Alguém tem mais detalhes sobre esta Tagima antiga? É de compensado?

    Autor Mensagem
    JohnnyBoy743
    Membro Novato
    # nov/19 · Editado por: JohnnyBoy743


    Pessoal, adquiri hoje uma strato tagima possivelmente dos anos 90 ou 2000 de cor branco-perolado, notei na parte que fica abaixo do cover da ponte como se fossem linhas de compensado, porém também pode ser que seja apenas os veios da madeira. Estou anexando algumas fotos, afinal, essa guitarra é de compensado ou de madeira sólida? Se sim, qual a madeira utilizada no corpo?
    Compensa investir em captadores melhores para ela?

    *Notei que ela pesa cerca de 3-4 Kg.

    Link: https://imgur.com/a/2Srzbx2

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    JohnnyBoy743
    Essa é uma das boas e antigas 635.
    O corpo é confeccionado em marupá.
    As linhas às que vc se refere são fruto do processo de fabricação.
    Abç

    JohnnyBoy743
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    JohnnyBoy743
    Essa é uma das boas e antigas 635.
    O corpo é confeccionado em marupá.
    As linhas às que vc se refere são fruto do processo de fabricação.
    Abç


    Obrigado Maurício! Abraço!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/19
    · votar


    JohnnyBoy743

    É uma guitarra de madeira sólida. Muito provavelmente marupá, como citou o Mauricio Luiz Bertola, ou em cedro também. Ambas madeiras excelentes pra fabricação de corpo de guitarra. Nesta época, se não me engano, a Tagima tinha a sua fábrica na região do Ipiranga, e contava com uma estufa muito grande. Contudo, a qualidade da fabricação começou a cair bastante neste período. É meio que um tiro no escuro. Você pode pegar uma guitarra muito boa, como poderia pegar uma boa porcaria. O controle de qualidade era muito fraco e deixava passar umas peças muito ruins. É fácil de perceber tocando ou ajustando altura, oitavas, etc. Recomendo levar a um luthier pra passar um pente fico e ajustar o que for necessário. Confeccionaria uma pestana em osso, e tiraria essas gaivotas horríveis que só serve pra atrapalhar a afinação.

    No mais, fique tranquilo. A sua guitarra não é de madeira compensada. A Tagima, ao menos no Brasil, não fabrica corpo de instrumento com este tipo de madeira. A fábrica agora está em São Bernardo, num prédio muito bacana, porém, nunca visitei a fábrica (logo agora que é muito perto da minha casa). A qualidade também deu um salto em relação as antigas. Boas mesmo, de fato, são as do começo dos anos '90, pois era ele mesmo quem fabricava cada guitarra.

    felipe bento pereira
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    o braço dela é bonito!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    LeandroP
    Verdade. Uma vez peguei uma Tagima dessas que simplesmente não afinava pois a ponte estava posicionada erroneamente.Entramos em contado com a fábrica e o próprio Sr. Seiji me escreveu.
    A guitarra foi trocada.
    Abç

    Slegin
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Se for uma Tagima 635 feita aqui no Brasil, é uma boa guitarra!

    Eu tenho uma. =)

    Dá uma olhada nos captadores dela originais (vídeo gravado com a guitarra recém-comprada e sem regulagem).



    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Slegin
    Essa é o modelo novo.
    Não tem nada à ver com o as antigas 635 descritas acima.
    Abç

    Slegin
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Essa é o modelo novo.
    Não tem nada à ver com o as antigas 635 descritas acima.
    Abç


    Sério? Pois as descrições batem igual: hand made Brasil com corpo sólido em Marupá e captadores alnicos. Fabricação de 2015.

    De qualquer maneira estou bem satisfeito com essa guitar, tem um timbre (e conforto) fantástico!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Slegin
    Só as madeiras são as mesmas...
    De resto, tudo diferente.
    Essa sua aí é o modelo "moderno", com outra estrutura de fabricação e Controle de Qualidade e outro fornecedor de captadores.
    Essa sua aí é uma boa guitarra, apesar de não seguir o design de corpo e braço originais da Fender.
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # nov/19
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Essa sua aí é uma boa guitarra, apesar de não seguir o design de corpo e braço originais da Fender.


    Verdade!
    Não gaste dinheiro comprando escudo, por exemplo.
    Não vai bater nada de nada rs

    JohnnyBoy743
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Eu curti os captadores dessa guitarra, porém tenho uma SX vintage series que pretendo repassar com um set de fenders 57/63 (loucuras do antigo dono) será que compensa transmutar esse set pra tagima e colocar os da tagima na SX? Qual das duas (desconsiderando QC) é superior?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    JohnnyBoy743
    Sim, compensa.
    Abç

    T-Rodman
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Tagima tá sendo exportada pro EUA. Tem até review de uma delas aqui, rs


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém tem mais detalhes sobre esta Tagima antiga? É de compensado?