【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone

Autor Mensagem
Mah_Soul_Power
Veterano
# dez/12
· votar

strinbergshredder

acho que entendi... vamos la

ja usava a pedaleira no pc, então ja tenho tudo instalado.

abro o reaper com os drivers dela...

o som tem que estar limpo sem nenhum tipo de efeito, então eu posso pagar um patch tipo A1 e desligar todos os efeitos certo???

abro o guitar rig pelo reaper e pronto.

tah certo?

strinbergshredder
Veterano
# dez/12
· votar

Mah_Soul_Power
eh, vamos lá... xD

ja usava a pedaleira no pc, então ja tenho tudo instalado.
Show de bola...

abro o reaper com os drivers dela...
Isso aí, vc vai lá no canto superior direito, onde tá escrito "44.1 KHz...", clica ali e vai em Device > Driver da pedaleira (o nome que aparecer)...

o som tem que estar limpo sem nenhum tipo de efeito, então eu posso pagar um patch tipo A1 e desligar todos os efeitos certo???
Exatamente, tem que desligar tudo do patch, mas tem que continuar saindo som...

abro o guitar rig pelo reaper e pronto.
Isso aí, vc colocando isso numa track, e saindo som legal, eh só adicionar o guitar rig na cadeia de efeitos e fuçar à vontade...

Vamos ver se vai dar certo!

Roy.Mustang
Veterano
# dez/12
· votar

Juh_Cruz
Dá pra resolver?
eu vi msmo q vc ta sem tempo, mandei uma msg no face esses dias atrás e vc nem me respondeu :/ hasauhusah
então tem jeito meu problema?
já to achando q meu note que é defeituoso! hasuahsuash

eu tinha esse mesmo problema. Fazia de tudo e nada funcionava. Daí eu desisti de gravar. Daí no início do ano comprei uma GT-10 e meus problemas com isso acabaram.

Uma solução seria comprar uma placa de áudio externa (tem um nome certo só que esqueci) pra fazer a interface com o PC.

Mah_Soul_Power
Veterano
# dez/12
· votar

strinbergshredder

blz cara, vou tentar aqui e qlqr coisa te comunico...

valeu pela força!!!

Mah_Soul_Power
Veterano
# dez/12
· votar

strinbergshredder

esqueci de te perguntar uma coisa... o cabo da guitara vai ficar ligado na pedaleira ou na entrada do mic do pc??

Juh_Cruz
Veterano
# dez/12
· votar

Roy.Mustang
entendi.. uma GT 10 não posso pegar no momento, tava interessada na ME 25 por ser mais em conta.. to querendo trocar d pedaleira, tenho uma V-AMP 2.. mas esse atraso pode ser a pedaleira?

strinbergshredder
Veterano
# dez/12
· votar

Mah_Soul_Power
ok, qq coisa avisa sim!

E o cabo vai ficar ligado na pedaleira..
o esquema vai ser assim:

Guitarra > Cabo P10 > Pedaleira > Cabo USB > PC

Luke Cruz
Veterano
# dez/12
· votar

e ai galera, eu gostaria de saber como faço pra usar uma backing track junto com o guitar rig. Por exemplo: utilizar um backing track existente no meu pc, junto com o guitar rig ao mesmo tempo. Eu até tentei usar aquele tal de "tape deck" do guitar rig, porém, o som do backing track é muito mais baixo que o som da guitarra com os efeitos. Como faço? há algum outro programa pra utilizar junto?

strinbergshredder
Veterano
# dez/12
· votar

Luke Cruz
Isso aí é molezinha cara...
Basta usar algum DAW , no caso indico o Reaper....

Aí basta vc abrir uma track para a guitarra, onde vai estar ativado o Guitar Rig como plugin de efeito, e na outra track tu adiciona a Backing Track...

Luke Cruz
Veterano
# dez/12
· votar

tá, baixei o programa aqui. Mas o detalhe. Como que mexe nisso cara? kkkkkkk esse que eu baixei tá em inglês

strinbergshredder
Veterano
# dez/12
· votar

Luke Cruz
hahahahahhahaha, ele só é disponível em inglês...XD

no 1º post ensina o que vc tem que fazer..

vou copiar o texto aqui na íntegra:

"Gravando com o REAPER --------------------------------------------------------------------

Com o Guitar Rig fechado, abra o REAPER e pressione Cntrl + P para abrir as opções.
Na aba Device, deixe mais ou menos assim: http://img137.imageshack.us/img137/5655/reaperdevice.png
Na aba VST, assim: http://img229.imageshack.us/img229/7285/reapervst.png
(veja onde está o arquivo Guitar Rig 4.dll, geralmente está na pasta onde foi instalado o Guitar Rig, nesse caso mostre o caminho dele na parte marcada no print da aba vst)
Dê OK.

Agora crie uma track, pressionando Cntrl + T
Na parte esquerda da track vai ter um botão chamado "ar". Habilite ele.
Logo abaixo dele, vai ter um botão com um autofalantezinho. Habilite ele.
Provavelmente você estará escutando o som da guitarra limpo agora.
Aqui ficou assim: http://img163.imageshack.us/img163/7020/reapertrack.png

Agora clique ali no botão "fx" na parte de cima da track e irá aparecer uma janela com várias categorias à esquerda.
Escolha a categoria VST e na lista de plug-ins que aparecer ao lado, procure Guitar Rig 4
Assim: http://img697.imageshack.us/img697/5584/reaperfx.png
Caso não apareça, dê um F5.
Selecionado o Guitar Rig, dê OK.

Vai abrir o Guitar Rig.
Escolha seu preset, ou monte na hora e feche o Guitar Rig (sim, pode fechar, ele continua ativo no botão "fx" da track)

Abra outra track pressionando Cntrl + T
Com essa nova track selecionada pressione o botão Insert do teclado, ou vá em Insert > Media File, escolha a BT e dê OK.

Agora aperte o Rec e seja feliz.

Ao terminar de gravar, você deve renderizar o arquivo da gravação. Use o atalho Ctrl + Alt + R e vai abrir a tela de renderização.
O único formato mais comum disponível é em .wav; para poder salvar em mp3 vc vai precisar baixar o arquivo "lame_enc.dll" e levá-lo até "arquivos de programas" > "Reaper".

Vc pode baixá-lo aqui: http://pt.dll-files.com/lame_enc.dll.html

Faça esse procedimento antes de gravar qualquer coisa; iniciando o reaper somente após mover o arquivo .dll pra lá.
Após fazer isso, grave qualquer coisa, abra a tela de renderização e teste se já poderá gravar em mp3."

Luke Cruz
Veterano
# dez/12
· votar

strinbergshredder
o meu não funfou D: (e lá vamos nós novamente) bom, creio que seja porque eu to usando um versão diferente de reaper, bom, mas a parte que eu acho que tenha dado problema, na aba VST: http://img201.imageshack.us/img201/6281/semttuloobly.png
eu coloquei onde ficava a dll do guitar rig5
daí fui pra segunda etapa. Onde falava do botão ''ar'' no meu reaper não tem esse botão.
http://img341.imageshack.us/img341/4971/20769429.png

strinbergshredder
Veterano
# dez/12
· votar

Luke Cruz
ah, é o layout do Reaper que tá diferente...

Vai em "options" > preferences > layout. (Não tenho certeza se é essa a ordem, mas é só procurar por "Layout" nas opções e definir versão 3.x...

Vai ficar com o layout da imagem..

Já sobre a .dll, vc achou ela?
Vc tem que colocar ela na pasta "Arquivos de programas > Steinberger > VST plugins. Depois vai nas definições (lá em cima à direita, 44.1 KHZ...), em VSTs; define a pasta como essa que eu citei e dá um re-scan...

Luke Cruz
Veterano
# dez/12
· votar

strinbergshredder
não funfou cara, a parte do layout, não existe essa versão
http://img838.imageshack.us/img838/8040/gdsa.png
em nenhuma aba ai, existe essa versão que tu falou.
e quanto a parte da .dll olha se tá certo, pois não saiu o som da guitarra limpo.
http://img708.imageshack.us/img708/5218/fdsae.png

WebTiago
Veterano
# dez/12
· votar

Como vocês estão usando, com uma interface?

strinbergshredder
Veterano
# dez/12
· votar

WebTiago
não cara, eu pelo menos uso direto guitarra > line in...
O Luke Cruz acredito que também...

strinbergshredder
Veterano
# dez/12
· votar

Luke Cruz
cara, aqui no trabalho não abre as imagens do imageshack; quando eu conseguir ver em casq eu te dou uma resposta

Luke Cruz
Veterano
# dez/12
· votar

strinbergshredder
bele

Luke Cruz
Veterano
# dez/12
· votar

strinbergshredder

cara, consegui fazer funfar como eu queria, fui mexendo nas coisas aqui e fui descobrindo. Valeu pela ajuda. Mas tem um coisa aqui que eu não sei. Por exemplo. Se tu conhece a música Back in Black(Ac/Dc) vai entender. Bom eu quero fazer como na gravação de estúdio, que vai diminuindo o som aos poucos. Então, tem como eu fazer isso? Fazer isso com o som da guitarra, enquanto eu vou tocando, o som da guitarra vai diminuindo e o som da backing track também. Tem como?

Luke Cruz
Veterano
# dez/12
· votar

outra coisa, tem como melhorar a qualidade do som da backing track no reaper? Não sei se é impressão minha, mas quando executo a backing track em outro player, me parece que a qualidade é melhor.

strinbergshredder
Veterano
# dez/12
· votar

Luke Cruz
po cara, finalmente tive algum tempo aqui pra responder...xD

bom, esse "diminuir aos poucos" chama-se Fade Out. Pra vc fazer isso, basta vc ir na track que vc quer aplicar, e posiciona o cursor do mouse no cantinho superior da track; vai aparecer um simbolozinho diferente, e se não me engano vai aparecer escrito "fade out"; vc clica aí em cima e arrasta para a esquerda, e vc vai ver que vai aparecer tipo uma camada mais escura sobre a track, vc vai arrastando e ouvindo até ficar do jeito que vc quer...

Agora, sobre a qualidade, eu já acho o contrário...xD
Parece que eu escuto com mais qualidade no reaper...

mas cara, eu olhei e não achei nenhuma opção que modifique isso; quando for baixar algum audio, procure sempre baixar em 320 kbps, e quando adicionar esse audio ao reaper, atente-se se não tem algum efeito habilitado na track...

Luke Cruz
Veterano
# dez/12
· votar

ok. Tem outra coisa também, antes de utilizar o guitar rig dentro do reaper, eu tinha editado alguns atalhos, ou seja, eu fiz a pedaleira caseira ai que achei num tópico ai, então, daí, quando eu utilizo o guitar rig dentro do reaper, os comandos, ou seja, os atalhos que eu utilizava pra trocar de efeitos não funciona. Pois se eu for tocar uma música que usa mais de um efeito, como vou fazer pra trocar os efeitos do guitar rig, dentro de reaper?

strinbergshredder
Veterano
# dez/12
· votar

Luke Cruz
eita cara, aí complicou... =/

essa parada já tem a ver com a programação MIDI dentro do reaper, acredito eu.... e nisso aí já fica mais dificil ajudar...

tenta pesquisar na busca, ou se não achar nada, posta um tópico novo...

Tevisdigo
Veterano
# dez/12
· votar

Olá galera, estou com um problema, depois de horas tentando configurar o som da guitarra no windows 7...

Quando eu executo o amplitube 3, o som do pc (WMP, NET, etc...) param de funcionar, e o contrario também, quando estou escutando uma musica no WMP e executo o amplitube 3, ele não funciona.

então, gostaria de saber como configurar para que o amplitube3 e o som do pc funcione ao mesmo tempo.
Desde já Agradeço a ajuda :D.

marcelo..ribas
Veterano
# dez/12
· votar

entao mulecadinha, vou para os eua em março e vou (pretendo) trazer a ibanez rg3570z prestige ( http://www.ibanez.com/ElectricGuitars/model-RG3570Z ) e o guitar rig mobile. minha duvida: sera q com o guitar rig mobile eu consigo aproveitar toda a qualidade da guitarra? só usarei pra gravaçoes. se nao, o que eu poderia pegar no lugar do guitar rig?
valeeeeu

strinbergshredder
Veterano
# dez/12
· votar

Tevisdigo
cara, vc usa ASIO, não é?

simplesmente não tem como. Quando se usa ASIO, ou um ou outro.

strinbergshredder
Veterano
# dez/12
· votar

marcelo..ribas
cara, apesar dos VSTs serem uma mão na roda, não espere que eles ajam como equipamentos reais... é bem diferente....

Já que vc quer algo para gravações, aconselharia vc trazer uma interface de audio boa, que sairia muito mais em conta por lá...
Ai aqui vc já teria uma qualidade bem maior pra usar com Amplitube, Guitar rig e outros...

Tevisdigo
Veterano
# dez/12
· votar

strinbergshredder

vish... mais eu me lembro que quando eu tinha o outro pc eu conseguia usar os dois, só que não me lembro como eu fazia isso.
Mais mesmo assim, Muito Obrigado pela ajuda ^^.

strinbergshredder
Veterano
# dez/12
· votar

Tevisdigo
bom, provavelmente o que acontecia eh que vc devia usar o driver DirectX ou outro nativo do windows, o que permite usar os dois...

já com ASIO não dá...

Buja
Veterano
# dez/12
· votar

strinbergshredder
Oh camarada....voce que ta sempre nesse topico aqui, já deve saber bastante coisa de gravação no pc.

Eu to querendo, num futuro nem tao distante assim, rsrs, pegar uma mesa com 5 canais pra microfone, 4 dinamicos e um condensador.
Voce conhece alguma mesa barata, hehe, que tenha 5 canais assim, de preferencia com entrada XLR?
E se tiver os 5 canais, eu vou precisar de phamtom power para a entrada do mic condensador?

Quero fazer desse esquema

Guita
|
|----- Fuzz -> Overdrive -> Distorcao -> Delay -> Reverb
| |-------- Amp 1 ---> Mic 1 -->-|-->--->--- Canal 1 Mesa ---|\
| |-------- Amp 2 ---> Mic 2 -->-|-->--->--- Canal 2 Mesa ---| \
| | \
| Condensador -------->-------->------------>---------->---|-->--->--- Canal 5 Mesa ---| \
| | \
| | / PC
|----- Acoustic Simulator -> Chorus -> Delay -> Reverb -> | /
| |-------- Amp 3 ---> Mic 3 -->-|-->--->--- Canal 3 Mesa ---| /
| |-------- Amp 4 ---> Mic 4 -->-|-->--->--- Canal 4 Mesa ---| /

Será que rola?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone