Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
maspn
Veterano
# fev/10
· votar


http://www.tdpri.com/articles/gifs/Wiring3-way.gif
esse é o correto?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


maspn
Sim, esse mesmo.
Abç

MaicolBrevia
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vou comprar uma Fender Telecaster para mim antes do inverno, e quero uma tele com humbucker na ponte, só que o problema é que aqui em porto alegre, não encontro a venda já com humbucker, ai pensei em mandar colocar, terei que comprar uma ponte nova(com encaixe p/ humbucker) e escavar a guitarra, já vi uma tele com humbucker e gamei na guita, muito linda.

O que vc acha Mauricio Luiz Bertola, sai em conta se eu pedir para luthier fazer essa modificação?

Abç.

Symptom
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Atualmente uso grafite em pó para lubrificar o nut. Em guitarras com abaixadores de corda, coloco vaselina sólida nesses abaixadores. Agora a pergunta: a vaselina sólida não funcionaria bem também no nut de osso da minha guitarra ou o grafite ainda é melhor?

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


MaicolBrevia
Cara, existem Hb's desse tipo:
http://www.seymourduncan.com/products/electric/telecaster/cutting-edge /hot_rails_for_t/
E deste tipo:
http://www.seymourduncan.com/products/electric/humbucker/vintage/sh55_ seth_lover/.
Para instalar os de 1º tipo, não muda nada. Para os de 2º, vc terá que comprar essa ponte:
http://store.guitarfetish.com/chhubrforteg.html
Essa instalação deverá ser feita por um luthier habilitado.
Symptom
Tanto faz.
Abçs

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eh possivel trocar o braço de uma guitarra de 21 trastes com floyd rose , por um braço de 22?

lgapontes
Veterano
# fev/10 · Editado por: lgapontes
· votar


Mauricio Luiz Bertola e/ou Seiji
Busquei aqui no FCC mas não encontrei esse tema especificamente, então achei melhor perguntá-lo aqui.
Tenho uma Yamaha com floyd-rose. Gostaria de transformá-la numa guitarra com ponte fixa (como uma ponte de starto). Não sei se isso é possível, talvez se enxertar madeira no espaço da floyd e adaptar a ponte fixa.
Isso é possível?

abs, e obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


MAIDENMANIACO2009
Só se apenas a escala for extendida. Se a escala terminar onde termina o braço, não.
lgapontes
Sim, é. Mas dá um trabalho danado...
Abçs

lgapontes
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
hehehehe... imagino.
Dps que eu fechar a regulagem da minha outra guitarra (vou comprar o cap dps do carnaval... hehehe) vou ver melhor esse lance... essa Yamaha foi minha 1ª guita, meu pai me deu na época... vou dar uma "geral" nela no futuro.

Obrigado pela ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


lgapontes
Não creio que valha à pena fazer isso.....
Abç

will789
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
kra mas vc naum acha q ficaria muito pesado naum? e eu quero mais pra frente comprar uma les paul, que ja tem um som mais pesado, queria q vc me esplicase melhor sobre sua ideia de colocar os 3 Neodymiuns.
muito obrigado e abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


will789
Cara, não entendi essa de "pesado"?
O que vc deve fazer, na minha opinião, é instalar 3 capts Stellfner Neodymiuns, e trocar os pots para 500K. Nada mais. Assim vc teria uma guitarra silenciosa, com alta saída, adequada para distorções mais pesadas. É isso.
Abç

lgapontes
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ahh, ok.
É só mesmo porque não estou curtindo mais tocar com floyd e não queria vender essa guitarra.
Mas tudo bem,
obrigado pela atenção.
abs

will789
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
blz entendi, mas pq trocar os pots para 500k? ficaria em quanto mais ou menos para troca-los? compensaria colocar um push pull?
muito obrigado

SeteTroxas
Veterano
# fev/10
· votar


Tem como eu arrumar em casa a saida da minha guitarra.

Ela ta dando mal contato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


will789
Por que é o correto para capts Hb's, se ficarem os de 250K, a resposta será mais grave. "Push-pull" pra que?...
SeteTroxas
Sim, basta comprar um novo "jack", e ter um ferro de solda e solda, e saber usá-los. Vc sabe?
Abç

Manubio
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola,
Minha Epiphone ZW esta com as cordas um pouco altas, eu gostaria de saber se quando eu abaixar as cordas e regular as oitavas seria necessário mecher no tensor, pois tenho medo de fazer isto e com o tempo o braço empenar. É necessário?
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Manubio
Não. Óbviamente se não houver nenhum empeno, se houver, tem que mexer sim.
Abç

will789
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
muito obrigado bertola!
abçs

MAF1050
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma strato sx e, há quase um ano, coloquei um jogo de alnico blues. Ficou ótimo, os captadores do meio e braço me deram tudo que eu precisava: ótimos sons limpos e uma distorção muito boa.
No entanto, sempre tive preferência por Humbucker na ponte, e resolvi comprar um Jb Jr. Só que eu, na qualidade de imbecil e ignorante que sou, estava de certo de tratar-se de um captador também em alnico e descobri, após efetuar a compra, que é um captador em cerâmico.
Agora tô pensando naquela história do cerâmico desmagnetizar o alnico. Portanto, tenho algumas perguntas:

1- Que consequências reais levam tal desmagnetização ao desempenho do captador?

2- Quanto tempo isso leva pra acontecer? Eu poderia utilizar o captador cerâmico por um período curto e depois me desfazer do mesmo antes que este prejudique o desempenho do alnico?

3- Existe algum procedimento que possa ser adotado por um luthier, na instalação, pra que impeça que isso ocorra?

4- A desmagnetização afetará apenas o captador do meio ou também o do braço?

5- E agora, o que que eu faço?!!! ... AuhAUhuHA....


Abraços...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


MAF1050
Cara, esse processo PODE acontecer, eu pessoalmente nunca o observei "de cara", portanto, demora. Se afetar, afetará o do meio.
Abç

MAF1050
Veterano
# fev/10 · Editado por: MAF1050
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quer dizer que vc já pegou uma guitarra que tenha acontecido esse fenômeno?

Estou perguntando porque só vi essa observação no site da sound. Não encontrei nada sobre o assunto na internet. Inclusive, a Ibanez do Andy timmons possui um humbucker em alnico na ponte e dois cerâmicos no meio e na ponte. Por isso a dúvida.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


MAF1050
Cara, leia com atenção o que escrevi acima.
Abç

PEdroooo
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


cara, eu to querendo arrisca uma les paul, e achei uma pranchinha de mogno em uma madeireira, mas ela só tem 3,5 de espessura. Eu tava vendo nas plantas de les paul que o fundo de corpo normalmente tem 4,5cm e 1,6 de top. Dá pra fazer um fundo corpo pra les paul com a espessura menor (de 3,5) e um top de marfim de 1,6cm?? pode ter algum problema com isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


PEdroooo
Não, problema nenhum, aliás, é assim que se faz mesmo. Só atente para que o corpo tenha a espessura correta. Faça plana mesmo, como as LP's Jr, com 45mm de espessura. O marfim pode ser substituído por imbúia.
Abç

PEdroooo
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

é to pensando mesmo em fazer o modelo les paul Jr.
Eu até imaginava como ia fazer o top abaulado...
Mas e a angulação do braço? é muito complicado de fazer?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


PEdroooo
Não, não é.
Abç

MAF1050
Veterano
# fev/10 · Editado por: MAF1050
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Só estava confirmando a informação, bro. Fica tranquilo.

Abraços

SeteTroxas
Veterano
# fev/10
· votar


O que eu posso fazer pra minha guitarra ficar com zero de ruidos.

Tipo trocar captadores, blindar, o q mais?

lgapontes
Veterano
# fev/10
· votar


Bertola e/ou Seiji
Estou na véspera da compra do Seymour JB. Na sua (s) opinião, seria interessante, ao invés do JB, obter um dos caps abaixo?

"GFS VEH- Vintage Extra Hot Alnico Zebra"
"Malagoli/Sound Hellbucker HH777"
"Malagoli/Sound Custom Alnico HB HOT"

Obs. Guitarra com som encorpado (mais para Les Paul) para distorções com mais ganho, mas mantendo um lance "clean" razoável.
Desde já, agradeço pela atenção.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)