Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
guitarg3
Veterano
# jan/11 · Editado por: guitarg3
· votar


Boa noite Bertola, gostaria de sua opinião pessoal a respeito dessas duas guitarras que vi hoje. Fui a uma loja na cidade vizinha e me ofereceram como guitarras boas uma epiphone lesPaul Custom por 2700 reais a vista, e com um nível mais inferior uma Epiphone LesPaul Studio por 1529 reais à vista. Gostaria de saber o que você tem a dizer sobre esses modelos, se ambos compensam, dependendo do que o músico procura e se você acha esses valores que me pediram alto ou é o valor delas...

Obrigado mais uma vez.

ZoSo of Zeppelin
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Se por a caso queira mudar o calibre das cordas de minha guitarra. como vou tirar aquela especie de calcio que ele pos no sulco do nut?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


guitarg3
Cara, estou achando o preço dessa Gibson Studio, baixo. Se ela for verdadeira, vá e compre correndo.....
Abç

deboraiommi
Veterano
# jan/11
· votar


Bertola
Oi , a tagima E2 white Diamond , é uma guitarra legal?
Tipo só toco mesmo na igreja e coisas assim,já tenho uma Sx sst62 modificada,agora queria uma boa guitarra pra ser minha principal .
Gosto de cordas finas e a escala escalopada facilita muito pra mim,vale a pena essa e2 ou devo pegar outra e mandar escalopar?

Bjs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


deboraiommi
Eu não conheço essa guitarra... Sorry!
Abç

guitarg3
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sério? o preço dela de verdade é 1800 reais, mas a loja está dando 15% de desconto em algum produtos. Eu fiquei meio assim com ela pois é linha mais inferior da epiphone entra a custom studio e standard né? Mas então você acha que compensa eu pegar a Studio que é um bom investimento?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


guitarg3
Cara, é Gibson ou Epiphone?
Se for Epiphone, não compre....
Se for Gibson, me dá o endereço que eu vou lá comprar.........
Abç

guitarg3
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é epiphone... está escrito la na minha msg Oo hehe

patudodi
Veterano
# jan/11
· votar


Bertola, vc me falou acima que o unico jeito de virar luthier era ser aprendiz, mas eu achei essa escola :http://www.bhluthieria.com/

Tipo, eu nao queria aprender a fazer instrumentos, pelo menos nao agora, meu plano era apenas saber a parte de regulagem que os luthiers sabem fazer, mesmo assim só virando ajudante?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


patudodi
Cara, se vc ler o que escrevi acima, verá que citei essa escola. Os cursos aí são "modulares", com temas específicos, mas não é um curso "formacional", completo.
Se vc só pretende mexer nos seus instrumentos, tá valendo (isso não exclui a leitura de obras sobre o assunto).
Abç

patudodi
Veterano
# jan/11
· votar


vlw =)

GRRS
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola, desculpe o incomodo, mas eu gostaria de saber sobre as características dos timbre de captadores com imãs cerâmicos, alnico, neodímio, etc... tem muita diferença de um pra outro?

lipe_2104
Veterano
# jan/11 · Editado por: lipe_2104
· votar


Então Bertola, desculpa, mas esqueci, quando deixei a guitarra era pra ter avisado que as cordas que estão nela são elixir 0.10 , e as cordas novas são 0.09 ,
Eu deixei um email dizendo isso,
mas não sei se leu, pois não respondeu, então só pra me certificar, estou postando aqui.
abração, ah e as observações acabaram , vou te perturbar mais não HAHAHA .

guitarg3
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
então nenhuma das duas compensa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


GRRS
cerâmico: "aberto" e "rascante", saída alta.
Neodímio: Mais forte, geralmente é "stack"
Alnico: Timbre clássico, "vintage".
lipe_2104
Sim, já sei. ok.
Abçs

iRock
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Após uma busca incessante de como fazer a Floyd não desafinar ao dar alavancadas para tras, me veio uma luz. Notei que, ao contrário das molas em si, que após esticadas retornam ao seu estado inicial(na maioria das vezes), as cordas em si não tem o mesmo comportamento, tendo a necessidade de uma força externa para que voltem ao seu ponto de partida. Você confirma essa teoria?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


iRock
Cara, isso é meio óbvio, não é?
As cordas são feitas de metal, que possuem uma flexibilidade, maleabilidade, característica do metal. Mas isso tem um limite.
Agora, dar alavancadas "para trás" é uma péssima idéia, não apenas por forçar as cordas a esticarem para além de sua maleabilidade, força o braço e os pivôs. Portanto, é algo que deve ser evitado....
Abç

iRock
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hmm, e quanto aquilo que te falei um tempo atras, sobre a Floyd criar sulcos emdireção ao nut em madeiras mais macias como o ash devido a pressão exercida em apenas dois pivos mais a pressão das alavancada? True?

baboni
Veterano
# jan/11
· votar


mauricio mais uma pergunta, quero defazar o humbucker, posso usar uma chavinha tipo liga desliga? ( on off) ou ( on on ) sabe me dizer qts perninhas essa chave tem? vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


iRock
Bem, em 1º lugar ash (frêixo), não é macio...
Em 2º lugar isso adiantaría pouco, pois o problema é ao se exercer força contrária ao sentido dos pivôs, e não à favor...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


baboni
Sim, uma chave 0n-off tipo DPDT (6 pinos), tem os esquemas na internet...
Abç

baboni
Veterano
# jan/11 · Editado por: baboni
· votar


e se eu quiser na posiçao meio-ponte ja ligar defazado na chave da guitar dah? tipo qd estiver na posiçao meio e ponte da chave da guitar o captador ja estar defazado! vlw chavinha on off nao seria 3 perninhas? vlw

iRock
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok, mas é FATO que em madeiras macias(mogno então) a Floyd Rose cria tais sulcos, suponde que abusemos dela para ambos os lados?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


baboni
Não.
iRock
Sim (mogno é uma madeira densa, não é macia... - Macias são marupá, basswood (tília), caixeta, etc).
Abçs

baboni
Veterano
# jan/11 · Editado por: baboni
· votar


puts pensei q dava pra na posiçao meio e ponte o humbucker ja ficar defazado direto sem a necessidade da chave dpdt vlw

iRock
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hmm, ok. Eu consegui fotos daquela peça que te falei. Assim que puder posto as fotos e te mando o link.

cynide
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

pergunta besta, so pra tirar a dúvida, tenho uma strinberg egs 266. acho bem macia e confortavel pra tocar, mas sinto falta de mais sustain.. travar a ponte traria melhoras significativas?? ou não vale a pena nem tentar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


cynide
A melhora é sutil.
Aumento de sustentação envolve muitos parâmetros. Desde cordas mais espessas (0.10, 0.11), cabos de qualidade e capts melhores, pedais e até amplificador....
Abç

williamjuliet
Veterano
# jan/11
· votar


Bertola, estou já falando na tal da guitarra em outros tópicos, mas quero ver se tu conhece e se é bom. Eu achei tão bonita a guitarra GART 60 da Ibanez, só que é da linha Gio né, uma "mais barata" da Ibanez.. Meu medo é que seja similar à Special, da Epiphone (madeira de compensado...).
O que que tu acha meu velho?

iRock
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Segue o link do tópico com as fotos da peça:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/252574/p0#7305478

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)