Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Skider
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entao este nao serveria...
as espesificações dele são essas:
Potência RMS:100 W
Impedância:4 Ohms
SPL:93,10 dB/W/m

joaormrt
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, eu comprei uma Tagima 635 e estou satisfeito com ela, mas ela apresenta alguns ruidos, tá certo q minha pedaleira nao é grande coisa (G1)... mas mandar blindar ela é uma boa alternativa?

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Skider
Só pelos dados já ví que não são bons.
joaormrt
Sim, é.
Abçs

joaormrt
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Beleza, eu nao tenho como ir até tu pra pedir pra fazer isso, mas qto tu cobra pra fazer uma blindagem? só pra eu ter uma noção de preço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


joaormrt
Eu não comento preços aqui, se quiser, mande um e-mail.
Abç

Vinícius Braga
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Falaa..
Opa, só pra constatar que eu mandei um e-mail para você e estou esperando uma resposta!

Fica com Deus!
Abraço.

MncGtrPlyr
Veterano
# jan/10
· votar


Como eu posso identificar se a Floyd e os caps que vem na guitarra Schecter Sunset Extreme FR são os mesmo da Schecter Sunset Deluxe FR?? Não achei informações sobre elas em lugar algum...

Agradeço desde já..!

paulinho pc
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde Bertola.
Tem um rapaz aqui na minha cidade,vendendo um baixo samick modelo lb 11s,4 cordas,acho que é passivo,e mais um cubo meteoro fwb 20.Pede em tudo R$ 600,00. Mandei R$ 400,00. Caso ele tope,o que vc acha?
Eu não toco baixo,queria dar a um sobrinho que está aprendendo.
Desde já agradeço.
Abs.

stenin
Veterano
# jan/10
· votar


Boa tarde.
eu levei a guitarra para regular essa semana, o luthier falou q ia abaixar as cordas um pouco e blz.
quando eu fui buscar ela eu toquei e tals.Mas só quando cheguei em casa com calma percebi q quando eu tocava a ré solta ela trastejava, ai eu pensei q possa ser a altura das cordas q estão mt baixas?
ah, eu troquei a tensão das cordas de 0.9 pra 0.10

desde já agradeço.
abç

stenin
Veterano
# jan/10
· votar


ah outra coisa,
como faz para regular a altura das cordas, e minha guitarratah trastejando um pouco nos trastes 17, 18, 19, 20 eu mesmo posso lixar eles?

erdnaxela
Veterano
# jan/10
· votar


E ai mestre Bertola tudo bem contigo e a familia?
o Lance é o seguinte devido a crise financeira estou envernizando uma strato. Deixei a guitarra na madeira apliquei 2 mãos de seladora spray e lixei com lixa 1200 em movimentos circulares bem de levinho só para "desencaroçar" a seladora. Ate aqui ficou beleza.
Agora chegou a hora de envernizar com verniz pu monocompoente spray. A minha duvida é:

1- a cada demão de verniz eu lixo com lixa 1200 como fiz com a seladora?
2- Uso lixa dágua molhada ou seca mesmo.
3- Na ultima demão eu lixo ou só passo cera pra polir?

Bom como tu é fera estas duvidas podem ser respondidas da maneira que tu achar melhor. Tenho consciencia que não vai ficar nada profissional mas quero fazer o melhor que eu posso.

Fiquem todos com Deus!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


MncGtrPlyr
Também não sei como. Mas isso é realmente importante?
paulinho pc
Para aprender, tá legal.
stenin
Retorne a seu luthier para que ele verifique o problema, isso é "de praxe", até porque, sua mão é diferente da dele....
Não lixe nada. leve a seu luthier.
erdnaxela
PU spray mono não precisa lixar. Aplique várias demãos (deixando secar entre uma e outra, né! E isso demora pelo menos 1 dia e meio) e depois dê um polimento com lixa 1200 molhada e depois politriz. Se vc quiser acabamento "in natura", apenas lixe a seladora e aplique a cêra e depois faça o polimento com politriz.
Abç

papillon
Veterano
# jan/10
· votar


Pergunta ao bertola:

bertola tenho uma memphis mg130 e estou querendo colocar uma ponte gotoh floyd rose, a medida dela eh de 42mm mas so acho as gotoh com medida 41mm ou 43mm
tem como instalar alguma dessas na minha guitarra?!

essa medida diz respeito apenas ao nut? ou ao tamanho da ponte consequentemente!?!?!?!

agradeço desde ja!

Skider
Veterano
# jan/10 · Editado por: Skider
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Seguite seu conselho, e minha Cort viva gold chegou em minha casa hj;
Detalhe, ela é usada;
to com problemas, logo de cada
A acção das cordas esta relativamente alta;
mas, as 3 cordas mais grossas, E A e D estao trastejando MUITO;
Imposivel de sair som; Reparei q a vibracao das coradao esta um pouco maior que comparado a minha condor, nao se si é impressao;
Apesar de ter experiencia em tocar em guitarras com floyd, nao tenho experiencia em regulagem;
Esse trastejamento é algoque eu posso resolver(ou tentar) na regulagem na ponte? como?

Detalhe: Tudo bem, sei que a posicao das cordas é ao contrario em relacao a ponte fixa; Mas, reparei nessa guitarra, e nunca vi isso em outra floyd, e as cordas mais grossas, esta uma parte sem a capa (revestimento) dela, ou seja; a parte que esta na ponte, é a parte mais fina, sem revestimento, isso infere em algo em relacao ao que está acontecendo?

Obrigado e abç

pedrojob
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tudo bom bertola?

Cara tenho uma condor rx20, faz pouco tempo eu coloquei um HB Hot da malagolli na ponte, fiquei satisfeito com o som.

Mas as cordas dela estao meio altas, levei pro meu professor dar uma abaixada quando comprei, ele fez isso mas ainda esta muito alta e mesmo altas estao trastejando em algumas notas.

Eu teria que mandar pra um luthier, o problema que aqui em Presidente Prudente tem um Luthier mais nao é de muita confiança...

Pelo o que eu te falei o que seria necessário fazer na minha guitarra? Quanto que seria um preço medio para fazer?

Sinto uma diferença muito grande em tocar nas guitarras do meu professor com as cordas baixas para a minha, planejo ir nesse luthier para ver o que ele fala e o preço mais queria ter sua opinião sobre o assunto.

Obrigado!

erdnaxela
Veterano
# jan/10
· votar


polimento com maquina politriz sem cera ou com cera?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


papillon
Essas são medidas da pestna.
Skider
Cara, após a compra de qualquer instrumento, seja novo ou usao, vc TEM QUE levá-la a um luthier para uma regulagem geral.
Esas cordas foram colocadas erradamente. Ao colocar cordas em pontes tipo "Floyd" vc tem que cortar as "bolinhas de fixação e colocar esta parte na ponte, e o resto enrolar normalmente na tarracha, cortando o excesso.
erdnaxela
Com cêra.
Abçs

R81
Veterano
# jan/10 · Editado por: R81
· votar


Bertola,

Eu havia criado um tópico pra discutir o problema que eu vou descrever, até que o colega MauricioBahia sugeriu que eu postasse aqui, pedindo uma sugestão ou avaliação sua.

Anteontem comprei uma condor CLP2 (les paul). Me pareceu uma boa guitarra: construção, ressonância da madeira, acabamento legal etc.

Levei a guitarra ao luthier pra regular, e fiquei surpreso com a notícia de que, de acordo com ele, a guitarra tem um empeno no final da escala (na região dos últimps trates), na parte mais próxima da junção com o corpo, o que faz com que as notas trastejem muito e às vezes até "morram" nos bends tocados no final do braço.

De acordo com ele, o problema não é fatal, e pode ser disfarçado com o alinhamento de trastes, desgastando mais os trastes mais próximos da junção do braço com o corpo, pra compensar a escala mais alta nessa mesma região.

Mas a solução definitiva só viria com a retirada de todos os trastes, alinhamento da escala (com a retirada do excesso de madeira na parte empenada) e instalação de novos trastes.

Gostaria de saber de você e dos colegas mais experientes, principalmente os que têm noções de luthieria, se esse tipo de problema é comum em guitarras de braço colado, ou só acontece com guitarras mais acessíveis (como é o caso da minha), em que o controle de qualidade tende a ser menor do que, p. ex., na Gibson ou na PRS.

Agradeço a todos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


R81
Cara, se o luthier constatou tal problema, vc deve pedir à ele um arrazoado por escrito e trocar sua guitarra.
De fato esse problema não é incomum e pode acontecer com QUALQUER guitarra, em função de problemas na colagem, alterações na madeira devido a variações de temperatura e humidade, etc.
De fato a limagem dos trastes da região seria um paliativo eficaz e a solução definitiva é como ele disse mesmo, reaplainamento da escala.
Abç

tomasbignoto
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola! Cara, me ajuda numa questão aqui: Tô afim de trocar as molduras de captadores da minha shelter nashville.. Só que para fazer isso tem que tirar todas as cordas.. Mas eu estou com muito medo de empenar o braço.. E tô sem dinheiro pra levar a guitarra no luthier.. Vc acha que existe esse risco?
Obg mestre!

erdnaxela
Veterano
# jan/10
· votar


obrigado. Bertola. Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


tomasbignoto
Ué.. é óbvio que tem que tirar as cordas...
Depois recoloque-as, ou compre novas.
Cara, braço não empena só porque se tirou as cordas (e recolocou depois)....
Abç

tomasbignoto
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado Bertola. Eu já sabia que teria que tirar as cordas, queria saber se empenaria.
Abçs!

Bruh_figura
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola que madeira vc aconselharia para um violão para ser microfonado e utilizado para tocar unicamente Bossa\MPB\Samba ?
Tem algum modelo especifico no mercado por uns 1000 reais que vc aconselha ?
Muito Obrigada
Abç

tomasbignoto
Veterano
# jan/10 · Editado por: tomasbignoto
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, mais uma perguntinha besta.
Como faz pra trocar a moldura da chave seletora de capts de uma Les Paul?
Abç

Johnny.
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bertola, to com uma duvida cruel.
da pra coloca p90 em uma les paul? posição ponte.
ouvi o som de um e gostei mtmtmt!
abrass

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Bruh_figura
Cara, violão tem que testar ainda mais que guitarra. Dê uma olhada nos Crafters.
tomasbignoto
Ué...retirando ela....
Johnny.
Os modelos "padrão", não, pois as medidas e o sistema de aparafusamento e "elevação" são diferentes. Mas existem modelos que seguem o mesmo padrão de captadores tipo Hb, como os da GFS, por exemplo: http://store.guitarfetish.com/me90tralp90p.html
Mas, se for o caso, recomendo instalar os dois (braço e ponte).
Abç

GUITARK2
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
blz?!
to precisando de um "jack cover"(aquele acabamento por fora do jack...ele é diferente, o pescoço fica nessa peça e não na femea) para pedal de wha wha da morley vc teria ou sabe onde se consegue?
desde já obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


GUITARK2
Poste uma foto aí....
Abç

GUITARK2
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
não tenho como colocar foto aqui onde estou...se não for te pedir de mais olha no google uma foto do BAD HORSIE...é na input do pedal aquele jack cover cromado...o lance é que ele é atarraxado na femea do jack (são duas peças) perdi a de fora...a femea do jack fica presa por dentro...que eu saiba esse tipo de jack só é usado no dias de hoje em pedais da MORLEY.
desde ja obrigado.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)