Voces Acreditam em cursos Intensivos de guitarra ?

    Autor Mensagem
    Guitarra Virtual
    Veterano
    # dez/09


    Quando eu era estudante, fui a 4 edições de um curso de verão ,que mudaram minha postura em relação a música. A quantidade enorme de informação veiculada, ao contrário da informação específica e aplicável que normalmente é o que rola nas aulas regulares, me deixou totalmente apaixonado pelo universo da música. No primeiro curso peguei informações que levei meses para depurar, mas desde o primeiro momento já entrei em contato com caras que já haviam passado por aquilo e me davam força. Isso sem contar que descobri que a música era algo muito maior qiue o que eu apenas podia compreender de forma prática e imediata.
    O tempo passou e hoje sou eu que estou propondo um curso intensivo para guitarrisas e outros instrumentistas...
    O que vcs acham disso?O curso intensivo pode ser uma forma de dinamizar o aprendizado do instrumento e aumentar sua percepção do contexto musical como um todo?
    Abração pra todos

    JowR
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Guitarra Virtual
    Eu nao acredito em nada intensivo.
    Acho que a apredizagem verdadeira vem com tempo, pratica e erros.

    renanguitar777
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    naum, nem no papai noel

    Marc Snow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Acho que vem com o tempo

    De Ros
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Não é "querer puxar a brasa para o meu assado", mas cursos intensivos, ministrados com competência, experiência, didática e planejamento, são maravilhosos!

    Eu já ministrei vários cursos desses, tanto de técnica quando de harmonia, e obtive resultados incríveis.

    Principalmente no caso de harmonia, um cara que não sabe nada depois de 4 dias sai sabendo muito, desde campos harmônicos, relação escala/acorde, funções, e tem as bases para improvisar e compor.

    Já no curso intensivo de técnica, o cara as vezes não sai tocando melhor depois de 4 dias (as vezes até sai...), mas ele fica com o material, as dicas de treino, a lógica de estudo que ele vai aplicar durante toda a vida!
    Sempre faço uma pequena pesquisa depois dos cursos intensivos, pois quero sempre melhora-los, inclusive peço dicas para melhorar.

    Adoro ler o que o pessoal escreve porque faz bem para o ego, mas nunca utilizei nada do que escreviam pois sempre tive 100% de aprovação. A única coisa que me pedem é fazer esses cursos mais seguidos, mas não tenho tempo.

    Como disse o JowR:
    Acho que a apredizagem verdadeira vem com tempo, pratica e erros.

    Está certo. mas um curso intensivo ensina "o caminho das pedras", evitando vários erros e economizando tempo.

    Minha opinião, naturalmente!

    Abraços!

    Codinome Jones
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Intensivo somente para aprender, pois existe um abismo entre saber o conteudo e decorar/tocar com fluencia o que aprendeu...

    guilhermebarros
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Eu acho que seria legal um curso assim principalmente para os autodidatas como eu

    leonardobarcelos
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Acredito que o curso intensivo é uma injeção de animo no estudo. O cara quando começa a ter aulinhas semanais percebe que até chegar ao ponto que ele pretende chegar vai demorar tempo e acaba desanimando.
    É claro que o professor sabe que este tempo é extremamente necessário, só que o aluno é muito afobado, ninguem começa a tocar guitarra porque ouviu Felipe Dylon (assim eu espero) todo mundo começa ao ouvir os caras mais sinistros e sonham tocar como eles e os cursos intensivos dão resultados nesse ponto, quado o aluno ouve aquilo que seu professor fica escondendo a sete chaves.

    R Palma
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    A conta é simples:

    Um curso intensivo de 5 dias, com três horas por dia, dá ao final da semana 15 horas.

    Aulas normais, uma vez por semana, uma hora por aula, prá chegar a 15 horas levará 15 semanas, ou seja, quase 4 meses.

    Intensivão vale a pena ou não?

    Abs!

    leonardobarcelos
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    R Palma

    acho que o problema maior nesse caso nao é hora/aula e sim assimilar o que foi passado...

    exemplo: em uma semana o prof te passa a escala natural, daí voce tem 1 semana para estudar e desvendar toda ela e na prox semana ele te passa as menores e assim vai...

    no intensivo o cara manda tudo no teu peito, de escala natural até modos gregos e tu que se vire!

    JeanGU SOLO-5000
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    po veio , isso nao funciona nao , pelo menos na hra!
    a vantagem q vc pega monte de técnicas em um soh curso, economizando dim dim , mais nao significa q vc vai melhorar da noite pro dia.
    vlw.

    R Palma
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    leonardobarcelos

    acho que o problema maior nesse caso nao é hora/aula e sim assimilar o que foi passado...

    exemplo: em uma semana o prof te passa a escala natural, daí voce tem 1 semana para estudar e desvendar toda ela e na prox semana ele te passa as menores e assim vai...

    no intensivo o cara manda tudo no teu peito, de escala natural até modos gregos e tu que se vire!



    Sim, isso é bem verdade. Imaginando q as aulas desse intensivão fossem a noite, o cabra teria q passar o dia seguinte inteiro treinando o q foi passano na aula anterior.

    Modestamente, eu não acho q um intensivão se substitua as aulas normais. Mas é uma mão na roda prá quem não quer ficar esperando uma semana prá próxima aula. Acredito q o intensivão deva ser um complemento. Mas nunca como substituto.

    Abs!

    leonardobarcelos
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    R Palma

    Eu tb acredito desta forma.

    Monsfogueri
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    não dah curso intensivo não cara, assim vc perde a grana vc poderia ganhar dando aulas normais... auiheiaueh

    Milli
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Estou tentando ver as coisas pelo lado positivo.

    maniac123
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Guitarra Virtual
    O que vcs acham disso?O curso intensivo pode ser uma forma de dinamizar o aprendizado do instrumento e aumentar sua percepção do contexto musical como um todo?

    Depende do nível do cara. Se é iniciante, curso intensivo não serve pra nada. Mas se a pessoa já tem um bom conhecimento, vale muito. Pegar contatos, material, coisas que depois você consiga desenvolver sozinho ao longo do tempo.
    Eu acho positivo, neste caso.

    De Ros
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    maniac123


    Cara, eu ministrei um intensivo de harmonia de uma semana em Sucre, na Bolivia.

    Estou falando desse curso em especial porque, além de tudo, meu espanhol não é lá grandes coisas, e esse curso foi na minha segunda tourne por lá, ou seja, falava castelhano mal e porcamente...

    A turma era de mais ou menos vinte alunos. Desses, 5 tinham algum conhecimento de teoria e 3 nunca tinham tocado nenhum instrumento, estavam aproveitando para aprender algo novo ou foram na pilha dos amigos.

    Cara, no final de cada aula eu fazia perguntas sobre o que eu ensinei, e todos entenderam tudo! 100% de aproveitamento!

    Agora, lógico que se eles não praticaram composição, improvisação, não desenvolveram o raciocínio, essas alturas já esqueceram de tudo.

    Mas volta e meia recebo e-mails de alguns alunos que estão na carreira, lógico que na Bolivia, então eles enfrentam dificuldades que fazem com que o Brazil pareça um paraíso...



    No curso de técnica, os iniciantes também aproveitam, pois eu falo sobre postura e corrijo, quando necessário, além de demonstrar a lógica de estudo, de reconhecimento de pontos fracos e como estudar aquilo que cada um precisa, e não aquilo que ele acha que precisa.

    É um assunto complexo, mas eu dou esse tipo de curso há mais de 15 anos e nunca ninguém achou fraco.


    ---------------------------------------------------------------------- -----------


    Uma pergunta geral - Esses que acham que não vale a pena, já fizeram um curso intensivo?

    E se fizeram e não gostaram, acham que outros professores, com outra linha de de pensamento, não poderia fazer muito melhor?

    Abraços!!

    maniac123
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    De Ros

    Já peguei aula particular para aprender determinado assunto. Achei muito bom. Mas curso, nunca.
    Não sei, continua achando que quem tá iniciando, precisa de um acompanhamento mais a longo prazo, pra tirar as dúvidas, correção constante, incentivo. Esses lances. Ou não? Claro que é opinião.

    De Ros
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    maniac123

    Não sei, continua achando que quem tá iniciando, precisa de um acompanhamento mais a longo prazo, pra tirar as dúvidas, correção constante, incentivo. Esses lances. Ou não?


    Lógico que sim, concordo contigo.

    Mas uma coisa não exclui a outra!

    Grande abraço!

    Rafa-Ban
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    maniac123
    concordo com vc e com o De Ros
    tbm e acho que pra qqer tipo de aprendizado o mais importante é ter vontade de aprender senão tanto faz o nível,vai ser perda de tempo
    abçs

    RFSF
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: RFSF
    · votar


    Desculpem, errei esse post, considerem o de baixo.

    RFSF
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Boas,
    tava quase criando um topico quando vi esse aqui, vo entrar de ferias e to com um tempo sobrando e vou dedicar algumas hora pra estudo.

    Meu nivel é bem basico, criei essa rotina:

    - Aquecimento 5 min
    -Exercicios de alongamento 15 min
    - " " velocidade 15 min
    - tecnica 30 min
    - montagem e troca de acordes 30 min
    - Ritmo e "batidas" 30 min
    - Mao esquerda(sou canhoto) 20 min
    palhetada alternada 15 min

    Esse treino é bom, falta alguma coisa, aceito sujestoes.

    Guitarra Virtual
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Guitarra Virtual
    · votar


    RFRS

    acho que na parte de velocidade ,vc deve inserir uma pratica de escalas que inclua as pentas maiores e menores,escala maior e sua derivação menor,escala blues/rock e escala harmonica. Também coloque os arpejos maiores menores e diminutos que vc já tem o básico para detonar.Trabalhe também o timbre ,vibrato,bends, ligados,etc...
    mas vai com calma
    e sempre tente tirar alguma coisa seja tab ou de ouvido ,e depois mesclar com sua criatividade,criando o seu jeito de tocar.
    Em janeiro vou dar um curso de férias. De repente pode ser legal vc ver como é no site,pois vou abordar exatamente isso.
    boa sorte e muita música...[b][/b]

    Guitarra Virtual
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Muito legal a discussão.O que eu vejo do curso de ferias, além de le dar um gás num processo de estudo que as vezes pode tornar-ne vicioso e repetitivo, é que vc absorve muita informação que será depois transformada em real conhecimento. Mas naquele instante vc já vislumbra a música como um todo, além da sua possibilidade momentânea...

    MaicolBrevia
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ja ouvi falar de curso intensivo de guitarra, mas, onde eu encontro esses cursos para fazer?

    acho que vale a pena sim o curso, pq, meu exemplo, eu trabalho o dia todo, quando chego em casa eu treino o maximo que posso, de 2 horas a 2 e meia, quando eu tirar ferias, como não vou trabalhar e ter mais tempo em casa, valeria a pena fazer, e mastigando o resto do ano o curso.

    abç

    RFSF
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: RFSF
    · votar


    Guitarra Virtual

    Valeu pela dica, entao, tenho aqui Acordes, Arpejos e Escalas do Nelson Faria, é uma boa pra essa area.

    Qual o seu site?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voces Acreditam em cursos Intensivos de guitarra ?