Como Limpar sua Guitarra (Aprenda e tire duvidas)

Autor Mensagem
Bassist_rsl
Veterano
# dez/09
· votar


6. Com os capitadores tampados. Pegamos o Bombril um pedaço rasoável, segure com um pano para nao entrar farpas na sua mao (dói muito). Se com força faça movimentos horizontais e depois verticais sobre os trastes e por ultimo movimentos circulares para tirar os riscos.

Uma vez eu limpei meu baixo (sou baixista, só to aki de metido) assim, só que não tampei os captadores...

paulinho pc
Veterano
# dez/09
· votar


Bereta
Pra limpar minha guitarra eu penduro ela num galho de árvore aqui em casa com um arame de cerca e uso aquelas máquinas de lavar calçadas e pedras com o jato no máximo. Depois passo um paninho com thinner no corpo pra ficar limpinho limpinho =)


cara...achei q vc ía dizer q passava solupan tbém......
ashasuhasuashuahauhsauhsauhsuahsuahauh
Rí mto com isso....

guitarg3
Veterano
# dez/09
· votar


bom topico.. vc poderia colocar algumas fotos para ilustrar o processo

eu quando acabo d tocar passo wd40 nas ferrragens e cordas.. dps q comecei a usar minhas cordar duram bem mais e nao tive mais problemas com ferrugem..

SK8Boy
Veterano
# dez/09 · Editado por: SK8Boy
· votar


Foi uma boa idéia esse tópico, mas tá errado esses procedimentos aí...limpar a guitarra é algo bemmm simples e sem complicações. Nada de jogar agua na ponte, ou ficar passando grand prix no corpo.

Passe um pano seco, tipo flanela no corpo, as vezes(bem raramente)passe grand prix no corpo(depende tbm da pintura da guitar, não são todas q guentam essa abrasividade toda). Passe bombril nos trastes de leve, de forma uniforme. Passe olhe de peroba na escala, retire todo excesso, e é só.

Só faço isso no máx 1 vez no ano. o restante dele é só flanelinha no corpo msm.

rene matos
Veterano
# dez/09 · Editado por: rene matos
· votar


óleo de peroba eu tenho medo...
eu passo o famoso olhinho de limão caseiro na escala (pouco de água, um pouco de óleo e limão).
e em vez WD40 ou detergente rsrs, eu uso óleo singer (ou óleo de máquina) que é bem fraquinho e proteje bastante contra ferrugem.
Minha guitarra nunca teve problemas de oxidação, ela tem uns 6 anos já e eu guardo fora do case.

EDIT-> Link bom, é de baixo, mas serve.
http://www.edmarluighi.com.br/dicas_32-vida-longa-baixo.asp

guitartube
Veterano
# dez/09
· votar


Como Limpar sua Guitarra (Aprenda e tire duvidas)

ahauhauhauhauhauhuahuhauhuah....
Como Destruir sua Guitarra

agua corrente
escovar

nao sou o Expert da limpeza mas nao me considero burro

ahauhauhauhauhauhuahuhauhuah.....

Tô todo mijado....

ahauhauhauhauhauhuahuhauhuah.....

Frank Patricio
Veterano
# dez/09
· votar


guitartube

Bom cara. Eu fiz com intuito de aprender se estiver fazendo alguma coisa errada. Realmente nao me considero burro. Tem coisa ai que nao ta errada. que até Luthier faz para limpar a guitarra.

Agora se voce quer chegar falando assim cara.

Acho que voce devia pensar novamente em suas ideias, porque afinal o forum é para a gente tirar duvidas, errar, aprender, e ajudar as pessoas com oque a gente sabe e nao para ficar zuando quem escreve alguma coisa errada ou alguem que nao sabe fazer alguma coisa descrevendo de forma errada.

Quanto aos outros, desculpem pelos erros. E obrigado a quem ajudou realmente mostrando qual era a maneira exata de limpar.

Frank Patricio
Veterano
# dez/09
· votar


SK8Boy

Olha. obrigado pela ajuda.

Esse jeito de limpar a ponte da guitarra eu vi em uns videos no youtube estrangeiro. E eu testei e nao deu errado.

De qualquer forma obrigado.

SK8Boy
Veterano
# dez/09
· votar


Frank Patricio
De nada. Kra, destaco em seutexto duas coisas extremamente não recomendáveis: o uso da água e do grand prix de forma generalizada.

A água vc pode esquecer; agua não combina msm com guitarra,no max é usar um pano umedecido, mas bem pouco umedecido em agua, em casos extremos naquelas guitarras q estão mto sebosas. E usarsomente no corpo e olhe lá. Dps secar bem.

O grand prix até pode ser usado, mas com muita cautela e raríssima frequencia. Um ponto chave nesse caso é vc saber q tipo de acabamento sua guitar leva no corpo. Existem acabamentos, como o de nitrocelulose, que não podem nem sentir o cheiro de polidores em geral. As Gibson em geral são assim.

Qualquer coisa tamos aê, abç!

Frank Patricio
Veterano
# dez/09
· votar


SK8Boy

Entendi. Então se o negocio tiver bravo. eu nao tiver nossão da minha pintura e nao sai só com flanela. nem um pouco umidecida.

Oque eu posso tentar passar em ultimo caso ?

Abraços.

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Frank Patricio

Lustra Móveis pro corpo. Polidor de metais (Silvo ou Brasso) pras partes metálicas. Tudo em doses pequenas. Sempre polindo com um pano seco e delicado, tipo aquela flanela amarela.

Água, jamais!

Abs

ps. sempre ler as indicações no rótulo. Muito cuidado com o BomBril, pode ferrar sua guitarra.

SK8Boy
Veterano
# dez/09
· votar


Frank Patricio
Kra, então o negocio é cuidar pra ela não ficar assim, e se já estiver, tenta fazer isso q te falei. ou então compre produtos específicos para limpeza da guitarra.

Sds,

guitartube
Veterano
# dez/09
· votar


Frank Patricio
Bom cara. Eu fiz com intuito de aprender se estiver fazendo alguma coisa errada. Realmente nao me considero burro. Tem coisa ai que nao ta errada. que até Luthier faz para limpar a guitarra.

Agora se voce quer chegar falando assim cara.


Vc não tava brincando não?
Pensei que fosse zoação.
Olha bem o título do tópico:
Como Limpar sua Guitarra (Aprenda e tire duvidas)

Pelo que está escrito, me pareceu que vc tinha feito uma busca no fórum e achou que as infos eram incorretas e criou este tópico para ensinar corretamente a limpar e tirar as dúvidas de quem não possui esta informação.

Quando eu fui ler e encontrei uma porção de aberrações, concluí que vc estava tirando um sarro no tópico e escreveu coisas como escovar, água corrente, enxague,....

Acho que voce devia pensar novamente em suas ideias, porque afinal o forum é para a gente tirar duvidas, errar, aprender, e ajudar as pessoas com oque a gente sabe e nao para ficar zuando quem escreve alguma coisa errada ou alguem que nao sabe fazer alguma coisa descrevendo de forma errada.

Se vc não sabia, pq criou um tópico querendo ensinar?
Pq escreveu Aprenda e tire suas dúvidas?
Pq não usou a busca para se certificar do que está escrevendo?
Pq não pesquisou antes em milhares de sites sobre guitarras?

Como informação é zero, mas como comédia é 10.

flw!!!!!

Frank Patricio
Veterano
# dez/09
· votar


Quem leu esse topico todo aprendeu. eu escrevi errado mas foram consertando e no final quem leu sabe agora. nao deixa de aprender com meu erro.

SK8Boy
Veterano
# dez/09
· votar


Quem leu esse topico todo aprendeu. eu escrevi errado mas foram consertando e no final quem leu sabe agora. nao deixa de aprender com meu erro.

Isso é verdade, mas vou te dar uma dica mto importante: se quiser aprender sobre algo, comece pesquisando o assunto no Google, e dps aki no FCC. Se vc não conseguir tirar a sua dúvida, aí sim crie um tópico perguntando. Faça isso antes de afirmar alguma coisa. Qualquer dúvidas tamos ae, abç!

GuitarFome
Veterano
# dez/09
· votar


Algumas dicas daí também aparecem nesse vídeo:



neurocorpuz
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: neurocorpuz
· votar


Quero saber se o grafite lubrificante em pó pode ser usado em benefícios das cordas e das ferragens, bem como o convertedor de ferrugem após lixação e limpeza.

Lixei duas molas que estavam oxidadas, apliquei convertedor de ferrugem e após secar coloquei grafite em pó para lubrificar e restaurar o brilho. Apliquei pouca quantidade de grafite em pó com um pano na ponte e nas tarraxas e maior quantidade nas cordas.

Coloquei com cotonete um pouco de Jimo Cupim para escurecer duas escalas que estavam opacas, após secar apliquei óleo de peroba e ficaram parelhas com as outras. Os captadores estavam oxidados e eu lixei com toda cautela com uma lixa fina, limpei com pincel e coloquei um pouco de pó de grafite. Restaurou e funcionou perfeitamente.

marcelosz
Membro Novato
# fev/16
· votar


neurocorpuz
grafite lubrificante em pó pode ser usado
É bastante usado nos pontos de contato entre as cordas e a guitarra, ou seja: nas tarraxas, nos retentores de cordas (string trees), nut e carrinhos das pontes.

Outra coisa que uso: WD-40, especialmente no formato de caneta (No-Mess Pen, veja aqui: http://wd40.com/files/pdf/wd40_no-35796812.pdf). Estava com as cordas agarrando no nut, nem o grafite em pó estava adiantando. Mandei esse óleo da canetinha e pronto!!!

raphael.rui
Veterano
# fev/16
· votar


Bombril nos trastes funciona, mas tem que dar polimento depois com lixa 1200, 2000 e 2500 pra ele ficar brilhando e liso. o bombril limpa mas deixa um pouco duro e áspero, pra dar bends.
Nunca esquecer de proteger a escala com fita antes de começar, dpeois que terminar só tirar.

Massa de polir na pintura tem que tomar muito cuidado, se for acabamento em PU pode passar sem exagerar e tirar com estopa, mas se for em nitro vai acabar com a pintura. qualquer desses produtos mancha a nitro.

neurocorpuz
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: neurocorpuz
· votar


marcelosz

Você é a primeira pessoa que comenta sobre o uso do grafite em pó e eu utilizei porque consta não ser tão abrasivo, mas até hoje não tinha encontrado nada sobre a utilização do produto. Vou comprar e ter o WD-40 que auxilia muito e comentam muito bem e obrigado.

neurocorpuz
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: neurocorpuz
· votar


raphael.rui

As experiências malucas que relatei antes foram um risco que não pretendo correr novamente, porém não encontrava um bom luthier para me auxiliar. Descobri um profissional que não divulga muito os serviços e que faz um bom trabalho, mas, acredito que há procedimentos na guitarra que podemos fazer com cautela por nós mesmos e como você explicou acima. Também abusei um pouco da cera automotiva para dar brilho e camuflar os riscos no corpo.

Cup Noodles
Veterano
# fev/16
· votar


Tem esses dois exemplos aqui:





neurocorpuz
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: neurocorpuz
· votar


Cup Noodles

"Não há mistério. O negócio é medo, se tiver medo, NUM faça não. Fique na sua, quieto. NUM faça. Bota a viola no saco e fica na sua. Agora, deixa pra quem sabe, ok ?"
- Ireno Farias

Luis A.
Membro Novato
# fev/16
· votar


marcelosz

Recentemente discutimos aqui no forum o uso do WD em guitarras, e parece q alguns aqui ja tiveram más experiencias com ele.

Ha um produto superior agora no mercado, o Corrosion X, parece ser mais apropriado para evitar oxidação em componentes eletrônicos.

O grafite é usado para lubrificar áreas onde as cordas entram em contato ( nut e saddles)... seu uso esta mais ligado à manutenção do q à limpeza...

boblau
Veterano
# fev/16
· votar


Eu me recuso a usar qualquer destes procedimentos, produtos, apresentados aqui.

Bombril, lixa, sabão, água, WD40, grafite em pó, Jimo Cupim, Cera automotiva, Corrosion X..... festival de horror.... eu imagino as guitarrinhas assustadas e estes produtos assombrando os sonhos delas....

Guitarra virou carroça? Carro para sair com a namorada?

Óleo de Peroba, graxa de teflon e pano limpo. Só.

Para trastes, um bom polidor tipo Silvo ou Brasso, mas acho que usei uma vez em 35 anos....

Iversonfr
Veterano
# fev/16
· votar


boblau
Eu me recuso a usar qualquer destes procedimentos, produtos, apresentados aqui.

Quando uma empresa lança um celular novo ou quando a Elixir criou as cordas coated, é questão de gosto querer usar ou não. Na minha opinião a tecnologia está aí pra ser usada e testada, independente de ser na informática ou química, porém se a pessoa quer continuar com cordas que duram 1 semana e seu Startac, é opção. O corrosionX que comentaram é usado para proteger peças de indústria, armas e aviação, mas se quer continuar na boa e velha graxa, é contigo. O meu comprei numa loja de pesca. Disseram que nunca viram nada melhor para proteger corrosão de armas e peças que entram em contato com água. Abs!

marcelosz
Membro Novato
# fev/16
· votar


Eu só disse que usei COM SUCESSO a caneta de WD-40, chamada "No-mess Pen", nos pontos de contato da corda com o instrumento, especialmente no nut, ao invés de usar grafite em pó.
Com ela você consegue deixar gotículas bem precisas do material no ponto desejado.
Como muitos aqui, também não jogaria WD-40 no corpo da guitarra, na ponte inteira, nas partes elétricas, etc.

Luis A.
Membro Novato
# fev/16
· votar


marcelosz

Cara, li em algum fórum gringo, relatos de caras q tiveram maus resultados aplicando WD em nut graphtech com cordas elixir....

Pelo q entendi, o revestimento das cordas, o material do nut e o WD reagiram quimicamente de forma q o nut deteriorou....

neurocorpuz
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: neurocorpuz
· votar


Putz, agora que eu estava decidido e confiante em comprar o WD40.

marcelosz
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: marcelosz
· votar


Luis A.
Ok. Faz todo sentido.
E realmente, principalmente num nut Graphtec não teria muito motivo aplicar nenhum tipo de produto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Limpar sua Guitarra (Aprenda e tire duvidas)