madeiras nobres para guitarra - dicas p compra--> bertola

    Autor Mensagem
    _deep_
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: _deep_


    ola galera,

    estou em manaus de ferias na casa da familia da minha esposa (moro em SP) e estou pensando seriamente em procurar por aqui madeiras nobres para a construcao de uma guitarra, acho q consigo encontrar mogno e jacaranda, entao tenho algumas duvidas e preciso de ajuda, principalmente do bertola q conhece do assunto.

    - quais as medidas que devo procurar??
    corpo - 50mm espessura X 50 largura X 50 comprimento ????
    braco - nao tenho ideia
    no caso de encontrar madeira com largura inferior a 50mm podeira colar duas partes lado a lado sem problemas

    - com relacao ao corte da madeira????
    normalemnte as taboas sao cortadas no sentido da altura da arvore (nao sei o nome correto desse tipo de corte). esse tipo de corte serve para corpo, braco e escala???

    - quais seriam outras madeiras a procurar por aqui e q nao sao facilmente encontradas em SP???
    principalmente jacaranda, o q pode substitui-lo??? ebano, pau ferro, etc??

    - baseado nessas madeiras, mogno para corpo e braco e jacaranda para escala a guitarra seria algo na linha da les paul, meu medo fica por conta da juncao braco/corpo que inicialmente deveria ser colada, entao pergunto.....uma guitarra com essas carateristicas soaria bem com braco parafusado??algum modelo tradicional tem essa juncao??

    - pensei inicialmente num modelo PRS como referencia para o shape do corpo, ja tenho uma les paul....alguma sugestao de outro modelo??sera uma guitarra com ponte fixa.

    - e para o top qual madeira nacional ficaria legal??

    -outras dicas importantes q nao lembrei agora serao bem vindas.


    nao sei ainda se consiguirei compra-las pois o corte é controlado, mesmo assim creio q por aqui eu consiga algo

    abraco

    Alex Vaughan
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    O Bertola tem um tópico só dele (esta no ínicio da página acima).
    À propósito tem uma grande reportagem na guitar Player acho que do meio do ano passado, bem abrangente sobre este assunto.

    DaniloReis
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Cuidado com essas madeiras, verifique a qualidade do mogno, e procure por um cortado à mais tempo, pq a madeira da guitarra precisa ser bem seca. Quanto a escala, melhor seria Jacarandá ou Ébano mesmo, ou se quiser escala clara, maple e marfim.

    Para saber do corte, olhe os veios da tábua, ele precisam estar paralelos à tábua, ou seja, que vc os veja horizontalmente quando a tábua estiver deitada.

    E faça uma PRS mesmo, é bem bonita! Se quiser outros modelos, tem as superstratos Tipo Schecter e Cort EVL k4.

    _deep_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    up

    M4th3us
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Só não compre madeira ilegal ok?

    MMI
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: MMI
    · votar


    _deep_

    Arriscaria dizer que mogno se procurar por aí, vai achar. Jacarandá da bahia (Dalbergia nigra) vai ser mais difícil, não sei. Ébano você vai ter que importar, vem da Africa. Uma madeira que eu tenho muita curiosidade em conhecer em guitarras é o cocobolo (é outra Dalbergia), uma madeira que é mais comum um pouco mais ao norte, especialmente América Central.
    Vou te passar alguns sites para você tomar como referência. Esse site, apesar de ser direcionado para violões, fala das "tonewoods" e como se comportam, muita coisa aí pode ser transferida diretamente para guitarras. Quanto ao corte, aqui fala dos vários tipos de corte e o comportamento. Se quiser, veja esse vídeo onde o Paul Reed Smith fala de tonewoods e brazilian rosewood. Boa sorte aí...

    _deep_
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: _deep_
    · votar


    galera...valeu pelas dicas,

    mas ainda preciso saber do tamanho das taboas.

    qto a legalidade da madeira, creio q se a madeireira esteja vendendo determinada madeira ela tenha a licença necessaria, porem nao irei pedir que me mostrem a documentacao de registro no ibama p comprar um pedaco de madeira de 60 cm

    MMI,
    vou verificar os sites...valeu

    luquinhas12
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    acho que o bertola chega nessa semana ainda

    Prometherion
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    _deep_
    qto a legalidade da madeira, creio q se a madeireira esteja vendendo determinada madeira ela tenha a licença necessaria

    quando os caras anunciam "Pó de 5!" lá no Rio também creio que eles têm permissão pra vender.

    _deep_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    pois e´.....por isso so com o de 10 hahhahahaha

    entao devemos todos pedir a documentacao de importacao e dos impostos pagos pelas lojas antes de comprarmos uma guitarra no mercado nacional?????ou ate quem sabe deixar de compra-las devido a incerteza????

    Sioux
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/224153/

    toty
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    _deep_

    Medidas para as madeiras :
    Corpo: 55 cm x 40 cm x 5 cm
    braço: 85 cm x 10 cm x 3 cm
    escala: 65 cm x 7 cm x 6 mm

    Lembrando que essas medidas provavelmente serviram para fabricar quase todas as guitarras sexceto double neck...

    no caso de encontrar madeira com largura inferior a 50mm podeira colar duas partes lado a lado sem problemas


    Sim , normal...
    - com relacao ao corte da madeira????
    normalemnte as taboas sao cortadas no sentido da altura da arvore (nao sei o nome correto desse tipo de corte). esse tipo de corte serve para corpo, braco e escala???

    Corte Radial, se eu não estiver enganado,
    menor a quantidade de nós e veios na madeira melhor a confecção do braço vai ficar, e evita possiveis rachaduras..

    - baseado nessas madeiras, mogno para corpo e braco e jacaranda para escala a guitarra seria algo na linha da les paul, meu medo fica por conta da juncao braco/corpo que inicialmente deveria ser colada, entao pergunto.....uma guitarra com essas carateristicas soaria bem com braco parafusado??algum modelo tradicional tem essa juncao??


    braço parafusado e colado ou com o corpo interiço tem algumas diferenças, mas o que manda vai ser o capricho de quem está fazendo...
    sobre madeiras, vc pode usar cedro, caixeta, ( madeiras mais baratas que o mogno e com bons resultados)isso pra o corpo.
    braço vc tbm pode usar caixeta...cedro tbm pode ser utilizado para o braço, mas ai já é uma questão meio polemica entre os luthiers...mas...

    Bom espero ter ajudado em algo...
    chama o bertola lá no tópico dele que ele te dara uma força...

    Ant--
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    _deep_

    Para o corpo o padrão da peça bruta costuma ser 55cm x 37cm x 4,7cm (5,0cm é melhor para aparelhar e ficar com os 4,5cm padrão Fender por exemplo). Se for 2 peças coladas lado a lado, 55cm x 18cm x 4,7cm.
    Braço: 75cm x 10cm x 3,5cm para peça única ou 75cm x 10cm x 2,5cm se for usar escala com madeira diferente. No caso a escala pode ser de 1cm de espessura. Isso considerando a madeira bruta, para o luthier poder trabalhar em cima.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    _deep_

    - quais as medidas que devo procurar??
    O maior possível, com 50 mm ou mais de espessura.

    - com relacao ao corte da madeira???? normalemnte as taboas sao cortadas no sentido da altura da arvore (nao sei o nome correto desse tipo de corte). esse tipo de corte serve para corpo, braco e escala???
    Pelo o que eu já vi, o corpo e o braço têm esta construção com os veios da madeira paralelos ao comprimento do braço. Procure umas fotos de guitarras com acabamento natural pra você ter uma idéia. Quanto à escala, não sei se é necessário ter este corte.

    - quais seriam outras madeiras a procurar por aqui e q nao sao facilmente encontradas em SP??? principalmente jacaranda, o q pode substitui-lo??? ebano, pau ferro, etc??
    Procure madeiras como embuia, cedro, marfim... dê uma olhada nas madeiras utilizadas pela Tagima, pelo Zaganin, são quase todas nacionais. Quano à madeira para a escala, é jacarandá (vulgo rosewood), ébano ($$$$$$) ou marfim (caso seja escala clara).

    - baseado nessas madeiras, mogno para corpo e braco e jacaranda para escala a guitarra seria algo na linha da les paul, meu medo fica por conta da juncao braco/corpo que inicialmente deveria ser colada, entao pergunto.....uma guitarra com essas carateristicas soaria bem com braco parafusado??algum modelo tradicional tem essa juncao??
    Creio que a diferença entre a construção aparafusada ou colada ocorrerá só na sustentação do som. Não sei se há PRSs com braço aparafusado.

    - pensei inicialmente num modelo PRS como referencia para o shape do corpo, ja tenho uma les paul....alguma sugestao de outro modelo??sera uma guitarra com ponte fixa.
    Aí vai da criatividade. Outros shapes legais que eu acho são as Music Man Axis (ou Peavey EVH), Ibanez S...

    - e para o top qual madeira nacional ficaria legal??
    Se eu não me engano, muitos luthiers usam embuia. O negócio é fuçar sites de luthiers e ver o que eles usam.

    PS.: Será que você consegue achar mogno no Brasil? Não sei não, mas tenho muitas dúvidas sobre a disponibilidade desta madeira na Amazônia.

    _deep_
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: _deep_
    · votar


    galera valeu pelas dicas ...foram mto uteis.

    so p esclarecer, vou comprar madeiras nobres ou nada, quero aproveitar q por aqui a disponibilidade é bem maior, cedro e outros eu compraria direto em SP.

    erico.ascencao
    tem mogno sim, com certeza absoluta...o meu sogro é despachante aduaneiro e me falou q acabou de tratar de um frete de um navio inteiro carregado de mogno 100% legalizado.

    GustGuitar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    pq nao comprar madeira ilegal?
    Porque é ilegal porra!

    Daniel_MV
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    E ai comprou a madeira? Quanto saiu?

    To pensando em comprar uma prancha para deixar secando (mais) em casa, enquanto vou comprando uma peça aqui, outra ali, para daqui um tempo construir ou mandar construir uma guitarra e pagar menos por já ter as peças e a madeira, sendo no caso só a mão de obra.

    abs

    Otaniel
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    me passa um site ae gente que venda madeiras pela net ...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Otaniel
    Cara, se eu não me engano na Guitar Fetish tem bons corpos e braços de guitarra pra vender.

    Mas sério, se tu for as peças de madeira pra cortar mesmo eu aconselharia a você ver a madeira antes de comprar, é muito melhor você poder escolher a madeira pegando nela vendo sua textura e detalhes do que comprar ás cegas.

    buddy guy
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Otaniel


    Ow,não carece vc upar 2,3 tópicos para pedir explicações "sobre pau",não.Upa um só e pergunta só nele!!!

    bgdaniel
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Porra..eu procuro procuro e não acho NADA!

    os topicos antigos são de quase 2006 e os sites referidos já neme stão mais on line..

    aqui em são carlos tá foda.

    Ninguem conhece um site nacional..ou algum luthier que venda peças "semi" prontas com no exterior??
    abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a madeiras nobres para guitarra - dicas p compra--> bertola