Como é o volume de uma guitarra no palco de um guitarrista famoso?

Autor Mensagem
Sgt. Eddie
Veterano
# jan/10


Eu tava aqui me perguntando isso, acho que ninguém fez um tópico assim antes, então eu o crio aqui.

A gente vê nos shows de guitarristas como Eric Clapton, Jimmy Page, Ritchie Blackmore, Mark Knopfler paredes de Marshalls, Fenders, Randalls, Oranges, com os volumes no talo.

Eu fico pensando, é muito, muito alto a ponto de toda a platéia poder ouvir? E esses caras não ficam surdos com um volume tão alto assim?

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


Como é o volume de uma guitarra no palco de um guitarrista famoso?

Alto!!

Claro que depende da onde ele vai tocar né.

Bilabizu123
Veterano
# jan/10
· votar


tipo, o retorno dos caras (aqueles paredões de marshalls e etc...) não são a única fonte do som pra o público não...
aquilo é só pros caras ouvirem o que tão tocando, o som que o público escuta não vem, em sua maior parte, dali, mas sim de outras caixas bem maiores que ficam na frente do palco.

Copos De Agua
Veterano
# jan/10
· votar


Assim, antigamente(há uns 40,50 anos atrás) o som todo vinha só dos amplificadoesr, aí se fazia necessária aquela parede enorme(apesar que algumas vezes nem todos tavam ligados, era só porque é bonito aquela parede enorme)
Ai com a melhora dos sistemas de PA, o caras ligavam menos falantes, microfonava, e pronto
Se eles ficam surdos? Ficam sim
Por isso hoje em dia tem mil coisas pro músico não ficar surdo

Tassoni
Veterano
# jan/10
· votar


Copos De Agua

Se eles ficam surdos? Ficam sim.

Eric Clapton que o diga...

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Então cara...
mas sinceramente...

Não é aquilo TUDO que fala não, aqueles paredões não estão falando a todo vapor! Pode acreditar...

Ja vi entrevistas com guitarristas falando que tocam com 6 Stacks com 4x12" cada um. Mas só 2 estão falando mesmo, ou outros são "reserva" ou simplesmente pra fazer uma mala.

Mas com certeza o volume deles é MUITO, mas MUITO alto....kkkkk

Outra consideração, o volume dos amps deles tem que ficar alto, porém NÃO pode ser captado pelo microfone que geralmente fica na frente dos guitarristas para eles cantarem ou falarem com o público. Então NÃO é TÃÃÃÃÃÃÃÃO alto assim.
Mas dá pra ficar surdo! kkkkkkkkkk

Abraços

Marc Snow
Veterano
# jan/10
· votar


O som do PA é que é alto. O de palco não é

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Exaaaaaaaatameente..
não dá para o retorno do cara falar pra todo mundo..

Para isso que existe Line Array! *_*

ROo
Veterano
# jan/10
· votar


Bom, no caso do Blackmore, ele deixava realmente no talo porque ele detestava os Marshall dizia que só prestava nessas condições e ainda usava um Marshall Major (um Plexi de 200w), tanto que o Deep Purple era a banda que tocava mais alto.

200w valvulado no talo...

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Aí sim, fomos surpreendidos novamente!

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie
Não são todas as caixas daqueles paredões que ficam ligadas. Uns montam o paredão para deixar caixas "de reserva", outros montam por questão de patrocínio...

Fato é que devem ficar ligadas "só" umas 2 caixas 4x12". Não deve ficar um volume tão absurdo, pois as caixas são microfonadas e o resultado da microfonação é jogado nas caixas que ficam viradas pra galera. Os amplificadores do palco servem apenas de retorno pros músicos.

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Eh um boa questão isso, gostaria de saber isso...
O Tonny Iommi usa 10 Laney GH-100TI 100Watt Tube Head (sendo 2 de reserva), e 16 Laney Straight Cabinet / 4x12

e li numa entrevista que tudo fica no talo, até que num show, ele "brigou" pq soh deixaram usar 4 dos 16 Laney Cabinet.

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


MIGUÉ!

Ja viu uma caixa dessas falando??

Já vi uma Carvin 4x12.. e sinceramente.. com 16 NO TALO vc MORRE!

bpv
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie

É bem alto sim, mas como disseram, é mais alto pra quem é do público que estão de frente pros PA's, já no palco não é tanto.

Tem que usar o protetor de ouvido sempre cara. Senão perde a audição mesmo.

Pra tocar com a banda eu sempre uso (muito de vez em quando, ao vivo eu toco sem), e sempre que eu lembro eu levo para os shows que vou (sendo da platéia).

Abçs

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


bpv
Quantas caixas vc tem? vc deixa tudo no talo?

Abraço!

bpv
Veterano
# jan/10
· votar


Niandra Lades

Não, não sou profissional e nem rico, haha.

Uso um Fender Fm212 (2x12 - transtorizado - 100w). Mas simulo nele na maioria das vezes, um marshall com a Gt8.

Normalmente microfonam o amp (nos grandes shows) mas já aconteceu do técnico da mesa preferir plugar a saída do amp na mesa direto, ao invés de microfonar. Achei que ficou até melhor que outros shows que microfonaram.

Abçs

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Ahhh
eu prefico microfonar...
rsrs
tirar da saída do amp só se for um amp mto bom, mas geralmente quando se microfona o som vem mais "quente".

Mas voltando..rsrsrs
acho que ligar 16 caixas de 4x12" e deixar tudo no talo é suicídio!
rsrsrsrs

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Eu peguei no guitar geek o que ele usa hoje e tem um 16 no meio, mas acho que seria 4 x (4x12)

8P

jonas.hetfield
Veterano
# jan/10
· votar


Niandra Lades
cara 16 caixas no talo devem fazer um rombo no intestino do peão ;
sem falar dos tímpanos

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


E esses caras não ficam surdos com um volume tão alto assim?

Heim?!

bpv
Veterano
# jan/10
· votar


LeandroP

Hahaha, boa. +1

neochrono
Veterano
# jan/10
· votar


Na maioria das vezes é um potenciômetro.

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


jonas.hetfield
Pelo amor de Deus... é mta mala, falar que aquilo tudo está NO TAAAAAAAALO!

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


E quanto as caixas do Led Zeppelin, o Page ligava todas no talo também...?

Ele usava um Orange + caixas 4x12 da Marshall, mas não sei quantas caixas eram não...

Will Bejar
Veterano
# jan/10 · Editado por: Will Bejar
· votar


Se usam tudo isso, podem ficar deficientes auditivos.

Se não...não!!!

Modo Saraiva: Off

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Will Bejar
Lá atrás eu disse que elees morreriam!
kkkkkk

Will Bejar
Veterano
# jan/10
· votar


Niandra Lades
Tem vez que no estúdio fica até ruim de tão alto...aliás, eu acho que ensaio em altos volumes um exagero...shows, até vai!!

Konrad
Veterano
# jan/10 · Editado por: Konrad
· votar


Já vi o Clapton dizer que quase saiu de um show do SRV em Londres por causa do volume.

O Clapton..... reclamando de volume. Achei curioso.

Aliás, desses guitarristas dos anos setenta, sessenta, a maioria está com problemas de audição.

Will Bejar
Veterano
# jan/10
· votar


também era só no volume da guitarra!!!

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


kkkkkkkkk

Ensaiar em altos volumes é complicado.... é daora...
mas tem que se tomar cuidado!
rsrsrs

Abração!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como é o volume de uma guitarra no palco de um guitarrista famoso?