Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
PEdroooo
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

vc acha que o uso de uma ponte fender ou de carrinhos da fender é dispensável?
essa ponte da condor é de boa qualidade?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

PEdroooo
Essa aí eu nunca usei.
Cara, o segredo da ponte (que tem que ser grande e pesado, feito de aço ou latão) está no bloco e nas molas....
Abç

Mr.Folk
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vs me recomenda um meteoro gs100/160 ? E onde encontro essa cera grand prix ? Abç.

PEdroooo
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

vc recomenda alguma que tenha um bom custo-benefício?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Mr.Folk
Não. Se vc quer um amp decente, compre Laney, Fender, Crate, e no caso dos nacionais, Borne ou Maverick. Cêra Grand Prix se compra em supermercado cara...
PEdroooo
http://store.guitarfetish.com/USA-Spaced-Solid-Brass-Block-Tremolo-Com plete-Kit_p_1239.html
Abç

beu
Veterano
# nov/10
· votar

Bertola, só mais uma coisa, caso resolva fazer por minha conta a troca de ponte (to apertado de grana)...

vou afrouxar o parafuso q prende as molas, soltar as molas, colocar minha máscara esportiva(hehe), e soltar os seis parafusos perto do escudo. depois colocar a nova ponte, e ai vem minha principal dúvida, como ela vai ficar fixa, eu devo apertar os parafusos o máximo q conseguir? pois pode haver uma folga ali já q base da ponte abaixo do buraco dos parafusos ná é reta, mas inclinada.
abs

Mr.Folk
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valew. Cara estou atraz de Um ampli bom e descente que preste para ensaios e pequenos shows.
De 100 ou 160w
Tenho 1.500
Da pra compra algum desses com essa grana ?
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

beu
Não, apenas coloque os parafusos de fixação, MAS NÃO APERTE. Depois coloque as molas na base e no "prendedor" e vá apertando, depois aperte os parafusos (de cima), de fixação, mas apenas até a base ficar fixa, pois se apertar de mais ela levanta a parte de trás, aperte as molas.... Entendeu?
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Mr.Folk
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-158548747-amplificador-hiwatt-g 50r-novo-_JM
Esse aqui é "cabuloso"!!!
Abç

beu
Veterano
# nov/10
· votar

Entendi sim, muito obrigado. Abs

alhestertolino
Veterano
# nov/10
· votar

Olá caros Bertola e Seiji.
Tenho um problema na minha quitarra que já levei em tres luthiers e não foi resolvido ainda.
Tenho uma Ibanes RG370Dx com caps Emg 85 e 81. Uso uma pedaleira korg ax1500g, wah Bad Horsie e um eq da Groovin. Meu amp é um Staner GT200. E toco um som basicamente tipo Metallica e afins.
O problema é o seguinte, minha Guitarra tem o som das cordas agodas muito baixo, tipo to fazendo uma base e o som das graves é MTO alto, e quando vou fazer um solo ou frase o som não aparece, ainda mais se estou com a banda.
Eu já tentei mexer nos efeitos, equalização, nivelamento de trastes, toca de bateria, troca de cordas, troca de potenciometros e jack... e nada, e pior que se ligo uma guita Dolphin no mesmo equipo o som fica melhor que o da minha. Peço ajuda pois não sei mais o que pode ser isso.
Um forte abraço e muito obrigado pela atenção.
Alhestertolino .:

beu
Veterano
# nov/10 · Editado por: beu
· votar

só pra ter certeza se entendi o pq (fico mais a vontade quando entendo o pq das coisas)

ao q parece, depois q colocar a ponte nova, eu não devo apertar a mola toda à principio, justamente pra q quando eu apertar os de fixação, eu saber se estou apertando demais, pois vai levantar a parte de trás. mas se as molas estiverem já muito firmes eu nao vou ter essa respotas da ponte e posso apertar demais sem saber na fixação?

já agradeço novamente, abs

Tuii
Veterano
# nov/10 · Editado por: Tuii
· votar

É quase certeza que vou comprar um Condor RX30 usada aqui em São Paulo. Precisava saber de algum luthier bom aqui e quanto $$ é mais ou menos pro cara dar uma olhada na guitarra, ver se tá tudo certo regular as oitavas e tal, não tenho muita noção disso.

Aproveitando, pretendo comprar um amplificador pra estudos também... estou indeciso entre esses (pretendo gastar no máximo $400):

- Borne G80
- Crate FW15
- Peavey 158 Rage
- Landscape Predator Triefx 20w
Qual deles se sobressai?

Se puderem ajudar agradeço muito.
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

alhestertolino
Cara, os captadores tem que ficar mais baixos em relação aos bordões, e mais altos em relação às primas....
beu
Exatamente.
Tuii
Aí em Sampa eu, por motivos óbvios, só indico o meu mestre: Sérgio Buccini.
Amps desse tamanho não são muito diferentes uns dos outros, teste o que mais lhe agradar aos ouvidos.... e ao bolso....
Abçs

Mr.Folk
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Uma misinha 010 arrebentou posso por 09 ?

Mr.Folk
Veterano
# nov/10
· votar

Ps: so tenho misinha 09

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Mr.Folk
Não.
Abç

Mr.Folk
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Não ?
Dechei so por umas 5 horas e deois eu arranjei um 010.
Danificou o braço ?
Abç.

Joel_ESP
Veterano
# nov/10
· votar

Olá Bertola.
Tenho uma condor rx-20s e queria colocar o kit da malagoli
Traditional HB hot na ponte e o Traditional HB no Braço
Ficaria legal?
E mais pra frente comprarei uma ltd mh-50, esses captadores ficariam legais nela?
Ah e com esses captadores se tiram harmônicos artificiais facilmente?
Obrigado e Boa noite.

Mauricio Full
Veterano
# nov/10
· votar

Olá pessoal!
Uma dúvida minha em relação à ponte de minha guita... Ela é presa por dois parafusos em suas extremidades e na maioria dos casos de modelos stratocaster o que observei são seis parafusos cada um na direção de uma corda .Essa diferença de modelos de ponte para strato resulta em timbres distintos ou em que?
Desde já grato....

CidC
Veterano
# nov/10 · Editado por: CidC
· votar

Boa Noite!
Eu estava pensando em comprar um cabeçote bugera 1960, de 150w no ebay. Porque ele é muito mais barato do que o de outras marcas ($450), ele é bom mesmo?
O bugera 1990 seria melhor? (120w, mesmo preço)
Que falantes eu colocaria na caixa??
Gosto de tocar blues, funk, rock, metal às vezes (mas ñ é prioridade)...
OBRIGADO!

PEdroooo
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

eles entregam no brasil?

Stratourso
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola. Sei que pode já ter respondido a esta indagação outras vezes, mas não as encontrei através da busca. Minha dúvida é a seguinte: estou analisando possibilidades de compra de uma guitarra modelo SG. Me deparei com a Epiphone SG G400 e com a SX SG. Qual delas você julga ser melhor em termos de equipamento (não de grana). Além disso, quais seriam as diferenças entre elas? Ou você não acha que vale a pena nenhuma delas.

Abraço.

Shinigami_
Veterano
# nov/10
· votar

Bertola e Seiji

Estou procurando uma guitarra de qualidade decente, e reparei em um dos modelos novos da Epiphone, a Les Paul Special GT.

Li alguns reviews em sites americanos, eles disseram ser uma les paul com o braço mais fino que o normal, e razoável se investir em algumas alterações.

Você conhece/recomenda/quer opinar este instrumento?

abaixo as especificações:

Body Material Mahogany
Neck Material Hard Maple
Neck Shape SlimTaper
Neck Joint Bolt-On; Contoured heel with recessed 4-bolt pattern
Truss Rod Adjustable
Scale Length 24.75"
Fingerboard Rosewood with pearloid "Parallelogram" inlays
Bridge Pickup USA Designed 700T Humbucker
Neck Pickup USA DEsigned 650R Humbucker
Controls Master Volume, Master Tone with integrated push/pull Kill Switch, 3-way Toggle
Fingerboard Radius 14"
Frets 22; medium-jumbo
Bridge 6-Screw Vintage-style Tremolo
Nut Width 1-11/16"
Hardware Black
Machine Heads Premium, 14:1 covered
Colors Worn Black (WK)

Retirado de
http://www.epiphone.com/news.asp?NewsID=1634

alhestertolino
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Mas tem que ter muita difeença de distancia em relação às cordas graves e agudas, outra duvida, o excesso de gain nas distorçõesp ode tirar volume ou definição, de 1 a 10 em quanto tenho que deixar o gain numa simulação de mesaboogie da pedaleira Korg, exemplo para tocar metallica?

mendigo_desabrigado
Veterano
# nov/10
· votar

Olá! :D

Vou fazer uma viagem bem grande (cerca de 16 hrs em um avião e umas 2 em outro), e levarei minha guitarra em um hard case feito pela ncase especialmente pra isso.

Eu devo deixar as cordas afinadas ou não ou tanto faz?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Mr.Folk
Não.
Joel_ESP
Suas perguntas não podem ser respondidas, posto que cada guitarra responde diferentemente. São capts bons? Sim. São os melhores? Não...
Mauricio Full
Sua ponte é de pivôs. Nada mais.
CidC
Não conheço esse amplificador...
PEdroooo
Sim.
Stratourso
A G400 é melhor. Mas a SX não fica muito atrás não...
Shinigami_
Não conheço esse novo modelo, mas, pelo péssimo histórico desse modelo (corpo de compensado, braço de madeira tratada quimicamente, capts ruins, etc), eu não recomendaría....
alhestertolino
Tem que haver diferença. Experimente....
Sim, excesso de ganho pode "embolar" o som.
Quanto a parâmetros... Não sei... Vá testando aí até conseguir...
Afinal, todo equipamento deve ser exaustivamente estudado pelo músico.
mendigo_desabrigado
NUNCA desafine as cordas de sua guitarra......
Abçs

Mr.Folk
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Oh fato de so a MISinha ter estourado e colocar uma corda só 09 é caso de empenamento ou algu pior ? Abç.

Matheus Bertolino
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ae cara, vi seus comentários e parece que você entende MUITO de amplificador.

Olha ae, se você puder me ajudar, agradeço:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/247038/

lcsrs
Veterano
# nov/10
· votar

a quem puder me ajudar
eu tenho uma dolphin strato a como vcs sabem ela vem com a ponte de tremolo
e tipo quando dou alavancadas apenas as cordas de baixo desafinam (1º,2ºe 3º) as outras de cima (4º, 5º e 6º) ficam normal nem desafianam.
como posso resolver isso? é problema na ponte, tarrachas, cordas
ou isso é comum msm