Posição certa da ponte Tune o matic

    Autor Mensagem
    cadojapan
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: cadojapan


    Galera... seguinte...estava eu a procura de um cara para regular minha guita...aki na cidade naum tem luthier entao fui falar com um cara que se diz professor de guita....naum sei se ele eh bom pois nunca o vi tocar...mas eis que examindo minha guita, uma epi LP ST ele me disse que a posicao da ponte estava errada...que aquilo era um absurdo pq estava errado...resumo: os parafusos de regulagem das oitavas estao voltados para dentro...em direcao aos caps. Tenho ainda uma epi special (tah eu sei que eh uma porcaria) e tambem uma Gibson Studio (jah ne redimi da special)...a special tb tem os parafusos para dentro...jah a Gibson esta com os parafusos para fora...voltados para o tail piece...entrei no site da Gibson e vi que todas as Gibson estavam com os parafusos para fora mesmo...jah algumas epi estavam com os parafusos para dentro!! Eis a questao...a ordem dos fatores nao altera o produto ou este caro professor eh um grande babaca??

    buddy guy
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    cadojapan


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196741/

    Cara dá grito lá,tenho certesa que essa parada sua aí,é mel na sôpa para ele resolver para tí. Abração !!!!!!!!!!!!!

    cadojapan
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ok...mais alguem?

    cadojapan
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    up....

    Symptom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    pergunta pro Bertola que ele sabe. Na minha SG os parafusos são para dentro também.

    cadojapan
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Symptom

    Mas sua Sg eh Gibson ou Epiphone?

    GuitarUser
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Os parafusos podem ficar tanto voltados para dentro, como voltados para fora. Se sua guitarra veio com eles virados para dentro deixe assim, pois se você virar a ponte vai haver necessidade de regular as oitavas novamente. E deixando os parafusos virados pra fora fica difícil de ajustar já que você não tem espaço pra colocar a chave por causa do tailpiece. Também, se você virar a ponte o outro lado pode estar cortante, e aí suas cordas vão pro saco bem rápido.

    cadojapan
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    bom..entaum resumindo...esse professor falou asneira...o lado dos parafusos nao influencia em nada!!??

    cadojapan
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Caramba galera....tem tanta gente q fica respondendo topicos inuteis...e esse aki nada!!

    trashit hc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    cadojapan

    Caramba galera....tem tanta gente q fica respondendo topicos inuteis...e esse aki nada!!
    pior que é!!
    as vezes eu crio um tópico com uma baita dúvida, e quase ninguém responde...
    cria um tópico falando mal de alguém pra tu ver uma porrada de post na hora.

    respondendo sua dúvida, eu também tava achando que a ponte da minha les paul shelter nashville, estava errada por ser pra fora...
    mais eu vi as gibson assim, ai desecanei!!

    espero ter ajudado.

    valeu.

    cadojapan
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    trashit hc

    Entaum...minha duvida tah eh na epiphone...pq a minha Gibson eh pra fora mesmo...ai esse cara disse que para dentro tah errado...mas no site da epiphone elas estao pra dentro tb...

    iRock
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: iRock
    · votar


    cadojapan

    Tenho uma Epi LP STD também, e um tempo atrás me ocorreu a mema dúdida, então olhei em sites, várias fotos, todas estavam com os parafusos pra dentro, e ele vieram pra dentro ja, então não se preocupe que não é problema de fabricação ou de montagem, a ponte é assim mesmo, e sim as Gibsons são diferentes, tem o parafusos para fora, mas acredito que isso não vá fazer muita diferença. Deixe assim cara.

    Segue algumas imagens:

    Epi LP Standard:
    http://www.leadguitars.fr/images/epiphone-les-paul-standard-plus-hcs-x xl.jpg

    Epi LP Special:
    http://www.mercurymambo.com/blog/wp-content/uploads/2008/10/epi_lpii.j pg

    Gibson LP STudio:
    https://www.ellaways.com.au/store/sites/default/files/Gibsonlespaulstu dio.jpg

    http://images.gibson.com/Files/9300a0fc-4786-48d0-a6b1-02b8b790dcdc.jp g >>>> Foco na ponte

    MauricioGT-
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    agora que entendi esse negocio de "ponte pra fora ou pra dentro"
    Os parafusos que regulam os sadles (carrinhos) podem ficar tanto de um lado quanto do outro, não muda nada. Faz oque vc achar mais bonito.

    cadojapan
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    iRock
    Eh cara...fucei muito no site da Gibson tb e vi isso....eu tenho uma Gibson e essa Epi...

    MauricioGT-
    Percebi outra coisa tb...dessa vez no saddles...os da Gibson sao todos virados pro mesmo lado....jah os da epi tres sao pra um lado e tres para outro?!?!??!

    FeaR-ME
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    cadojapan
    Percebi outra coisa tb...dessa vez no saddles...os da Gibson sao todos virados pro mesmo lado....jah os da epi tres sao pra um lado e tres para outro?!?!??!

    Questão de regulagem, se as oitavas nao regularem com os saddles pra um lado pode-se vira-los pra alcançar outra gama de regulagem

    cadojapan
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    FeaR-ME

    Legal...pelo jeito entaum as epi deram dor de cabeca por caras da fabrica pra regular...

    FeaR-ME
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    cadojapan
    hehehe kem disse q elas vem reguladas?

    Alexfloripa
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ressuscitando para viajantes futuros: Também achei que pouco importava, mas achei essa determinação para regulagem de pontes tune o matic: http://www.stewmac.com/freeinfo/Repair_tools,_specialized/i-4557.html

    Adjustment screws face the neck
    The intonation adjustment screws on a Tune-o-matic bridge should face the neck and pickups, not the tailpiece. If they're reversed, the adjustment screw heads may interfere with the strings coming off the saddles. When this happens, it alters the string angle and can cause rattling or other problems.

    Em português claro:
    Ajuste dos parafusos voltados para o neck (pescoço, pra gente é pestana)
    Os parafusos para ajuste de entonação na ponte Tune-o-matic devem ser voltados para a pestana e pickups, não para o tailpiece. Se forem invertidos, as cabeças dos parafusos poderão interferir com as cordas vindas dos carrinhos. Quando isto acontece, alteram o angulo das cordas e podem causar vibrações ou outros problemas.

    Conclusão: minha guitarra, uma Ibanez AF 95, vem com os parafusos voltados para dentro, pickups, se inverter a ponte as cabeças dos parafusos não chegam a tocar as cordas, mas prefiro manter a especificação do fabricante, eles projetaram e devem saber o que dizem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posição certa da ponte Tune o matic