Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Felipe1991
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Quero colocar um kit emg na minha Dean das antigas...

O porém é que o braço dela é mais largo, aproximadamente a largura das epiphone lespaul... eu tenho que me preucupar com o expassamento do captador ou tanto faz no caso dos emg ativos?

lipe_2104
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Então Bertola, como disse antes , vou comprar a ponte flutuante da gotoh e levar pra você instalar...
Uma dúvida que tenho, se eu comprar a ponte, tem algum jeito de ela não dar e eu perder a grana que eu gastei com a ponte? Estou com medo disso.
Outra coisa, minha guitarra, quando eu dou um bend em uma casa aguda (que não me lembro agora qual é) o som da corda morre, é só nesse traste que isso acontece, o que pode ser isso?

Abraço, tudo de bom pra você !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Velvete
Não sei cara, talvez alguém mais versado que eu em pedaleiras possa te responder à essa pergunta.
Luiz Thiago
Pau-marfim.
Ah, mais uma pergunta, como reconhecer se uma peça de madeira está bem seca ou não?
Só um profissional pode sabê-lo à contento. Uma maneira simples é cortar um pedaço e verificar a serragem, se está humida ou não...
zninhoz
Cara, pontes tipo "Floyd-Rose", ou são as "top" (Floyd-Rose Original, Schaller ou Gotoh), ou não são nada...
A configuração H-H é mais simples e mais efetiva, com 2 pots e chave de 3 posições. Sobre a Strinberg, instale os da Sound/Malagoli ou os Stellfners Neodymiuns.
mvmarquezini
Cara, eu nunca nem ví esses capts aí!! Rs, rs, rs.....
Felipe1991
Tanto faz. Agora, pense bem se isso é factível... Um jôgo de EMG's é bem caro.....
lipe_2104
se eu comprar a ponte, tem algum jeito de ela não dar e eu perder a grana que eu gastei com a ponte?
Sim, isso pode acontecer. Meça cuidadosamente a sua ponte e confira no site da Gotoh, ou então, desmonte a ponte e leve para conferir quando da compra....
Abçs

iRock
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Em algumas guitarras com madeiras mais macias , mas que utilizam Floy Rose, é utilizada uma éça no pivôs da guitarra, tipo uma chapinha, que vai de um pivô a outro distribuinda a pressão para não "amassar" a madeira tanto. Tu saberia me dizer o nome desta peça?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

iRock
Não sei o neme disso não, mas é apenas um calço ou proteção.
Abç

iRock
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Não é apenas um encalço, é uma peça diferente, ligada aos pivôs. Não sei nem se é mais fabricada mais, mas o nome ajudaria muito. Ela formaria esse desenho olhada de lado:

|-----|

|--> Pivos
- ----> Pecinha

lipe_2104
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ok, vou fazer isso, e se der alguma medida diferente eu aviso aqui.
Mas e quanto á Outra coisa, minha guitarra, quando eu dou um bend em uma casa aguda (que não me lembro agora qual é) o som da corda morre, é só nesse traste que isso acontece, o que pode ser isso?

Pelo que achei na busca isso é traste amassado e pode ser solucionado facilmente, é isso mesmo?
abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

lipe_2104
Sim, relativamente fácil.
Abç

lipe_2104
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obg pela ajuda e desculpa pela enchessão de saco rs,rs .
Qualquer coisa, acho que você mandou seu nº de telefona na resposta do email que mandei pra você.
Daí eu vou na loja e levo a guitarra, se tiver alguma medida diferente eu te ligo, tem problema?
Deus te abênçõe, tudo de bom pra você!
abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

lipe_2104
Tudo bem...
Abç

Felipe1991
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Então qual seriam bons modelos e marcas de captadores ativos para eu avaliar...

Ps:Obrigado pela resposta

Filhada
Veterano
# jan/11
· votar

Oi Bertola!
Estou de volta, voçê poderia resolver umas dúvidas minhas?

1.Não tenho vontade de trocar de guitarra.
Estou apaixonado pela SX GG1! Mas, o que ela tem de ruim?
Já apertei as tarraxas(folgadas), agora ela não desafina mais, tá com .010, e penso em (futuramente) colocar uma chave de seis posições(Stewmac).

2.Minha irmã fica olhando umas guitarras, o que seria melhor?
Uma guitarra iniciante, ou uma mediana?
Ela está tocando alguma coisa, mas já quer uma guitarra só pra ela(além de que estou precisando tocar com drop tune em uma banda, fica ruim na lespa...).

Boa Madrugada!

leo-guitar94
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bom dia

Queria saber se vale a pena investir nos captadores H777 pra uma Ibanez GRG270 ou se compensa mais pegar uma RG350. Toco de Led a Metallica.

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Felipe1991
Ativos porque?
Filhada
Uma guitarra de iniciante, mas legalzinha.
leo-guitar94
Sim, vale.
Abç

PEdroooo
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

fala bertola!
queria saber que madeira escura (e de facil acesso, se possivel) eu posso usar para o braço e escala, que sejam da mesma madeira?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

PEdroooo
Mogno para o "corpo" do braço e ipê para escala.
A mesma madeira, não tem.
Abç

zigmetal
Veterano
# jan/11
· votar

eaí bertola
eu tenho uma dean dave mustaine vmntx united abominations
vale a pena colocar um seymour duncan invader nela gosto de mettalica, a7x, heavy metal em geral
e tambem nao gosto muito do som dessa mesma guitarra no meu amp q é ruim :) é um wattsom multi uso e uso com um landscape brutal distortion, vc me aconselharia q amp até uns 600 reais
vlw cara

zigmetal
Veterano
# jan/11
· votar

se eu nao regular a guitarra que veio com corda 0.9 para 0.10 o braço empena mesmo e se empenar aí ferrou ou tem como concertar?

rafael_tagimapr
Veterano
# jan/11
· votar

Boa tarde Bertola
Os parafusos q prendem o captador e aqueles q ficam no captador da minha guitarra estão enferrujando, mas eu sempre deixo ela na capa. Tem como tirar essa ferrugem e passar algum produto para nao deixa-los mais enferrujar? Os ultimos trastes tbm estão dando uma enferrujada, o que passo neles para tirar a ferrugem e mante-los?
Abraços

Felipe1991
Veterano
# jan/11
· votar

zigmetal
Toda vez que você trocar seu encordoamento vai precisar regular a guitarra... mas não é por que você trocou a numeração da corda que quer dizer que vai ferrar com o braço. Mas evite ficar mudando muito de numeração, isso sim pode ferrar com o braço, escolha a corda que mais lhe agrada e seja feliz.

rafael_tagimapr
Nos captadores eu passo esmalte incolor, ou cola plastica, mas tem que cobrir os captadores com fita gomada e depois com um estilete cortar pra expor apenas os parafusos, o esmalte é mais prático de fazer mas a cola dura mais tempo....

Felipe1991
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Eu gosto do timbre ativo... :)

Então sem ser ativos, você acha que vale apena investir em caps cabrera ou sound?

Eu toco progmetal...

Filhada
Veterano
# jan/11
· votar

Oi de volta! Uma iniciante legal? não conheço...
Achei isso:
Memphis LP e SG, Golden LP e Shelter SG.
Quais as diferenças?
Existe algum problema que deva saber em alguma dessas?
---------------------------------------------------
Quanto tempo duram as peças de uma guitarra?(ponte, tarraxas, desmagnetização dos magnetos)
As madeiras chegam a anos se bem cuidadas, mas e o resto?

Agradeço por antes e agora!

Felipe1991
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

kent armstrong também são bem baratos... mas valem apena?

capguitar
Veterano
# jan/11
· votar

Boa noite, Bertola. Eu comprei as tarrachas Condor que você havia sugerido para a minha Epiphone LP 100. Só que quando cheguei em casa, vi que elas são do tipo ''pequena''. Isso influi na qualidade da tarracha? E essa mesmo serve?

StratoBlues
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Opa Mestre, tudo bem?

Lembra-se do upgrade que falei de fazer em uma strato para dar ao meu sobrinho? Pois bem, eu comecei: botei um JB Jr. na ponte, uma ponte Wilkinson VS-100 e tarraxas com trava Gotoh.

Eu fiz um teste e gostei muito do som da guitarra, mas vendo por aqui no Guitar Rig 4, eu tive alguns probleminhas. O som dela fica um pouco baixo e sem ataque nas notas...

Isso se dá pelo fato do potênciometro instalado ser de 250k? Seria viável ao colocar o Lil 59' no braço no mês que vem pedir para o Luthier trocar os pots por 500k e desligar o captador central? Isso resolveria o problema enquanto não compro todos de uma vez?

Ah, mais uma coisa. A estabilidade da afinação ficou infinitamente melhor que antes, sem falar na maciez desta ponte. Você acha que um Roller Nut Fender melhoraria ainda mais o desempenho geral? Amaciaria ainda mais a ponte ou sustentaria ainda mais a afinação...?

Muito obrigado!

Abç e boa noite.

tito lemos
Veterano
# jan/11
· votar

Bertola,

Faria muita diferença botar um par de sound/malagoli (traditional hb no braço e traditional hb hot na ponte) de uma Cort M-200? Pergunto pq não sei a qualidade dos captadores originais dessa guitarra.

Abração.

Dougrf
Veterano
# jan/11
· votar

Olá Bertola, blza?

Estou tendo dificuldade em fazer uma modificação simples na minha guitarra, é um Giannini Supersonic, paguei R$ 30,00 nela, só pra mexer.

Ela tem dois pickups single e quero deixá-la apenas com dois botões de volume, um pra cada cap.

Fiz a ligação direta de cada captador para seu botão de volume, e liguei os dois fios de saída dos potenciômetros juntos no jack.

Mas quando eu zero (fecho totalmente) qualquer um dos botões de volume, abaixa o volume dos dois captadores juntos.

Pode me dizer o que fiz errado? Tem outra alternativa pra esse cicuito?

Mais detalhes nesse link, com fotos:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/252164/

Obrigado!

Filhada
Veterano
# jan/11
· votar

Olá Bertola!
Você poderia opnar sobre esta guitarra:
Telecaster/Jaguar de Luthier

Agradeço!

Edington
Veterano
# jan/11 · Editado por: Edington
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Tudo bem cara? Não sei se você se lembra mas to procurando captadores pra um telecaster std MIM. Quero algo legal com saida bem baixa, o que você recomenda? To de olho no Antiquity II da SD.

Abração

assacinodeemos
Veterano
# jan/11
· votar

Bertola

Me ofereceram uma Fender made in Korea ( na ponta do Head está escrito by squier)por 1200,00 ,o preço tá bom ???visto que ela está muito bem conservada...
Obrigado
Abçs