Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Geist
Cara, a combinação normal de strato: Pos. 1: braço; 2: braço e meio; 3: meio; 4: meio e ponte; 5: ponte.
Os captadores originais dela não são bons. O braço é confeccionado em pau-marfim, com um "traste zero" (característica da Dolphin).
iRock
Sim.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Filhada
Cara, fazer regulagem de uma guitarra, inclusive mexer em tensor, só é simples e garantido quando se sabe o que está fazendo e se tem experiência para tal. Pergunto: Você sabe fazer isso?
Quanto ao baixo, se vc está iniciando, qualquer um serve. Um bom e barato e de qualidade bem razoável é o Condor BX12, bem como o Tagima TP-4.
Velvete
Isso não é coisa para leigos... Mas sim para alguém, com, no mínimo, experiência com pintura à pistola/compressor e preparo de vernizes e pigmentos.
Abçs

lehnox
Veterano
# jan/11
· votar

Bertola

quais são as diferenças, no quesito timbre, das stratos em basswood e em alder? é verdade que as em basswood não ficam bem com os captadores de baixo ganho e perdem mto no som clean?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

lehnox
Isso não existe.
A questão é que o basswood (tília) é uma madeira de resposta tonal mais grave que alder (amieiro). Tudo é uma questão de gosto, adaptação e timbragem.
Abç

lehnox
Veterano
# jan/11
· votar

valeu mestre

David.H.Bispo
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, o que é preciso fazer para colocar uma chave (daquelas mini toggle) que dá um boost de volume na guitarra?
Obrigado!

Velvete
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Faz muita diferenca entre uma linha e outra de cabos da Santo Angelo? Ou a Standart eh satisfatorio em termos de chiado/timbre?

Vale a pena os cabos da Hayonik que soa mais em conta?

Abc

iRock
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Vi que algumas guitarras do GEorge Lynch tem corpoo em maple. Sabe me dizer se é o Soft Maple, o mesmo usado nas Viva Gold?

Joel_ESP
Veterano
# jan/11 · Editado por: Joel_ESP
· votar

Mauricio Luiz Bertola

O Meteoro MGV 30 é um bom amplificador?
Realmente ele tem o timbre de valvulado?
É possível ter um timbre High Gain com ele?
Ele funciona 220/110 Volts?
Abç.

Filhada
Veterano
# jan/11
· votar

Oi Bertola!
Não tenho tanta experiência assim com manutenção, mas todos dizem que é simples, e eu não vou mexer nem 1/4.
Além de que como eu não tenho a chave do tamanho certo aqui em casa, vou emprestar de um guitarrista aqui perto, ele sabe fazer regulagens, então não vejo problema,

É tão perigoso assim?
E quanto as cordas?(se "melhorar, talvez nem tenha que regular, senão...É obrigatório!)

Ja Ne!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

David.H.Bispo
A chave não faz nada, tem que ter circuito e alimentação. Compre um pedal booster que é MUITO melhor e mais seguro.
Velvete
Cara, não economiza com cabos... Esses Hayonic eu não gostei....
iRock
Sim, é.
Joel_ESP
Não sei, não conheço esse amp. Agora, pela história pregressa da Meteoro.... Sei não....
Filhada
A regulagem tem que ser completa: Tensor, trastes, entonação, altura dos capts, etc.....
Abçs

Velvete
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Nao economiza com cabos quer dizer = Compre os cabos mais caros da Santo Angelo?

A linha standart nao vale a pena entao?

Obrigado,

Abc

Jandira
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Tenho uma dúvida: Recentemente coloquei um ar condicionado em meu quarto e onde instalei o fluxo de ar bate diretamente em uma das minhas guitarras a SX SST 57, há algum problema em bater esse vento frio (com baixa umidade) direto na Guitarra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Velvete
Exato.
O DeRos falou de uns cabos aqui (não me lembro o nome agora), que são muito bons também.
Jandira
DEpende... SE vc ficar tirando e colocando ela o tempo todo em diferentes ambientes, temperaturas e humidades, sim.
Abç

Velvete
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Valeu mestre!

Pesquisei aqui e achei esse topico que fala de cabos do De Ros com um comentario seu.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/231544/

Abc.

claudio.oc
Veterano
# jan/11
· votar

prezado Bertola,

Comprei uma tagimas t-735 hand made, e estou querendo colocar uns malagolis custom alnico blues, que ja tenho disponivel. Voce acha que vale a pena ? Mlehora muito ? Vale a pena tambem investir em tarraxas melhores ? Se for o caso, vc me recomenda alguma ? Obrigado. Abs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

claudio.oc
Sim, melhora.
Tarrachas Gotoh. Uma blindagem também seria "bem-vinda"
Abç

claudio.oc
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

tem algum modelo especifico de tarrachas para este modelo ? Obrigado. Abs.

Filhada
Veterano
# jan/11
· votar

Certo, então verei como posso conseguir levar a guita á Belém...

Obrigado!

Van_Lorien
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Novamente, algumas pequenas dúvidas:

1) Existe grande diferença entre as chaves seletoras (padrão Les Paul) genéricas que são vendidas por aí na faixa de R$10,00 a R$20,00?

2) Recomendas alguma marca em especial ou site onde eu posso comprar uma de qualidade razoável/boa?

Obrigado desde já!
Abs

Lukas BlackThunder
Veterano
# jan/11
· votar

Olá eu gostaria de perguntar se existe algum curso de Luthieria completo tipo pra eu me formar nessa profissão aqui no RS de preferência em Porto Alegre agradeço a atenção!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

claudio.oc
6 "in line"
Van_Lorien
Todas são idênticas.
Lukas BlackThunder
Não.
Abçs

mvmarquezini
Veterano
# jan/11
· votar

Bertola hoje ãs 18:00hs posso levar a guitarra para vc ver? ok?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

mvmarquezini
Pode. Mas eu estou todo "enrolado"!
Abç

felipelfln
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Então.. Eu coloco minha guitarra num suporte de parede que nem aqueles de loja e ela fica apoiada pela junta do braço com o headstock. Isso pode gerar algum problema? E notei vários ferrugens nela e ela só ta a 6 meses comigo. Se eu guardar no bag vai diminuir os ferrugens? E o que eu faço pra tirar e previnir ferrugem em parafuso? Só lixa fina? E a tarracha tem um parafuso na ponta do lugar que vc segura pra afinar. Pra que serve ele? Pelo que eu entendi é pra deixar mais mole ou mais dura, ajuste de tenção, tração, não lembro a palavra. Tem no manual, mas ta confuzo.

Lukas BlackThunder
Veterano
# jan/11
· votar

Olá, bah q pena não tem aki mas vc poderia me explicar como alguém aprende a trabalhar nessa profissão onde? quanto?! por favor se vc puder me ajudar com essa preciosa informação eu ficaria muito feliz! agradeço a atenção!

PabloVieira
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde. Postei uma pergunta sobre madeiras no fórum de violão. Recebi respostas satisfatórias, mas o kiki me recomendou colocar o link aqui, para buscar uma resposta mais especializada.
Você pode dar uma atenção ao tópico?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/252973/

Obrigado desde já.

Hambo
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola! Tenho uma Condor Clp2-s é pretendo trocar os captadores dela em breve, como toco desde blues até um pouco de metal pensei em colocar o full shred da seymour duncan na ponte, para usar basicamente com distorções de alto ganho, e para casar com ele pensei no alnico II ou então um Seth Lover, para tirar um bom som limpo e tambem um timbre crunch. Minhas duvidas são as seguintes:

1- O Full Shred casaria bem com algum dos captadores acima? Se não qual você me indicaria para tocar um som mais puxado pro Shouthern Rock?
2- Achei o seth lovers meio abafado na demonstração do site (por isso pensei no alnico pro II), porem quando vejo o Gary Rossington usando ele o som parece mais brilhante o que me agradou muito, então fiquei na duvida em relação ao timbre dele, qualquer tipo de esclarecimento é bem vindo.
3- Trocar a parte eletrica pela mesma usada nas gibsons vai melhorar muito o som da guitarra? Quer dizer vale o investimento? Obs: Compraria no ebay.
4- Como sou canhoto essa duvida me persegue e eu nunca achei uma resposta concreta, virar o captador de cabeça pra baixo altera o som?

Grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

felipelfln
Não tem problema algum em colocar nesses suportes.
Ferrugem se combate com limpeza (de suas mãos e do instrumento). Uma vez instalada, pouco se pode fazer para diminuir a incidência de oxidação, e colocar no "bag" também não adianta. Esses parafusos das "borboletas" das tarrachas tem que ser apertados de vez em quando.
Lukas BlackThunder
Se vc usar a busca verá que eu já expliquei isso inúmeras vezes.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

PabloVieira
Respondido.
Hambo
1) Creio que havería uma defasagem demasiada em matéria de saída, procure algo mais equilibrado (entre braço e ponte), até porque, usar a chave sempre, é característica dos bons músicos, e não usar o capt da ponte para isso e o do braço para aquilo...
2) Os Steh Lovers não tem NADA de "abafado". Até porque ele não é parafinado, o que sempre dá margem à uma microfoniazinha controlada.
3) Isso depende. Eu acho que não.... Pelo menos enquanto a parte elétrica original estiver funcionando bem....
4) Muito pouco. Afinal, ele é HB, portanto, tem duas bobinas, só que a outra está encoberta pela capa de metal. A diferença é sutíl.
Abçs