Projeto Ibanez rg470 -> jem 555

    Autor Mensagem
    wsjunior
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: wsjunior


    Galera é o seguinte..

    Eu tenho uma guitarra Ibanez RG470 e gosto muito dela, é uma guitarra japonesa de 1998 que possui ferragens Gotoh, ponte Lo TRS, captadores V8, S1 e V7.

    Esta guitarra é ótima, não tenho do que reclamar dela em termos de qualidade sonora, e em qualquer site de review também só se vê comentários positivos, é meio que indiscutível.

    Porém, ela não tem, assim como a maioria das guitarras não signature da Ibanez, nenhum apelo visual, pelo menos na minha opnião.

    Aqui está uma foto dela para compreenderem do que estou falando: http://www.nimrock.com/Dear-Ibanez-RG470.jpg

    É um visual bem clean que até agrada alguns, mas não é o meu caso.

    De fato, meu sonho de consumo sempre foi uma JEM, sei que nem todos são fãs, mas a maioria concorda comigo no fato dela possuir um apelo visual muito forte. É linda! :-p (Tudo bem, sei que tem gente que discorda, mas essa é a minha opnião.)

    Pois bem, no caso das JEMs, a que possui o visual que mais me agrada sem dúvidas é a JEM 555 BK, que é uma porcaria de guitarra koreana, a pior JEM já produzida pela Ibanez em termos de qualidade, com uma quantidade de feedbacks negativos incontáveis.

    Tudo bem, mas não tem como, gosto é que nem **, cada um tem o seu né, essa é a minha menina dos olhos.

    Uma foto dela para quem não conhece: http://www.equipo.com.br/adminsetup/mg_produtos/imagens/jem-555-bk-c.j pg

    Certo, então indo logo ao que interessa é o seguinte...

    Eu nunca pagaria R$4000, que é o preço dela nova em alguns sites de lojas no brasil, e nem mesmo os R$2600 dela usada no mercado livre, justamente por se tratar de uma guitarra koreana de qualidade tão ruim.

    Então eu decidi, como já devem estar imaginando, transformar a minha RG470 japonesa em uma JEM 555 BK. Daí juntando o útil ao agradável eu teria uma guitarra de ótima qualidade e com o visual dos meus sonhos.

    Certo, é nessa hora que você pode querer parar de ler e postar aquele comentário dizendo: NÃO FAZ ISSO NÃO, É BURRICE, VAI GASTAR MUITO, COM O DINHEIRO QUE VOCÊ VAI GASTAR PERSONALIZANDO ELA VOCÊ COMPRA UMA JEM NOVA e etc...

    Mas tenham calma, é uma coisa que eu já assimilei, pensei e repensei durante muito tempo e agora estou decidido a fazer.

    O que eu gostaria da parte de vocês amigos, é uma ajuda para listar comigo tudo que deve ser feito, para que eu não esqueça nada e também compartilhar este projeto com vocês, mostrando fotos e comentários sobre todo o processo para incentivar outras pessoas que tenham o mesmo desejo.

    Lembrando que as peças como ponte e captadores eu já vou encomendar do Ebay e não vem ao caso aqui, e o restante das ferranges já são de ótima qualidade, não pretendo trocar de imediato.

    Então, o que eu já identifiquei de cara que deve ser feito é o seguinte (não nos termos mais corretos, mas bem inteligível):

    1 - Furo de mão no corpo
    2 - Furo da ponte
    3 - Personalização do braço

    Tem bastante coisa a ser feita, mas vou de 3 em 3 passos, em seguida vou fazer a pintura que ainda não decidi se vai ser idêntica à da JEM 555 BK (preta) ou se farei um Swirl...

    Quem irá trabalhar nesse projeto será o luthier Jadiel, muito conhecido aqui em Brasília, com mais de 20 anos de experiência na área e que já trabalhou para artistas renomados como o Yamandú Costa.

    Site do luthier: http://www.jadielluthier.com.br/

    Pois é isso aí pessoal, em breve postarei mais informações sobre o andamento do projeto e também sobre os custos envolvidos! :-D

    daniel_guitar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    falou ai tb a instalação de um escudo, mas se fosse você só iria alterar a marcação da guitarra mesmo, furar a madeira da guitarra só por apelo visual sem necessidade mesmo não acho legal

    wsjunior
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Daniel, eu não falei sobre o escudo porque de fato eu ainda não decidi se vou deixar o corpo dela igual ao da JEM 555 BK.

    Existe a possibilidade de eu deixar ela sem escudo também ou derepente fazer um Swirl e colocar um escudo de acrílico transparente que nem a do Tubarão, mas ainda estou amadurecendo a idéia, assim que decidir eu posto aqui o que será feito! :-D

    E o furo é a principal característica das JEMs, o meu desejo é justamente fazê-lo e o luthier em questão já tem experiência nisso, veja uma réplica da JEM que ele fez pra ele: http://www.jadielluthier.com.br/index_arquivos/imagens/instrumentos/02 .jpg

    daniel_guitar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    fazer um Swirl e colocar um escudo de acrílico transparente que nem a do Tubarão

    ia ficar muito linda e chamativa, bem bacana essa ídeia

    daniel_guitar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    wsjunior
    posso te dar uma ídeia? a marcação vc podia fazer aquele que pode acender com neon com o swirl ia ficar bacana

    Bruh_figura
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Olha cara eu entendo essa sua fixação sobre as jems pq eu tbm tenho acho simplesmente linda...ja inclusive pensei em fazer o q vc quer fazer com uma rg350dx..agora ja pensou em comprar uma jem jr nos eua..parece loucura mas o preço dela la é 200 dollares (eu sei que ela não é das melhores mas custo x beneficio é excelente), talvez vai valer mais a pena..não sei qual será o seu custo para cortar essa guita e nem sei tambem se ela tem algum valor especial ou se é de excelente qualidade, mas acho que é uma ideia valida.
    Quanto custa para fazer o "buraco"?
    abs

    Little__
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    wsjunior

    Sinceramente, eu acho que se vc colocar o "furo da mão", que se nao me engano chama monkeygrip ou alguma coisa assim, vc vai F*der com o timbre da guitarra..

    Ta... talvez nao ficará uma bosta, mas concerteza vai mudar o timbre, pode ficar melhor, pode ficar a mesma coisa, ou pode piorar, e se piorar, o que vc vai fazer??????

    eu acho q isso vc tinha que analizar mto...

    quanto à pintura mete o preto mesmo que eh legal e troca o inlay

    =D

    eu curto pra caramba esse inlay floral!!!!

    GuitarHome
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ae, mais um que concorda comigo que essa JEM555 é furada também :).

    Alias, uma guitarra de 5 mil não vir com ponte boa é sacanagem né, pelo amor de Deus, em que mundo nós vivemos?

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    acho que furar o corpo da guitarra para fazer a mão é bobeira...

    eu só faria o up no hardware...

    wsjunior
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: wsjunior
    · votar


    Bruh: Como eu disse no texto inicial, ela é uma RG470 japonesa, bem melhor do que as JEMs Jr, não faz sentido comprar a Jr porque eu quero arrumar essa guitarra pra ser a minha guitarra principal, não é de colecionador pra colocar na parede não hehe.

    Little: Eu já considerei a possibilidade da alteração no timbre, mas vou arriscar, o luthier me passou bastante confiança e eu comprei essa guitarra a preço de banana porque o vendedor estava precisando desesperadamente de dinheiro. O inlay juntamente com o monkey grip são duas modificações certas nessa guitarra.

    Não compensaria fazer esse projeto se a guitarra fosse ruim como as koreanas.

    Amanhã terei mais informações!

    Abraços

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    wsjunior
    bom se eu fosse voce eu faria uma marcação de cor diferente como na jem 77fp ,uma pintura swirl e colocaria um escudo de acrilico!

    pra ficar exótica e bem diferente doque tem por ai ^^

    abraços

    DaniloReis
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    cara tem como tu me passar teu msn pelos recadoos? Pq to com umas guitarras aqui pra regular e queria saber mais sobre o Jadiel, sou de brasília. Abs!

    wsjunior
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Danilo Reis: O jadiel é bastante competente, dá pra ver uma galeria de todos os trabalhos dele no site dele que tem na primeira mensagem, entra lá e confere. Pode ir lá onde ele trabalha também conversar pessoalmente sem problemas, o cara não é mascarado não. :-D

    wsjunior
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: wsjunior
    · votar


    Galera, acabei de voltar de lá a guitarra já está sendo desmontada pro início do projeto que terá as seguintes alterações até agora:

    Monkey Grip (Furo da mão) - http://www.projectguitar.com/tut/handle.htm
    • Junção do braço - http://www.projectguitar.com/tut/heal.htm
    • Alteração do jack - http://www.projectguitar.com/tut/output.htm
    • Alteração do furo da ponte para ficar como os da JEMs - http://www.projectguitar.com/tut/trem.htm
    • Alteração do furo da ponte para troca da ponte TRS para Edge Lo/Pro ou Gotoh - http://www.projectguitar.com/tut/trs2lopro.htm
    • Escalopar da casa 21 à 24 - http://www.projectguitar.com/tut/scalloped.htm
    • Pintura da guitarra (Preta como a JEM 555 BK ou Swril)
    • Inlay (Desenho floral da JEM 555 BK) da casa 3 à 12
    • Escudo da JEM 555 BK
    • Troca da ponte e dos captadores (DiMarzio Evolution)
    • Regulagem completa
    • Limpeza
    • Cordas novas (Elixir)
    • Push pull

    Tudo isso ficou fechado por R$700,00

    Fora isso eu estou comprando pelo Ebay a ponte e os captadores, a ponte ainda estou escolhendo entre a melhor da Ibanez ou uma Gotoh original, os captadores vão ser os DiMarzio Evolution, assim que eu confirmar a compra eu informo o valor para vocês.

    Estou colocando à venda as peças que não vou utilizar mais dessa guitarra, todas originais:

    * Ponte Lo TRS
    * Tarrachas Gotoh pretas
    * Captadores V8, S1 e V7

    Se houver algum interesse, entrem em contato!

    Abraços!

    GuitarHome
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    wsjunior

    * Monkey Grip (Furo da mão)


    Cara fazer isso numa guitarra para mim é ignôrancia, mas ela é sua e você quem vai pagar e tocar então vai em frente, eu não faria nem se me pagassem.
    Abç

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    wsjunior
    2 - Furo da ponte
    Não entendi o que você quis dizer com isso.

    Quanto à marcação floral, duas dicas:
    1) Este cara faz marcações personalizadas. Sai relativamente barato, o trampo é, realmente, instalar no braço da guitarra.
    2) Faz a marcação em toda a escala, fica mais bonito do que fazer pela metade como na 555.

    Edit: Só agora vi que você já mandou a guitarra pro facão. mas veja o lance do inlay, acho que ficaria mais legal.

    wsjunior
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Olá Érico,

    Então, já mandei fazer sim, mas não me arrependo não, como eu disse é questão de gosto, pra mim o inlay da 555 é mais bonito, mas é questão de gosto... ;-D

    A marcação vai sair barata porque o luthier já tem o molde lá, e a mão de obra já tá inclusa. Pra ser sincero acredito que pro tanto de coisa que está sendo feita, esteja saindo até barato por enquanto, mas isso é relativo também... :-p

    Abraço!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    wsjunior
    Acho que o preço está razoável. A pintura deve ser uns R$250, R$300. A colocação do inlay floral deve ser salgadinha, e a escalopagem deve ser uns R$150. Tá no preço.

    wsjunior
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Só que fora isso que você listou que já daria os 700 ainda tem muito mais coisa, como a instalação do push pull, o escudo, a instalação dos captadores, ponte e tarrachas, além da regulagem geral de tudo montado, cordas novas e etc.. :-D

    Bruh_figura
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    wsjunior
    Saiu muito mais barato comparado ao resultado final..a como eu queria fazer uma dessas...=\
    parabens man!
    abs

    Manubio
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    wsjunior
    Eu, na minha opinião, acho que vc deveria fazer tudo igual a jem só que com swirl de preto e vermelho, fica lindo demais.

    diwillo
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Floral só até a 12a casa é bem feião eheheh
    Já que vai fazer, faz no braço inteiro, po!
    A guitarra vai ficar parecendo uma 555 modificada...

    wsjunior
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Apenas para informá-los eu tive que trocar o projeto da Ibanez JEM 555 BK por uma JEM 7V WH! Mas tá a caminho, já comprei a ponte e tarraxas Gotoh douradas e os captadores Malagoli personalizados, vou criar outro tópico mais detalhado, se houver algum moderador aí que puder fechar este aqui eu agradeço, abraços!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    wsjunior
    tive que trocar o projeto da Ibanez JEM 555 BK por uma JEM 7V WH
    Ah, se rendeu à marcação floral na escala inteira... falei que era mais bonita!!

    Você mesmo pode fechar o tópico. Aqui embaixo da minha mensagem tem um link "fechar tópico".

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Projeto Ibanez rg470 -> jem 555