vai se aventurar a mexer,não vejo outra opção que não a de vc fazer um pequeno furo em paralelo ao parafuso. Veja bem,pequeno furo,sem exagero na grossura da broca(na medida do parafuso já esta bom).E depois de furado perpendicularmente em paralelo em relação ao parafuso quebrado,vc com auxílio de um punção vc tenta abalar o resto de parafuso em direção ao furo paralelo. Depois da extração,vc terá que fazer um pequeno enxerto de madeira no local dos pequenos furos que ficaram e refurar novamente em cima do enxerto !!!!


Do jeito que está a cituação que vc disse,só assim mesmo. Não teria como fazer um furo em cima do parafuso,como agente muitas vezes fazemos em peças de metal. Como fazemos em cabeçotes de motores,coletores e tal quando quebra um prisioneiro por exemplo. Pelo fato de que a medeira não oferecerá resistência para guiar a broca até que se "coma" todo o parafuso. E como não tem resistência,a broca tenderá à correr para o lado mais mole,ou seja a madeira. Então a única saída seria esta que lhe disse anteriormente,um furo em paralelo ao parafuso,na própria madeira !!! Boa sorte aí !!!!!



EDIT E como o coléga Ekos mesmo disse,cuidado com a furadeira. Seria legal vc utilizar a que o coléga indicou ou então,uma furadeira de bancada.

Soul Wyx
Veterano
# jan/10
· votar


kiki
Vou confirmar isso!
Ekos
Deixar sem moldura! Estou pensando em arriscar... Mas não tenho certeza =(
A moldura de uma lespaul não seguraria o captador sem precisar furar não? Ou ela vai na madeira também?
Bigtransa
Arriscado! O problema e se não der firmeza... =(
buddy guy
Tenho furadeira de bancada... Não tenho a Drenel!
Acho que seria menos arriscado colocar uma moldura...

Soul Wyx
Veterano
# jan/10
· votar


A moldura parafusa o captador na madeira ou não?

Bigtransa
Veterano
# jan/10
· votar


Soul Wyx
O captador fica preso na moldura e a moldura vai na madeira.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Soul Wyx

Não dá pra vc "arranhar" a extremidade do parafuso quebrado até criar um sulco onde vc possa fixar uma chave de fenda?

Seria um trabalho de muita paciência...

Abs

Necrophagist
Veterano
# jan/10
· votar


Soul Wyx
puta q pariu cara, q problema tenso, só de pensar ja fico todo cagado

se voce nao tem MESMO como levar em outro luthier, tipo ir para outra cidade, pedir pra alguem levar, amigos, parentes, eu nao vejo solução viável sem estragar seu instrumento

eu nao ia nem pensar em fazer algo assim mas pra mim o ideal era a ideia do Ekos me parece menos arriscado mas só se voce levasse em alguem que tenha as ferramentas adequadas e a experiencia pra fazer tipo um marceneiro bom ou algo assim

no desespero, pq eu nao mecheria assim em casa

Soul Wyx
Veterano
# jan/10
· votar


Bigtransa
Então é só colocar a moldura e ignorar o parafuso!
MauricioBahia
Teria que raspar a madeira... Ele está para dentro da madeira...
Estou pensando em colocar molduras!

Ant--
Veterano
# jan/10
· votar


Soul Wyx

Se vc tiver que fazer isso mesmo, lá vao algumas dicas:
1) Fure do lado do parafuso com uma broca mais grossa que ele. ATENÇÃO! Coloque uma galga para não furar a guitarra de um lado para o outro. Algo que permita o comprimento da broca entrar só, digamos, 1,5cm.
2) Com um instrumento de ponta force o parafuso para o lado, de modo que ele vá para o furo que vc fez. Dessa forma ele deve sair facil.
3) Com um pedaço de madeira da espessura da broca (vc acha fácil, por exemplo em cabides) tape o buraco. Use cola branca (tenaz) e lógico, faça com que a madeira entre bem justa no buraco.. ajuste a espessura dela com um estilete.
4) Deixe secar de um dia para o outro e pronto.

Soul Wyx
Veterano
# jan/10
· votar


Ant--
Eu tenho Galga... Uma furadeira de bancada...
Falta a coragem de realizar este serviço... Ele ta fixado agora com uma fita... Vou deixar por enquanto até um dia que for a SP e talvez levar no luthier... Mas raramente viajo! Vou ficar no aguardo aqui...
Quem sabe eu realize...



Alguem tem mais alguma idéia?
Valeus'

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aos luthieres de plantão! Problema com Parafuso Quebrado dentro da guitarra!