Autor |
Mensagem |
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# nov/10
· votar
lcsrs Isso é comum, principalmente em se tratando de um instrumento de baixa qualidade como o seu. Para minimizar esse problema: A) Coloque as cordas corretamente nas tarrachas, sem "embôlos", com poucas voltas na haste, laceando as cordas e depois de afinar, puxe-as, e repita a afinação até ela estabilizar. B) lubrifique os sulcos da pestana e os "abaixa-cordas" com grafite em pó ou vaselina sólida (não use vaselina com cordas Elixir). C) Mantenha a ponte lubrificada (nos parafusos) e com molas novas (o ideal é usar 5), bem como muito bem regulada por luthier competente. D) Use cordas novas , de espessura 0.10 ou 0.11, e mantenha sua guitarra limpa. Abç
|
M.BR Veterano |
# nov/10
· votar
Gostaria de saber se acham que vale a pena investir em upgrades na guitarra Cort M600T ( corpo em mogno, captadores EMG Hz, ponte Wilkinson ). Pergunto isso pq vou viajar em janeiro para os Estados Unidos e gostaria de trazer tudo o que for possivel para melhorar a guitarra. Uma duvida especifica que tenho eh em relação a troca de pontes: o que devo observar na hora de escolher uma ponte nova? As medidas precisam ser exatamente as mesmas? Pesquisei um pouco e vi uma ponte tremolo de uma marca chamada Hipshot, alguem sabe se eh de qualidade? Obrigado e desculpe pela quantidade de perguntas.
|
Rafael A. Veterano |
# nov/10
· votar
Bertola e Seiji
Sei que vocês não comentam sobre preços por aqui por ser anti ético. Mas na verdade vou pedir a indicação de algum profissional. Caso não for possível, ok.
Gostaria de fazer uma réplica de uma Flying V modelo 67, de bom Cu$to Benefício. Considerando que existem Gibsons V Faded (são mais baratas) usasdas no ML na faixa de R$ 3,5 mil, gostaria de fazer uma, talvez em Cedro Rosa, mas pintada, braço colado, caps nacionais, que ficasse abaixo de R$ 2 mil.
Acham que é possível? Teriam algum luthier para indicar em SP-Capital?
Grato.
|
Leko doido Veterano |
# nov/10
· votar
A todos, caso alguem possa me ajudar
Estou querendo comprar uma semi-acustica e achei muito interessante uma Crafter SEG300/BK. Testei a mesma e gostei da versatilidade, conforto e qualidade dos captadores ( apesar de nao saber quais são)
Encontrei ela numa loja meio escondida, ate um pouco encostada. Estava custando R$1500,00. O problema é que nao consigo encontrar informações sobre ela em nenhum lugar, parece que é um modelo que ja não é mais produzido.
A crafter possui qualidade em seus instrumentos semiacusticos? alguem sabe as informaçoes tenicas dessa guita e se correspodem ao preço pedido?
Encontrei apenas uma ofreta no ML ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138476007-crafter-semi-acustica -modelo-seg-300-bk-_JM ) e não sei quanto a veracidade nas informações, se alguem souber me informar algo sobre ela fico grato
|
Stratourso Veterano |
# nov/10
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Stratourso A G400 é melhor. Mas a SX não fica muito atrás não...
Olá de novo Bertola. Me desculpe pelo incômodo, mas é que realmente gostaria de reunir o maior número de informações sobre as guitarras para, então, escolher qual adquirir; até mesmo porque na minha cidade (Divinópolis/MG) não há muito acesso a instrumentos com qualidade melhor, principalmente porque a loja que domina aqui ( a única da cidade, salvo engano) só vende praticamente instrumentos daqueles que os pais compram pra dar os filhos de dia das crianças (lamentável).
Portanto, volto a indagar-lhe sobre essas guitarras. Você disse que a Epiphone é melhor, mas que a SX não fica muito atrás.
Será que poderia me dar mais detalhes dessa sua afirmação, tipo: 1) qual delas apresenta peças de melhor qualidade (parte elétrica, tarraxas, nut etc.); 2) qual delas tem o melhor acabamento?; 3) qual delas tem a captação original melhor?.
Caso possa responder a todas as indagações, inclusive acrescentado algo, caso julgue pertinente, ficaria imensamente agradecido.
Abraço.
|
|
# nov/10
· votar
M.BR Sim, essa guitarra é boa. Basta trocar os capts... Rafael A. Sempre indico o meu mestre e grande luthier (e ser humano), Sérgio Buccini. Leko doido Essa guitarra é muito boa pelo que se paga por ela. Pode comprar sem problemas.... Stratourso Os captadores da G400 são um pouco melhores e a madeira do corpo é nato (a da SX é basswood), cujo timbre é mais próximo do mogno. O acabamento não difere muito, nem pestana e tarrachas. O fato é que a SX é bem mais barata, e, com os "up-grades" certos, fica tão boa quanto a G400. Abçs
|
Jp_Brasil Veterano |
# nov/10
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Oi Mauricio, um amigo do forum me indicou a vc. Comprei um violão e queria que ele fosse visto por um Luthier. Ele me disse que vc poderia me ajudar ou me indicar alguém. Resido no RJ. Agradeço
|
|
# nov/10
· votar
Jp_Brasil Ok, mande um e-mail para mim..... Abç
|
Shinigami_ Veterano |
# nov/10
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Desculpe a insistência, mas como você disse nao conhecer o novo modelo da Epiphone que falei, a Les paul special GT.
Solicito que veja um video review dela, pois me pareceu agradavel o som, porem é um review da propria epiphone, logo nao sei ate que ponto se pode "tirar leite de pedra"
Peço que avalie se seria uma prova que a guita nao é tao ruim ou nao, abraço.
http://www.youtube.com/watch?v=gifcAojm7CU
|
iRock Veterano |
# nov/10 · Editado por: iRock
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Cara como te disse iria pegar o Hiwatt, por sua recomendaçõa, mas um de 100w, por ter loop e não distorcer em volumes mais elevados, mas andei dando uma olhada, e me deparei com um par de monitores ativos. Também vi que muitos usuários da POD a ligam em Mini Systens. Será que para usar com a POD não seria mias vantajoso pegar uma Mini System ou os monitores? O que tu recomenda?
|
StratoBlues Veterano |
# nov/10 · Editado por: StratoBlues
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Opa mestre, tudo bem?
Estou com aquela minha strato do Vellozo agora meio encostada, e meu sobrinho está louco pra ficar com ela,já que fizemos um trato e ele ganhou... Mas ele toca algo mais em torno de rock pesado, e queria fazer alguns modificações na mesma e gostaria de perguntar se elas são válidas ou mesmo possíveis. Vamos lá...
->Gostaria de fazer algumas alterações em relação à entonação e afinação da guitarra... Além de colocar tarraxas com trava Gotoh, talvez colocar um roller nut e um abaixador de cordas ali no headstock com o tensor para fora...
http://img507.imageshack.us/i/imagem0050.jpg/
A pergunta é, com essas alterações,haverá a adição na estabilidade?
-> Gostaria também de trocar a ponte, visto que é uma ponte xing ling, e botar uma Gotoh de dois parafusos. Eu sinto uma certa dificuldade para alavancar devido a baixa qualidade da ponte, será que com uma ponte Gotoh, um novo bloco e molas novas isso seria facilitado?
-> Vou trocar os captadores pra ele, botando um set de SD rails (Cool Rails, Vintage Rails e Hot Rails), a pergunta é, com um set todo "humbucker", eu mantenho os pots de 250k ou troco por pots de 500k? Alguma recomendação de pots de alta qualidade?
A guitarra tem corpo de Marupá, braço em Marfim. O braço é muito confortável, e acho que ela vale esse investimento, e como meu sobrinho estudou muito, acho que o meu presente de Natal vai corresponder as expectativas dele.
Muito obrigado Mestre,
Abçs
|
Stratourso Veterano |
# nov/10
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Stratourso Os captadores da G400 são um pouco melhores e a madeira do corpo é nato (a da SX é basswood), cujo timbre é mais próximo do mogno. O acabamento não difere muito, nem pestana e tarrachas. O fato é que a SX é bem mais barata, e, com os "up-grades" certos, fica tão boa quanto a G400. Abçs
Ué Bertola, mas é nato mesmo a madeira? Todos os sites indicam como sendo mogno?!
|
victorhab Veterano |
# nov/10
· votar
Quero um amp, mas é foda pegar esses transistorizados baratíssimos, to pensando em aproveitar e comprar na guitarcenter, que agora ta bom pra comprar...
Penso em: Vox AC4TV 4W Class A Guitar Amp Head ou Blackheart BH5H Little Giant 5W 120V Tube Guitar Amp Head
+ um cab: Vox V112TV 1X12 ou Bugera 212V-BK 2x12 ou (o que eu acho que será melhor e mais barato) um Hand-made 1x12 com um falante do E-Bay...
Qual melhor opção? Toco só Rock, tipo Hendrix, Led, Lynyrd Skynyrd e coisas do gênero e não acho necessidade ter um 1x12... Esses Head ae dá certo tranquilo pra ensaio ou pequenos shows? Aguenta os cabs?
Obrigado desde já.
|
Ruda_Guitar Veterano |
# nov/10
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Olá, moro em Florianópolis - SC, e estou querendo comprar uma guitarra que está no DF, porém, já fui alertado por mais de uma pessoa que a mudança de clima (seco lá) pra cá pode causar rachaduras na madeira. Isto é verdade ou só mito?
|
emachado Veterano |
# nov/10 · Editado por: emachado
· votar
Bertola e Seiji
Olá. Estou terminando uma escala em ipê e ao pesquisar sobre as opções em trastes um vendedor me indicou deixar 3mm de profundidade nos rasgos. Creio que o produto dele seja diferente dos dunlop, pois este indica 1,9mm de profundidade para a parte que é inserida na madeira. Pretendo ficar mesmo com os dunlop 6105 ou 6100.
Neste caso, qual profundidade devo deixar para o encaixe dos trastes?
As laterais da escala (binding?) pretendo fazê-las em garapeira. Esta costuma rachar, mesmo considerando lâminas de 1,5mm? Saudações.
|
Mr.Folk Veterano |
# nov/10
· votar
Mauricio Luiz Bertola O circuito da shelter nashville é passivo ? Abç
|
victorhs Veterano |
# nov/10
· votar
Oi Bertola, tudo certo?
Voce poderia dar sua opinião sobre as guitarras com braço de 9 peças?
Agradeceria se voce respondesse la no topico porque ja ficaria de consulta pra futuras pessoas com duvidas.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/247183/
Abraço!
|
Bonnerfl Veterano |
# nov/10 · Editado por: Bonnerfl
· votar
Mauricio Luiz Bertola eu moro no litoral ,ou seja , aqui eh quente eh umido, q cuidados eu deveria tomar com a minha guitarra da phoenix?? ela eh uma strato modelo st1 e de acordo com o site da marca a escala é Rosewood , o braço é Maple e o corpo é Basswood
ps: n entendo muito de madeira mas como eu deixo ela sem a tampa das molas da pra ver q n eh aglomerado.
|
Daybilow Veterano |
# nov/10
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Querido Bertola , sei que aqui é o tópico de guitarra , porém achei mais contundente perguntar aqui à te perturbar por PM... É o seguinte : Tenho meu violão a 1 mês , é um taylor 314CE. Fiz o humidificador alguns dias atrás e até acho que ficou bom , meu higrômetro chegou essa semana e a RH máxima e mínina foram 56% e 43% , na teoria isso é muito bom. Só estou estranhando uma coisa , hoje percebi que a escala está levemente rachada ou descolada , não consegui discernir qual dos dois exatamente... E a escala em relação ao tampo , também parece que o spruce está levemente rachado/descolado ! O problema é que eu não sei o que é , pois se for descolado , significa que está muito úmido , se for rachado , porque está seco ! Quando o higrômetro chegou a RH estava em 29% e provavelmente ficou assim todo o tempo em que eles estava aqui , então acredito que sejam rachaduras ! O que vc acha ? Apenas mantendo a umidade entre 45-55 isso volta ao normal ?
Muito Obrigado !
|
maspn Veterano |
# nov/10
· votar
qual é a média mais ou menos que um luthier bom cobra pra pintar uma guitarra sunburst para gold top:?
|
jrfassarella Veterano |
# nov/10
· votar
Alguem teria o esquema de montagem do circuito com 2 humbucker..1 volume 500k..2 tones 500k..com chave de 5 posições?
|
HotokiriBattousai Veterano |
# nov/10
· votar
Prezados Seiji e Bertola.
Qual a diferença em fazer a ligação de captadores em série em paralelo? Em qual delas posso aproveitar melhor a potência do captador. No meu caso tenho um guitarra strato com captação S-S-H e quero deixa lá com H-H, sem a intenção de somar os captadores. Tenho a intenção de ligar um Punchbucker Plus do Sergio Rosar com Resitência DC de 17,2 k na ponte e combinar com um PAF pro que tem a resistência bem mais baixa (8,4 k) no braço, já que a medição de saída em mV é relativa, pois depende de uma série de fatores, como posso aproveitar o máximo desses captadores que irei colocar na sequência H-H?
|
theus gomes Veterano |
# nov/10
· votar
eai bertola
quero saber se a tagima ja1 é uma boa guitarra e vc conhece alguma loja que venda ela?
|
heartOnBass Veterano |
# nov/10
· votar
"Fazemos setups a baixos e guitarras" isto seria regular o baixo (tensores,oitavas,acçao das cordas)? Obrigado
|
heartOnBass Veterano |
# nov/10
· votar
já sei, obrigado na mesma :)
|
Stratourso Veterano |
# nov/10
· votar
Caso alguém possa ajudar, inclusive Bertola e Seiji :
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/247330/
|
rafael_777 Veterano |
# nov/10
· votar
Mauricio Luiz Bertola cara comprei uma guitarra da marca GBSpró e queria saber como tirar o logo da marca do headstock, é lixando? se sim, qual o tipo de lixa eu uso? qual a espessura?
e também a escala dela é em maple, e não veio envernizado, vc me aconselha a manda envernizar? pois acho q se deixar sem verniz pode sujar com facilidade o q vc acha?
|
|
# nov/10
· votar
Shinigami_ Cara, avaliar guitarra por vídeo?... Isso é bem anti-profissional... Como lhe disse, essa série tem um péssimo histórico. Eu não compraría.... iRock Eu não gosto disso. Lugar de guitarra é em amp de guitarra.... Cara, raramente guitarras tem circuitos ativos. Essa (Shelter Nashville) é passiva, como 90% das guitarras do mercado. StratoBlues Cara, se a instalação for correta, sim. Se vc vai instalar 3 "stacks", troque os pots por 500K de boa marca (Alpha, Gotoh, etc). Stratourso É nato. A Epiphone é notória em passar informações capciosas em seu site... victorhab Só conheço o Vox, que é bem legal. Ruda_Guitar Muito difícil isso acontecer. Mas, não esqueça de levá-la a um luthier assim que comprar. emachado Os sulcos devem ser apenas ligeiramente mais profundos que a haste do traste. Não entendi a outra questão, até porque "bindins" se fazem com material plástico (e não servem para nada, aliás, atrapalham na confecção e posteriormente na troca de trastes..). Bonnerfl Mantendo-a sempre limpa e lubrificada. Nada mais... Daybilow Cara, se está rachado e apresenta diferença em relação ao tampo... Você deve consultar o seu luthier o mais rápido possível. jrfassarella No site da Seymour Duncan tem. HotokiriBattousai Em série vc está com uma bobina em fase com a outra, o que proporciona alta saída. Em paralelo, uma bobina está ligada na outra mas sem ser em fase; anula-se os ruídos, mas a "potência" cai. Vc apenas irá ligar os capts numa ligação normal de esquema H-S-H. O de maior saída fica na ponte, sempre. theus gomes É uma guitarra apenas razoável para o seu preço. Abçs
|
|
# nov/10
· votar
rafael_777 Cara, tem que lixar com lixa de grana 100, 150 e 200. Se vc acha que prefere envernizada... Isso é uma questão pessoal. Abç
|
rafael_777 Veterano |
# nov/10
· votar
Mauricio Luiz Bertola então eu tenho q lixar com a lixa 100 depois 150 e depois 200? uma atrás da outra?
|