Como Limpar sua Guitarra (Aprenda e tire duvidas)

Autor Mensagem
Frank Patricio
Veterano
# dez/09


Bom, nao sou o Expert da limpeza mas nao me considero burro. Tem milhoes de topicos de limpeza. Porém uns dizem para usar uma coisa outros dizem para usar outras e no final. voce nao sabe oque fazer.
Vou descrever o jeito que eu limpo a minha. espero ajudar quem nao saiba e aprender se estiver fazendo alguma coisa errada.

Material:
Cordas Novas (Sua escolha), Alicate de Corte, Detergente, Óleo Lubrificante, Escova de dentes, Óleo de Peroba, Cera de Carro (em ultimo caso), Bombril, Fita crepe, Uma flanela, e um pano qualquer.


Vamos limpar:
1. Tire as cordas sem corta-las de uma vez só porque isso pode e vai ofender o braço da sua guitarra. Desenrole e tire uma por uma.

2. Remova a Ponte da Guitarra aonde se localizam os carrinhos. (se precisar veja a altura de ambos os lados com uma regua para deixar do jeito que estava antes os parafusos).
Obs: Se for Les Paul retire o Escudo, é facil... só tirar os parafuzinhos.

3. Pegue a Escova de dentes e o Detergente. Vá até uma pia com agua corrente. E aplique um pouco de detergente na escova e escreve bem por cima dos carrinhos. Com cuidado pra nao desregular. Caso voce nao saiba regular depois e tenha medo de tira do lugar, nao mecha. Só passe um pano.
Depois de escovar, enxague e deixe secando.

4. Limpe Bem o Escuto da guitarra com um pano. Se precisa, use agua corrente.

5. tampe os capitadores com fita crepe sem pegar na madeira. e certifique-se que nao tem nenhuma passagem para a parte internada dele tbm ... nao cubra só a parte de cima.

6. Com os capitadores tampados. Pegamos o Bombril um pedaço rasoável, segure com um pano para nao entrar farpas na sua mao (dói muito). Se com força faça movimentos horizontais e depois verticais sobre os trastes e por ultimo movimentos circulares para tirar os riscos.

7. Após limpar com o Bombril sua escala vai ficar estranha ou sei la como se diz. Pegue o pano que nao solte pelos (nao a flanela) ponha um pouco de óleo de peroba numa ponta e va passando na escala. Ela irá começar a brilhar.
Obs: se achar que precisa de mais óleo passe. mas nao exagere.

8. Limpe a parte de traz e da frente do corpo da sua guitarra, principalmente atraz do braço. Se o corpo tiver muito melado/gorduroso use a cera grand prix ou qualquer outra de carro sem silicone. Passa o dedo e espalhe com cuidado em varios pontos. Na parte de frente e de traz do corpo, atraz do braço e na mao, passe a flanela e depois de expalhar com a flanela vire para um lado limpo e lustre passando sem força.

9. Coloque de volta a ponte. ajeite a altura com forme as medidas.
E coloque as cordas de volta na Guitarra...


Bom espero ter ajudado. E se alguem puder me ajudar dizendo se eu estou fazendo alguma coisa errada. Agradeço desde ja...

Obs: O passo 7 nao ser feito em escalas claras. Somente em escalas escuras.

lucas trigueiro
Veterano
# dez/09
· votar


grande tópico, informaçao de qualidade
obrigado ai :)

marcos.
Veterano
# dez/09
· votar


pra limpar os trastes tem que cobrir a madeira com fita pra não zuar.

dai quando terminar tira :}

kbessaxx
Veterano
# dez/09
· votar


marcos.
Certo. \o/

Frank Patricio
Veterano
# dez/09
· votar


marcos.

Bom cara... pelo oque eu andei lendo. não a necessidade de cobrir a madeira se ela é Escura. só se for clara.

Will Bejar
Veterano
# dez/09
· votar


Frank Patricio
Só algumas coisas:

2. Remova a Ponte da Guitarra aonde se localizam os carrinhos. (se precisar veja a altura de ambos os lados com uma regua para deixar do jeito que estava antes os parafusos).
Obs: Se for Les Paul retire o Escudo, é facil... só tirar os parafuzinhos.

Cara, não quero desmerecer sua iniciativa, mas nunca vi tirar a ponte pra limpar...aliás, acho que vc poderia explicar melhor esse processo (se possível com imagens).

3. Pegue a Escova de dentes e o Detergente. Vá até uma pia com agua corrente. E aplique um pouco de detergente na escova e escreve bem por cima dos carrinhos. Com cuidado pra nao desregular. Caso voce nao saiba regular depois e tenha medo de tira do lugar, nao mecha. Só passe um pano.
Depois de escovar, enxague e deixe secando

Que tipo de detergente??? Água mesmo??? Isso não vai estragar a ponte??

wcpm
Veterano
# dez/09
· votar


Ja ouvi dizer que é bom passar WD40 na ferragens. Isto é verdade?

Marc Snow
Veterano
# dez/09
· votar


A Guitar Player do mes passado tem um especial sobre alavanca

Jandira
Veterano
# dez/09
· votar


Legal o tutorial, só faltou umas fotos...

StratoBlues
Veterano
# dez/09
· votar


Will Bejar

Concordo com você... estranho isso da ponte

Frank Patricio

Bom tópico mas...esse negócio da ponte foi estranho. Nunca vi alguém fazer isso. Poderia postar umas fotos explicando melhor como se faz?

Abs

Frank Patricio
Veterano
# dez/09
· votar


Will Bejar

Olá tudo bom ? Desculpe sumir. REALMENTE eu nao expliquei muito bem da Ponte. Algumas pontes da Les Paul tem a ponte removivel.
Caso a sua nao seja, aproveite que o capitador esta forrado Coloque um pano do lado e escove.

Quando ao tipo de detergente. Use de preferencia o neutro. se nao tiver nao tem problema.

E claro que nao nao vai estragar sua ponte. oque pode vir acontecer como eu disse é voce esfregando tire os carrinhos do lugar. (preste atenção se os carrinhos sao presos para nao sair voando quando voce escovar). E claro tome o maximo de cuidado tentando nao move-los.

Frank Patricio
Veterano
# dez/09
· votar


wcpm

Sim muito bom. Mas nao em todas a penas na tarrachas e na ponte aonde se localizam os carrinhos. WD-40 ou qualquer outro oleo de lubrificação e proteção. Mas só uma gota. nada de exageiro ainda mais na ponte aonde vai ficar sua mao.

Obs: após passar o óleo na ponte, passe uma paninho para tirar o excesso.

Frank Patricio
Veterano
# dez/09
· votar


Bom, devido a tantas duvidas Vou fazer uns videos. De como limpar se for escala clara e tals fazer a limpeza em geral que eu descrevi.

Assim que eu puder eu posto aqui.

Leo Zanon
Veterano
# dez/09
· votar


Frank Patricio

Vlw cara..
Grande tópico.

Will Bejar
Veterano
# dez/09
· votar


Frank Patricio
Olá tudo bom ? Desculpe sumir. REALMENTE eu nao expliquei muito bem da Ponte. Algumas pontes da Les Paul tem a ponte removivel.
Caso a sua nao seja, aproveite que o capitador esta forrado Coloque um pano do lado e escove.

Cara, me desculpe novamente, mas ainda não entendi...é só pra Les Paul??? Pra que tipo de ponte vale esse esquema??? Tune-O-Matic???

Quando ao tipo de detergente. Use de preferencia o neutro. se nao tiver nao tem problema.
Vc tá falando de detergente de cozinha???

allguitar
Veterano
# dez/09
· votar


Eu sempre utilizo wd-40 uso nas cordas, trastes, ponte, parafusos e tarrachas.

Obs: para limpar os trastes e cordas o produto atinge diretamente a madeira do braço. Creio eu que nao cause nenhum problema

wcpm
Veterano
# dez/09
· votar


Eu sempre utilizo wd-40 uso nas cordas, trastes, ponte, parafusos e tarrachas.

pode usar também nos captadores pra não enferrujarem? Não na parte de plastico é claro.

paulinho pc
Veterano
# dez/09
· votar


Frank Patricio

boa tarde amigo...q ritual,hein?!
Eu não fazia nada disso,apenas,após tocar,passo uma flanela nas cordas,mas passo na parde de cima e na parte de baixo da corda,bem passado mesmo.
Qdo troco as cordas,aproveito pra limpar o braço tbém,passando um pano(não a flanela) no braço todo,em todas as casas entre os trastes,um pano seco...q fica preto no final de tanto suor/sujeira alí retidos.O pior de tudo,é o pó q fica entre o captador e o corpo da guita...o mais dificil de limpar na minha opinião.Passo o msm pano q passo no braço(q não solta fiapos),com a ajuda de uma tampa de caneta bic,pra chegar nos locais de dificil acesso.
No mais,uma flanela no corpo pra dar acabamento.
Não uso nenhum tipo de óleo,nem limpador,nada.Apenas o bom e velho conjunto pano/flanela.
Abração.

marcos.
Veterano
# dez/09
· votar


paulinho pc
eu gosto de deixar minha guita toda suja :]

só passo pano nas cordas mesmo.

ferragens tudo com ferrugem :D espero que não tenha problema.

Konrad
Veterano
# dez/09
· votar


Frank Patricio

Está legal o texto, mas corrija os erros de português lá enquanto é tempo.

Abç

paulinho pc
Veterano
# dez/09
· votar


marcos.
eu gosto de deixar minha guita toda suja :]

só passo pano nas cordas mesmo.

ferragens tudo com ferrugem :D espero que não tenha problema.


que cor é a sua guita?

lindoso
Veterano
# dez/09
· votar


Frank Patricio

Lembrando que antes que o passo 6 seja feito, é necessario vc cobrir toda a escala(exceto os trastes) com fita crepe, para não arranhar a escala, seja ela clara ou escura.

Ah, e otimo topico :)

Frank Patricio
Veterano
# dez/09
· votar


[b]paulinho pc[/b]

Claro Paulinho, Sempre depois de tocar claro. essa limpeza que eu passei é quando sua guitarra fica muito suja entendeu ? porque um pano/flanela nao tira toda a sugeira da guitarra. só tira o excesso.

lindoso

Se for passado com bastante força o bombril. ele vai agir de forma superficial só tirando sujeira dos trastes e o grosso que tiver encima da madeira. nao tem necessidade de cubrir. só se voce nao tiver força o suficiente.

Frank Patricio
Veterano
# dez/09
· votar


Will Bejar

Serve para qualquer ponte. com tanto que esteja sem as cordas e que voce nao tenha molhado muito.

Sim detergente de cozinha.

Will Bejar
Veterano
# dez/09
· votar


Frank Patricio
Beleza!!! Sem mais para o momento!!!

Bela iniciativa!!!

marcos.
Veterano
# dez/09
· votar


paulinho pc
preta com escudo branco. strato :] tem o head preto tambem

paulinho pc
Veterano
# dez/09
· votar


marcos.
preta com escudo branco. strato :] tem o head preto tambem

cara...limpa ela,senão fica parecendo que vc comeu carne com a mão e tá tocando a guita...pode ser que a mulherada ache vc meio "sem mto zelo"....ashauhauashuashuashauhau
A minha strato é branca...já disfarça mais!
Abração.

Zero Zen
Veterano
# dez/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


Frank Patricio

2. Remova a Ponte da Guitarra aonde se localizam os carrinhos. (se precisar veja a altura de ambos os lados com uma regua para deixar do jeito que estava antes os parafusos).
Obs: Se for Les Paul retire o Escudo, é facil... só tirar os parafuzinhos.

3. Pegue a Escova de dentes e o Detergente. Vá até uma pia com agua corrente. E aplique um pouco de detergente na escova e escreve bem por cima dos carrinhos. Com cuidado pra nao desregular. Caso voce nao saiba regular depois e tenha medo de tira do lugar, nao mecha. Só passe um pano.
Depois de escovar, enxague e deixe secando.


Isso é uma insanidade ! Jamais use água para limpar peças metálicas.

Água ou umidade nos metais, geralmente provocam corrosão, oxidação, zinabre, etc...

As pontes de guitarras são cheias de furinhos e escaninhos que podem reter água. Uma secagem superficial pode não retirar a umidade por completo.

Se as peças metálicas tiverem alguma crosta ou sujeira, use algum óleo fino. Óleos desengripantes devem ser usados com cautela, pois podem afrouxar ou soltar pinos.

Mesmo o óleo deve ser usado com moderação, pois a madeira pode ser atingida.

T+

Slash Hammett
Veterano
# dez/09
· votar


posso limpar as cordas com alcool?

Bereta
Veterano
# dez/09
· votar


Pra limpar minha guitarra eu penduro ela num galho de árvore aqui em casa com um arame de cerca e uso aquelas máquinas de lavar calçadas e pedras com o jato no máximo. Depois passo um paninho com thinner no corpo pra ficar limpinho limpinho =)

Falando sério agora, nunca ouvi dizer isso de passar água com detergente. Acho q não faria isso na minha guitarra não. Quando troco as cordas, limpo meticulosamente com panos secos e que, de preferência, não soltem pelo. Uso uma escova de mão, de cerdas macias, pra limpar a ponte tb. Os únicos produtos que uso são lustra-moveis na parte do corpo e um pouquinho de óleo para madeiras na escala.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Limpar sua Guitarra (Aprenda e tire duvidas)