Dúvidas sobre compensado

Autor Mensagem
thegreen-eyedmonster
Veterano
# out/09


Galera, ja vi varios topicos das pessoas falando sobre como compensado é ruim. O som era ruim, etc. Mas nunca disseram exatamente como é o som. Como é? Guitarras de compensado ficariam como (o som) em amplificadores valvulados? E, se a pessoa não tem dinheiro agora, e depois de um tempo troca o corpo da guitarra? Compensaria? (isso se uma valesse R$1,000 e a original valesse R$10,000)? (suposição)

Abraço!

JowR
Veterano
# out/09
· votar


thegreen-eyedmonster
Uma simples comparação, um movel de compensado e um movel de madeira de verdade, pense nisso.

Kamus23
Veterano
# out/09
· votar


thegreen-eyedmonster

Eu já toquei numa guitarra de compensado, a guitarra não tem Sustain, tipo você toca um acorde, enquanto numa guitarra solida o som dura 10 segundos, no compensado 3, e timbre, compensado não tem timbre, não é estalado como strato e teleca, não é gordo como LP e afins...

É uma guitarra sem vida

_Dio
Veterano
# out/09
· votar


thegreen-eyedmonster
Compensado é ruim, mas não é o fim do mundo. Tenho uma strato de compensado e já toquei em mais umas 2 que também eram. Diferença? Sim, há uma diferença, mas não é gritante pra uma pessoa que tem 1 ano de guitarra, por exemplo (Antes que venham os xiitas, toquei em amps transistorados).

Em Amps valvulados eu não sei dizer, mas acredito que evidencie um pouco mais essa diferença, visto que madeira maciça é bem mais densa que MDF ou compensado, logo, os efeitos físicos envolvendo vibração são bem diferentes. Nos transistorados em que toquei as guitars de compensado, consegui tirar uns timbres legais, mas nada Zakk wylde ou Tony Iommi style, pois em 100% dos exemplares desses material são colocados também captadores fracos (baixo Custo, vendagem alta)

Trocar corpo de guitarra não compensa, na minha opinião.

Penta_Blues
Moderador
# out/09
· votar


Boa noite!!!

thegreen-eyedmonster
A questão das guitarras feitas em compensado não pára apenas na madeira em si. Só por ela, a sua composição não favorece a ressonância devido aos inúmeros obstaculos configurados pelos vários saduíches de madeira que compõem o compensado. Mas outro fator é que uma guitarra feita com este material busca o baixo custo e, portanto, os demais componentes também não são de boa qualidade.
O resultado final é ruim e não existem componentes tão bons no braço e na elétrica que justifiquem a troca do corpo.
Se possível busque algo melhor. Guitarras feitas em compensado não são boas para revenda e nem para "upgrades". Não compensa o compensado...rs
Valeu!!!

daniel_guitar
Veterano
# out/09 · Editado por: daniel_guitar
· votar


tenho uma guitarra do compensado e antes de pegar ela, ela tava com um jb, alnico pro II, fast track II, não perdia em nd pra a n4, s540 o timbre era mt bom, agora tá com os caps originais mas logo vai ter de volta o jb na ponte, isso tudo no mesmo equipo um fender roc pro 700 e um set massa de um amigo

guitar.thrasher
Veterano
# out/09 · Editado por: guitar.thrasher
· votar


compensado é uma "farofa" de restos de madeira que são agregados até formar uma tábua sólida, a diferença disso pra madeira maciça é muito grande, e sendo assim a diferença no som da guitarra também.
resumindo: se a guitarra for de compensado fuja!!!!!!!!

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


guitar.thrasher

Não. Isso é aglomerado.

madeira - compensado

madeira- aglomerado

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


Penta_Blues Não compensa o compensado...rs
esse trocadilho e vc nao tivesse inventado eu inventaria.heheh muito bom.
depois de um tempo troca o corpo da guitarra? Compensaria? (iss hhehhhehe mais um trocadilho hehheh vcs tao foda

acho q depende muito d como vc vai usar a guita,é igual captaçao,ou diferença de valvulas,amplis,madeira etc. se vc faz como eu quando começei que tinha uma rg 540 coloquei seymor jb e 59 nela isso em 95,e usava uma pedaleira da digitech na distorçao grunge no maximo,com compressor no maximo,reverb e delay,ai nao vai fazer diferença nenhuma.........ve ai se é so pra curtirnem vale apena vc gastar na guita,quando vc for pegar outra ve se nao leva outra kinder ovo com surpresa desagradavel.abraço

Penta_Blues
Moderador
# out/09
· votar


Boa noite!!!

sidguitar1
E olha que eu nem percebi o tal do Compensaria?...rsrsrs
Com relação às observações quanto ao compensado, não que ele seja ruim pois existem excelentes compensados (o Naval, por exemplo) que se prestam à inúmeras aplicações, mas não na fabricação de instrumentos musicais.
É o mesmo princípio do Marupá. Só porque ele aparece em caixas de feira, não significa que ele não seja bom para a Luthieria.
Valeu!!!

guitar.thrasher
Veterano
# out/09 · Editado por: guitar.thrasher
· votar


LeandroP:
é verdade, eu confundi, o compensado é uma sobreposição de lâminas finas de madeira que são prensadas.
eu sempre confundo compensado com aglomerado. rsrsrsrsrs!!
valeu pela correção!

daniel_guitar
Veterano
# out/09
· votar


eu tenho uma samick ls11 de compensado que e aceitável pra o preço que eu peguei 50 conto, uma memphis mg32 que é pessíma (as antigas de aglomerado eu acho 2005) e uma kramer zx30h que é plywood e o som e mt bom principalmente pra metal (ela tem um som bem grave)

kiki
Moderador
# out/09
· votar


Penta_Blues
Com relação às observações quanto ao compensado, não que ele seja ruim pois existem excelentes compensados (o Naval, por exemplo)

se for pensar por esse lado, as les paul com top de madeira diferente sofrem uma colagem de uma lamina. não é o fato de colar madeiras que reduz a qualidade.

o problema é que colam de qualquer jeito, e com madeiras aleatórias. somado aos componentes todos - ferragens, captadores - por que o objetivo é fazer uma guitarra barata.

mas:

DiogoCarvalho
Compensado é ruim, mas não é o fim do mundo.

tambem acho. se o cara tá sem grana, tem 300~500 reais, e quer muito aprender a tocar, compre a guitarra que conseguir. dá pra aprender. eu aprendi assim.

Penta_Blues
Moderador
# out/09
· votar


Boa tarde!!!

kiki
se for pensar por esse lado, as les paul com top de madeira diferente sofrem uma colagem de uma lamina.
Cara, com todo o respeito à sua opinião, vc não tá querendo comparar a colagem de uma única peça às várias camadas de peças coladas num compensado né?
Além disso, a colagem em ambas é diferente, pois no compensado há a colagem tanto no sentido transversal quanto no longitudinal. Coisa que não acontece com as Gibson.
Pra finalizar, há quem defenda o fato de que as guitarras com e sem top se comportam de maneira diferente, portanto se há que se considerar este fator num instrumento que possua apenas uma colagem, imagine num que possui várias...
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# out/09
· votar


Boa tarde!!!

daniel_guitar
eu tenho uma samick ls11 de compensado que e aceitável pra o preço que eu peguei ... e uma kramer zx30h que é plywood
Cara, acho que vc sabe que Plywood é compensado né?
Valeu!!!

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Penta_Blues: Só por ela, a sua composição não favorece a ressonância devido aos inúmeros obstaculos configurados pelos vários saduíches de madeira que compõem o compensado.

Isso mesmo. Nos acordes dá pra sentir bem isso. Dependendo do acorde feito, o som produzido parece embolar, muito estranho. Diria que há uma ressonância maluca e acaba produzindo uma sonoriade inconsistente.

Abs

SAULO FLORESTEIRO
Veterano
# out/09
· votar


Galera!
Testes acústicos feitos em painéis de madeira (aglomerado, compensado, MDF, OSB; LVL entre outros,) mostrou que comparado a madeira maciça, o som produzido dos painéis de madeira tem menor velocidade de propagação e pouca duração com poucas séries harmônicas, - isso é: timbre "embolado" com baixo sustein para a maioria dos painéis testados.
Ainda busca-se substituir o som produzido pela madeira maciça, (nem mesmo acrílicos, vinílicos) porém não há material que a substitua ainda, a não ser uma outra madeira maciça de outra espécie!
Muitos painéis até chegam próximos do aceitável para um som, como compensados e MDF.
Outra, dizer que a madeira maciça tem maior densidade é incoerente, uma vez que depende da espécie, além de que existem painéis de madeira mais densos que a própria madeira maciça - são os painéis de madeira de alta densidade (HDF - high density fiberboard).... o MDF é assim chamado porque é feito com espécie média densidade (Middle Density Fiberboard), geralmente o eucalípto, o que reduz o custo final das guitas e dão outros parâmetros acústicos que a madeira maciça.
Já o compensado é formado por lâminas de madeira coladas perpendicularmente com as fibras dispostas de maneira a "compensar" a anisotropia causada naturalmente de modo a estabilizar o painel.
Poém o MDF é mais estável, mas o som propaga em baixa velocidade devidos ter baixíssima porosidade (quanto mais porosa a madeira, mais ar disponível nos póros - maior a velocidade de propagação do som). Que é conseguido aproximadamente com compensados, mas a linha de cola usada entre as chapas influencia no timbre final e na intensidade do som.
O som ideal (mais buscado pelos músicos) eu já havia discutido que é o timbre das guitarras tradicionais.
Os estudos realizados para substituição das espécies tradicionalmente usadas em instrumentos musicais, buscam reproduzir o timbre já conseguido com tais espécies.
Por isso uma guita de mógno com escala jacarandá usando caps JB e Lt 59' soam diferentemente de uma mesma guita feita com os mesmos captadores, porém em corpo de cedro ou compensado.

Eng Florestal Saulo.
Abraços.

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


SAULO FLORESTEIRO

Falou e disse! :-)

Abs

_Dio
Veterano
# out/09
· votar


SAULO FLORESTEIRO
beleza de análise =)

só essa parte que me intrigou:
Outra, dizer que a madeira maciça tem maior densidade é incoerente, uma vez que depende da espécie, além de que existem painéis de madeira mais densos que a própria madeira maciça - são os painéis de madeira de alta densidade (HDF - high density fiberboard)...

não tinha ouvido falar desses HDF's aí. será que são bons?

Curly
Veterano
# out/09
· votar


Eu tenho uma guitarra que usa uma construção alternativa, yamaha rgxa2, o som é espetacular, impressiona pelo volume e sustain, outro dia numa reunião, pegaram a guitarra e ficaram cantando com a guitarra desplugada e mesmo assim rolou !

SAULO FLORESTEIRO
Veterano
# out/09
· votar


DiogoCarvalho
É pior ainda... pois são prensados em alta pressão para conferir maior resistência (prensados tipo chapadur - aquelas de fundo de guarda roupa, porém mais duros ainda).
Aí é que falta porosidade no painel, que acarretará em baixa propagação do som do corpo da guita, pois porosicade mínima é necessário para "timbrar" as guitas.
As escalas são feitas em madeira pouco porosas e geralmente, densas, pois a baixa velocidade de propagação transmite cada "nuance" das notas para o corpo da guita.
Porém, devido a tensão solicitada na chapra pelas cordas, inviabilizaria uma escala com esse painel denso, que empenaria facilmente.
Alías, aquelas guitas com corpo de acrílico semi-porosas (fibra de vidro)sumiram? Alguém já viu? Nunca toquei em uma, porém deve ter sumido porque acho que poucos gostaram do timbre.
Abraços.

SAULO FLORESTEIRO
Veterano
# out/09
· votar


Curly
Ela é legalzinha sim, diferentemente das outras guitas de material alternativo, os Técnicos Japas da Yamaha a desenvolveram com sistema AIR no corpo da guita, que possibilita justamente o que havia dito, maior propagação do som, o que acarreta em maior intensidade de sustein.
abços.

_Dio
Veterano
# out/09
· votar


SAULO FLORESTEIRO
Curioso... Esse material deve ser bem barato, aposto.

Alías, aquelas guitas com corpo de acrílico semi-porosas
eu vi uma Jem, acho. Nunca mais depois...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


SAULO FLORESTEIRO
Alías, aquelas guitas com corpo de acrílico semi-porosas (fibra de vidro)sumiram? Alguém já viu? Nunca toquei em uma, porém deve ter sumido porque acho que poucos gostaram do timbre.
Exatamente. Eu já toquei num baixo desses (Ampeg), e o timbre era agudo e com pouca sustentação. A fábrica utilizou escala de 30,5pol. mas mesmo assim a sonoridade não ficou boa.
A única alternativa timbrísticamente viável para a madeira é a fibra-de-carbono, mas ela é cara e de difícil manipulação e usinagem.
Abç

SAULO FLORESTEIRO
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu!

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Não há material plástico que possa substituir a madeira em corpos de guitarra?

Nem o polywood?!

guitartube
Veterano
# out/09
· votar


SAULO FLORESTEIRO
o som produzido dos painéis de madeira tem menor velocidade de propagação e pouca duração com poucas séries harmônicas

Quando se parte de uma premissa errada, pode-se concluir qq coisa.
O som não se propaga na madeira. O som se propaga em meios onde existe permissividade física para tal (ar por ex.). Uma onda sonora em um meio denso não possui força para quebrar a coersão molecular do material e permitir a propagação no meio. O máximo que ocorre, é a madeira absorver um pouco do som e refletir a maior parte dele, sendo respectivamente, índice de absorção e reflexão. Só é necessário ter o segundo grau para entender isso, o resto é especulação.


flw!!!!!!

keitisk8
Veterano
# out/09
· votar


eu ja havia pensando na possibilidade de fazer upgreidiz na minha guitarra
bom... conclui que não vai valer a pena .-.
o que mais me incomoda na guitarra é o sustain
caps bom botam o sustain ou nada a ve?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# out/09
· votar


galera, alguem me explica uma coisa. Pq eh tao comum ver ply e laminated em guitarras BOAS, tipo sheratonII, elitist casino (ambas da epiphone)

esses modelos ficam melhor mesmo com madeiras assim?

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A única coisa no universo que pode substituir a madeira é a GFS da Guller!

"O processo de fabricação baseia-se em uma mistura da exclusiva fibra GRF da GÜLLER, madeiras especiais tratadas e um projeto interno acústico, resultando em um instrumento inovador que mantém o perfeito equilíbrio de freqüências graves, médias e agudas, modernizando sem perder, e até melhorando a qualidade obtida no método tradicional."

"Este processo de fabricação desenvolvido pelo luthier Gennaro, criador da Güller, será o futuro da lutheria mundial, e já é cobiçado por alguma das maiores empresas mundiais fabricantes de guitarras."

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvidas sobre compensado