Madeiras da guitarra,explicaçoes por favor

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    Foukez
    Veterano
    # mai/07


    1°Queria saber qual a diferença entre madeiras tipo Alder,Cedro,jacaranda,Basseood,Ash(essas são pro corpo certo?)
    2°Todos os Luthier do brasil tem acessos a essas madeiras?
    3°Quais as madeiras que podem constituir o braço e as escalas?

    Braço maple e mogno,escala:rosewood

    4°uma escala pode ser por exemplo de cedro e as escalas de ash?

    5°pode uma guita ser de 1 madeira soh,tipo corpo braço e escala de Jacaranda?

    6°As guitarras tem geralmente 2 madeiras,maple e rosewood,tem guita com braço soh de mapple

    eu sei que o texto nao ta bem formulado,mas to com moh pressa

    Vlw ae

    r2s2
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: r2s2
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    Vou colar um post aqui, tirado de um dos links que surgiram no fim do seu tópico:

    Jeff King
    Fale pessoal! Depois de postar a teoria alienigina "Steve-Satrianica", vou postar algo útil =).
    A seguir as diferenças entre as madeiras mais utilizadas em guitarras.
    Baseado nas colunas do luthier [url=null]null[/url]
    Rafael Gimenez, e do site da Playtech. Espero ajudar quem precise. Valeu!



    Construção de uma guitarra Características das madeiras e diferenças entre as marcas

    Muito se fala e comenta, mas poucos músicos conhecem. O assunto tratado aqui são as madeiras utilizadas na construção de guitarras. Aos olhos de um iniciante, a madeira tem um papel pouco ou nada importante na hora de escolher um instrumento. Isto é um grande equívoco, pois não apenas a madeira em si, mas todo o processo que a envolve acaba sendo fundamental na sonoridade. Neste breve texto vamos tentar esclarecer um pouco mais este assunto.

    Fender e Gibson foram as duas marcas que estabeleceram os padrões que permanecem até hoje no que diz respeito à construção de uma guitarra. Quase todas as fábricas posteriores a Gibson e a Fender seguem seus padrões de construção e utilização de madeiras, com pequenas variações. Vamos comentar as principais madeiras utilizadas na construção das guitarras Fender e Gibson.

    A Fender utilizava e ainda continua utilizando o Maple como principal madeira para a construção do braço. Esta é a parte mais crítica na construção de uma guitarra, pois o braço sofre toda a tensão exercida pelas cordas e o Maple parece ser ideal por sua excelente estabilidade e ótima densidade. A mesma madeira costumava ser utilizada na escala sendo algumas vezes substituída Rosewood ou pelo Jacarandá da Bahia. Hoje dificilmente encontramos o Jacarandá da Bahia na construção de guitarras, pois desde 1969 o governo brasileiro proibiu a exportação desta madeira como medida de preservação do meio ambiente. No corpo da Fender normalmente são encontradas as madeiras americanas Alder ou Ash. O Alder tem como característica sonora um som mais aveludado com grave bastante profundo. O Ash é uma das madeiras mais pesadas com médio-agudo bem definido e aberto.

    Já a Gibson costuma utilizar braço em Mogno,uma madeira extremamente pesada originária principalmente da América do Sul. O Brasil é uma das grandes fontes de mogno no mundo, porém sua exportação é controlada pelo governo brasileiro o que acaba aumentando o preço da madeira e, conseqüentemente, da guitarra . Na escala, assim como a Fender, a Gibson também costuma utilizar o Jacarandá da Bahia na maioria das suas guitarras. Com a exportação proibida, a Gibson substitui o Jacarandá pelo Rosewood e pelo Ébano que dão a tonalidade escura característica dos braços Gibson. No corpo é utilizado o Maple, bastante estável como comentado anteriormente. Normalmente é encontrada uma camada (Top) no corpo utilizando alguma variação do Maple como o Flame Maple, o Bird's Eye entre outros para um acabamento mais "estético". A combinação entre o Mogno e o Maple confere um timbre diferenciado a Gibson.

    Com a expansão do mercado de guitarras, novas marcas foram surgindo. O mercado começou a ser inundado por guitarras de valor mais acessível. As fábricas procuraram substituir madeiras caras e raras por outras mais baratas e fáceis de encontrar o que acaba refletindo no preço final do instrumento tornando-o mais atraente ao público menos exigente. Algumas utilizam Maple Asiático ou Europeu no braço como variação do Maple Norte Americano ou Sul Canadense. As características sonoras são praticamente as mesmas, a grande diferença é apenas estética. Outra madeira também utilizada é o Nato, porém é mais comum encontrar o Nato na fabricação de violões por ser uma madeira muito leve. O mesmo Maple Norte Americano também é utilizado na escala. Em alguns casos a escolha é feita pelo Rosewood ou também pelo Nato. O corpo pode ser feito de madeiras mais simples como o Poplar, o Basswood, o Plywood ou ainda o Cedro. Apesar de serem madeiras mais simples, elas substituem o Alder ou o Ash à altura.

    A escolha da madeira é essencial na construção de uma guitarra, porém isto é apenas um dos fatores que influenciam no resultado final de um instrumento. O corte da madeira também exerce grande influência na sonoridade e, é claro, no preço. Algumas fábricas buscam otimizar a utilização da madeira com cortes que aproveitam melhor o tronco ao invés de priorizar o timbre. Estas fábricas normalmente constroem suas guitarras com o braço parafusado no corpo, facilitando a construção. Perde-se sustain, mas ganha-se no custo final.

    Como último comentário, vale dizer que este pequeno texto é apenas um guia para que você conheça um pouco mais sobre as madeiras e suas utilizações. Gostaríamos de lembrar que a construção de uma guitarra possui diversas características que não foram abordadas aqui e que são essenciais na qualidade do instrumento como a captação, as pontes, tarraxas entre outras. O que vale é a sua opinião!

    Veja onde são encontradas as madeiras mais utilizadas na fabricação de guitarras.

    ALDER:
    Cresce em Washington , Oregon e Norte da Califórnia. Utilizada também para substituir Birch e Cherry. Possui característica de freqüências média. É usada nos corpos de algumas guitarras, com cores sólidas, como Fender e G&L;

    ASH:
    Cresce nos Estados do Atlântico Sul e no Vale do Mississipi. Curiosidade: é muito utilizada para fabricação de tacos de baseball. Trabalha numa gama de freqüências de médias/graves. Também bastante usada em algumas guitarras Fender, G&L e em muitas guitarras japonesas;

    BASSWOOD:
    Também conhecido como Lindenwood, Limewood. Cresce na Europa e na região dos Grandes Lagos.

    BIRCH:
    Comum em Ohio e no Vale do Mississipi.

    CEDRO:
    Bastante abundante, o Cedro cresce desde o Oeste da Nova Escócia até a região de Dakota (do Sul e do Norte) e daí para o sul do hemisfério até a região do Golfo e da América do Sul. Trabalha com frequências médias/graves. Usadas na maioria das guitarras Tagima tanto com Marfim como Rosewood.

    MARFIM:
    Substitui o Maple na fabricação de braços. Caracteriza-se como um bom braço por trabalhar com frequências médias/graves. É mais usado em guitarras nacionais como Tagima. Essas guitarras, geralmente possuem corpo de Mogno, Marupá ou Cedro, com braço e escala de Marfim ou braço em Marfim e escala em Rosewood;

    ROSEWOOD:
    Muito usada nas escalas das guitarras. Existem a Indian Rosewood e a Brasilian Rosewood (mais conhecida como Jacarandá Baiano). É usada para braço colado, aparafusado e inteiriço;

    EBONY:
    Madeira encontrada na África; pesa em torno de 45 - 70 libras por pé cúbico. Também é utilizada em teclas de piano

    MAHOGANY DE HONDURAS:
    Esta é a verdadeira Mahogany. Conhecida como "Mahogany Tropical", ela cresce na América Central e do Sul.

    MAHOGANY DA FILIPINA:
    Cresce na Filipina e é conhecida como "Red Lauan". Não é considerada uma madeira Mahogany verdadeira. Trabalha com freqüências médias/graves. É usada em algumas Washburn, Ibanez, Shecter e Gibson, na maioria das vezes casando com uma escala de Rosewood. Tem um bom desempenho com braço colado;

    MAPLE:
    Também conhecida como "Hard Rock Maple", esta madeira cresce na Nova Inglaterra e nos estados em volta da região dos Grandes Lagos. Curiosidade: por sua resistência ela é utilizada na fabricação de pinos utilizados no jogo de boliche. Trabalha com freqüências agudas e com pouco sustain, proporciona bastante definição. Muito usada em braços e escalas e, pelo timbre quente, também em guitarras de rock. É encontrada em guitarras Epiphone e Gibson, algumas Ibanez e nos braços Fender;

    OAK:
    Cresce no Sul do Canadá e na parte nordeste dos Estados Unidos.

    ROSEWOOD BRASILEIRO:
    Cresce nas Florestas do Brasil e sua exportação é ilegal.

    ROSEWOOD INDIANO:
    Cresce na India e é muito utilizada na fabricação de móveis finos.

    ROSEWOOD HONDURAS:
    Assim como a maioria o Resewood de Honduras é uma madeira muito dura.

    ROSEWOOD DE HONG KONG:
    Também conhecida como "Burma Padauk".

    ROSEWOOD MEXICANO:
    Conhecida como "Bocote". Dura e oleosa.

    O acabamento em escalas dá-se apenas quando as mesmas são fabricadas em Marfim ou Maple, e podem ser do tipo:

    - Selado ou encerado: timbre seco e sem brilho, som mais aveludado com ataque;

    - Envernizado: timbre brilhante e pouco sustain, boa definição.

    MAS NÃO ESQUEÇA!
    Cada fabricante combina as madeiras de acordo com o timbre e as característica que ele deseja.

    Caso queira mandar fazer um braço ou uma guitarra, consulte seu luthier de confiança e pesquise bastante para não se arrepender depois.

    Como seria bom termos os timbres usados por nossos idolos. Mas a coisa não é assim tão simples. Até se chegar ao som final, várias outras coisas estão envolvidas, como pedais, amplificadores, madeira, captadores, afinação, cabos, palhetas, etc.

    Na hora de adquirir o seu equipamento procure as freqüências e timbres que mais o agradem, lembrando sempre que versatilidade é importante para que você possa tocar estilos diferentes. A ergonometria do instrumento também é muito importante, devemos observar seu desenho, formatos do braço e do corpo, além do custo benefício. Uma dica: se estiver com pouca grana adquira um equipamento nacional e procure seu timbre ideal, pois assim encontrará a sua personalidade musical e se tornará um músico com conteúdo.

    Sendo assim, destaco: insista com o vendedor para testar o equipamento e pesquise bem antes de adquirí-lo.

    Espero ter ajudado, ;D

    Abrãços!

    Foukez
    Veterano
    # mai/07
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    Ae valeu r2s2,li o texto e curti pra caramba,voce responde minha 1° e 3° pergunta,agora vo espera pra ver se respomdem as outras

    silvio_rp
    Veterano
    # mai/07
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    2°Todos os Luthier do brasil tem acessos a essas madeiras?

    Ter acesso até tem, mas alguemas nao valem a pena pois temos substitutas tao boas quanto a preços mais acessiveis. O Brasil é o paraíso das madeiras!

    4°uma escala pode ser por exemplo de cedro e as escalas de ash?

    Não consegui entender essa pergunta.

    5°pode uma guita ser de 1 madeira soh,tipo corpo braço e escala de Jacaranda?

    Depende da madeira em questao. Existem guitarras com corpo e braço em mogno, por exemplo, mas sempre vejo essas com escala em rosewood ou ébano. Tem que se analisar se a mesma madeira se encaixa bem timbristicamente para o corpo e braço e tambem no quesito resistencia, pois o braço fica sobre constante tensão por causa das cordas.

    6°As guitarras tem geralmente 2 madeiras,maple e rosewood,tem guita com braço soh de mapple
    Os braços, voce quis dizer neh?
    Existem varias stratos no mercado com braço todo em maple, soh pra citar um exemplo.

    alfredmad
    Veterano
    # mai/07
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    Foukez

    Antes de responder é importante frisar q ñ exite regras falando sobre madeira só p/ corpo ou madeira só para braço e/ou escala. Isso vai depender da sonoridade que vc quer obter, da disponibilidade da madeira, do peso final do instrumento, e do principal: DINHEIRO disponivel.

    Obs: o texto eu peguei do link: http://www.cifraclub.com.br/aprenda/tutoriais/6-guitarra/ww-madeira- p0.html

    1°Queria saber qual a diferença entre madeiras tipo Alder,Cedro,jacaranda,Basseood,Ash(essas são pro corpo certo?)

    Espruce (spruce): embora não tão bonita quanto Bordo (maple), é a vencedora de todos os tempos para o tampo de violões "flat top" (tampo plano). Espruce é leve e tem veio apertado. Isto faz com que a madeira, quando corretamente cortada, vibre de maneira muito semelhante a um cone de alto-falante. Melhor ainda, com o passar dos anos, a seiva escondida nos veios seca gradualmente e cristaliza-se, acentuando ainda mais o brilho e qualidade de resonância da madeira. Espruce "engleman" é a preferida para tampos de violão.

    Jacarandá (rosewood): esta madeira, principalmente o Jacarandá Brasileiro, tem-se tornado o padrão de qualidade máxima para traseiras e laterais de violões acústicos. Denso e de aparência maravilhosa, jacarandá proporciona um grave cheio, ótima "mordida" em tons de pico e um distinto médio "quase piano" ao timbre. Enquanto o jacarandá é obviamente perfeito também para escalas, fabricantes tem tido várias limitações para o seu uso em outras partes de guitarras elétricas de corpo sólido. As guitarras ficam muito pesadas, com timbre demasiadamente brilhante e/ou com preço proibitivo. Isto porque a madeira é rara e muito cara. Além desses problemas, a sua porosidade natural requer uma quantidade enorme de selador (e consequentemente mão-de-obra de acabamento) antes da laqueação ou pintura.

    Mogno (mahogany): o mogno tornou-se popular para violões pela sua beleza e por ser bem mais barato. Um exemplo? nquanto o "top de linha" Martin D-28 tem traseira e laterais em jacarandá, seu "primo pobre", o Martin D-18 usa mogno; de resto, são idênticos. O uso do mogno proporciona um timbre mais "sala de estar" ao violão. Em outras palavras, o som é estridente, e não brilhante. Não tem uma sonoridade "potente", mas tem sua característica própria - que agradou, inclusive, aos Beatles, em suas primeiras gravações, quando utilizavam Gibson acústicas de construção em mogno. Indo mais longe, até as elétricas de corpo sólido, pode-se construir uma guitarra inteira somente com mogno (exceto a escala). O timbre em elétricas é marcado pelo som morno, repleto de frequências de baixas a médias.

    Amieiro (alder): amieiro é o material clássico usado no corpo das Stratocaster (embora os primeiros modelos tivessem corpo em freixo). O amieiro é de fácil manuseio na fabricação, porque independe do uso de muita seladora. Tem como característica um som cheio e encorpado, mas não chega a ter a "mordida" do freixo. Segundo Fritz, o amieiro é o Chevrolet das madeiras densas (para nós no Brasil, seria o Fusca...). É também muito utilizada nas semi-acústicas.

    Freixo (ash): estridente, porosa e pesada seriam as palavras ideais para descrever o freixo, o ingrediente clássico do timbre Telecaster.

    Bordo (maple): os principais usos desta madeira são na cosntrução de braços e como "capa" em guitarras elétricas. O bordo é extremamente denso e duro. Ao mesmo tempo que é ideal para suportar o stress da tensão das cordas como braço, é pesada e muito brilhante para servir como corpo em guitarras sólidas. As Les Paul STD usam a "capa" de bordo para dar um brilho ao som morno do corpo em mogno. A "capa" de bordo pode ser ainda trabalhada de modo a "desenhar" de maneira extraordinariamente bonita o corpo do instrumento, já que os padrões dos veios, cortados de maneira artística, ao serem preenchidos com os mais diversos processos de acabamento disponíveis são enfatizados. Vide as PRS de Carlos Santana ou as Gibson Les Paul Flamed Maple. O bordo pode ser também utilizado em fundo ou laterais de violões, mas não com tanta frequência como jacarandá ou mogno.

    Ébano (ebony): quando não usado em pianos, é um ótimo material para escalas. É uma madeira extremamente forte, brilhante e durável. O ébano do Gabão, vindo somente desta província na África, é o preferido, por sua cor pura e profundamente negra. O ébano Macassar é, porém, o mais utilizado, por ser muito mais barato - mas possui veios na cor marrom. Por isso, é frequentemente "tingido" para se passar pelo outro...

    Nogueira (walnut): a nogueira é uma ótima alternativa para o mogno. É forte, tem timbre morno e é naturalmente bonita. Funciona bem em corpo de guitarras sólidas, e fundo e lateral de acústicas. Se cortado apropriadamente ( perpendicular ao crescimento anual da árvore ou uma fatia abaixo do centro do tronco ), é estável o bastante para ser utilizada até em construção de braços.

    Cedro (cedar): o cedro é uma das poucas alternativas para substituir espruce na confecção de tampos planos em violões. Tem brilho, leveza, e a cor vermelho profundo adiciona um "look" diferenciado ao instrumento - além do quê, você nunca mais terá traças na sua case...

    Madeiras "alternativas": as "madeiras alternativas" mais comuns são "purple heart", pau-ferro, "wenge" e "bubinka", que vem encontrando seu lugar na construção de instrumentos de corpo sólido. Estranhamente, elas tem sido usadas com maior frequência por fabricantes de baixos (que são muito mais aventureiros do que os tradicionais conterrâneos guitarreiros). Basicamente, estas madeiras são marcadas por sua força, densidade, e por sua especial utilidade quando multiplamente laminadas (combinadas) em construções do tipo neck-trough-body (braço inteiriço ao corpo). O resultado é um instrumento com incrível sustain e estabilidade. Tanto é que elas vêm ganhando espaço até em alguns modelos de fabricantes conceituados.

    Além das madeiras acima, existem milhares de outros tipos que são ou foram experimentadas com qualidades e defeitos na construção de instrumentos, já que constantes experiências vêm sendo feitas neste sentido por um motivo óbvio: o suprimento de madeira mundial está cada vez mais limitado, e o uso das madeiras tradicionais, de características já conhecidas e testadas através dos anos, tem em contrapartida o elevado preço final do instrumento de qualidade.

    2°Todos os Luthier do brasil tem acessos a essas madeiras?
    Não, algumas madeiras ñ são comuns aqui no Brasil como Quilt Maple ou Birdeyes Maple (qualquer tipo de Maple é bem dificil de encontrar no Brasil), e para consegui-las só com importação mesmo, então só os luthieres de maior porte têm estas madeiras. E muitos luthieres não constroem instrumentos, só fazem regulagens.

    3°Quais as madeiras que podem constituir o braço e as escalas?
    Mais uma vez afirmo, vai depender da sonoridade que vc quer obter, da disponibilidade da madeira, do peso final do instrumento, e do DINHEIRO disponivel. As três madeiras mais usadas são:

    Braço: Mogno, Maple e Marfim (versão brasileira de Maple, com sonoridade bem parecida ou melhor, e aparência de Plain Maple);

    Escala: Maple, Rosewood (Jacarandá, o Brazilian Rosewood é considerada uma das melhores madeiras para escala e proporcionou até uma série de guitarras da PRS) e Marfim, há tb o Ébano.

    4°uma escala pode ser por exemplo de cedro e as escalas de ash?
    Nunca vi uma guitarrra com um braço assim, mas se esta for a sonoridade que voce deseja alcançar. Obs: o timbre vai ficar bem estridente, veja as caracteristas acima.

    5°pode uma guita ser de 1 madeira soh,tipo corpo braço e escala de Jacaranda?
    Bom, uma guitarra toda de Jacarandá você só vai conseguir sendo filho do Bill Gates ou outro bilhonário, porque o preço... Mas nada impede que um instrumento seja de uma só madeira, as Gibson Les Paul possuem corpo e braço de Mahogany (Mogno) e só a escala de rosewood.

    6°As guitarras tem geralmente 2 madeiras,maple e rosewood,tem guita com braço soh de mapple
    É bastante comum braços da mesma madeira e/ou onepiece (braço e escala de um mesmo pedaço de madeira). De Maple pode ser:
    - PlainMaple como a Fender que o Hendrix e o Malmsteen usam;
    - BirdeyesMaple como as Peavey Wolfgang
    - FlameMaple como a signature do Eric Jonhson
    - QuiltMaple nunca vi uma guitarra com um braço desse, mas quem sabe?

    Espero que tenha ajudado, até!

    alfredmad
    Veterano
    # mai/07
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    Demorei tanto para escrever q quando postei já tinha uma porrada de respostas. :D

    huahuahauhauhauhauhauhauahuahuahuahuahuah

    DaNiLo SE
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: DaNiLo SE
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    Foukez


    Tem um detalhe que muita gente esquece na hora de fabricar uma guitarra e que é de extrema importância. O processo de construção e o tratamento que é dado à madeira durante todo esse processo é muito importante. Um bom exemplo disso são as guitarras Gibson e PRS. Ambas ainda mantêm um certo padrão de construção artesanal e ambas trabalham com o mesmo tipo de madeira (Mahogany, Maple, Swamp Ash, Ebony, Rosewood e Jacarandá da Bahia). Essas madeiras são madeiras raras e conseqüentemente muito caras, porém, não é só isso que faz com que essas guitarras sejam bastante caras. Além do custo da mão de obra e as peças de excelente qualidade o acabamento e o tratamento que a madeira sofre tb interferem muito mo preço final do instrumento. A Gibson mantém suas madeiras em estufas durante 20 anos pelo menos. Alguns modelos têm madeiras que ficaram na estufa por mais de 50 anos! E esse processo de secagem da madeira interfere e muito no som do instrumento! Geralmente guitarras fabricadas por Luthiers e Guitarras mais baratas têm madeiras tratadas com produtos químicos e ficam pouco tempo na estufa. Dia a qualidade inferior do som.
    Mais se a sua ideia é construir uma guitarra vá em frente! É só arrumar um bom Luthier.
    Eu mesmo já tive uma guitarra de Luthier e tive bons resultados com ela. Ela tinha Corpo de Raiz de Cedro, braço de Cetim Amarelo e escala de Jacarandá da Bahia. Botei tarrachas groover, ponte Wilkinson e captadores Seymour Duncan JB na Ponte e um Kent Armistrong no braço. Não ficou uma Gibson ou uma PRS mais dava pau em muita Ibanez e Epiphones que tem por ai.

    kiki
    Moderador
    # mai/07
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    alfredmad
    legal dessa lista é que dá os nomes em ingles e em portugues, coisa que dá confusão sempre.

    tom_delonge182
    Veterano
    # mai/07
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    belo topico!!!
    em casa vou ler tudo

    GuitarHome
    Veterano
    # mai/07
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    r2s2
    Que teoria é essa Steve-Satrianica?
    Passa o tópico ae =)

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: TheChaosSpirit
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    . O mesmo Maple Norte Americano também é utilizado na escala. Em alguns casos a escolha é feita pelo Rosewood ou também pelo Nato. O corpo pode ser feito de madeiras mais simples como o Poplar, o Basswood, o Plywood ou ainda o Cedro. Apesar de serem madeiras mais simples, elas substituem o Alder ou o Ash à altura.

    Plywood = compensado

    LOL veja o que você escreveu isso nao tem qualidade


    Basswood é entre mogno e alder é som unico fechado , velado e com medios

    Poplar tem som parecidissimo com alder tanto que era uma das favoritas do leo fender

    Cedro nem ferrando que tem som de Alder , Cedro é cedro
    é som Lindo bem cheio de medios e quente com um pouco de agudos

    Freijo , Som tipico de um Oak , ou seja agudos como Ash mas nao identico se quer agudos tipicos Tele ta ai uma boa pedida

    Tauari , irmão do alder porem som mais quente e tem mais graves mas são parecidos

    Alder , Som Strato Classico vem dessa madeira

    Ash , Som classico da Telecaster , Evh Queria uma Strato mais algumas e fez primeira Frankstrat de Ash e curtiu a idea , a fender curtiu tambem e tem uma linha Ash strat que é cara para dedeu

    temos varias outras madeiras
    gostaria de testar como cerejeira ... ainda vou ter uma guitarra com shape de cerejeira



    Escalas :


    Tradicionais

    Mapple e mapple , Primeiras scalas de strato erão assim som agudo com um pouco de medios

    Mapple e Jacaranda da Bahia ( American Rosewood) , raras hoje em dia som bem agudo e toque macil escalas de

    Mapple e Jacaranda Africano (african Rosewood) , de hoje em dia um otimo substituto , pegada macia e confortavel som agudo


    Flammed mapple e Birds eye mapple nunca vi em lojas por tanto nunca testei

    Mapple e Ebony tambem não

    Mogno e jacaranda , tipico les pauls é muito muito confortavel
    Mogno e Ebony , vi apenas uma Gibson assim foi braço gibson mais confortavel que ja toquei


    Nossas :

    Marfim e marfim , marfim som muito bom perfeito para substituir o mapple mas lembre-se marfim não é mapple não mesmo

    Marfim e Pau Ferro , acho essa madeira porosa demais eu não gosto

    Marfim e Ipê , o famoso substituto do ebano , muito confortavel som agudo boa opção

    Marfim e Ebano , MUITO CONFORTAVEL é meu estilo favorito de neck

    silvio_rp
    Veterano
    # mai/07
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    Cedro eh um parente distante do mogno. Tem lá suas diferenças, claro, mas tb suas semelhanças.

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # mai/07
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    Cedro eh um parente distante do mogno. Tem lá suas diferenças, claro, mas tb suas semelhanças.

    lá fora o cedro também é usado como "mogno"
    na verdade toda madeira de aparencia similar e densidade não muito diferente é usada como substituta

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # mai/07
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    Jacaranda da Bahia ( American Rosewood)

    brazilian né po
    heuhue

    Jacaranda Africano (african Rosewood)

    indiano na verdade, embora existam espécies africanas
    o ébano que é africano

    Ricardo Thom
    Veterano
    # jun/07
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    Meu Pai e Eu estamos fazendo uma Guitarra. É uma cópia de uma Mosrite Gospel Mark IV 1960. Nós usamos as seguintes madeiras:
    * Corpo: Mogno;
    * Braço: Marfim;
    * Escala: Guaribu Preto (também conhecido como "Jacarandá Preto de Espinho");
    Está ficando excelente, essas madeiras são muito boas. Um fator que interfere também é a idade da madeira (há quando tempo ela foi cortada), as madeiras mais velhas ficam mais secas e dão menos problemas. O Guaribu Preto que usamos na escala foi cortado em 1979, ficou perfeito! Essa madeira é muito boa mesmo, recomendo a quem puder encontrar que a use para escalas, pois além de ótima ela é linda. Espero ter ajudado.

    Otaniel
    Veterano
    # jun/11
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    rapaziada....
    to na captura do cedro .. mas ta dificil heim ... alguem tem ideia onde encontrar no brasil?

    jacaranda tambem .. nao encontrei também.
    ah ... se alguem me puder passar as medidas certas para das chapas para guitarra e expessura ... to tendo dificuldade de compra neste sentido .. pois as que adquiri sempre tem vindo com medidas diferentes... abraço a todos... otaniel

    Otaniel
    Veterano
    # jun/11
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    Cedro eh

    intaun... .mano ... ta dificil achar essa madeira heim mano ... tem ideia de como adquirir esta madeira ? se tiver uma dica passa ae.

    buddy guy
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: buddy guy
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    Otaniel
    rapaziada....
    to na captura do cedro .. mas ta dificil heim ... alguem tem ideia onde encontrar no brasil?

    jacaranda tambem .. nao encontrei também.
    ah ... se alguem me puder passar as medidas certas para das chapas para guitarra e expessura ... to tendo dificuldade de compra neste sentido .. pois as que adquiri sempre tem vindo com medidas diferentes... abraço a todos... otaniel



    O canal é descolar luthier que trampe com madeiras de demolição.Daí acho mais fácil encontrar.Pois jacarandá(proibido corte).Daí,tem que apelar para madeiras que já foram utilizadas anteriormente(no que acho muito boa idéia,pois descola madeira bem velha,mesmo).Facilitando o fábrico de um instrumento de qualidade,por conta da madeira estar bem seca.

    murilo97
    Veterano
    # jun/11
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    da pra usar madeira dos barracos demolidos huahau
    madeira velha, seca....
    isso ae hauahau

    Kil_mister
    Veterano
    # out/11
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    alguem pode me dizer se "poplar" é uma boa madeira??

    Jinkxs
    Veterano
    # out/11
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    Kil_mister

    Cara, comentário do Maurício Bertola em outro tópico sobre esse assunto.... colo aqui:

    Poplar é uma madeira do hemisfério norte cujo nome em português (de Portugal) é choupo. Não existe desta madeira no hemisfério Sul, o que temos equivalente aqui é o Marupá, que possui quase as mesmas características tonais e é a madeira usada pela Tagima. É uma madeira de baixa densidade, com timbragem médio-aguda. Se bem sêca, cortada e sem emendas é uma boa madeira (claro que existem melhores!).
    Abç


    O link pro referido tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/55989/

    Melhor que criar tópico novo é upar tópicos antigos e dar continuidade no assunto. +1 pra ti. Melhor ainda é usar a busca antes de upar tópicos. -2 pra ti.

    mr.floyd
    Veterano
    # out/11
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    pessoal por quanto mais ou menos eu consigo um pedaço de madeira tipo cedro que de pra construir o corpo de uma fly v ??

    quanto mais ou menos? uns 50reais?

    Kil_mister
    Veterano
    # out/11
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    Jinkxs

    na verdade queria saber se essa madeira é de boa qualidade ou de má qualidade, e se a durabilidade dela é boa. (apenas um sim ou não, e porque)

    e não as suas caracteristicas. por isso quando eu não entendo muito do assunto eu pergunto.

    AAHH e eu usei a busca so não encontrei a resposta que eu queria.

    kiki
    Moderador
    # out/11
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    Kil_mister
    mas tá certo, é isso mesmo: buscou e nao achou resposta, usa um dos topicos que for mais proximo da sua duvida.

    pra ter uma resposta mais precisa, pergunte no topico de luthieria do bertola.

    mr.floyd
    pessoal por quanto mais ou menos eu consigo um pedaço de madeira tipo cedro que de pra construir o corpo de uma fly v ??
    quanto mais ou menos? uns 50reais?

    acho que consegue sim por uns 50

    que eu me lembre, paguei uns 35 reais pra comprar cedro pro corpo, pau-marfim pro braço e mais uma ripinha de ipê (praquela tira do tensor atras do braço da tele).

    a madeira mesmo não é cara (se for madeira brasileira).

    MMI
    Veterano
    # out/11
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    kiki

    a madeira mesmo não é cara (se for madeira brasileira).


    Depende, se escolher jacarandá da bahia, por esse preço só consegue madeira para a tampinha do tensor.



    Só para acrescentar no tópico de uma madeira que ninguém falou...

    KOA

    É uma madeira mais escura, pode ser figurada como o maple, formando um "flamed". É uma havaiana, alguns fabricantes tem usado (especialmente em séries especiais), como Fender, Dean, Takamine, Washburn, Taylor e Gibson entre outros, é tradicional em ukuleles. Além da beleza, as características sonoras são parecidas com o mogno, mas tende a acentuar um pouco mais os médios.

    kiki
    Moderador
    # out/11
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    MMI
    Depende, se escolher jacarandá da bahia, por esse preço só consegue madeira para a tampinha do tensor.
    mas ce ta louco de mandar fazer uma guitarra inteira de uma madeira dessas ne?

    MMI
    Veterano
    # out/11
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    kiki

    Não... hehehehe
    Há 2 meses um violão bem antigo de nylon do meu irmão quebrou o cavalete. E era exatamente essa madeira que ele era feito, um amigo meu luthier refez a peça de jacarandá da bahia. O preço da pecinha de madeira foi 70 reais (uns 100 anos pelo menos), eu vi a nota. Ele nem cobra a mão de obra de mim. Essa madeira é muito cara!
    Guitarra inteira dessa madeira nem pensar, mas ainda é bem comum escala dessa madeira ou violões com fundo de jacarandá, luthiers brasileiros ainda tem. Eu tenho uma PRS que o braço inteiro é de jacarandá da bahia também. São instrumentos muito bons e que valem muito o investimento, a tendência é valorizar muito. Como falam aqui no fórum, "excelente custo-benefício", se for pensar que se pode usar uns 10 anos ou mais e depois vender por mais de 5 vezes o valor que se pagou. Por isso que eu disse, depende do que se vai querer, a madeira pode ficar bem cara e bem além do valor citado.

    Abç

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