Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

rafael_777
Exato. Com a 100 já vai sair. Mas vc tem que fazer o acabamento. Existem lixas de grana ainda mais fina; se encontrar, use-as.
Abç

Stratourso
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, você comentou no meu tópico sobre a Michael de compensado que tenho.

Estou pensando em comprar uma SX stratocaster.

Qual a diferença entre a SX SST 57 e a SX SST 62????

Qual delas é melhor???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Stratourso
São iguais. A SST62 tem a escala em "rosewood" (jacarandá indiano). A SST57 tem escala em maple (bôrdo). Nada mais.
Abç

Stratourso
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Vou sentir diferença de qualidade entre uma SST57 e a minha atual (compensado)? Com um upgrade de tarraxas Wilkinson Ez-lock + Kit captadores Traditional Texas estarei bem servido de stratocaster com a SST57????

E muitíssimo obrigado Bertola, prometo que vou te dar sossego agora... hehehe.

Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Stratourso
Cara, imagine o som sendo "transmitido" por um biscoito "waffle" e por uma peça de madeira maciça.... Pois é... Compensado não proporciona uma boa sonoridade.
Agora, antes de comprar, teste várias SX's, e depois, leve-a para um luthier para os "up-grades" necessários e ajustes.
Abç

pitiko
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
To com um prolema na minha guitarra, o braço dela está reto, so q as cordas bordões estão meio altas. Não tem como abaixar as cordas porque a ponte é floyd e não tem regulagem de carrinhos, será q tem alguma solução?
obrg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

pitiko
Abaixe no pivô da parte de cima...
Abç

Symptom
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Grande Bertola, 2 coisas:

1 - Vi você elogiando o amplificador VOX AC4TV. Tem mais alguma coisa para falar sobre ele? Tipo prós e contras? Andei pensando em pegar esse mesmo amplificador (mesmo tendo falante de 10)

2 - Você já ligou uma Les Paul ou SG com volumes independentes? Digo, na posição do meio, se você colocar um dos volumes no 0, só corta o som daquele captador e não da guitarra inteira. Saberia me dizer vantagens e desvantagens disso?

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Symptom
1) Não tem muitos contras, a não ser a baixa potência, para usá-lo no palco, fica difícil... Ele "cruncha" cêdo (até por conta da potência baixa), "perdendo um pouco o som característico da VOX.
2) Corta só daquele capt. A vantagem é que vc pode abaixar o volume do capt do braço para tocar bases e deixar o da ponte todo aberto, daí, quando fores solar, basta mexer na chave...
Abç

Wenty
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá, sou novo aqui, gostaria de pedir sua ajuda sobre um projeto meio maluco q eu inventei de fazer =P....

Bom, deixa eu explicar, eu preciso de uma guitarra, mas em vez de comprar, eu pensei: Nossa, seria legal eu montar uma guitarra, tipo o van halen .-.

Pois é, surgiu a idea, dei uma pesquisada sobre madeiras, construção de guitarras e tudo mais, pesquisei as partes pra ver.
Então, como não tenho ablidades grandes em marcenaria, achei q o melhor era comprar pelo menos um braço feito por um luthier e com o corpo a mesma coisa, eu qria uma guitarra com timbre nos agudos bonitos, formato de uma strato, medios e graves legais tbm, então um cidadão me sugeriu um corpo feito de louro canela, e braço com tensor de marcação bolinha(?) feito de marfim, e com escala feita em ipe ou o proprio marfim, dei uma pesquisada e vi q o tal do louro canela possui um timbre mais agudo, e ja o marfim com ipê para braço poderia ser melhor q o maple. o preço q o cara quer me cobrar é 150 o corpo, e 280 o braço(sem trastes) e 400 com trastes. Mas tudo isso no estado "cru", só a armação, sem ser pintada nem nda, está muito caro?

Wenty
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Esqci de comentar, mas gostaria de saber tbm a respeito do timbre dessas madeiras, e se são de boa qualidade para os instrumentos, e fiquei um pouco preocupado com os graves!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Wenty
Cara, eu já confeccionei uma strato com essa madeira (louro-canela). Não gostei do resultado. Eu usaría (é o que uso), o cedro.
O braço está muito caro (com trastes).
Abç

Wenty
Veterano
# nov/10 · Editado por: Wenty
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado ae, vou falar com algum luthier pela minha cidade pra ve si arruma um corpo com cedro, o braço sem as trastes não esta caro então né?

Tbm tenho uma duvida sobre a parte elétrica da guitarra e afins...
Eu sei q preciso de captadores, não entendo muito bem, mas dei uma pesquisada e acho q vou comprar humbucker, mas eu compro 2 humbuckers e um single tbm ou somente 2 humbuckers? Qual seria uma marca boa? Funciona em uma ponte Floyd Rose?

Não sei se ta tudo certo, mas sei q vou ter q comprar, captadores, ponte, nut, knobs, escudos, tarrachas, braço e corpo...esqci de alguma coisa? Tenho duvidas quanto ao nº de potenciometros, a chave e o tal do capacitor jack(isso vai depender dos captadores né?)

Joel_ESP
Veterano
# nov/10 · Editado por: Joel_ESP
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá, comprei dois captadores humbuckers e tenho a minha guitarra com três sigles, pois bem, para instalar eu só preciso passar tudo de um escudo para o outro trocando só os condutores dos captadores do braço e da ponte?
Obrigado.

PS: vou deixar o single no meio (HSH)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Wenty
Cara, se vc pretende instalar uma ponte tipo "Floyd-Rose", em 1º lugar, NÃO USE o "back-box", em 2º lugar, entregue a montagem a um luthier experiente... Aviso de amigo.....
Abç

Joel_ESP
Veterano
# nov/10
· votar

Up'd

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Joel_ESP
Sim, porém, seria necessário, em princípio, trocar os pots por de 500K. Mas a sua guitarra tem espaço para os dois Hb's?
Abç

Joel_ESP
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Sim ela é uma RX20s da condor a cavidade dela é completamente funda um buraco só, não é como as tagimas que tem o espaço apenas para os três singles.
Mas a ligação dos pots ia ser a mesma?
Porque das guitarras HSH que eu vejo por ai tem 1 pot de tone só, com exeção da Fender do Dave Murray que tem 2 pots de tone.
A minha pode ficar com os 2 pots de tone?
Obrigado
Abç.

Joel_ESP
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ah e qual foi a consequência mais dramática do crime da rua Toneleros?
Foi esse fator que influênciou no suicídio de Getúlio Vargas?
Obrigado
Abç.

Wenty
Veterano
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vlw pela ajuda ,é o que eu estava pensando em fazer, só tava dando uma pesquisada pra ter uma ideia de qnt sairia e o q eu precisaria comprar, meu projeto ainda está no papel, estava pesquisando primeiro os componentes, madeira, captadores, ponte, etc...
Bem, acho q meu "projeto" está assim:
Corpo: Cedro
Braço: Marfim c/escala em ipê
Captadores: 2 humbuckers
Ponte: Alguma com tremolo
Nut: Osso
formato de strato \o/

+2>perguntasvc sugere alguma mudança?teria uma faixa de preço q uma guita assim custaria?

Joel_ESP
Veterano
# nov/10
· votar

Up'd

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Joel_ESP
Sim, é a mesma...
Cara, perguntas de História??? Ah,ah,ah,ah.....
Eu frequento aqui até para "esquecer" um pouco a minha profissão original...............
Wenty
Eu usaría ponte fixa, tipo essa:
http://store.guitarfetish.com/Top-Mount-Hardtail-bridge-Fits-Teles-Squ ier-51-Chrome_p_759.html
Abçs

Joel_ESP
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Não respondeu a pergunta sobre os pots
A minha pode ficar com os dois?
Eu vou boatr só 1 de 500k?
Ou tenho que trocar os dois?

Wenty
Veterano
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vlw ae cara, me ajudou bastante! Mas o carinha falou q usando o louro-canela o som teria mais desenvoltura com humbucker :S

Edit: Desculpa perguntar tanto, mas o cedro rosa é uma boa madeira para guitarra? É o mesma coisa do cedro?

beu
Veterano
# nov/10 · Editado por: beu
· votar

Caro, vi esse comentário em outro topico mas trouxe aqui m

vou comprar um ibanez artcore (AS73, eu acho, algum comentário?) e gostaria de saber avaliar melhor. E se vc conhece os caps dela, trocaria eles por cabrera ou gfs pra som limpo gordo a la wes montgomery pra jazz?

abs

ps depois q escrevi isso, vejo um topico sobre o wes!

victorhab
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
o AC4TV com um Cab 1x12 handmade dá um volume bom pra ensaio?

ZoSo of Zeppelin
Veterano
# nov/10
· votar

Bertola

Minha MIzona tá trastejando.
Tem como eu resolver sozinho?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

Joel_ESP
Os 3 cara...
Wenty
Mas o carinha falou q usando o louro-canela o som teria mais desenvoltura com humbucker :S
Quero conhecer esse cara aí... Ele é um profeta...
Desculpa perguntar tanto, mas o cedro rosa é uma boa madeira para guitarra? É o mesma coisa do cedro?
Cara... Sim, é............
beu
Cara, apenas toque.... Duas ou 3 dessas, a que soar melhor... compre.
victorhab
Nunca testei isso... Só o amp "puro".
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar

ZoSo of Zeppelin
Depende.....
Acho melhor vc levar para o seu luthier.
Abç

Wenty
Veterano
# nov/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vlw pela ajuda ae bertola! =P