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Tragus Ritia Veterano |
# nov/09 · Editado por: Tragus Ritia
Seguinte galera, vou contar a história inteira pra vcs se colocarem na minha situação e me ajudar a decidir.
Toco violão desde 97 e a uns 4 anos um amigo meu me deu a guitarra parada dele la pra nós brincarmos. O negocio ficou meio sério e estamos com uma bandinha hoje (ele é baterista)
Essa guitarra que ele me deu era (ou é) uma Dolphin Strato, não sei o ano, que ele comprou já usada em 2001 + ou -. O som dela é bem gostoso, mas a parte elétrica tava toda bichada e eu nunca tive $$$ pra ver isso (naum sou filinho de papai...). Pois bem, um outro amigo meu, vendo minha situação me emprestou sua guitarra, que não usava também (uma Stagg LP). Adorei essa guitarra com uma madeira bem densa e som encorpado. Ele me ofereceu a venda e eu disse que ia pensar (ainda estou pensando)
Ha uns 2 meses mais ou menos fui levar a LP para uma regulagem geral (coisa que ela tava precisando fazia um tempo). Comentei com o luthier sobre minha strato e ele me disse pra levar la pra ele dar um olhada. Assim que ele pegou a guita ele disse "mas esse braço não é dela". E realmente o braço é ligeiramente menor que o "trafo" do corpo. Além disso ele disse " o braço é bonitinho e a madeira parece ser muito boa". Então assim, a unica indicação de que ela era um Dolphin era o braço, se o braço não é dela... pode ser tanto uma Fender como uma Cabodevassorex.
Dai vem o meu questionamento: o que vocês acham que é melhor eu fazer? Eu queria muitoooooo mesmo reformar a strato (trocar o braço por um adequado, captadores e pintura) pq foi minha primeira guitarra e tenho um carinho especial, ou comprar a LP do meu amigo que também é muito boa, mas naum tem nd "sentimental", digamos assim.
Um adendo (RONALDO!) importante de se fazer também, é que eu Acho que Stratei tbm...
Me desculpem pelo bla bla bla ae, e me ajudem!
Abraços!
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AlanGilmour Veterano |
# nov/09
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Cara...pra mim...a primeira guita é invendível....
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Kyuss_Age Veterano |
# nov/09 · Editado por: Kyuss_Age
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Tragus Ritia
Situação complicada.
Eu tive uma Dolphin... na verdade foi minha primeira guitarra mas foi da primeira leva deles... ou seja, era muito legal naquela época. Depois saíram umas Dolphins esquisitas e com som de caixa de papelão.
Esse negócio de mexer em guitarra pode dar muito certo como muito errado... e se precisar fazer um rolo pra pegar outra, esqueça.
Alguém daqui já testou essas Staggs e disse ser uma boa guitarra e bem honesta desde que bem regulada... não lembro qual foi o usuário, mas foi um cara que manja bastante - principalmente a LP. EU, iria nessa... reforme a outra depois.
E com essa você poderá revender pra pegar uma guitarra melhor futuramente... coloque uns caps melhores com o tempo assim como as ferragens.
Pense bem.
Espero ter confundido. Hahahahahahahahaha...
Abraço...
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LeandroP Moderador |
# nov/09 · Editado por: LeandroP
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Eu ficaria com a primeira... Até porque a outra guitarra não é lá essas coisas (minha opinião).... Se fosse uma Les Paul mais "envenenada", aí sim... Como não é, ficaria com o "primeiro amor" heuiauheuahe
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Marcosrcf Veterano |
# nov/09
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Tragus Ritia Eu queria muitoooooo mesmo reformar a strato (trocar o braço por um adequado, captadores e pintura) pq foi minha primeira guitarra e tenho um carinho especial
Você mesmo respondeu a pergunta....
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Tragus Ritia Veterano |
# nov/09
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AlanGilmour Cara...pra mim...a primeira guita é invendível....
Jamaaaais!! Nem penso em vender.
Kyuss_Age Sobre a LP eu comentei com o luthier tambem que tinha intenção de futuramente trocar por uma epipoca (ainda naum tinha "stratado") dai ele disse que não compensa. Que essa LP, se fizer uma troca de caps, fica igual uma epipoca ou melhor.
LeandroP Duvida cruell!!!
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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Você mesmo respondeu a pergunta.... 2
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Kyuss_Age Veterano |
# nov/09
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Tragus Ritia
Que essa LP, se fizer uma troca de caps, fica igual uma epipoca ou melhor.
Depende muito da epipoca.
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Tragus Ritia Veterano |
# nov/09
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Semana passa eu lixei o acabamento da strato soh até chegar a madeira para ver se não era feita com varios pedaços de madeira, compensado etc... É uma peça unica de cor meio avermelhada, não sei se é porque eu naum tirei todo acabamento ou a madeira é assim mesmo. Amanhã eu posto fotos pra vcs verem
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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Tragus Ritia
Poste as fotos... Tira logo toda a tinta. Se a peça for legal, nem pinta. Só manda uma camada de verniz.
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Tragus Ritia Veterano |
# nov/09
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Certo... tentei dar mais uma lixada nela e tirar fotos...
Como não sou bom em lixar nem em tirar fotos ficou uma porcaria aheuaheuaheaueha
Mas acho que da pra identificar a madeira
Essa aqui foi a melhor foto: http://img22.imageshack.us/img22/7223/img0497p.jpg
E tem essas aqui também, mas que não ficaram muito boas... http://img695.imageshack.us/img695/3585/img0494n.jpg http://img194.imageshack.us/img194/6489/img0486i.jpg http://img38.imageshack.us/img38/8073/img0482at.jpg
E ai? Alguma opinião?
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buddy guy Veterano |
# nov/09 · Editado por: buddy guy
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Tragus Ritia
Eu ficaria com a primeira... Até porque a outra guitarra não é lá essas coisas (minha opinião).... Se fosse uma Les Paul mais "envenenada", aí sim... Como não é, ficaria com o "primeiro amor" heuiauheuahe
Só reforço o que o camarada Panucci disse. Vai de strato. E um adendo: As Dolphin eram dotadas de ponte dolphin high mass . Bastante massa no bloco da ponte para um maior sustain !!!!!!!!!!!!
EDIT Tá aí,agora vendo a última foto confirma-se o que falei,sobre as ponte dolphin high mass. Notem a grossura do bloco da ponte e comparem com os das guitarras xingling e até mesmo como guitarras melhores nacionais,que vem com bloco além de finos,construídos com material vagava (antimóneo,zimag sei lá como chama) !!!!!!!!!!
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Tragus Ritia Veterano |
# nov/09 · Editado por: Tragus Ritia
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ops... esse saiu sem querer
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Tragus Ritia Veterano |
# nov/09
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buddy guy Legal cara, não sabia esse lance da ponte ai não...
E ai? Da pra identificar que madeira é?
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Henrique S. Veterano |
# nov/09
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buddy guy
high mass que eu lembre eram hardtail, nao tremolo...
tipo isso
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=103786793_1248.jpg&v=O
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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Com uma madeira bonita como essa (pelo menos aparentemente), eu tiraria toda esta tinta e dava um up legal nela.
buddy guy
A ponte da minha strato foi feita em casa, com chapa de inox e um bloco de latão, que usei na parte de trás da ponte (onde passam as cordas e fixam as moas). Dá pra perceber a diferença da ponte anterior... Só que encheu o saco fazer.
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buddy guy Veterano |
# nov/09
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Tragus Ritia Tragus Ritia
buddy guy Legal cara, não sabia esse lance da ponte ai não...
E ai? Da pra identificar que madeira é?
Eu num chute,arriscaria cedro !!!!!!!!
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buddy guy Veterano |
# nov/09 · Editado por: buddy guy
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Henrique S.
buddy guy
high mass que eu lembre eram hardtail, nao tremolo...
Pela lógica,tinha tremolo também!!!! Como as dolphin na época vieram para concorrer no mercado,onde Giannini dominava na época e que eram guitarras que já possuiam tremolo,não tinha por que as dolphim não possuir tal sistema,só que com high mass no bloco da ponte !!!! Veja,como o Carlos Assale,já tinha em mente que mais massa maior o sustaim,não tinha de o por que das dolphin equipadas com tremolo não vir com mais massa no bloco entende? dá um loock nesse : Inclusive tem a foto da high mass que vc mostrou !!
http://www.circusplace.com.br/entrevista/entrevista-sg.htm
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buddy guy Veterano |
# nov/09
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LeandroP buddy guy
A ponte da minha strato foi feita em casa, com chapa de inox e um bloco de latão, que usei na parte de trás da ponte (onde passam as cordas e fixam as moas). Dá pra perceber a diferença da ponte anterior... Só que encheu o saco fazer.
Vc teve uma idéia show. Fabricar a própria ponte,uma opção bacana. E ainda mais com os materiais que vc usou,só coisa boa. No susteim,um bloco grosso ajuda muito. Por isso vc notou a diferença !!!
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buddy guy Veterano |
# nov/09 · Editado por: buddy guy
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Tragus Ritia
Na realidade,o Carlos Assale,fundador da Dolphin era um cara inteligente. E que tinha visão de mercado. E como ele entrou para concorrer no mercado nacional na época,não tinha o por que de ele usar material ruim na construção de suas guitarras. Uma vez que a Giannini usava até mógno nas suas construções. Logo não tinha o por que de usar madeira ruim. Até onde sei,a Dolphin bagunçou e quebrou,quando houve abertura de importação onde as guitarras xingling chegavam com preço mas acessível. Leia entrevista com o Carlos Assale,que vc verá o que ocorreu !!!!!!!
http://www.circusplace.com.br/entrevista/entrevista-sg.htm
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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buddy guy
Isso mesmo. Usei um pedaço de tubo retangular de inox que achei no ferro velho (assim nao precisei dobrar) e um bloco de latão (esse foi caro).
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buddy guy Veterano |
# nov/09 · Editado por: buddy guy
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LeandroP
buddy guy
Isso mesmo. Usei um pedaço de tubo retangular de inox que achei no ferro velho (assim nao precisei dobrar) e um bloco de latão (esse foi caro).
Inox, material nóbre. Ah Panucci,vc disse latão caro? Será que vc não está usando bronze no bloco e está confundindo com latão? Sim,por que latão não custuma ser caro,já o bronze..... Por isso ser caro !!!!!
EDIT O material do bloco não é meio amarelado? Por que se for é bronze !!!!!!!! Material bom de tornear !!
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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buddy guy
É porque comprei um bloco pesado mesmo, com sobremetal... E acabou sobrando. Mas era o que tinha no ferro velho.
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buddy guy Veterano |
# nov/09 · Editado por: buddy guy
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LeandroP buddy guy
É porque comprei um bloco pesado mesmo, com sobremetal... E acabou sobrando. Mas era o que tinha no ferro velho.
Panucci,inclusive estou nesta mesma idéia,de fabricar minha própria ponte. Tenho amizade com um monte de torneiros féra aqui na minha cidade. Tem um amigo que na torneadora dele, tem fresa tipo CNC,onde vc fornece as medidas para a máquina e ela faz tudo sozinha !!!!!!
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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buddy guy
Ambos são fáceis de usinar. Material muito mole mesmo (em comparação ao aço), fácil de fazer em casa com algumas ferramentas básicas.
O chato foi casar a furação da chapa com o bloco.
Tabém fiz um esquema que o Eric Johnson tem na sua guitarra signature, onde as bolinhas das cordas não entram totalmente no bloco, e ficam na extremidade (pra evitar acidentes na hora de trocar o encordoamento - quebrei muita corda assim).
Depois eu posto uma foto prea você ver.
A base da ponte eu vou fazer de novo, e desta vez vou polir pra deixar no esquema... Não tenho mais problema de ferrugem na ponte... nunca mais!
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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buddy guy
A parte chata do inox é que ele é muito duro, quebra fácil a ferramenta.
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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buddy guy
CNC é outro papo... Aproveita a oportunidade pra fazer umas 10 logo.
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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E eu fiz os carrinhos com 1mm menor (largura) que o convencional, com espaçamento de Floyd... muito loko!
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buddy guy Veterano |
# nov/09
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LeandroP buddy guy
A parte chata do inox é que ele é muito duro, quebra fácil a ferramenta.
Inox é duro mesmo !!
CNC é outro papo... Aproveita a oportunidade pra fazer umas 10 logo.
É ,mas sai caro. A hora de uma freza dessas é paulada !!!
E eu fiz os carrinhos com 1mm menor (largura) que o convencional, com espaçamento de Floyd... muito loko!
Massa. Putz,acho que maior trampo de toda a coisa, foi essa dos carrinhos(sadles). Estes sim devem ter sido uma novéla mexicana,para poder fazer. Não foi ?
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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buddy guy
É ,mas sai caro. A hora de uma freza dessas é paulada !!!
Por isso mesmo. Dependendo de como está o material (disposição) sai mais barato fazer 10, 20, 50 do que apenas 1.
Os sadles deram muito trabalho mesmo. Os meus estão feios porque não dei acabamento (tá funcional). Esquadrejar o carrinho não foi nenhum problema, o chato foi a fenda pra passar a corda. Tem que usar uma lima pequena e ter uma puta paciência pra limar.
Eu vou fazer outros saddles. Desta vez será numa fresadora mesmo. Então eu vou desenhar tudo certinho e passo os desenhos pra você.
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