Algum guitarrista famoso usa Strato em Mogno?

Autor Mensagem
lorah
Veterano
# ago/05


Existe algum guitarrista famoso que usa strato com mogno para eu escutar o que sai dessa combinação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/05
· votar


lorah
Cara, tem sim, mas no momento não me lembro quem (estou no trabalho), mas o som fica, em princípio, um pouco mais "encorpado" e com maior sustentação usando-se uma ponte fixa (fiz uma assim para meu irmão e uma de corpo de cedro-rosa para um amigo). Claro que isso vai depender do corte correto da madeira, do tempo e tipo de secagem, se há ou não emendas, etc.
Prenda-se mais a essas caracteristicas do que ao tipo da madeira em si.
Abç

lorah
Veterano
# ago/05
· votar


mas perde o dom estalado do single? Queria escutar alguém para ver que bixo sai dessa combinação.

Iago
Veterano
# ago/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, que madeira nacional possui um timbre mais semelhante ao mogno?

lorah
perder eu acho q nao perde nao...mas deve deixar mais "redondo", e talvez com mais sustain...isso com a adição de uma ponte fixa tb.

Johnny B Good 3
Veterano
# ago/05
· votar


Iago

Cedro-Rosa

prescot_san
Veterano
# ago/05 · Editado por: prescot_san
· votar


Aproveitando o tópico, sempre quis perguntar, mas nunca tive oportunidade. O mogno usado na guitarra é o mesmo mogno daqueles móveis que vc compra em qualquer lugar aí?

ChocolateGuitar
Veterano
# ago/05
· votar


prescot_san
eu acho que aquele mogno é aglomerado ou compensado e não uma peça inteiriça
me corrijam sem problemas se for o caso

Angelo Perleps
Veterano
# ago/05
· votar


lorah existem sim muitos guitarristas famosos que usamstrato de mogno, mas não feitas pela Fende a maioria feita por Luthier,
ChocolateGuitar se tem razão, eles não usariam prachão, p/ fazer móveis.

prescot_san
Veterano
# ago/05
· votar


Ah tá, sorte da minha mãe

lorah
Veterano
# ago/05
· votar


mas quais guitarristas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/05
· votar


lorah
Cara, não esquente com o timbre dos outros. MAS COM O SEU.
prescot_san
Sim.
Johnny B Good 3
Correto.
Abç

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


prescot_san
Ah tá, sorte da minha mãe

Huhahahahhaahahha

A alguns meses eu olhava para todos os móveis da casa com intenções malignas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/05
· votar


Fritz_mkvl
Eu consigo madeiras para escala (jacarandá) em brechós e lojas de demolição.
Abç

Johnny B Good 3
Veterano
# ago/05
· votar


aproveitando, Bertola, é necessário que a madeira esteja seca por quantos anos para se fazer uma guitarra? e o Marfim?

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Huhahahahah

Que da hora, é bom que já deve vir bem estável.

lorah
Veterano
# ago/05
· votar


pq vc compra uma strato? Pq sabe o som que vai ter. PQ compra uma LP? Sabe exatamente o que vai vir. Para me preocupar com o meu som tenho que ter influências para saber o que quero. Nunca vi ninguém usar strato em mogno, e acho que ninguém aqui viu pois não sabem 1 guitarrista.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/05
· votar


prescot_san[/b] e Fritz_mkvl[b] - se o móvel for PADRÂO mogno, ele é apenas coberto com uma lâmina de 0,6 mm de mogno, mas existem sim móveis feitos em mogno maçiço e outras madeiras nobres. Para tirar a prova é só olhar para os topos das tábuas para ver se muda o padrão (tem que ter vários pontinhos que representa o corte transversal - corte das fibras).
lorah[/b] - se você não sabe qual o som de uma strato de mogno porque tanto interesse? O som de uma gravação não iria te ajudar em nada, pois tudo depende do guitarrista, da construção da guitarra, dos captadores, dos amps, dos pré-amps, da mesa, dos ajustes da mesa, do estúdio e etc.
Johnny B Good[b]
- o tempo de secagem da madeira depende da madeira, da espessura da prancha (ou outro formato) e como ela foi armazenada. Se você quer um conselho, nunca use madeira seca em estufa, pois elas apenas aparentam estar secas, mas elas empenam com a facilidade de madeira verde.
Normalmente eu compro madeiras em madeireiras, mas escolho as que estiverem mais horríveis (em aparência), cinzentas, jogadas na chuva, encostado no canto, calçando as máquinas antigas e etc.
Sobras de laminação podem ser uma boa opção, pois só assim encontramos madeiras mais nobres e bonitas (jacarandá, pau-ferro boliviano, conduru, rádica de imbuia...) à um custo menos apavorante, mas requerem um cuidado especial, pois elas foram autoclavadas, cozidas, faqueadas, pressionadas e torturadas.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/05
· votar


Iago[/b] - a madeira nacional que mais se aparenta ao mogno, em timbre, coloração, dureza, estabilidade, densidade e etc, é a Swietenia macrophylla King. Conhecida popularmente como Aguano, Araputanga, Cedro-i ou principalmente como MOGNO[b].
É difícil, mas não impossivel de encontrar prancha para vender.
Deve custar por volta de R$ 4mil o metro cúbico.

Espero ter complementado as informações do Maurício Bertola e ajudado.

prescot_san
Veterano
# ago/05
· votar


Fábio Seiji
Deve custar por volta de R$ 4mil o metro cúbico.
Metro cúbico seria 100cmx100cmx100cm? se for, dá pra fazer um monte de guitarras, não dá?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/05
· votar


Fábio Seiji
Concordo totalmente com as suas colocações, e faço o mesmo que vc quando quero comprar madeiras em lojas de demolição.
Abç

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


Fábio Seiji
Eu sei, por isso que os móveis aqui de casa escaparam.

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


Pessoal a sonoridade do pau-ferro se assemelha a de qual madeira?

ToRReSMo
Veterano
# ago/05
· votar


vinnie more usa uma super strato de mogno...a ibanez dele é de mogno...ki alias eu acho a ibanez mais loka ki tem

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/05
· votar


Fritz_mkvl
Ao contrário do que se pensa é aguda.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
· votar


prescot_san
Dá pra fazer muita guitarra, mas vale lembrar que esse é o preço do pranchado bruto. Daí até virar uma guitarra perde-se muita madeira.

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
· votar


Fritz_mkvl
Se vc estiver procurando pau-ferro (Caesalpinia ferrea) opte pelo pau-ferro boliviano (Caesalpinia paraguariense) que é mais dura e muito mais bonita.

lespaulbabilon
Veterano
# out/05
· votar


lorah

Eu uso strato em mogno! heheh

Rafael.Sales
Veterano
# jun/07
· votar


Eu tenho uma strato em mogno. São dois single Kent Armstrong e um Stack da tagima na ponte.
Desligando o captador da ponte, eu acho o timbre muito próximo do timbre característico de strato. Se muda alguma coisa, muda muito pouco.

As Dolphins da época em que o Carlos Assale era presidente da empresa (até 1990) eram feitas em mogno. A guitarra que eu tenho foi feita a partir de uma dessa.

r2s2
Veterano
# jun/07
· votar


Fábio Seiji
a madeira nacional que mais se aparenta ao mogno, em timbre, coloração, dureza, estabilidade, densidade e etc, é a Swietenia macrophylla King. Conhecida popularmente como Aguano, Araputanga, Cedro-i ou principalmente como MOGNO

hahahahahahahaha, esse japa é um comédia.

Michel Top
Veterano
# jun/07
· votar


Fábio Seiji
kkkkkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Algum guitarrista famoso usa Strato em Mogno?