Musica como profissão!Como se manter financeramente sendo um guitarrista profissional

Autor Mensagem
Bruno Floyd
Veterano
# mar/11
· votar


erickx


cara faz 3 anos que eu vivo unica e exclusivamente de musica, sou casado e tenho casa pra sustentar, contas a pagar etc

quando eu resolvi chutar o balde e abandonar meu emprego pra viver de musica, não sabia direito no que estava me metendo, dava aulas de vez em quando mas não tinha experiencia como professor, mesmo com todas as adversidades resolvi arriscar e hoje vivo bem dando aulas, ganho melhor que do que quando trbalhava com carteira assinada, trabalho bem menos e faço uma coisa que eu amo!

mas até chegar aqui o caminho foi de pedra

a melhor dica que eu posso te dar é: seja educado com seus alunos, saiba se comunicar muito bem, estude musica, tenha uma banda, planeje sua carreira, veja como são as escolas de musica da sua cidade, compare preços, faça uma estimativa de quantos alunos vc pode ter, e quanto pode ganhar, reserve grana para investir em vc e faça uma otima divulgação, tente ter um diferencial com relação aos outros professores da sua região! saiba que vc vai trabalhar umas 10 horas por dia se quiser ganhar bem!

é totalmente possivel viver de musica nesse pais, sem ter que apelar para uma banda de pop rock cover xexelenta, basta planejar

mateusstarling
Veterano
# mar/11
· votar


Galera eu tinha preparado esse texto para o blog do meu site e tem tudo haver com o assunto que esta rolando por aqui. Então, para os que tem interesse reparto um pouco da experiência de ser um musico profissional tendo esposa e 3 filhos.

Profissão: músico

Aos 16 anos de idade ganhei o meu primeiro cachê tocando com uma banda de baile chamada Sunshine band e nesse mesmo ano tive que tomar uma decisão em minha vida, que era prestar o vestibular.

Sou filho de pais advogados, apesar de sempre ter sido apaixonado e dedicado a música, cresci ouvindo da impossibilidade de fazer da música uma profissão capaz de sustentar uma família. Nasci numa cidade pequena no litoral do estado do Rio de Janeiro chamada Cabo Frio e por lá existiam meia dúzia de músicos profissionais que viviam no aperto financeiro.

Enfim, prestei vestibular para direito e aos 17 anos de idade e me mudei para o Rio de Janeiro. Meu irmão mais velho tinha tomado a mesma decisão profissional e então na minha cabeça eu ia fazer faculdade de direito para que se o plano A, que era viver de música não funcionasse, eu tinha o plano B que era fazer alguma coisa com a formação de bacharel em direito.

Fazendo um resumo da ópera. No Rio de Janeiro fundei uma banda pop e eu tinha certeza absoluta que dali viria o meu sustento. Gravamos cd, clipe, fizemos pôsteres, banners, tocamos nas rádios, Tv, fizemos muitos shows, enfim, a banda mal pagava as contas, tudo o que entrava era investido na banda que até alcançou uma boa visibilidade. Nessa época também dava aula de guitarras e essa era a única verba que entreva. Música com certeza era muito mais importante que a faculdade de direito, mas levava as duas da melhor maneira possível.

Em 2004 minha vida deu um drástico giro, pois me casei e conheci a Deus. Aqueles sonhos de banda pop e mulheres histéricas gritando o nome da banda se foram e enfim coloquei os pés no chão. Fui abençoado com uma bolsa para estudar na Berklee, que é uma faculdade incrível nos EUA e realmente lá eu tive o tempo que precisava para hibernar musicalmente e lapidar as arestas. Voltei a morar no Brasil em 2009 já com o Cd solo lançado, com a experiência de ter tocado com artistas e produtores internacionais. Fiquei uns bons anos sem ter exposição, mas tendo a oportunidade de tocar horas e horas a fio, sem o compromisso de postar vídeo no youtube ou ter que aparecer em alguma revista ou site especializado. Ao voltar ao Brasil muita coisa aconteceu na minha carreira em muito pouco tempo, pois era o tempo certo para que as pessoas conhecessem o meu trabalho, após tantos anos trabalhando com música.

Tenho 31 anos de idade e ganho dinheiro como músico desde os 16 anos, apesar de não ser uma longa carreira, vou repartir um pouco da minha experiência, talvez possa ser útil aos que almejam a profissão. Nesses pontos abaixo estou excluindo a palavra "sorte" tipo: ter uma banda e vender 1 milhão de discos, coisa que não deu certo comigo. Vou me focar naquilo que depende unicamente de nós.

Primeiramente só viva da música se você for loucamente apaixonado e dedicado a ela. Música não é o tipo de profissão que você escolhe no ano de prestar vestibular. É uma das profissões mais incertas e difíceis do mundo, então é uma profissão que requer muito de você e o resultado vem a muito longo prazo.

Estudar musical é essencial, ter um bom professor é muito importante em todas as fases do aprendizado, mas procure as pessoas certas mesmo que elas custem mais caro. Metade do aprendizado esta na dedicação diária ao instrumento, rotina de estudo e etc, e a outra metade esta no tocar com outras pessoas, sair de casa e ouvir outras pessoas tocando, enfim, deixar que sua música se comunique. Não existe bom musico sem estudo, não se deixe enganar por isso.

Dentro da música você pode fazer milhares de coisas, desde gravação, arranjo, acompanhar artistas, dar aulas e etc. No inicio da carreira você precisa estar aberto a tudo e também a estilos musicais diversos, mas vai chegar uma hora que você também vai precisar se sobressair em determinada área. Apesar de ter tocado quase de tudo em bandas de baile, em 2004 eu fiz a escolha de me focar na música instrumental e a ser um improvisador.

Viver unicamente da música instrumental no Brasil é quase impossível, portanto os ganhos com musica instrumental, e nisso eu incluo shows e venda de CDs físicos e digitais no Brasil e no exterior, representam mais ou menos 30% do meu orçamento, o resto da grana vem com aulas presenciais, workshops e principalmente as vídeo aulas que vendo em DVDs.
Apesar de fazer gravações e produção no meio gospel e para outros artistas seculares, eu não foco a minha carreira nesse segmento, não me divulgo dessa forma e não é o foco que quero tomar, mas certamente é um filão que exige dedicação e que também pode ser rentável, mas chega um tempo na vida profissional que um foco claro é necessário, pois hoje mais que nunca o mercado esta cada vez mais exigente e especializado. Cada vez mais existe menos espaço para o faz de tudo.
Foquei a minha carreira na musica instrumental, a venda do meu material de estudo esta diretamente associada ao sucesso da exposição de minha música na internet e nas revistas especializadas que é global e não somente focada no Brasil.

No meu quarteto vejo 3 outros músicos que trabalham em outros formatos, são os músicos gigueiros que tocam praticamente todos os dias da semana e se desdobram dando aula para complementar a renda, com exceção de um deles que é professor universitário de musica e que tem uma fonte garantida, todos outros são autônomos como eu.

Fazer faculdade de licenciatura em musica pode ser uma boa opção para aqueles que querem dar aula em escolas. A grana é razoável e sobra tempo para outras atividades na música, dar aula em faculdades também é muito bacana e o salário é ainda melhor e da para também repartir o tempo com outras atividades.

Enfim, aquela visão romântica de astro do instrumento pode ser meio perigosa. Acho também que quando se tem menos de 20 anos de idade é natural que não se tenha certas preocupações na vida, mas é preciso pensar na carreira de músico o quanto antes. Mas eu posso dizer que depois de tantos anos tocando o instrumento e de me sentir cansado e decepcionado com muitos impropérios da carreira, até hoje eu curto todo o processo do aprendizado, da composição e do fazer música e tenho certeza que fiz a escolha certa.

Deus abençoe a todos. Não deixem de conferir outras matérias e lições gratuitas no meu site (blog).

MateusStarling

Bruno Floyd
Veterano
# mar/11
· votar


mateusstarling


curti seu texto, é assim mesmo o caminho! parabéns pela sua carreira

erickx
Veterano
# mar/11
· votar


parábens cara isso ai!!

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


mateusstarling
Ta ai um cara que merece respeito msm, e muito importante, gostei muito da parte de vc estar aberto a tudo, vejo muita gente dizendo que quer ser Rock Star, amo rock e é isso que toco, mas se um dia der certo, quero ser Sideman, e eu quero um estudio de gravação, devemos ter a mente aberda, e as portas tbm se abrem!!!!

Eddie Van Hallen
Veterano
# mar/11
· votar


erickx
to vivendo nesse mesmo dilema que você cara
hauhau
atualmente to fazendo faculdade de musica e tal
e to ae na correria atras de uns trampos
uma coisa que percebi que é essencial pra qualquer musico é ter contatos
na faculdade comecei a ver muito isso
mesmo tendo começado as aulas so no mes passado ja da pra ver como isso é essencial
um brother meu ja me indico pra um produtor musical que arranja uns free lances
so com os free lances ja da pra tira uma graninha legal
tipo uns 1500 dinheiros por mes
ainda não comecei com esses lances mas se Deus quiser logo logo o produtor ja me manda pra uns ae
to também vendo se consigo dar aula em pelo menos uma escola de musica por ae
esse brother da facul que te falei ta montando uma escola de musica também
se pa vo dar aulas la
ae ja da pra tira uma grana legal com os free lances e as aulas
o esquema é esse
ter contatos, ter uma boa auto divulgação e ser bom no que faz
abraço e boa sorte pra nos

jonas.hetfield
Veterano
# mar/11
· votar


Verdade, contatos em qualquer carreira ajudam muito...

Assim como o mateusstarling disse, divulgação, conhecer pessoas,se relacionar com outros músicos é essencial, agrega valor em varios aspectos..

erickx
Veterano
# mar/11
· votar


Além de tudo galera e já estou no 2 ano do E.M e ai é foda pq eu to em época de fazer o P.A.S (processo de avaliaçao seriada), ai já é epoca de decisao.
mas eu tenho certeza que quero fazer musica.
ai que poder ir dando dicas já é legal!!!!!!!

jonas.hetfield
Veterano
# mar/11
· votar


erickx
Então, comece a estudar teoria musical, ver os assuntos que caem no vestibular, se puder faça boas aulas, pra conseguir uma bolsa legal e tal..

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


erickx

Cara, isso é assunto para dias de conversa. O que eu te diria agora, no ponto onde tu te encontra, é o seguinte:

Aceite o desafio desde já. Eu comecei a dar aulas com 14 anos, e já sabia muito bem do que eu estava falando, porque eu estudei horrores.

Eu já tinha um conhecimento interessante da parte teorica, campo harmonico, funções e tinha uma leitura razoável, que aprimorei tocando violino na orquestra sinfônica da minha cidade aí pelos 15 ou 16 anos.

Então, quando eu tinha 16, ninguém me botou na parede, do tipo, vai fazer faculdade de que? Eu já tinha um monte de alunos e ganhava uma boa grana! Tocava na orquestra e ganhava mais outra grana interessante. E tinha oferta constante das bandas de baile (inclusive fiz alguns bailes, mas bem poucos, porque roubava tempo de estudo).

Então, o que eu te diria é o seguinte: Quer ser músico? Prove!

Prove para os teus pais, para o teus amigos, para toda a tua familia e, principalmente, para você mesmo.

Abraço!!

erickx
Veterano
# mar/11
· votar


De Ros
vc teve dificuldades ?
no começo da carreira ??
qual tipo?
muito obrigado!!!

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


erickx

Dificuldades? Tive e tenho até hoje.
De qual tipo? Todos.
Financeira, falta de apoio, trabalhar com produtores que deram o cano, ser ludibriado iludido e até roubado. Todas essas dificuldades me ensinaram a ser mais esperto, a selecionar com quem trabalho e a "sentir o cheiro" da picaretagem de longe.
E a planejar. Essa é a palavra-chave.

mr.floyd
Veterano
# mar/11
· votar


realmente éum caminha muito dificil

tocom 16~17 anos
e eu to combinando com um amigo (ele canta muito bem) de pegar um cajon(carron) e um violão e sair tocando em barzinho ae
so pra manter ganhar uma graninha msm

o fodd q tem q ter um "repertorio" muito grande

mais se der certo..

Jabijirous
Veterano
# mar/11
· votar


R. Marcone

A vida é muito curta para enfiar a cara, e se não der certo começar de novo. É mais fácil e mais inteligente planejar o que vai fazer.

Se for pensar dessa forma, não viva!!

Nem sempre os planos dão certo!

Marcosrcf

O problema é explicar que você estará começando tudo de novo pra companhia de luz, água, telefone, posto de gasolina, mercado, açougue, padaria, hospital e etc...

Se não arriscar você nem isso vai ter.

O que ele tá querendo serve pra qualquer área!!

Desde médico até professor.

Dificuldades na vida todo mundo tem e vai ter, não adianta fugir!!

Por isso METE A CARA. Não deu certo, levanta e começa tudo de novo.

Já dizia Rocky Balboa

"Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."

R. Marcone
Veterano
# mar/11 · Editado por: R. Marcone
· votar


Bruno Floyd
hoje vivo bem dando aulas,

Uns 5 anos antes de me aposentar (Usina Siderúrgica) eu comecei à dar aulas. Mas com uma vantagem de que minha esposa já tinha a escola de música. Aposentei com o teto do INSS, e ganho quase o dobro só dando aulas. É como eu disse: Voce tem que acertar na "veia".
Se dá para viver de música? Claro que dá. E bem!

Kold
Veterano
# mar/11
· votar


Oq o De Ros falou é pra vida toda PROVE que vc quer ser músico!

Po cara gostaria muiito de bater uma papo contigo!

Tu é um cara experiente grande mente do fórum cara!

Parabéns!

Will Bejar
Veterano
# mar/11 · Editado por: Will Bejar
· votar


O De Ros disse que vc tem que provar a si mesmo... é verdade!!!

Eu sou guitarrista há 17 anos e não tenho o mesmo FEELING que muitos caras aqui do fórum...

Ano passado me formei no Conservatório Musical.
Entre os anos de 2005 e 2006, cursei minha faculdade (Logística) e coincidentemente, calhou de uma banda me chamar pra tocar com eles. Acho o máximo que pude aproveitar de ter música como profissão, foi pagar a minha faculdade SÓ tocando!!!
Foi difícil explicar pra patroa que tava difícil o mercado de trabalho (mesmo pq eu não tinha faculdade) e fazer ela entender que músico era a minha profissão naquele momento. Hoje, ela sabe que eu tinha razão.
E pra dar razão ao que disse o De Ros, fui chamado pra tocar em banda que tão aí na cena da noite de SP (e outras cidades e estados!!!), mas na hora H, pipoquei... achava que era muita areia pro meu caminhãozinho, que iam aparecer caras melhores que eu (eu sei que existem aos montes)... enfim... não me botei à prova DE VERDADE, apenas fiquei de treineiro.

Hoje, eu me arrependo... tenho meu trabalho de 8h numa empresa que tá uma bagunça e sem estrutura... chego em casa, tenho que ajudar a patroa a cuidar da criancinha... final de semana é família total!!! Foda não poder estar com minha guitarra tanto tempo quanto gostaria, mas mais foda ainda é deixar de fazer uma hora com as pessoas que mais amo nesse mundo... às vezes acho que seria egoísta demais....rs...

Hoje, tenho minha banda e quero ver se desse mato sai cachorro, nem que for só pra eu ser feliz... hehehehe

Por isso que vou me citar:
Eu não desisti, mas a esperança diminuiu bastante...



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Falando em criancinha, a Laurinha já demonstra que gosta de um barulho (isso é o que eu quero ver.;..heheheh)... então, incentivo não faltará!!!
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_3956Large.jpg

Kold
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar
Curte tua filhinha ! seja feliz mesmo , tenta organizar teu tempo e levar teu emprego e a musica ao mesmo tempo!!! boa sorte!

carlcarl
Veterano
# mar/11 · Editado por: carlcarl
· votar


ficar sentado em duas cadeiras acaba doendo o trazeiro.
como ja foi escrito acima ,ser musico,ou melhor,ser um profissional é preciso muita dedicação,abandono de certas coisas,muita certeza e começar o mais cedo que for possivel.como escreveu o Mateus que começou aos 16 anos a caminhada é longa.o que quis dizer na minha primeira frase é que não da pra dividir,se possivel tem que ser tempo integral dedicado à musica.
acrescento que tocar em bandas é legal para o musico ter uma possibilidade de mostrar o que sabe fazer,testar algumas coisas que foram estudadas em casa etc...outras alternativas é tocar em bares ou outros.
quando iniciei,em cada esquina tinha um grupo que animava bailes e aos 12 anos este foi o meu primeiro laboratorio,aprendi muito,perdi o medo do publico,perdi a minha timidez,aprendi a tocar outros instrumentos,aprendi a conviver com outras pesoas,ganhei alguns trocados,etc...
não tinha nenhum conhecimento teorico mas tocava de tudo.
em seguida comecei a estudar sozinho para aprender um pouco de teoria musical,copiei todas as musicas do Milton nascimento(que me deram um conhecimento harmonico enorme)....vestibular para um curso de licenciatura em musica(inacabado)fui convidado para acompanhar cantores,gravações etc...
nunca tive,não precisei ter e nem quero ter outra profissão....
continuo em plena atividade,hoje tenho dois filhos que tambem são musicos.
se posso dar um conselho,aprenda a tocar musica brasileira claro sem deixar de ouvir e tocar outros estilos musicais.raramente ganhei dinheiro tocando musica extrangeira.
outra observação importante:os artistas famosos(e bons artistas) que precisam de musicos para acompanha-los darão prioridade a um musico criativo e talentoso e dispensarão um que conheça toda a teoria do planeta,afinal de contas musica é som.(a não ser que o objetivo seje tocar em orquestras,ser professor ,etc...)o unico lugar que tive que ler musica foi na faculdade,como profissional nunca,so algumas cifras e olhe la.
não citarei nomes aqui mas conheço varios super musicos que não sabem ler uma nota musical mas "são os caras"
toquei com alguns artistas que não ensaiam,chegam no show e saem tocando e os musicos entram na jogada e da tudo certo porque eles chamam justamente musicos capazes de tocar desta forma.a primeira vez que fui tocar desta forma,perguntei a pessoa o que vamos tocar?ela me respondeu " eu sei o que eu vou tocar e voce"?
acredite,va em frente e d'aqui a pouco venha escrever um pouco da tua experiencia como musico profissional.
abraços e bom som para todos.

MusicKolor
Veterano
# mar/11
· votar


E ae cara beleza?

Eu indico o caminho que estu seguindo.
*Ter uma banda é muito mais difícil já que o sucesso não depende só de você.
*Banda de baile é uma boa, mas é muita máfia tem que dar dinheiro pra uma galera pra pode entra nessa então no começo você vai desanimar.
Começe dando aulas!! Eu dou aula numa escola reconhecida no ABC e com vários alunos ganho bem, só isso já paga minhas contas e muito mais tenho uma vida normal como de qualquer outra pessoa. Ai nesse ambiente de trabalho você conhece outros musicos profissionais e você faz um freela aqui outro alí e você vai ficando conhecido no ramo..

NÃO ESTOU DIZENDO QUE VAI FICAR FAMOSO! mas vai ganhar dinheiro que é o que importa, no começo você vai tocar por menos de 250 reais a noite, mas é o jeito de ir se infiltrando e cara faz banda de apoio, baile, ou casamentos, tocar em bandinha de rock não vira pra ganhar dinheiro senão todos meus amigos estariam ricos.

Uma banda assim é se caso tiver um trampo próprio que muitos botam fé, ai vai fundo..

Não desanima não.. começa dando aula, consigo uns 40 alunos ganhando uns 13 ou 15 reais a hora e ´depois é só nos contatos!!

Boa sorte!

MusicKolor
Veterano
# mar/11
· votar


REPITO O QUE Bruno Floyd DISSE:

"não sabia direito no que estava me metendo, dava aulas de vez em quando mas não tinha experiencia como professor, mesmo com todas as adversidades resolvi arriscar e hoje vivo bem dando aulas, ganho melhor que do que quando trbalhava com carteira assinada, trabalho bem menos e faço uma coisa que eu amo!"

OBS: não precisa ser o melhor musico do mundo, precisa ter didática e o dom pra lidar com pessoas, porque você é seu produto, marketing pessoal é importante também.. e compra um nextel quando puder pq um musico que toca na noite sem um nextel está ferrado hehe.. agora acho que falei tudo hehe abraçoo

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Kold
Curte tua filhinha ! seja feliz mesmo , tenta organizar teu tempo e levar teu emprego e a musica ao mesmo tempo!!! boa sorte!
Vou aproveitar que minha mulher canta, e aí vamos ver se rola uma bandinha juntos... hehehehe

R. Marcone
Veterano
# mar/11
· votar


MusicKolor
e compra um nextel quando puder pq um musico que toca na noite sem um nextel está ferrado

O que?

Drinho
Veterano
# mar/11 · Editado por: Drinho
· votar


Não sei se eu posso estar ressucitando esse tópico mas foda-se... queria parabenizar a história do pessoal aqui, queria eu ter um pingo da coragem que vocês tiveram porque eu sinceramente nao tive, tive minha fase de ter banda também, estudei muito, estudo até hoje porque é uma paixão eterna minha, gravamos nosso cd, tocamos em casas e tudo mais mas chegou em um ponto que coloquei meus pés no chão e assumi pra mim mesmo que não teria culhão pra seguir em frente nessa área até mesmo porque eu tenho o defeito de almejar um resultado financeiro digamos fútil, não que eu queira ser o silvio santos mas eu estou buscando um conforto que não me sinto seguro em utilizar a música como caminho, portanto hoje me dedico a outras atividades e simplesmente me considero um guitarrista de hobbie e churrascos com os amigos, quando não me junto com o pessoal pra matar as saudades de tocar também e apenas estudo para enriquecer meu
conhecimento... bom é isso...de qualquer forma quero deixar meus parabéns a todos ai pela coragem e pelo amor a música principalmente...
abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musica como profissão!Como se manter financeramente sendo um guitarrista profissional