Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
condor.guitar
Veterano
# mar/10 · Editado por: condor.guitar
· votar


Excelion
intaum ele será splintado tambem o intruder,ele seria como dito para minha segunda guitarra,minha 1`ª é uma condor CF-1 com captadores Kent armstrong splintada(defasada) essa eu irei usar para tocar coisas mais leve pq ela tem microafinação naum poderei mexer na afinação, e a shelter q será para colocar os intruder para fazer uma copia da guitarra do blink,eu usarei para sons mais pesados e usar outras afinações

Fotos da condor FC-1

quero deixar a guitarra nesse jeito só mudará um pouko a cor

guitarra tom delonge


Fotos da Shelter sendo restaurada

intaum eu num curto coisas do tipo vintage clapton como vc citou rsr gosto de coisas mais pesadas como metal core,new metal coisas do tipo(slipknot,korn,bullet for my valentine,savant inc,antidemon,confronto),metallica num curto nao kk num gosto de heavy metal kkk

Mamedio
Veterano
# mar/10
· votar


Fala Bertola blza?me fala o seguinte, numa uma strato assim: 3 singles Lace sensor gold U.S.A, corpo em Basswood, braço e escla maple, ponte Winkinson, coreana. Vale a pena buscar um corpo em Alder e conseguir um bom luthier pra por???

Tenshi
Veterano
# mar/10
· votar


Então, sou leigo quanto a guitarras e estou pensando em começar a aprender. Queria saber qual seria a melhor guitarra para começar, preço em média de 300 reais... e, ah, quero aprender para tocar músicas do Guns, Iron Maiden, Korn, Slipknot, Metallica, e bandas parecidas... Valeu desde já!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


F.BankZ
Cara, os pots da marca Alpha são legais e não são caros. Capts eu recomendo os H777, já a ponte com "rollers", veja no site da guitarfetish.
FlOaD
Cara, leve-a a um luthier, pois pode haver empenos no braço e desníveis nos trastes, e isso não é fácil de resolver apenas abaixando as cordas.
Hirouki
Cara, essa guitarra é bem "lesco-lesco"...
Um jôgo de tarrachas Condor e capts Kent Armstrong ou Sound/Malagoli Traditional já darão conta do recado...
Kachimbo
Não sei te dizer... Mas isso não importa, pois vc pode comprar qualquer medida que te agrade e pedir para seu luthier instalar.
dnreis
Cara, é impossível para mim (ou qualquer outro luthier) descobrir sem examinar a guitarra......
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


AirtonBorges
Cara, troque os capts por Sound/Malagoli da série Traditional (cerâmicos). Aí em Fortaleza (bela cidade!) eu conheço o Erasmo Louzada.
condor.guitar
Cara, esse capts tem um som bem "porrada"! e alto. Quando eu o instalei em uma Washburn eu fiquei surpreso com a boa relação custo-benefício. Sim, seria um bom negócio a instalação dos capts Sound nesse baixo (que é de uma série mais simples da Yamaha).
Excelion
É isso aí.
Agora, esses capts que tu citou são caros... Eh,eh,eh,eh.....
smkstrato
Cara, se vc quer instalar Fender noiseless nessa guitarra, tudo bem, a grana é sua (principalmente se vc tiver quem traga o jôgo dos EUA), porém saiba que um jôgo desses custará mais caro que a guitarra toda! Assim, a relação custo-benefício não será adequada. Nesse sentido, eu recomendo que vc instale um jôgo de capts Stellfner Neodymiun (consulte o site dess boa marca nacional). Já as tarrachas, compre essas aqui:
http://store.guitarfetish.com/wiklstnitusi.html
Mamedio
Não entendi o porque disso?
Tenshi
Em princípio, qualquer uma.
Nesse estágio de seu aprendizado isso é irrelevante.
Quanto às bandas que vc citou...Eu te pergunto: Você quer aprender a tocar guitarra para tocar só isso? Não creio, não é...
Pois é. Então compre o instrumento (e o amplificador) que a sua grana puder pagar, leve-a a um luthier para a regulagem geral inicial, e....Dedique-se aos estudos....
Abçs

Symptom
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Já lhe perguntei um pouco sobre potenciômetrio push-pull para minha SG. Porém, já li em algum lugar que não é qualquer push-pull que vai numa sg por conta do seu corpo fino. Você sabe indicar qual o pot correto? Pode ser para comprar aqui ou importar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Symptom
Cara, tu me fez uma pergunta que eu não sei responder...
Até porque, a única vez em que fiz "split" numa SG, usei chavinhas.
Abç

Hirouki
Veterano
# mar/10
· votar


Para tocar musicas estilo "Hard" seria ideal 2 single né? Ou pode ser um single e um hambucker?

obrigado ;D

Alec246
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala Bertola! Deixa eu te dizer, estou viajando para os EUA finzinho de Maio, infelizmente não da pra trazer uma Fender, até pq ja planejo trazer um Blues Junior para mim, mas uns captadores legais pra minha Squier Standard com certeza, você acha legal o Fender Texas Special? Meu amigo me falou do Lollar, mas parece que são mais caros, e não se acha em qualquer loja, o que você acha?

Meu unico medo é perder a versatilidade pra tocar alguma distorção um pouco mais forte, coisa que faço pouco, mas não quero botar um humbucker na ponte, não é minha praia.

iRock
Veterano
# mar/10
· votar


Eu queria começar a aprender um pouco sobre as regulagens mais basicas, como regular o tensor, e se possivel efetuar o ajuste por mim mesmo, então eu queria saber, o braço tem de estar perfeitamente reto ou deve ficar um pouco curvado pra traz? Minha guita é uma Epi LP, pra que lado devo girar o tensor pra corrigir quando o braço esta curvado pra traz? Mais uma coisa, quando é concavo e quando é convexo?

Se puder responda, sei que mecher no tensor é uma coisa delicada, porém quero aprender, ams não quero cometer nenhum erro.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Hirouki
No meu entender, tanto faz, mas acho que 1 single e 1 Hb seria adequado.
Alec246
Dessas séries mais comuns da Fender o Texas é o melhor (e tem uma saída alta!). Não compre o Tex Mex, que é bem ruinzinho. Os Lollars são fantásticos! Se der, compre.
iRock
não quero cometer nenhum erro.
Aqui é que está o problema.... E só a experiência e o aprendizado resolvem. Vá mexendo com cuidado, 1/4 de volta de cada vez, sentido anti-horário (nesse caso).
Abçs

scared
Veterano
# mar/10
· votar


Bertola láa vaii eu torra a Paciencia de novo.. mais minha Primeira guita é essa uma clg - 20 da strinberg.. sei tbm que num é láa essas coisas mais foi melhor que a Memphis MG-32..

o problema é o seguinte.. Minha Mizinha Não afina as oitavas.. acho que é regulagem da Ponte mesmo.. tipo.. eu afino ela solta belez.a. mais na hora de afinar ela nas oitavas a casa 12 da Mizinha fica -20 ~ -30 no afinador.. tem como eu resolver esse problema em casa ?'.. como seriia ?

[/tenho siim vontade de regula ela em um luthier mais em minha cidade não tem luthier e nem eu tenho grana pra leva em outra cidade !'.. hsuahusa

Hirouki
Veterano
# mar/10
· votar


Vou colocar então como você disse.

Muito obrigado!

iRock
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hmm cara, beleza, eu quero fazer por mim mesmo pra ir adquirindo experiencia.

Eu tenho só mais algumas duvidas, um tanto quanto ridiculas, pra não fazer o qcontrário, mas enfim:

1) Quando tu fala sentido horário e anti-horário, direita e esquerda, etc, qual seria tua referencia? Tu segurando a guitarra como se fosse tocar, ela parada no horizontal, na vertical, etc.

2) O Braço concavo seria quando faz o arco para traz, aumentando a distancia das cordas, e convexo quando faz o arco para frente, diminuindo a distância?

3) Em que parte do braço ocorre o trastejamento quendo o braço está concavo? E quando está convexo?

4) O braço da guitarra deve estar perfeitamente reto, ou deve estar um pouco concavo ou um pouco convexo?

5) Quais são as formas masi eficazes de se saber se o braço está empenado?



Obrigado cara, espero que tu possa responder a tudo, pra mim esclarecer isso duma vez. Desculpa por encomodar tanto. :p

Miawzawa
Veterano
# mar/10 · Editado por: Miawzawa
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, tô atrás de um cubo para estudo (e no máximo p/ uma orda de amigos num quintal) e queria saber se é melhor um Meteoro Nitrous 15w, o Moug p/ baixo 30w ou esse Warm Music (pretendo não usar a dist dele):
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138607930-amplificador-warm-mus ic-hd22-cubo-guitarra-c-pedal-_JM

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


scared
Ajuste o parafuso do rastilho para que ele se mova para frente.
iRock
Anti-horário é anti-horário. Olhe um relógio.
Sim.
Em qualquer parte.
Apertando a corda no 1º e no último traste. Ela tem que ficar na mesma altura em todos os trastes (tocando-os levemente).
Miawzawa
Pega o de baixo que é mais potente.
Abçs

Sidney LP
Veterano
# mar/10 · Editado por: Sidney LP
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala, Bertola!
É a minha primeira pergunta aqui no fórum, apesar de acompanhá-lo há quase 2 anos. O lance é o seguinte: Em fev/09 eu comprei uma Les Paul Epiphone com braço colado e um amigo disse pra usar silicone líquido (Jimo Silicone) na escala. Eu já fiz isso algumas vezes mas não sei como fica a longo prazo... o q vc me diz? Tô fazendo certo? É melhor esquecer e usar óleo de limão? Alguma dica melhor pra usar na escala?
Valeu, Man!
Abraço
[Edit]: Antes de postar eu fiz uma busca pelo fórum, mas nenhum dos posts foi conclusivo, ok? ;-)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Sidney LP
Cara, não use essa coisa (Jimo-Cupim é venenoso!). Use óleo de peroba.
Abç

Sidney LP
Veterano
# mar/10 · Editado por: Sidney LP
· votar


Bertola, não é Jimo Cupim... é silicone. "Jimo" é só a marca...
Minha dúvida é se, a longo prazo, há algum tipo de prejuízo pra madeira, trastes ou tirante devido ao silicone que penetra na madeira.
Abraço

likerock
Veterano
# mar/10 · Editado por: likerock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, a ponte VS100 Wilkinson é como as Floyd Rose que se arrebentar uma corda acaba com a afinação ou é como uma tremolo comum que uma corda arrebentou pra da terminar a apresentação?

Arimoxinga
Veterano
# mar/10 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Seiji

Ai amigos a um tempo atráz eu desmotei minha primeira guitarra que por acaso obtive ela na troca de minha bicicleta! hehehe. desmotei ela pq ela estava muito acabada e toda desrregulada consegui deixar ela "tocavel" porém tive problemas com a parte eletrica dela as soldas estavam frias e velhas, se soltaram varios fios e não funcionava mais direito então decidi retirar quase tudo dela deixando apenas o aterramento e o fios dos captadores tirei até os fios do plug fêmea p10 e coloquei um cabo de microfone de 1.50$ ligado direto nos caps. funciona mais... eu quero por o tone para dar uma abrida no som dela que está abafadão e o volume tbm e religar a saida fêmea para usar ela de novo o modelo dela é o seguinte GIANNINI SUPERSONIC 1970! mais velha que eu hehehe vcs poderiam me arrumar o esquema eletrico dela ou dar outras opiniões sobre ela e tals?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Sidney LP
Cara, na boa, use o óleo de peroba, é o melhor...
likerock
Depende da regulagem, se vc a deixar encostada no corpo, não, ela fica estável.
Arimoxinga
O esquema dela é idêntico ao de uma strato comum, mas eu trocaría todas as peças, inclusive chaves e potenciômetros, só deixando os capts mesmo.
Abç

likerock
Veterano
# mar/10 · Editado por: likerock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O que você me recomenda, para não desafinar em hipotese alguma? Vou colocar junto com tarraxas com trava e nut de latão. Não quero dar alavancadas animais, só uns vibratos.

A ponte VS100 é legal mesmo né?

A combinação JB + Alnico II Pro fica boa também, certo?

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


likerock
Apenas lubrificação nos pivôs, 5 molas, bem reguladas e lubrificação na pestana e nos "abaixa-cordas", e cordas colocadas corretamente.
Abç

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A ponte VS100 é legal mesmo né?

A combinação JB + Alnico II Pro fica boa também, certo?

É a ultima perguntae agora, haha!

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


likerock
Sim.
Abç

Arimoxinga
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Obrigado peladica acho que vou fazer isso mesmo!

Sidney LP
Veterano
# mar/10
· votar


Valeu, Bertola! A partir de agora usarei o óleo de peroba e espero q o silicone q apliquei anteriormente na escala não cause nenhum prejuízo a longo prazo!
Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Sidney LP
Cara, espere um tempo para aplicar o óleo de peroba, pois silicone é produto sintético e custa para sair...
Abç

Jeffdmaais
Veterano
# mar/10
· votar


Bertola!
Que tip oe lixa uso para nivelar trastes, e a um tempo
levei minha guitarra pra escalopa,
e ele deixo torto em uns 3 lugares,
o que uso pra poder ajeitar?
e pra deixar o braça da guitarra umido, brilho?
o que usar??

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)