Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
skiva_thrash
Veterano
# fev/10
· votar


Passei óleo singer... ele é menos duradouro?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


skiva_thrash
Sim, é. Esse óleo é muito viscoso e "leve", o "efeito" dura pouco...
Abç

skiva_thrash
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Valeu!!!

mas pra passar graxa branca tenho que retirar a ponte pra passar nos pivos?

Abrç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


skiva_thrash
Não.
Abç

Cotoin
Veterano
# fev/10
· votar


Olá amigos, tenho um problema, quando toco a corda mizinha e a corda ré da minha guitarra a corda lá meio que toca sozinha. Será um problema na ponte?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Cotoin
Não, vc precisa aprender a abafar certas cordas quando está tocando.
Abç

Cotoin
Veterano
# fev/10
· votar


Mas esse é o único caso em que isso acontece, só com a lá. Na minha outra guitarra isso não acontecia.

kairi
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, eu ja te fiz uma pergunta parecida, mas não exatamente assim.

Uma Les Paul comum (ponte fixa), está regulada para DGCFAD. Se eu trocar para CGCFAD (descer a afinação 1 tom na 6ª corda), vou ter de regular a guitarra novamente?

Abraços, e obrigado pela atenção. ;)

Viics
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa, beleza Bertola?
Então, pesquisei aqui nó fórum, e para prevenção de oxidação nos captadores da guitarra, eu só achei para singles.
No caso de um Humbucker, pra evitar a ferrugem, também temos que passar o esmalte de unha incolor, nele todo? Existe alguma outra opção? a aparência não fica muito feia?

Valeu cara!

iRock
Veterano
# fev/10 · Editado por: iRock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É necessario fazer algum tipo de regulagem (tensor, oitavas, etc) toda vez que troca as cordas, sendo elas do mesmo calibre? E quando são de calibres diferentes? É mais recomendavel trocar uma por uma ou tirar todas de uma vez? Se possivel responda a todas as perguntas.

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


kairi
Não.
Viics
Se não tiver a capinha cromada, o procedimento é o mesmo que para os singles.
iRock
Se vais trocar pela mesma espessura, não. Se for por outra, sim.
Abç

kairi
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Aproveitando, outra dúvida aqui (prometo não encher mais os saco hehe)

Tem como usar um Pot de tone da Lespa para controlar o tone de ambos os caps? Pois um pot de Tone eu queria deixar "livre" para controlar o volume do Piezo (na ponte).

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


kairi
Tem. O circuito todo será mudado.
Abç

iRock
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mais uma coisa, as minhas tarrachas tem trava, são as Sperzel Locking Tunners, quantas voltas mais ou menos eu devo deixar na Mizona e na Mizinha?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


iRock
O mínimo possível.
Abç

skiva_thrash
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Bertola, vc poderia me explicar como faço a aplicação da graxa branca? é que NUNCA lubrifiquei uma ponte antes...

Obrigado.

Abrç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


skiva_thrash
Aplique nos pivôs, na região de contato com a base da ponte, também é de bom alvitre aplicar óleo de máquina nos carrinhos.
Abç

Viics
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É exatamente isso, o humbucker cromado, tem como proteger ele todo? O aspecto não fica muito feio?

Outra coisa,
para passar no corpo da guitarra para limpar e dar brilho, você recomenda algum produto?

Valeu

will789
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
oi bertola, eu queria sua ajuda, presisava de dicas de sets de captadores para uma guitarra strato, tagima t 735 de tres singles, eu pensei em talvez colocar um hanbuken em formato de single na ponte, mas queria caps mais baratos, um set de no maximo uns 300 reais.
eu toco hard rock tipo AC/DC, Led Zeppelin, toco rocks mais leves e blues.
abrçs e obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Viics
Não tem como protejer capts cromados; aliás, o cromo já está lá para isso...Para limpeza, basta flanela limpa e sêca, e óleo de peroba na escala (se escura).
will789
Stellfner Neodymiun ( www.stellfner.com.br ). Coloque o de maior saída na ponte, e o de menor, no braço, e troque os pots por de 500K (ao invés dos de 250K normais de strato).
Abç

Viics
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Me disseram que não tem problema em passar lustra móveis no corpo da guitarra,
Existe algum mal que ele cause?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Viics
Não, não tem. Mas passe com parcimônia.
Abç

iRock
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma Epi LP Standard, com os caps originais mesmos, e quando eu fecho o volume com um drive ligado, no captador da ponte o chiado some, porem quando faço isso com o captador do braço o chiado aumenta. Ja levei no luthier que trocou meus pots anteriormente para dar uma olhada no aterramento e na parte elétrica e estava tudo OK. Isso é normal das Epiphones? Ou qual seria o problema?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


iRock
Geralmente isso é problema de pot "bixado", mas como vc falou que os mesmos foram trocados e o aterramento está ok, resta a chave....
Abç

iRock
Veterano
# fev/10 · Editado por: iRock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Os pots foram trocados ano passado, porém nunca tinha notado isso, então levei para checar, e a parte elétrica estava OK. O pot vem bixado de fábrica ou bixa com o tempo? Qual o preço de um pot novo? E uma chave nova?

will789
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vc acha q eu deveria colocar um hanbuken em formato de single no braço tbm ou colocar um single coin? qual single de qual marca eu deveria colocar no meio e qual no braço se naum for colocar o hanbuken no braço?
obrigado e abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


iRock
Consulte os sites da internet sobre o preço desses ítens, como o capatadores.com.br.
will789
Acho que vc devería instalar 3 Neodymiuns...
Abçs

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
suponhamos que tenho 3 cap hum. na minha strato e quero colocar um push pull para cada cap. mas cada push pull em um botao (volume , tom , tom) .
isso seria possivel?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


MAIDENMANIACO2009
Sim, pode.
Abç

maspn
Veterano
# fev/10
· votar


bertola,
deixei na parte de captadores, mas como faço a ligação de 2 captadores numa chave 3 posições 8 polos para stratocaster, ja procurei na net... nao acho mesmo....
achei um esquema e falhou
de uma olhada

http://www.stellfner.com.br/Engenharia%20Circuitos/Imagens/Esquema02a. gif

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)