Tampo em Spruce - coloração

    Autor Mensagem
    PabloVieira
    Veterano
    # jan/11


    Buenas pessoal,
    Essa pergunta é meio noob, mas...
    Sei que Spruce é uma madeira "consagrada" para o tampo, na construções de violão. Existem N modelos com tampo em tal.
    A minha pergunta é: como é que esses modelos, em sua versão "Natural", tem colorações tão diferentes? A madeira, embora haja diferenças na qualidade e na construção (maciço x laminado), não é a mesma?

    kiki
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    PabloVieira
    a mesma madeira pode variar de coloração
    e o acabamento tambem influencia pra caramba.

    acho que é só isso, sei lá.

    PabloVieira
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kiki
    Obrigado pela resposta... é que no caso específico do Spruce, achei as diferenças muito gritantes.
    Por exemplos, violões com laterais e fundo em Maple/Flamed Maple são similares, pois essa é uma madeira visivelmente mais clara.

    Mas acho que as diferentes colorações da mesma madeira e a explicação sobre o acabamento sanaram a dúvida.
    Obrigado, pode fechar o tópico...

    kiki
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    PabloVieira
    ah, espera outras opiniões mais especializadas...

    alias, experimenta postar o link desse topico no tópico de luthieria do seiji e do ebrtola (nó fórum de guitarra)

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    PabloVieira

    É a mesma madeira, pode variar de coloração.....e o verniz que passam também pode mudar a cor da madeira

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    PabloVieira
    A coloração da madeira segue apenas um padrão médio, pois trata-se de material biológico, e não fabricado, portanto, não existem "padrões". Claro que o tipo de acabamento interfere nisso, bem como o processo de "envelhecimento" do material.
    Não procure o que vc não pode achar (padrões exatos).
    Abç

    PabloVieira
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Obrigado pela força. =)
    Bom, depois da ajuda do profissional, close topic. ^^

    MMJr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    PabloVieira

    Enquanto a coloracao, o spruce pode ir de um tom pastel bem claro ate uma cor de caramelo escuro....

    A coloracao geralmente muda ...
    Com o tempo a madeira vai ficando mais escura...

    Vale dizer que o mesmo nao vale para o Red Spruce que, como o nome ja sugere, tem uma cor mais vermelho e marrom.

    Valeu...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tampo em Spruce - coloração