Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Sir.Paulo
Veterano
# fev/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Pior que nem tem como reclamar o vendedor é muito ignorante se eu soubesse que era assim eu nem tinha entrado nessa loja vou ter que ficar com essa guitarra mesmo... Mas o preso era o mesmo da SX EG2k... Cara eu moro na 'capital da musica' Tatuí aqui tem um dos melhores conservatórios da América latina e só tem quatro lojas de instrumentos musicais sendo que uma delas é só de usados.

Sir.Paulo
Veterano
# fev/10
· votar


Alguém conhece essas Stagg LP L320? E que possa falar um pouco dela pra mim?

DINO EK
Veterano
# fev/10
· votar


Bom, eu possuo uma tagima ja s

E u comprei um cap novo pra colocar nela, ai retirei a ponte floyd...

quando coloquei de novo a ponte ela estava dando um trastejamento, bom olhei com aquele metodo da corda e vi q o braco estava muito reto, eu entortei o braco levemente igual o slash faz com sua lp e o trastejamento saiu, mas logo q retirei minha força o braco voltou com o trastejamento...

Bom mecher no tensor nao eh um bicho de 7 cabeças né

Pelo que vi, vc meche 1/4 no sentido horario e espera de 1 a 2 hóras, é só possuir paciencia e calma né???


bom espero resposta de como arrumar isso, pq luthier em minha cidade nao tm e outros ficam muito longe

se quiser pode enviar resposta ao meu email matheusek@yahoo.com.br

obrigado desde ja...

ThiagoGuitar
Veterano
# fev/10
· votar


Bertola...

Eu possuo uma Lauren Stratocaster (alguem conhece essa marca)... e ta acontecendo uma coisa muito estranha com elaa..

tipo que eu afino a guitarra mas qd vou fazer algum acorde, as cordas parecem estar desafinadas.. as mesma coisa qd vou solar.. eu acho q deve ser algum problema nos trastes ou braço empenado..

queria saber tu opiniao sobre oq deve ser e oq devo fazer

abraços

Igordera
Veterano
# fev/10
· votar


Caros amigos :D,

Pesquisei aqui pelo fórum, pois eu queria pintar a ferragem da minha guitarra de cromado para preto, porém vi que isso não é possível, já que eu teria que mandar pintar. Esse tipo de pintura é a tal 'eletrostática a pó'? Há alguma contra-indicação de se pintar a ponte da guitarra por esse método, como o risco da pintura ficar grossa, por exemplo? Será que posso pintar o Jack, as tarrachas e os strep-locks também?

Valeu :D

brunorockandroll
Veterano
# fev/10 · Editado por: brunorockandroll
· votar


eai galera, comprei um violao faz poucp mais de um ano, violao de aço, mas como o nut e a peça que fica no cavalete sao de plastico tao começando a quebrar, quanto sera que sai pra concertar isso?
Trocar para material melhor que é o osso?

brunorockandroll
Veterano
# fev/10
· votar


e outra, o Seiji do tópico é o Seiji Tagima?

Joselitoo
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tem diferença entre os pots A e B e se tem qual seria o mais adequado pra tone e volume ?

Sir.Paulo
Veterano
# fev/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Fala galera não me querendo entro meter, mas já me intrometendo.

Igordera

Cara já fiz isso uma vez em uma strato antiga que eu tinha você tem q lixar muito bem os metais pra que não formem pequenas bolhas em pintou para mim foi meu tio ele tem uma funilaria ele pinto na maquina pra mim. Uma alternativa é você trocar de guitarra praticamente todas as marcas tem uma linha Goth com ferragens escuras

brunorockandroll

Osso é o melhor material pêra nut e pestana
Já o valor é antiético comenta valores cobrados por luthiers!!!

Joselitoo
Tem diferença sim cara eles são uma espécie de resistência variável os tipos A são para volume ou logarítmico que tem um curso saltado ele tem uma acentuação brusca.Os para Tone são mais usados os do tipo B ou lineares por que esse tem um curso progressivo e tem variação sutil.vale lembrar que no Tone você vai ter que colocar um capacitor,ele serve como um filtro entre freqüências altas do captador deixando assim passar só os graves isso faz abafar o som.
Tem também a questão dos valores ou 'Ohms' que para sinle coil são entre 250-300 para Humbuchers são mais utilizados os de 500 Ohms,claro que temos algumas exceções como os captadores da fender serie noiselles ele requem valores como 1000 quiloohms ou 1 mega.

Jack Setti
Veterano
# fev/10
· votar


Bertola e Luthiers ou Contribuintes

Cara, eu comprei a Strinberg CLG-24, que fiz um Review por 150 pilas. Eu sei que seu custo benefício não é bom, mas por eu ter pago um preço pequeno, eu acho que se eu fizesse um upzinho, não ia ser tanto problema. Eu digo, em captadores, pois as tarrachas seguram bem (Groover) e não tenho tantos problemas assim em um todo com ela. Se pudesse me dar alguma dica... Obrigado.

Igordera
Veterano
# fev/10
· votar


Sir.Paulo

Opa, obrigado por me responder. Toda ajuda é bem-vinda :D
Mas então... Empresas especializadas nesse processo de eletrostática fazem o serviço por completo, por exemplo, lixar, etc, né?
A opção de comprar outra guitarra é inviável pra mim. Até mesmo pra trocar as tarrachas eu tô sem grana AEHEAH. abç

Sir.Paulo
Veterano
# fev/10
· votar


A opção de comprar outra guitarra é inviável pra mim. Até mesmo pra trocar as tarrachas eu tô sem grana AEHEAH. abç

Fala garoto blz cara... vc tem consciência de que se vc modificar sua guitarra dessa forma ela vai perder muito o seu valor original .uma opção seria vc vender essa sua guitarra e fazer um esforço pra pegar outra,eu não sei o modelo da sua guitarra mas tem algumas ESP LTD viper goth usadas muito baratas e são excelentes guitarras, aqui em minha cidade apareceu uma muito bem conservada por volta de 650 reais e olha que aqui é difícil achar coisas boas e baratas.

Mas então... Empresas especializadas nesse processo de eletrostática fazem o serviço por completo, por exemplo, lixar, etc, né?

Depende de onde vc mora tem empresas que até podem fazer, mas com certeza eles não vão assumir as responsabilidades caso aja danos. No meu caso foi meu tio quem pintou para mim ele usou a maqui dele de pintar motor de carro é uma maquina bem estranha à tinta usada foi à mesma de pintar motor mesmo era um preto bem fosco parecia grafite.
Pena que eu vendi ela e não tirei fotos, mas ela ficou legal era um tagima strato special.

Mas eu ainda acho que vc deveria vender tua e pegar uma outra já customizada. Tenho certeza que vc não vai se arrepender depois.

Keith Young
Veterano
# fev/10
· votar


Olá, tenho uma squier tele california e esses dias descobri que o braço dela está "empenado" no final da escala (a partir da 17ª casa) sendo assim é mto ruim de regular ela pois ou trasteja nas primeiras casas ou a partir da 12 e a partir da 17 é qse inevitavel... sendo que tenho q usar as cordas um pouco altas... uso cordas 011 nela e to achando elas pesadas de mais comparando a minha strato que tem o mesmo calibre. Isso é possível arrumar? Estava pensando em eu mesmo tirar o braço e colocar a algum peso nele sei lá...

Outra situação é de uma LP Michael que passou na mão de um luhtier que trocou as 5 primeiras trastes pois ja tava com crateras, e deixo-as um pouco mais altas que as demais... troquei as cordas essa semana e a bentita ta trastejando no 3 traste só... que q será?

Manubio
Veterano
# fev/10
· votar


Bertola, telecaster da Kraft? já ouviu falar nesta marca? Abraço

cadojapan
Veterano
# fev/10
· votar


Joselitoo

Fala cara...nao sou o Bertola mas ai vai..tem diferença sim...um eh logaritmico e o outro eh linear..prokure sobre isso no forum que tem muuuita coisa, os post A sao indicados para tone e os B para volume.

cadojapan
Veterano
# fev/10
· votar


Keith Young

Ai cara...braco empenado precisa regular o tensor...nao faca essa besteira de colocar pesos...leve ele imediatamente em um Luthier para fazer isso..quanto aos traste tambem leve ao Luthier para ele refazer o servico pois ele deve deixar todos os trastes nivelados...

Joselitoo
Veterano
# fev/10
· votar


cadojapan
valeu

Sir.Paulo
Veterano
# fev/10
· votar


Joselitoo
Joselitoo

Fala cara...nao sou o Bertola mas ai vai..tem diferença sim...um eh logaritmico e o outro eh linear..prokure sobre isso no forum que tem muuuita coisa, os post A sao indicados para tone e os B para volume.


cara pelo que eu saiba e tambem por uma matéria do Henry Ho o esquema é o seguinte:
Tem diferença sim cara eles são uma espécie de resistência variável os tipos A são para volume ou logarítmico que tem um curso saltado ele tem uma acentuação brusca.Os para Tone são mais usados os do tipo B ou lineares por que esse tem um curso progressivo e tem variação sutil.vale lembrar que no Tone você vai ter que colocar um capacitor,ele serve como um filtro entre freqüências altas do captador deixando assim passar só os graves isso faz abafar o som.
Tem também a questão dos valores ou 'Ohms' que para sinle coil são entre 250-300 para Humbuchers são mais utilizados os de 500 Ohms,claro que temos algumas exceções como os captadores da fender serie noiselles ele requem valores como 1000 quiloohms ou 1 mega.

Keith Young
Veterano
# fev/10
· votar


cadojapan
não é o tensor... ja mandei em luthier mas nao confio, sabe? acho q vo deixa ela assim mesmo... me falaram uma vez que o tensor nao "age" no final do braço somente no inicio... isto procede?

Jg Destroyer
Veterano
# fev/10
· votar


Bertola, Seiji ou conhecedores

Estava querendo escalopar a escala da minha guitarra, que é escura.
Mas gosto do efeito "brilhante" que fica nas escalas claras envernizadas.
Será que eu poderia envernizar a minha escala?

o/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Pessoal, estou viajando, por favor, esperem até a semana que vem, ok
Obrigado pela paciência


cadojapan
Veterano
# fev/10
· votar


Sir.Paulo


A são para volume ou logarítmico que tem um curso saltado ele tem uma acentuação brusca.Os para Tone são mais usados os do tipo B ou lineares

Discordo..A sao para tone e B para volume..pegue qualquer guitarra e veja os pots...alias esta semana troquei os meu, no Luthier e o correto eh A para Tone e B para volume..ao contrario do que vc citou..

Sir.Paulo
Veterano
# fev/10
· votar


[i]cadojapan[/i]




A - Logarítmico - aumenta assim: (1 10 100 1000)

B - linear - aumenta assim: (1 2 3 4 5)

funcionar funciona, mas vc vai perceber a diferença...

se vc usar o LOG pra tone, vc vai virar ele e só vai sentir diferença quase chegando ao final, onde ele vai dar uma mudada brusca.

se usar o linear pra volume, um mínimo toque no pot e vai ficar absurdo de alto, não tendo mta diferença pro final de curso dele.

abç!

Para maiores informação procure a Revista Guitar Player de Dezembro de 2002 seção chama o técnico feita pelo Henry Ho.

Junae
Veterano
# fev/10
· votar


Bom, gostaria de fazer uma pergunta aos luthiers aqui do fórum.
Já vi várias guitas de luthier onde se coloca um calço no braço para dar a altura correta com ponte e possibilitar a afinação. Porque as guitarras originais (PRS e gibson) não possuem esse calço? Pra mim, rolou um erro de medidas na hora de fazer o encaixe e aí o calço é colocado para suprir isso. Já me disseram que é comum. É comum luthier errar tb, só que eles não assumem e preferem falar que é normal.

Igordera
Veterano
# fev/10 · Editado por: Igordera
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fica tranquilo cara. Aproveite a viagem \o/

Só pra completar a minha pergunta sobre a pintura das ferragens... Perguntei a mesma coisa ao professor de um amigo meu, pra poder comparar a sua resposta com a dele depois (aquela pergunta continua de pé, tá? :D). Ele me disse que a pintura eletrostática na ponte vai acabar descascando com o tempo, devido o atrito das cordas com a tinta. Ele me recomendou que eu usasse tinta automotiva, que descascaria do mesmo jeito, porém ela é muito mais barata do que mandar pintar por eletrostatização (nem existe essa palavra, né? :P). Essa tinta automotiva é fácil de encontrar? Caso ambos os métodos forem ruins, qual a melhor maneira de efetuar tal proesa? Me recomendaria alguma empresa que faça isso?
Outra coisa. Dei uma pesquisada em alguns sites de lojas de instrumentos musicais famosas (do Brasil) procurando por pontes já pintadas de preto de fábrica. Não achei nada. Isso existe? o_o
Desculpa pelo tamanho do texto. Eu sei o quanto é chato ficar lendo essas coisas grandes AHEAIIA.
Abraço.

Sioux
Veterano
# fev/10
· votar


e outra, o Seiji do tópico é o Seiji Tagima?

Não.

O Tagima é SEIZI se não me engano.

;)

verms
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bem simples pra ler rapido.
O que você me diz da Condor Les Paul LPC Set In BK
Se compara as lendarias Lemon Drops?

(2)

scared
Veterano
# fev/10
· votar


Aii Bertola.. compreii minha primeira Guitarra.. uma Clg - 20 da Strimberg.. achei ela boazinha pra ser minha Primeira.. logo de cara me deparei com problema de tensor.. essa guita veio com o braço convexo.. então as cordas estão encostando no braço.. tenho que regula-la eu mesmo pois em minha cidade NÂO TEM LUTHIER.. infelizmente aqui é um Buraco.. então queria alguns esclarecimentos de como proceder esse feito.. pois sei que é uma peça muito Importante e delicada !'..

Viics
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola,
Trocar uma escala rosewood por uma eboni (não sei se é esse o nome, é quela escala preta) de uma Condor CLP-2S, apenas para ficar mais bonita, pode dar algum problema no meio do processo? Algo que compremeta a guitarra?

Você faz esse serviço? Poderia me passar seu email para contato?

luquinhas12
Veterano
# fev/10
· votar


Viics

a rosewood da condor já nao é preta?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)