Shelter / Sx - Tire suas dúvidas já !

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# jan/08


moçada, todos os dias aparece um tópico sobre essa marca, existe muita curiosidade sobre isso, essa história da shelter já foi contada e recontada por aqui e em outros foruns e muita bobagem já foi dita, tipo que tinha shelter fabricada nos eua e tal...

não tenho todas as informações nem tenho a pretensão de esgotar o assunto, muito menos posso assegurar que todas as informações aqui são 100% corretas mas pelo que eu apurei aqui, em outros foruns e em questionamentos ao fornecedor a coisa é a seguinte:

1 - "shelter" é uma grife, uma marca criada pelo importador brasileiro Habro que importar guitarras de várias procedências e distribui no mercado brasileiro com essa marca. Sim, porque no mundo globalizado de hoje eu posso contratar uma empresa chinesa e tipo mandar ela fabricar um lote de 100 stratos com a marca "Curly Special" no headstock, jogo fácil isso...

2 - as primeiras que chegaram - acho que em 2003 ou 2004 - eram cópias das fender 62, cópias em termos, porque existiam várias diferenças entre as duas guitarras, eram anunciadas como sendo feitas de alder/maple/rosewood, o modelo chamava-se FST62 o headstock era idêntico ao da fender e vinha escrito "shelter custom handmade", como na foto abaixo:

http://img.quebarato.com.br/photos/big/1/B/12D1B_2.jpg

essas guitarras eram fabricadas na indonésia, em uma fábrica pequena que, dizem, já tinha produzido alguma coisa para a fender. Parece que a Habro comprou toda a produção da fábrica. Era uma boa strato, bem construída, tinha madeiras boas, acabamento muito bom e captadores cerâmicos razoáveis. os pontos fracos eram as tarraxas, que eram do tipo vintage mas muito ruins, não seguravam a afinação e a ponte, que era a pior que eu já vi em guitarra asiática. por que ? porque a chapa da base era bem fina, carrinhos ruins, e o fulcrum, aquela peça de metal que fica dentro da cavidade tinha pouca massa. era muito difícil vc conseguir uma ponte de qualidade que substituísse a original por causa das dimensões dela. Dizem que estas primeiras eram eram as melhores, não sei, tive uma linda,
essa aqui

Resumo da ópera: era uma boa guitarra mas precisava de upgrades. e se fizesse os upgrades ela ficaria tão boa quanto uma fender ? não mas ficava uma guitarra muito boa

3 - posteriormente parece que essa fábrica da indonésia resolveu ampliar sua produção e vender também para outros importadores a mesma guitarra e outros modelos com a marca "SX", então a FST62 passou a vir com a inscrição SX no headstock ao invés de Shelter, como na foto abaixo:

http://i20.photobucket.com/albums/b203/georgedel/SHELTERSX8.jpg

4 - então a Fender ameaçou com um processo pela cópia não autorizada e eles foram obrigados a mudar o headstock para um formato diferente (bico de papagaio) e o modelo passou a se chamar SST62, vejam a foto:

http://www.dolphinstreet.com/uploads/sx-sst-57-2.jpg

5 - com o sucesso, a habro também lançou uma linha mais barata, os modelos eram a SST1 e SST2, li que essas guitarras eram fabricadas na mesma fábrica que produz as aria pro, ou seja, nada tinham em comum com os modelos 62. essas guitarras eram muito simples e tinham um controle de qualidade ruim, cheguei a ver algumas com problemas de construção, como sempre algumas eram boas mas muito inferiores aos modelos 62, apesar de, em tese, usarem as mesmas madeiras... o headstock tinha a inscrição "shelter" em letras pretas:

http://www.grellmann.net/html/anuncios/produtos/ftsst1.jpg

6 - Depois, apareceu o modelo SX SST Lt2, com corpo em Ash, braço inteiriço em maple, ferragens douradas, caps em alnico e que vinham um case profissional, tentaram lançar essa guitarra na faixa de uns R$ 1300 mas parece que não colou, ela hoje é vendida no ML por uns 800, preço muito bom considerando que só o case vale uma nota... guitarra muito boa essa, vejam a foto:

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=62856987_9311.jpg&v=O


7 - posteriormente, apareceu uma segunda SX Ash mas que não vinha com case nem ferragens douradas. nessas guitarras a madeira não é selada, apenas aplicam uma fina camada de PU, ,uito bonito mas qualquer batidinha marca o corpo da guitarra. outro problema é que, em alguns instrumentos, eles fizeram a colagem dos pedaços de ash sem respeitar a figuração da madeira, ficando uma coisa meio toscas em um acabamento transparente:

http://www.kamerton.dn.ua/images/sx/sst_ash.jpg


8 - e em 2007 a habro voltou a carga com uma linha nova de guitarras, sob a denominação "shelter california" e outras, guitarras com o corpo em basswood, não posso falar sobre a qualidade da guitarra, nunca testei nenhuma, examinei uma verdinha-clara e me pareceu bonita e bem construída, foto:

http://www.habro.com.br/shelter/imagens/SCALDLUB4_MU_SSS_amp.jpg


CONCLUSÃO: como visto, estamos falando de várias guitarras diferentes então falar que "shelter é boa" ou que "shelter é ruim" é muito relativo... outra coisa, esse negócio que shelter é espetacular, tem o melhor custo / benefício é coisa que fazia sentido em 2003, hoje temos outras como condor, crafter, cort, squiser standard e outras que oferecem coisas tão boas ou melhores...

Curly
Veterano
# jan/08
· votar


agora o pior vai ser abrir o forum amanhã e ver um tópico, "me ajudem, shelter é boa, plz ?" =/

diwillo
Veterano
# jan/08
· votar


Só uma pergunta, onde entra a SX Guitars Spain nessa história?

Alguem sabe?

Será que tbm são as guitarras que a fábrica mencionada resolveu exportar para o mundo todo?

Curly
Veterano
# jan/08
· votar


diwillo

acho que é só um distribuidor espanhol que importa as guitarras e se deu ao trabalho de montar um site maneiro:

http://www.sxguitarspain.com/

pacificpoker
Veterano
# jan/08 · Editado por: pacificpoker
· votar


Curly
vlw msm... vc deve ter visto o meu topico ... vou desistir dessa SST1... então... n conheço nada de strato... então, vi o seu topico da cruiser by crafter ST-50... ( é essa né) tava querendo uma strato basicamente pra blues... ela seria o melhor custo beneficio dessas guitarras baratas? de 250 reais? até uns 400 reais o que vc recomenda... tirando a SST 62... pq eu sei que eu n vou encontrar e tbm pq ela n custa 400 reais... mas ajuda ai... ta dificil achar uma fonte em que possa confiar aqui no forum

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jan/08
· votar


Curly

Eu cheguei a colocar minha LP SX ao lado de uma LP Gibson com a mesma configuração (caps EMG ativos... trastes jumbo... alguns upgrades que fiz) e ficou pau a pau. Se bem que a minha foi uma das primeiras que saíram.

As SX de hoje eu não compraria.

Kamus23
Veterano
# jan/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Eu tb não compraria uma SX hoje em dia nova.

Acho eu que a condor ta superando a SX por causa dos caps que são um pouco melhores.
Mas isso é gosto ^^.
Abraços

laemcasa
Veterano
# jan/08
· votar


Curly

Cara, excelente tópico!! Tá na hora desse mito de que esse negócio que shelter é espetacular, tem o melhor custo / benefício, tem gente supervalorizando essas FST mais antigas - o q pode não ser válido pra guitas atuais.

agora o pior vai ser abrir o forum amanhã e ver um tópico, "me ajudem, shelter é boa, plz ?

huahuahuahah, boa! Mas consola saber q MUITA gente acaba tendo acesso a essa irformação q vc postou, sejam usuários anônimos ou gente q cai no fcc via Google. Quem procura acha! Abraços!

PunkBarney
Veterano
# jan/08
· votar


Acho que os instrumentos Sx valem o que custam. São guitarras básicas, que precisam de upgrades e cuidados na hora da escolha, mas não tao inflacionados quanto Squiers California (na minha opiniao, piores que as Sx), por exemplo. A escolha é importante pois percebi que normalmente apresentam problemas nos trastes. O hardware não é muito bom, assim como parte elétrica ruim e pickups são fracos. Mas isso é claro, já que não dá pra esperar muito de um instrumento de +- 550 reais.

Não tenho experiencia com as guitarras Sx, mas tenho um Jazz Bass 75. É uma ótima plataforma pra upgrades pelo bom madeiramento e um ótimo quebra-galho pra quem não toca o instrumento (tenho o baixo pra quando preciso usar na emergencia ou pra gravar qualquer tranqueira, mas não sou baixista).

Considero os Sx ótimos instrumentos pra iniciantes pelo bom preço por um instrumento razoavel ou um bom instrumento reserva (com os devidos upgrades).

Deji
Veterano
# jan/08
· votar


Eu cheguei a colocar minha LP SX ao lado de uma LP Gibson com a mesma configuração
e ficou pau a pau

¬¬

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jan/08
· votar


Deji

Em termos de som... acabamento nunca.

Lak Lak
Veterano
# jan/08 · Editado por: Moderador
· votar


Eu cheguei a colocar minha LP SX ao lado de uma LP Gibson com a mesma configuração
e ficou pau a pau


a diferença era o tamanho do pau de cada uma delas

EDITADO: suspenso.

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar


Eu tenho uma SST 62 comprada em 2005, muito boa, acho que nem precisa mudar os caps, eles já oferecem sujos bem bluseiros e cleabs bem jazz... Eu to pensando em colocar captação seymourduncan mas investimento bem futuro, pra poder obter um limpo mais fluente, mas enfim... Não perde a afinação, mesmo com bend e vibrado ela segura legal... Só q agora eu to pensando em pegar um amp pra estudo (eu ando com um frahm), um peavey rage158, daí sim que eu vou poder ouvir o verdadeiro timbre da guitarra, ehehehehehe

Deji
Veterano
# jan/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

É aquela velha história, o EMG da uma mascarada no som, soa sempre parecido, mas se vc tocar uma coisa lowgain, vc sente diferença...
Fora tocabilidade, durabilidade, acabamento (como vc dissse), estabilidade, etc...

Deji
Veterano
# jan/08
· votar


Só uma observação, uma boa shelter, com bons upgrades não considero intrumento para iniciantes como foi dito aqui.

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar


Deji
Cara, se eu vendesse a minha guitarra pelo dobro do preço q paguei talvez alguém até comprasse... Ultimamente a SST 62 anda muito dificil de achar...

Uma vez, quando eu comprei a guitarra eu enviei um mail pra habro que falou algo parecido com isso...

Deji
Veterano
# jan/08
· votar


Grimc

sem dúvidas, quem comprou na época sabe o que tem nas mãos!

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar


Deji
Com ctz... Essa LTD 2 eu também quero comprar teve ser uma excelente guitarra....

diwillo
Veterano
# jan/08
· votar


Por fala em SX, acabei de voltar de uma loja aqui..fui testar uma SSG braço colado, daquelas que vem com case. Mas só de olhar o acabamento da guitarra decidi nem testar. Vergonhoso.
O que mais me chamou atenção foi a marcação. Totalmente mal encrustada no braço, espaços sobrando em praticamente todas as casas marcadas.
Trastes mal colocados.
Enfim, desculpem-me quem possui uma, mas essa que olhei estava realmente terrível.

abraço

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar


diwillo
Isso é porque as SX são produzidas em série, por isso umas guitarras podem vir com acabamento incrível, outras podem vir porcamente. A fender mexicana é a mesma coisa.

Deji
Veterano
# jan/08
· votar


diwillo

Grimc

A fender mexicana é a mesma coisa.


Cara, condor e michel ja peguei umas guitarras toscas, e nojentas, tanto que criei um preconceito e nunca vou comprar uma dessas...

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar


Deji
Michael é ruim mesmo, condor é boa.

diwillo
Veterano
# jan/08
· votar


Grimc

Não acredito que seja só pela produção em série, mas sim pelo controle de qualidade. Porque existem diversas guitarras que são produzidas em série e não saem tão porcas assim.

abraço

Simonetti
Veterano
# jan/08 · Editado por: Simonetti
· votar


tudo que sei é: Tenho uma SC GG1 STD, em mogno, e é excelente.

Troquei os caps por SD SH-4 e SH-2n e ficou "supimpa". Eu recomendo.

Preço total, incluindo os caps: R$ 1150.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jan/08
· votar


Grimc

Discordo da Fender Mexicana. Tenho uma e não se compara a SX nenhuma.

A minha eu modifiquei o captador da ponte e as tarrachas... o braço dele é tão confortável quanto de qualquer Fender.

Deji

Michael e Condor nem de graça.

E assino o que você disse... uma SX "das antigas" com um bom upgrade vira uma guitarra top.

As de hoje eu sei que a qualidade caiu muito.

Mas as Cort´s estão aí quebrando tudo e com preço acessível... por isso estous empre aqui no FCC dizendo pra molecada guardar dinheiro antes de comprar guitarra de R$ 400,00/R$ 500,00... melhor esperar um pouco e pegar uma Cort de R$ 900,00/R$ 1.000,00 - mesmo sendo iniciante... pois um dia vai aprender a tocar e terá uma boa guitarra em mãos... e se for pra gastar de novo será para ter 2 guitarras.

Falen
Veterano
# jan/08
· votar


E cada vez eu fico mais feliz de ter comprado minha washburn wi-66... hehehehehehehehehe

JoaoAGS
Veterano
# jan/08 · Editado por: JoaoAGS
· votar


Eu tava querendo uma Shelter Sg Boston,pois sou iniciante e a guitarra tah num preço legal,alguem sabe se ela eh boa?

Outra pergunta.A SX Les Paul e a SX SG Standard são boas tbm?Eu quero uma guitarra que sirva pra tocar AC/DC,Coldplay,Oasis,Guns,Led Zeppelin,Bob Marley enfim de tudo um pouco.(de preferência les paul,hehe)
vlw.

Hansen
Veterano
# jan/08
· votar


Tenho uma SX da primeira safra, com head Fender. O acabamento dela é de primeira, uma das mais bem acabadas que já toquei. O Timbre é excelente, mesmo com os caps originais. Não conheço essas Shelters nem SX novas, mas nem quero conhecer, tendo a guitarra que eu tenho.

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Não quis dizer que as guitarras são iguais. Só quis dizer que ambas podem vir com defeito pois são produzidas em série.

Kamus23
Veterano
# jan/08
· votar


Deji

Condor porcaria?

Compara a CLP com a SX. Um amigo meu dono de uma loja de musica disse para mim que não da nem pra comparar as 2.
Ele disse que vale mais a pena comprar a condor e uma case do que uma coisa mal feita pela SX.
SX só as antigas.
Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Shelter / Sx - Tire suas dúvidas já !