Les Paul com braço fino

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# mar/11
· votar

nichendrix

E aí o que conta de bom, tem alguma coisa boa acontecendo aqui em BH?

nada meu velho, ando meio apertado de costura, até o lance da banda anda meio parado, o cid tá viajando direto mas vamos tentar reativar a partir do mês que vem

RoLP
Veterano
# mar/11
· votar

nichendrix
Cara, entre soar muito bem e ser equivalente a uma americana é uma distância enorme.

Você já testou uma lado a lado para falar isto?
Porque quem não fez isto obviamente ia falar uma frase como a sua cara.

nichendrix
Veterano
# mar/11
· votar

RoLP

Já, como já testei as Bonamassa, Slash e Zakk Wilde.

A diferença existe e é significativa. Por causa dos captadores, em termos de sonoridade até que dá pra "passar" uma pela outra, mas no resto a distância não é só existente, mas significativa.

RoLP
Veterano
# mar/11
· votar

nichendrix

Sinceramente acho que há uma diferença em termos de sustain da guitarra..mas não uma diferença no som não e nem na pagada.
Inclusive a pegada no braço da joe perry é mais confortável, pois é bem fino, parece uma strato.

theblackstrat
Veterano
# mar/11
· votar

mas não era a joe perry que disseram que tinha o braço mais gordo?

RoLP
Veterano
# mar/11
· votar

theblackstrat
Não...

É a slash signature que tem o braço bem gordo.

A joe perry tem o braço mais fino que já vi em uma les paul (de excelente qualidade).
Tenho uma e recomendo.

Tenho ela, uma gibson studio e uma standard.
Ela não fica pra trás em termos de som das duas gibsons e ainda tem o braço mais fino.

Claro que ela não é 100% uma gibson porque o sustain é diferente, mas enganaria tão bem que eu considero ela uma.

Soa da mesma forma em uma show ao vivo

theblackstrat
Veterano
# mar/11
· votar

É por aí mesmo. Eu já tive Gibson Les Paul de um monte de tipo de braço. A primeira Gibson Joe Perry tinha um braço enorme, bem pesada, um sustain incrível, tinha um padrão de braço dos mais grossos já feitos pela Gibson. Tipos e padrões de braços tem de vários tipos... Tive uma Classic também, apesar do braço ser bem mais fino

tava na segunda pagina..

RoLP
Veterano
# mar/11
· votar

theblackstrat
Ah sim, mas estou falando a Epiphone Joe Perry..não da Gibson.

nichendrix
Veterano
# abr/11
· votar

RoLP
Sinceramente acho que há uma diferença em termos de sustain da guitarra..mas não uma diferença no som não e nem na pagada.
Inclusive a pegada no braço da joe perry é mais confortável, pois é bem fino, parece uma strato.

Como falei antes, entre quase igual e igual, a distância pode ser muito grande. Não estou falando que a Epiphone é ruim, mas as diferenças existem, são significativas, e serão mais significativas a medida que o tempo passa, até porque o verniz PU da epiphone faz com que ela não melhore com o tempo, o da Gibson sim.

A diferença de sustain é a diferença entre usar o mogno hondurenho e os substitutos asiáticos a este mogno, que são usados na Epiphone (são arvores da mesma familia, com características parecidas, mas não iguais).

O braço mais fino é o 60's shape, que é disponível em todas as séries da Gibson.

Novamente reitero meu ponto de vista, similar não quer dizer igual, o fato de o som das duas serem similares, não implica que são iguais, pelo contrário, a distância tende a ser bem significativa.

Uma comparação similar são as R8 e R9 pra uma Standard Traditional de série. A maioria ouviria as duas e tocaria nas duas e veriam como sendo iguais, até porque a despeito da diferença de preço entre elas a diferença mesmo duma pra outra seria, relativamente, de uns 10-15%, se muito. Mas não faz elas serem iguais, embora sejam bem parecidas.

Romário Lima
Veterano
# abr/11 · Editado por: Romário Lima
· votar

Háháhá
Fiquei uns 2 dias sem net, quando entro aqui, o tópico que eu upei tomou proporções muito maiores que eu desejava, até um usuário foi banido ! KKKK
Varios pontos importantes foram discutidos e li praticamente tudo. Deu pra aprender alguma coisinha a mais.
Mais grandes m***** também foram ditas ! E eu rachei o bico por aqui!

Mais valew ai pelas respostas, foram esclarecedoras. E realizei uma busca aqui e vi que existem próprias Gibson's Les Paul com braço fino. Só que o dificil é encontrar, ainda mais para canhoto !!
O bom negoçio é Guitarra de LUTHIER mesmo, porque além da dificuldade de encontrar em lojas, se encontrar, o preço é absurdo !

RoLP
Veterano
# abr/11
· votar

nichendrix
Concordei em quase tudo que você falou, exceto na diferença da madeira.
Há uma diferença de madeira das Epiphones comuns e Gibsons com certeza, mas isto não se inclui na Joe Perry.

Levei em dois Luthiers diferentes em SP, e no meu de confiança que é o Seizi...

E a madeira é a mesma da minha Gibson standard USA. Exatamente a mesma.

Por isto a Joe Perry é completamente diferente de todas as Epiphones. Ela tem madeira de Gibson e captação de Gibson.

nichendrix
Veterano
# abr/11 · Editado por: nichendrix
· votar

RoLP

Cara, eu não sei se tu já pegou na Boneyard original da Gibson, mas se tu pegar nela e na Epiphone vai ver que existe não só uma pequena diferença, mas um mundo inteiro delas. Eu já pude fazer esse teste com as duas lado a lado, no mesmo amp, cabos, etc. E nem dá pra falar em fatores "psicológicos", já que eu já tenho guitarras das duas marcas, já tive outras também das duas marcas, e gosto de ambas. Sempre achei as Epiphone guitarras bem honestas, você paga exatamente o que leva, nem mais e nem menos.

As madeiras dessas séries especiais tops da Epiphone, de vez em quando, especialmente nas japonesas, consegue empatar com a de uma Les Paul Studio em qualidade. Isso é ruim? Claro que não, em vista do preço é até uma puta relação custo benefício.

Não tem pra onde, em guitarra elétrica, o principal componente são o captadores, madeira influi, mas é o terceiro componente da equação, atrás de ferragens e caps. E esse é o grande diferencial das séries especiais da Epiphone, tem os dois pricipais componentes da Gibson, com madeiras que estão no patamar no máximo das Studio, já que em geral a Epiphone usa nas guitarras tops dela uma substituta do Mogno que no Brasil chama Pracuúba-da-terra-firme, ou Eastern Mahogany. Há diferenças dela para o mogno-rosa que é a variante a qual pertence o mogno hondurenho e o mogno brasileiro. A olho nú, depois de cortada, as duas madeiras são visualmente iguais, vc só nota realmente a diferença mesmo na hora de trabalhar ela, porque o mogno é muito mais fácil de trabalhar que a Prucuúba.

RoLP
Veterano
# abr/11
· votar

nichendrix
Calma ai..não estou comparando a boneyard gibson com a epiphone.
E sim as epiphones boneyard com a gibson studio...e algumas standards.

A signature boneyard gibson é mto superior.

nichendrix
Veterano
# abr/11
· votar

RoLP

Sim, eu sei que você comparou com as Standard, mas mesmo assim eu acho "empolgação" demais. Uma maneira simples de ver é se as duas tem som similar desplugada, pois plugada os captadores vão amenizar a diferença.

Via de regra as epiphone usam variantes asiáticas, africanas ou mesmo sul-americanas do mogno nas guitarras, como Nato, Koa, Korina, Pracuúba, entre outros. Todos dão som semelhante, não exatamente igual e tem um preço bem menor que o mogno rosa, seja ele hondurenho (o mais comum), brasileiro, colombiano etc, que por ser espécie ameaçada tende a ser bem caro no mercado internacional.

Como dentro da linha da Gibson a Madeira das Studio tendem a ser a "menos boas", se tu pegar um padaço de Prucuúba, Korina ou até mesmo Nato de alta qualidade, vai ter um produto mais ou menos similar, nas Standard o bicho já começa a pegar.

Voltando ao tópico...

Esse mês eu estou pegando uma Lespa Studio 60's Tribute, com braço 60's e P-90s. Pena que só devo trazer ela dos EUA lá pra dezembro-janeiro, porque vou comprar e deixar na casa da família de um amigo, até ir lá.

Pra mim é o braço ideal da Gibson, minha antiga SG 61 VOS, era um tesão de tocar por causa desse braço, bem mais que a Standard.

RoLP
Veterano
# abr/11
· votar

nichendrix
Sim, eu sei que você comparou com as Standard, mas mesmo assim eu acho "empolgação" demais. Uma maneira simples de ver é se as duas tem som similar desplugada, pois plugada os captadores vão amenizar a diferença.

Ah velho...na boa..isso é viajar demais...é uma guitarra não um violão...a somatória do captador com a madeira que vai me dar o timbre.

Vc está se baseando em muito detalhe e menos no som e resultado final.

Porém uma discussão que não vai ter fim..porque eu sei o que ouço e vc acha outra coisa....pra mim o que importa é o resultado final e o que um luthier especializado (ou melhor, 3) falaram pra mim sobre a madeira.
Além da comparação direta do som de ambas.

nichendrix
Veterano
# abr/11
· votar

RoLP

Cara, é o tipo da coisa, nós dois já fizemos essa comparação, você chegou em um resultado, eu cheguei em outro... contra isso não tem argumentos.

Falo do teste desplugada, porque se você perguntar para qualquer luthier, inclusive o Seizi (que foi uma das primeiras pessoas a me dizer isso), vão lhe dizer que o som da guitarra desplugada, em geral é o atestado tanto da qualidade da construção, quanto da madeira e que se ela soa bem assim, consequentemente soará melhor plugada. Isso porque para um instrumento soar bem sem estar plugado, ele tem que ter construção e combinação de madeiras muito bem feitas.

Aí você vai ver porque grandes construtores, como o próprio Seizi, "afinam" o instrumento durante a construção, pode ver que ele fica batendo na madeira e faz a madeira de peças que emitam nota similar, pois isso potencializa a vibração da mesma.

Talvez por isso a percepção seja diferente, porque é algo que dá pra sentir ao tocar, para quem ouve sem tocar, nem tanto, mas para quem toca isso fica nítido, entre outros fatores, esse é um dos fatores porque você diz que a Epiphone tem um sustain diferente.

Enfim, na hora de fazer instrumentos 2+2 nem sempre é igual a 4, as vezes dá 5, as vezes dá 3.

Junae
Veterano
# ago/11
· votar

As signature slash tem o braço perfil slim taper 60. Joe perry (rounded). A gibson standard 1960 tem perfil 60 slim. Agora a gibson lançou a studio 60 com perfil slim taper. O resto é tudo rounded. Agora o braço mais fino da gibson está na nova gibson sg angus. É isso.

erikinhoafram
Veterano
# nov/11 · Editado por: erikinhoafram
· votar

Galera,alguem conhece alguma na faixa de preço de 1.200

Bob Mauley
Veterano
# nov/11
· votar

hauhauhauhauhauuha
que tópico hein o/

Bob Mauley
Veterano
# nov/11
· votar

erikinhoafram
Tem as linhas baixas da ltd

Leo-RJ
Veterano
# nov/11
· votar

erikinhoafram

Ibanez ART 120.

Além das LTD já citadas..

Abç!!

Junae
Veterano
# out/12
· votar

Alguém saberia me dizer as medidas exatas da slim taper 60 e da angus pra eu ter uma idéia da diferença? ABço

mvtguns
Veterano
# out/12
· votar

Junae

Mano se a Angus for 50's Neck profile ta ae!
Só não mostra as medidas.

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ9_-H-RjHusV3gW2 AAENL8Nhs939Wu4KCRyWINygVfAUatSIWOvw

Junae
Veterano
# out/12
· votar

Esta é a medida da gibson sg angus. Queria comparar com a slim taper 60. Abço.

profile: Super-slim, 0.775" thick at the 1st fret, and 0.850" thick at the 12th.

mvtguns
Veterano
# out/12
· votar

Junae

http://forum.gibson.com/index.php?/topic/27259-diagram-of-50s-vs-60s-n eck-profile/

Junae
Veterano
# out/12
· votar

Achei isto.

Super-slim, 0.775" thick at the 1st fret, and 0.850" thick at the 12th. (SG angus signature 2012 Back in Black)
Slim taper 60, 0.800 thick at the 1st fret, and .875 thick at the 12th. (Gibson slim taper 60)

Alguém confirma?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Les Paul com braço fino