Ghostbuilders - Vocês acreditam nisso?

    Autor Mensagem
    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jul/09


    Tava lendo uns comentários em um outro fórum que eu frequento,até que um usuário de boa reputação e confiabilidade,postou um link citando os "ghostbuilders" [em bom português,construtores fantasma],e fiquei bem surpreso com algumas informações que o tal site mostra.

    Nesse link são citadas diversas marcas e modelos de guitarras,que não são fabricadas por seus respectivos "donos",e sim por diversos luthiers ou até mesmo fábricas concorrentes,a pedidos da própria marca detentora dos direitos daquele instrumento.

    http://www.edroman.com/rants/ghost.htm

    E aí,o que vocês acham disso?

    janick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Esse cara, foi quem construiu ou fez parte das primeiras Kramers do Eddie Van Halen, parece que era o luthier dele. Lembrei disso quando fui na parte "Kramer" e liguei o nome à pessoa heheh

    DaniloReis
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    eu acho q pode ser possível... Ninguém sabe exatamente de onde veio cada guitarra, quem garante que o caminhão transportador não parou na casa de um luthier qualquer e juntou as guitarras vindas de fábrica com as guitarras do luthier? =p

    Mas na maioria das vezes isso não vai ser lucrativo para a marca, pq eles produzem em larga escala, e eh muito difícil um luthier ter o maquinário necessário para isso. E em contraponto nas séries custom isso seria bom, pq o acabamento e controle de qualidade é bem maior.

    Comclusão: Acho q as acusações são verdadeoras =)

    nicida
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    DaniloReis
    a questão não são os luthieres pequenos... a questão é que existem grandes fábricas onde são produzidas guitarras de muitas marcas diferentes... na mesma fábrica!

    Slash Hammett
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    a sei lah. o q existem sao fabricas q constroem varias marcas. por exemplo a mesma fabrica q faz a ibanez pode estar fabricando tb a cort, ltd, squier e etc

    DaniloReis
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Slash Hammett
    nicida
    Mas isso jah eh de conhecimento geral não eh? Que existem fábricas que produzem mais de uma marca de guitarra.

    Zandor
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Claro que sim mas tem que levar em consideração que o ed roman é um charlatão segundo certas testemunhas

    Hansen
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    É comum essa prática. Os importadores escolhem uma ou mais fábricas e elas montam as guitarras e colocam o logotipo que mandarem.

    A significativa melhora nos produtos chineses nos últimos anos não quer dizer que a China melhorou seu modo de fabricar guitarras. Existem fábricas de tosqueiras e de bons produtos. O que acontece é que o mercado brasileiro está muito concorrido e não há mais espaço para produtos péssimos. As importadoras sabem disso e negociam produtos melhores, mesmo que ainda tenham qualidade baixa, são mais "usáveis". Senão teríamos guitarras de R$ 79 tosquíssimas no mercado.

    _Dio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    acho que o nome ou a pessoa que fez o instrumento pouco importam, desde que o mesmo seja bem construído.

    Bog
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Rafael do Baixo

    Cara, isso é prática comum. Pelo menos aqui no Japão, é totalmente conhecido que fábricas como a Fujigen e a Tokai produziram/produzem guitarras que acabam com outros logos. No caso da Fender Japan, TUDO o que eles vendem é produzido por diversas fábricas - sim, não existe uma "fábrica da Fender Japan". A Vox Virage, de outra marca que é tida como bambambam, também é sabidamente fabricada em diversos lugares (inclusive na já citada Fujigen). Mas isso a própria Vox diz! Acho que as Gretsch também são feitas por uma fábrica japonesa.

    O mais interessante é que essas fábricas japonesas também produzem cópias descaradas de guitarras como Les Paul, Tele e Strato, mas com o logo delas. E as cópias são consideradas ÓTIMAS! O.o

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Globalização! O mundo não tem mais fronteiras... As guitarras hoje em dia são produzidas no planeta Terra! hehe

    Konrad
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Homem primata/capitalismo selvagem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ghostbuilders - Vocês acreditam nisso?