Les Paul com braço fino

Autor Mensagem
Romário Lima
Veterano
# mar/11
· votar


Vou upar este tópico mesmo, porque ele tem a ver com minha duvida !

Vejam, pretendo comprar uma Les Paul, só que não sou acostumado com braços grossos do tipo 50's style neck. Acostumei tocar em braços estilo de strato. Como eu pretendo mandar fazer a guitarra no luthier por motivos financeiros e também porque sou canhoto, queria saber se é possivel eu mandar fazer com braço fino (tipo das stratos) só que com o corpo de Les Paul, e se não ficaria com uma ergonomia estranha, visual e o mais importante, se a tocabilidade não seria prejudicada.

Abç

nichendrix
Veterano
# mar/11
· votar


Romário Lima

Pode fazer tranquilo, mas a graça da Les Paul é o braço grosso que dá um sustain do caralho... não tem dificuldade não, eu particularmente acho o 50's mais confortável que os das Am. Standard.

Romário Lima
Veterano
# mar/11
· votar


Acho que vou mandar fazer normal, se durante um tempo eu naum acostumar, mando trocar, não seria mais simples ? KKK
Porque sempre eu quero inventa alguma coisa. Mais na boa, voce acha que é só costume pra pega as manhas deste tipo de braço ?

Junior AJNB
Veterano
# mar/11
· votar


Romário Lima

cara eu ja toquei numa shelter les paul nashville e eu nao achei o braço mto grosso e ó q minha mao é pequena

o problema, como muitos dizem, é o alcance nas ultimas casas, complica um poko

mas se vc gosta mesmo de braço de strato, manda fazer de strato pq no final é vc quem decide, pq gosto é gosto

flws

Romário Lima
Veterano
# mar/11
· votar


Valew as respostas !
O que eu queria saber é se era possivel, agora vou ver o que eu faço por aqui ! Obrigado!

nichendrix
Veterano
# mar/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Romário Lima
Acho que vou mandar fazer normal, se durante um tempo eu naum acostumar, mando trocar, não seria mais simples ? KKK

Cara, se um braço fino for necessário, pense na possibilidade de construir inteiriço, assim mantém o sustain (provavelmente consiga até mais, e dá mais changes de melhorar o acesso às casas agudas, mas aí se quebrar o braço, só fazendo outra do 0, porque com braço colar tem pelo menos a chance de trocar.

Porque sempre eu quero inventa alguma coisa. Mais na boa, voce acha que é só costume pra pega as manhas deste tipo de braço ?

Eu não sei qual Fender tu costuma usar, mas tirando os mais finões mesmos, em geral eles não são muito mais finos que os Gibson não, alguns como o F shape e U shape são bem mais grossos que os 50's.

Logo como eles tem um melhor espaçamento entre as cordas, acho mais confortável que os Fender.

Bog
Veterano
# mar/11
· votar


Romário Lima

Só para constar, eu já toquei em duas LP com braço fino: uma Edwards e uma Gibson LP Classic (slim taper profile). Não senti grandes diferenças em sustain ou timbre, para ser bem sincero. Digo, o timbre era diferente, mas as guitarras tinham captadores diferentes das Standard, e não daria para dizer que a diferença era por causa do braço. Não achei pior nem melhor neste sentido. Enfim, LP com braço fino existe e é factível.

crisão
Veterano
# mar/11
· votar


A Tanglewood ta vindo pro Brasil agora, ta com um preço bom e tem o braço fino..
da uma olhada no tópico..

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/256507/

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


Romário Lima

Se quer LP de braço fino vai de LTD!

nichendrix
Veterano
# mar/11
· votar


Bog
Gibson LP Classic

Cara, a Classic tem o braço menos de 1mm mais fino que as normais. Tipo o 60' Slim Taper tem uma curvatura diferente, mas na parte mais "grossa" ele tem praticamente a mesma espessura do '59 Rounded, dá mais ou menos 1mm só de diferença.

Joel_ESP
Veterano
# mar/11
· votar


Surita
Les Paul's da ESP/LTD.
Abç.

caneca
Veterano
# mar/11
· votar


Como a galera já falou, os modelos "EC" da ESP/LTD são Les Pauls mais "modernas", podemos dizer assim. Por exemplo, eu tenho uma EC-1000 Deluxe, ela possui: braço fino em "U Neck", 24 trastes, tarrachas com trava e 24 trastes. Características que uma LP Standard da Gibson não possui.

Tudo é questão de gosto...

nichendrix
Veterano
# mar/11 · Editado por: nichendrix
· votar


caneca

Les Paul de 24 trastes não "presta" (entre aspas já que é questão de gosto), perde o melhor das Lespas que é o som característico do captador do braço, já que com 2 trastes a mais esse captador vai mais pra frente.

Como ele vai fazer em luthier, eu sugiro ele dar uma olhada nas Les Paul Axcess Standard da Gibson. elas tem a junção com o braço para facilitar o acesso aos trastes mais altos, e dá pra por um braço bem fino (a lá super strato) se usar um braço interiço e sem perder sustain.

http://3.bp.blogspot.com/_tNu78SMKH6I/SUz3gMMkZGI/AAAAAAAABgA/9Ye5oG6Z k3E/s400/gibson+les+paul+axcess.jpg

Embora como ele fala que é acostumado com Braços padrão Fender (C-Shape), não vejo muita dificuldade pra se adaptar ao '50s ou '60s Neck da Gibson, que tem medidas quase similares, apenas levemente mais gordinhos.

Matheus Vengeance
Veterano
# mar/11
· votar


cara nao sei o que seria um braço fino porem o da minha sx é bem confortavel

curti mais q a CLP

Bog
Veterano
# mar/11 · Editado por: Bog
· votar


nichendrix

Eu não sei qual a medida do braço, mas eu tenho uma Gibson com braço slim tapered, e duas LP com braço "normal". A sensação é que o slim tapered é bem mais fino na mão. Neste ponto eu tenho absoluta certeza do que estou falando, porque eu posso comparar diretamente a qualquer momento.

Talvez o que a pessoa chame de "braço fino" tenha também a ver com formato, e não apenas com a medida? ;)

Rafa-Ban
Veterano
# mar/11
· votar


esse negócio de espessura de braço é uma questão de costume,eu toquei na ibanez s do filho de um amigo e odiei,porque na época s´tinha minha condor clp2-s e estava acostumado com ela.Hoje teno uma strato e uma tagima k2 além da condor,e consigo tocar de boa nos 3 braços,só que na k2 eu tiv dores no começo porque ir de um braço gordo e estreito pra um ultrafino e largo é uma mudança e tanto,ja minha 735 tem um braço intermediário,não é nada que algumas horas tocando não resolva


abç

nichendrix
Veterano
# mar/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Bog
Eu não sei qual a medida do braço, mas eu tenho uma Gibson com braço slim tapered, e duas LP com braço "normal". A sensação é que o slim tapered é bem mais fino na mão. Neste ponto eu tenho absoluta certeza do que estou falando, porque eu posso comparar diretamente a qualquer momento.

Talvez o que a pessoa chame de "braço fino" tenha também a ver com formato, e não apenas com a medida? ;)


Exatamente isso, a diferença na parte mais espessa do braço é bem pequena, como dá pra ver na figura abaixo. O que dá a sensação de ser mais fino é a curvatura, já que o perfil do Rounded é meio que um circulo cortado no meio e o do Slim Taper é meio que cortado a 1/4.

Perfís de Braço Les Paul

Essa diferença na curvatura dá mais a sensação de ser fino do que a espessura de fato.

caneca
Veterano
# mar/11
· votar


nichendrix
Les Paul de 24 trastes não "presta" (entre aspas já que é questão de gosto), perde o melhor das Lespas que é o som característico do captador do braço, já que com 2 trastes a mais esse captador vai mais pra frente.

Ainda bem que você ressaltou que timbre é questão unicamente de gosto pessoal! hehehe...

Também não entendi a parte do "perder o timbre do captador do braço".

No mais... não estou dizendo que uma LP X é melhor que Y, apenas estou colocando que existem opções além das Les Pauls tradicionais, que diga-se de passagem, são foda também.

Abraço!

nichendrix
Veterano
# mar/11
· votar


caneca
Também não entendi a parte do "perder o timbre do captador do braço".

A distância da ponte pro captador é um fator de influência muito grande sobre o timbre que esse produz, muito mais até que outros fatores internos ao próprio captador como a saída dele.

Então o som grave e aveludado do captador do braço das Les Pauls é em grande parte por causa da posição dele, e um dos motivos pela qual a SG, mesmo quando feita com top de maple não consegue dar um timbre similar no captador do braço, já que fica1cm aproximadamente mais perto da ponte que o das Les Paul.

caneca
Veterano
# mar/11 · Editado por: caneca
· votar


nichendrix

Já ouvi falar sobre isso, mas nunca achei a testar efetivamente, para perceber se a diferença é significante...

No entando, vou tentar postar 2 imagens das guitarristas que, para mim, a distância do caps para o braço é a mesma.

ESP LTD EC-1000
http://www.espguitars.com/images/guitars/EC-1000_VB.jpg

GIBSON Les Paul Standard
http://www.edgard-costa.eu/wp-content/uploads/2009/08/GibsonLesPa ulStandard.jpg

MMI
Veterano
# mar/11
· votar


Romário Lima
Bog

Não senti grandes diferenças em sustain ou timbre, para ser bem sincero. Digo, o timbre era diferente, mas as guitarras tinham captadores diferentes das Standard, e não daria para dizer que a diferença era por causa do braço. Não achei pior nem melhor neste sentido. Enfim, LP com braço fino existe e é factível.

É por aí mesmo. Eu já tive Gibson Les Paul de um monte de tipo de braço. A primeira Gibson Joe Perry tinha um braço enorme, bem pesada, um sustain incrível, tinha um padrão de braço dos mais grossos já feitos pela Gibson. Tipos e padrões de braços tem de vários tipos... Tive uma Classic também, apesar do braço ser bem mais fino , não era bem do meu gosto aquele "Slim Tapered". Muita gente critica, mas a Dark Fire que tem um braço com o padrão "asymmetrical" que eu acho bem legal. Diferenças no sustain e timbre ocorrem, sem dúvida... É difícil comparar guitarras tão distintas, com captadores, construção e madeiras diferentes e afirmar que a diferença delas se resume unicamente à espessura do braço. O que dá para afirmar sem margem de dúvida é que uma Les Paul de braço fino, como a Classic, não deixa de soar como uma Les Paul.


nichendrix
caneca

Eu também não sou partidário das Les Paul de 24 trastes. É bem claro que nas imagens postadas a LTD tem os captadores mais "juntos" por uma razão óbvia, o captador do braço se posiciona bem no fim do braço, após o último traste. Logo, se a guitarra tem mais trastes, o captador vai um pouco mais perto da ponte, não tem jeito. A diferença é significante sim (para mim).

nichendrix
Veterano
# mar/11
· votar


caneca
No entando, vou tentar postar 2 imagens das guitarristas que, para mim, a distância do caps para o braço é a mesma.

É só impressão mesmo cara, a distância é muito diferente, mesmo olhando nas imagens, dá pra ver que há mais espaço entre os caps da Les Paul do que da LTD, que tem um espaçamento mais próximo das SG (até um pouco menor, eu diria).

nichendrix
Veterano
# mar/11
· votar


MMI

Cara, a Joe Perry deveria ser o antigo '58 Rounded, que parecia um taco de baseball grossão, o '59 Rounded era o meio termo (que hoje é o '50s) e o '60 Slim Tapered eram os mais finos.

Entre esses braços existe diferença de sustain, pouca mas existe, eu mesmo só notei porque já pude testar 3 reedições da LP Standard, daquelas dos anos 90, que eram iguais, mudando apenas o perfil do braço e que vinham com Classic 57.

MMI
Veterano
# mar/11
· votar


nichendrix

Sim, existe, sem dúvidas. Mas o que me referi é apesar de tudo, não deixa de ser Les Paul por conta de um braço mais grosso ou mais fino. Muda alguma carcterística, mas ainda assim é uma boa guitarra, apesar que algumas características não me agradam muito, como 24 trastes.

caneca
Veterano
# mar/11
· votar


nichendrix

A diferença de espaço entre os caps e entre os caps e a ponte eu percebi, é muito menor na LTD.
O que eu não saquei, foi que no seu 1º post sobre assunto, vc falou que da proximidade do cap do braço com o braço da guitarra era o fator que contribuiria para perda de timbre. Pelas fotos, percebe-se que essa diferença é "praticamente" a mesma entre as guitarras...

A diferença mais significativa entre as guitarras mesmo é a distância entre os captadores e deles da ponte.

Só para deixar claro meu ponto de vista, não comprei a guitarra para ter o mesmo timbre de uma Gibson... O que eu quero saber é como essas relações interferem no timbre...

ABraço!

maspn
Veterano
# mar/11
· votar


o fofão mesmo fez um review
Review da guitarra LTD 401 FM da ESP


nichendrix
Veterano
# mar/11
· votar


caneca
O que eu não saquei, foi que no seu 1º post sobre assunto, vc falou que da proximidade do cap do braço com o braço da guitarra era o fator que contribuiria para perda de timbre. Pelas fotos, percebe-se que essa diferença é "praticamente" a mesma entre as guitarras...

Não, eu não disse isso.

Eu disse que se botasse 2 trastes a mais o captador ficaria mais "pra frente" (ou seja, mais próximo da ponte), então o tempo todo estou falando da distância do captado para a ponte.

O que falei é que na SG, o captador do braço é um pouco mais distante do final do braço (portanto mais próximo à ponte), por isso eles tinham uma distância semelhante a uma guitarra de 24 trastes (inclusive as SGs de 24 trastes, como as Supreme), tem o final da escala topado no captador do braço.

http://www.edu.pe.ca/sourishigh/Pages/Cmp5-05/MacDonald/WebPage/Index/ Images/Electric/gibson_sg.jpg

Aqui dá pra ver a distância que falei, veja que tem um pedaço de escudo entre o fim da escala e o captador do braço em todos os modelos. Isso deixa o captador do braço com o som um pouco mais agudo e menos suave que numa Les Paul, porque ele fica mais perto da ponte e isso acontece porque o corpo fino associado com o design double cutway impede que se bote o captador do braço na mesma distância da ponte que seria numa Lespa.

texmex
Veterano
# mar/11
· votar


se vai mandar fazer a guita,faz c braço fininho,se quiser notas infinitas,os caras da fernandes e da jackson ja inventaram a soluçao
sustainerrrr!!hj vc pode customisar tudo cara.da p fazer exaaaatamente oq vc quiser em matéria d inventar moda.

nichendrix
Veterano
# mar/11
· votar


texmex


Cara, isso não é assim não, uma coisa é ter uma Les Paul com som de Les Paul, outra que só tenha o formato do corpo.

Pra continuar com o som básico do projeto, existem alguns pontos que devem ser mantidos, se tirar muito ou botar muito mais no projeto vira outra coisa com formato de Les Paul.

RoLP
Veterano
# mar/11
· votar


Surita

Epiphone joe perry signature...bonayard (aquela que vem com captação gibson burstbucker de fábrica).

ELa tem o braço bem fino e confortável (mais fino que das gibson studio) e o som é digno de Gibson.

Já tem vários tópicos sobre o nível desta guitarra ser equivalente ao da gibson standard e comparações lado a lado.

Vai sem medo...eu tenho uma e recomendo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Les Paul com braço fino