Bends e posicionamento do polegar

Autor Mensagem
Beto-SP
Veterano
# nov/09


Seguinte pessoal, hoje meu professor de guitarra me passou alguns licks para eu ir treinando meus bends.Até ai tudo bem, só que quando ele me viu usando o polegar por cima do braço da guitarra para executar os bends ele falou que estava errado o posicionamento do polegar, e que era para eu deixar o polegar no meio do braço na hora de executar o bend.Eu achei meio estranho porque eu aprendi os bends vendo os vídeos do Justin Sandercoe no youtube e ele falou que não se devia deixar o polegar no meio do braço e sim por cima, para fazer uma alavanca e usar a força do pulso e não a dos dedos.Estou tendo dificuldades em dar bends como meu professor me falou, porque eu perco a chamada "alavanca" que se tem com o polegar encima.Como vcs costumam deixar o polegar na hora dos bends?

buddy guy
Veterano
# nov/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Beto-SP
só que quando ele me viu usando o polegar por cima do braço da guitarra para executar os bends ele falou que estava errado o posicionamento do polegar


Isso é coisa de Jazzista,onde o guitarrista não pode passar o polegar por cima do braço !!!!! Para a "troop" do Jazz,o cara fazer um negócio desses,é a "morte" !!!!

Daqui a pouco o camarada Curly entra aqui e fornece mais detalhes !!!!! hehehehehe.......................

GuitarHome
Veterano
# nov/09
· votar


Beto-SP
Cara tanto seu professor e esse tal de "Justin Sandercoe" estão completamente errados. Não existe um modo certo ou modo errado, e sim aquele mais confortável para cada um, e também depende da pegada e modo de tocar de cada guitarrista. Isso de jeito certo ou jeito errado é um erro.
Abç!

ogner
Veterano
# nov/09 · Editado por: ogner
· votar


GuitarHome
Não existe um modo certo ou modo errado, e sim aquele mais confortável para cada um,

Cara, concordo até certo ponto. Pra um iniciante o que ele pode achar "agora" mais confortável, ideal e etc pode na verdade estar ferrando com a técnica dele futuramente criando vícios que são complicados pra serem acertados depois, e também a própria saúde do cara criando tendinites e coisas do tipo....

Acho que existe um limite pra certo e errado, mas em alguns casos existe uma regra a ser cumprida sim....Não gosto de generalizar...



No caso do dedão....Não sei direito...Mas quando aprendi, foi dessa forma tb, com o dedo no meio do braço, mas hoje só toco com o dedão por cima....

Enfim, acho que vc deve bater um papo com seu proffii questiona-lo e ver se rola de vc tocar direto com o dedão por cima...

GuitarHome
Veterano
# nov/09
· votar


ogner
Também entendo seu lado, e concordo sim esse caso de vicios e problemas de saúde.
Mas eu também uso o dedão la em cima do braço, tentei dar um bend agora com ele no meio do braço e sem condições hehehe, claro é costume, mas a maioria dos caras que eu vejo tocar coloca o dedão la em cima mesmo. Eu só coloco o dedão no meio do braço da guitarra quando vou fazer ligados, descer ou subir uma escala, nos bends vai la pra cima hehehe.

Beto-SP
Veterano
# nov/09
· votar


ogner

Então cara, na verdade lá na escola onde eu faço o curso é apostilado e divido em 4 niveis, na primeira aula meu professor ja falou que o no curso o prache da escola era ensinar com o polegar sempre no meio do braço.Mas semana que vem eu bato um papo com ele pra ver essa questão do polegar...

ogner
Veterano
# nov/09
· votar


GuitarHome
tentei dar um bend agora com ele no meio do braço e sem condições hehehe,

Fiz exatamente a mesma coisa!!!

hehehehe..

Meu ponto nem é sobre esse assunto do dedão, até pq acho tb que não tem certo e errado nesse caso...Mas é que sempre pinta um cara pra dizer isso seja qualquer duvida sobre postura, e não é bem assim....

Curly
Veterano
# nov/09
· votar


buddy guy
Isso é coisa de Jazzista,onde o guitarrista não pode passar o polegar por cima do braço !!!!! Para a "troop" do Jazz,o cara fazer um negócio desses,é a "morte" !!!!

Daqui a pouco o camarada Curly entra aqui e fornece mais detalhes !!!!! hehehehehe.......................


fala mano, não chego a ser jazzista não, hehe, aliás, se bem me lembro, o único jazzista de verdade que eu já vi por aqui foi o Jonatas Natinha

com relação à questão do polegar, não tem nenhuma exigência para quem quer tocar jazz, que eu saiba, apenas é muito difícil tocar acordes mais complexos sem o polegar estar posicionado atrás do braço. para solar não vejo problemas, vale o que for melhor para cada um, abç !

buddy guy
Veterano
# nov/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Curly
buddy guy
Isso é coisa de Jazzista,onde o guitarrista não pode passar o polegar por cima do braço !!!!! Para a "troop" do Jazz,o cara fazer um negócio desses,é a "morte" !!!!

Daqui a pouco o camarada Curly entra aqui e fornece mais detalhes !!!!! hehehehehe.......................

fala mano, não chego a ser jazzista não, hehe, aliás, se bem me lembro, o único jazzista de verdade que eu já vi por aqui foi o Jonatas Natinha

com relação à questão do polegar, não tem nenhuma exigência para quem quer tocar jazz, que eu saiba, apenas é muito difícil tocar acordes mais complexos sem o polegar estar posicionado atrás do braço. para solar não vejo problemas, vale o que for melhor para cada um, abç !



Legal camarada Curly. Eu brinquei contigo...rsrsr,por que sempre eu ouvi falar isso. E engraçado,conhecidencia ou não,estive observando os jazzistas que sempre aparecem no Jô Soares. E realmente,vc hora nenhuma vê sequer a ponta do polegar dos caras. Sempre escondidinho atrás do braço e sempre tocando com perfeição. Aliás,isso de perfeição ao tocar,parece ser também característica do caras também. Sempre tocam com perfeição !!!!!! Valeu Curly? Abração !!!!

Kyuss_Age
Veterano
# nov/09
· votar


Beto-SP

só que quando ele me viu usando o polegar por cima do braço da guitarra para executar os bends ele falou que estava errado o posicionamento do polegar, e que era para eu deixar o polegar no meio do braço na hora de executar o bend.

O jeito que você se sentir melhor executando é o jeito certo. Troque de professor que esse aí é cabaço.

Will Bejar
Veterano
# nov/09
· votar


Jimi Hendrix discordaria dele...

archmed-GuiTar_gUy
Veterano
# nov/09
· votar


Will Bejar
EU discordaria dele... kkk

marcos.
Veterano
# nov/09
· votar


EU discordaria dele... kkk [2] isso ai!

cantVaria
Veterano
# nov/09
· votar


Veja os bends executados pelo SRV...

Os bends e os vibratos desse cara eram fuderosos... E, por muitas vezes, seu polegar estava por cima do braço... Assim como o Jimi Hendrix.

JowR
Veterano
# nov/09
· votar


Sem mais.



SardinhaGomesDaCunha
Veterano
# nov/09 · Editado por: SardinhaGomesDaCunha
· votar


Beto-SP, dê uma olhada neste vídeo:



O Chris Poland consegue executar bends com o polegar posicionado atrás do braço - e consegue muito bem -, isso não quer dizer que você consiga ou deva conseguir. Eu não consigo e talvez 98% do fórum também não consiga. E quando me refiro a executar, quero dizer que não basta esticar a corda fazendo a nota X chegar à Y, é necessário mais. É necessário ter controle total sobre a corda, pois só assim você vai conseguir um bom vibrato, executar licks de maior velocidade etc.
Como você disse, quando o polegar não fica por cima do braço, perdemos o movimento de alavanca, no qual os músculos do antebraço são responsáveis pela força necessária pra esticar a corda; neste caso, os dedos apenas transferem essa força. Com o polegar escondido, a força pra esticar a corda (mais ou menos uns 7kg de tensão em cada uma) tem que vir quase toda dos dedos - veja o vídeo novamente, é bem evidente como o Poland estica os dedos -, e nem todo mundo consegue uma técnica satisfatória desse jeito.

Dê uma olhada nesse vídeo do JowR, a primeira dica do Satriani é sobre bends. Note que ele chama a atenção pro posicionamento da mão e a necessidade de criar contato entre a parte lateral da mão e o braço da guitarra, justamente para conseguir alavancar as cordas. No vídeo do Poland, novamente, esse contato não existe.

Agora cabe à você decidir em que lugar seu polegar vai ficar. Discuta isso com seu professor, pois a questão de manter o polegar atrás do braço é válida, pois é a postura ideal para executar escalas, para frases que exijam grandes aberturas etc, mas não deve ser a única, principalmente se você quiser tocar rock e blues. Se ele for intransigente quanto à isso, estude a possibilidade de procurar um outro professor porque essa história de "regras absolutas" não combina com guitarra.

Marcosrcf
Veterano
# nov/09
· votar


Meu comentário se resume nessa foto:

http://img21.imageshack.us/img21/4375/jimihendrixt.jpg

Sem mais....

FeaR-ME
Veterano
# nov/09
· votar


Meu comentário se resume à apoiar o comentário do Marcosrcf

thmenezes_RJ
Veterano
# nov/09
· votar


Beto-SP

Acho que não é errado, mas concordo que seu professor deva tentar manter você mais preso em certos aspectos técnicos enquanto iniciante...

Mas se vc for ver, algumas técnicas na verdade são utilizadas com o polegar por cima. Em rock n´roll se usa muito realmente.

Acho importante saber fazer de ambas as maneiras. O polegar no meio do braço é uma posição clássica, e é necessário para fazer, por exemplo, acordes com grande abertura dos dedos (pelo menos pra mim, que não tenho a mão gigantesca do Hendrix).

Já pra fazer abafamentos e bends muito agressivos, é bom usar o polegar por cima. Eu mesmo treinei muito pra fazer sem usar o polegar apoiando por cima... e depois de anos, simplesmente resolvi que era melhor usar, que era mais legal, prático e eficiente.

thmenezes_RJ
Veterano
# nov/09
· votar


Beto-SP

Só pra exemplificar cara... tá aí uma música do Hendrix que simplesmente depende do polegar em cima do braço, pois você fará o baixo dos acordes com o polegar. O cara do vídeo explica muito bem, o que é complicado, pois tocar as músicas do Hendrix exatamente como ele é dureza...



Will Bejar
Veterano
# nov/09
· votar


archmed-GuiTar_gUy
Ah, mas sua opinião é contestável...vc é um mero mortal (tal qual eu sou)...Jimi Hendrix é Jimi Hendrix... :)

Eu no começo tb usava o dedo atrás pq comecei com um violão Tonante (que tinha um som bom mas braço largo!!!) e só fazia acordes...depois fui acostumando com o dedão à la Jimi...meu professor nunca disse nada sobre isso...

FlOaD
Veterano
# nov/09
· votar


Axo que guitarristas de Blues usavam muito o dedão em cima para dar bends, axo que dai que hendrix pego essa manha, ja que la no fundo ele tocava blues.

Eu não chego a taca o dedão la pra fora do braço, dexo ele em cima mais escondido.

Beto-SP
Veterano
# nov/09
· votar


thmenezes_RJ

Então cara, ontem treinei os licks e percebi que usar o polegar no meio do braço na hora dos bends tem algumas vantagens mesmo.Como por exemplo quando vc usa o polegar encima do braço, o dedo 4 fica quase sem abertura, ai vc tem que colocar o polegar no meio do braço pra usar o dedo 4, perdendo um pouco de tempo para trocar o polegar de posição.Já com o polegar no meio fica mais fácil de utilizar o dedo 4 para fazer outras coisas.
Eu também concordo com vc que é mais "bonito" utilizar o polegar encima na hora dos bends, com o polegar no meio fica estranho quando o dedo estica pra dar o bend.

TappingBOY
Veterano
# nov/09
· votar


Marcosrcf apoiado

André Maciel
Veterano
# nov/09 · Editado por: André Maciel
· votar


Beto-SP
cara, eu acredito, em diapasão com o que já foi colocado por uma parte da galera acima, que depende de cada um... vc pega Steve Lukather que usa bends (e vibratos) brutais e deixa o dedão por cima... já Doug Aldrich do whitesnake usa o dedão atrás do braço (assim como o Chris Poland) e é tão grosso quanto o Luke... varia da maneira como vc treina... ambas são formas válidas... sendo que o mais comum é ir com dedão em cima, até pq vc pode querer usar ele pra afabar as cordas e dar um ataque com mais punch pra destacar o bend...

o ideal mesmo era que você ficasse fluente em ambas as formas...

Doug Aldrich:


archmed-GuiTar_gUy
Veterano
# nov/09
· votar


Will Bejar

você tem certeza doque diz meu jovem??? o.o'

mlorenzo
Veterano
# nov/09
· votar


Beto-SP
Polegar em cima ou no meio do braço depende do que vc vai tocar. Até por uma questão de mecânica.

Com o dedão em cima do braço você tem mais firmeza, te permitindo alguns vibratos e bends extremos que você não conseguiria fazer direito de outro jeito.

Já o dedo no meio do braço é o ideal pra digitações complexas... diria até essencial pra execução ótima em estilos tipo jazz e clássico.


O único ponto que você deve mesmo tomar cuidado é nunca tensionar o pulso, pra evitar futuros problemas!

abs!

Will Bejar
Veterano
# nov/09
· votar


archmed-GuiTar_gUy
você tem certeza doque diz meu jovem??? o.o'


Bom, vamos ver, eu disse
Ah, mas sua opinião é contestável...vc é um mero mortal (tal qual eu sou)...Jimi Hendrix é Jimi Hendrix... :)
tenho!!! Mas foi só uma piada de leve, quer que eu explique???
Tipo assim, nós (vc e eu) discordarmos de alguma coisa pode acontecer...mas se Jimi discordar, é o fim para o "discordado"!!!...hehehehe

Mendigo Palheteiro
Veterano
# nov/09
· votar


olha, eu faço os bends usando a força do braço e nao dos dedos,
meu professor me deu essa dica e fica mt melhor pra dar os bends.

jimmy vandrake
Veterano
# nov/09
· votar


Esse negócio de lugar certo não existe mesmo. O certo é onde for mais confortável para você.
Já imaginou aqueles deficientes físicos que tocam com o pé ou outros meios , dizer para eles onde é o lugar certo ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bends e posicionamento do polegar