Ponte Tremolo Ibanez GRG 170

    Autor Mensagem
    bruninhorockstyle
    Veterano
    # out/09


    Olá galera!
    Sou novo no forúm. Sempre acompanhei os tópicos do FCC mas fiz meu cadastro somente nesta semana.

    Tenho uma Ibanez GRG 170 nova, comprada recentemente (aproximadamente 3 meses) mas ela veio "pelada": sem alavanca ou outras ferramentas...

    Sou totalmente leigo em lutheria porém não gostei do visual dos "carrinhos" da ponte e eu resolvi desafinar as cordas e colocar os carrinhos em uma posição reta (alinhado um em baixo do outro). Não sei se isso danifica em alguma coisa, mas acredito que fiz uma grande burrada.

    Eu reparei que ela não segurava nenhum pouco. Como minha guitarra nunca foi regulada antes, pensei em fazer eu mesmo a "regulagem de oitavas" seguindo uns tutoriais na internet.


    Acontece que eu não tenho experiência com esse tipo de coisa, e por isso estou aqui para pedir a ajuda de vocês.

    OBS: Pesquisei bastante aqui e o problema mais parecido com o meu foi esse, mas não consegui esclarecer minhas duvidas:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/140852/

    buddy guy
    Veterano
    # out/09 · Editado por: buddy guy
    · votar


    bruninhorockstyle
    Sou totalmente leigo em lutheria porém não gostei do visual dos "carrinhos" da ponte e eu resolvi desafinar as cordas e colocar os carrinhos em uma posição reta (alinhado um em baixo do outro). Não sei se isso danifica em alguma coisa, mas acredito que fiz uma grande burrada.


    Meus parabéns,com essa de "VISUAL",vc ferrou com as oitávas da guitarra !!!!!! MUUUUUUITO BEEEEEEM !!!!!

    EDIT DE NOVO: "mas acredito que fiz uma grande burrada". SERÁ?

    buddy guy
    Veterano
    # out/09 · Editado por: buddy guy
    · votar


    bruninhorockstyle
    Acontece que eu não tenho experiência com esse tipo de coisa, e por isso estou aqui para pedir a ajuda de vocês.

    Então para que foi mexer no que não sabe ??????????????

    EDIT : PUTZ, TÊM CADA FÉRA !!!!!!!!

    buddy guy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    bruninhorockstyle

    Acho bom vc começar por este aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/104088/

    buddy guy
    Veterano
    # out/09 · Editado por: buddy guy
    · votar


    bruninhorockstyle

    E se não tiver afinador,já éra,pode providenciar um.Por que se não, não vai nem ter como a galéra te ajudar néssa !!!!!!!!

    bruninhorockstyle
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Eu tenho afinador, o problema é que sempre quando vou tentar regular usando harmonicos naturais na casa 12 e comparando com a corda solta, sempre dá praticamente a mesma coisa, como se as oitavas estivessem reguladas.

    Se eu deixar os carrinhos alinhados do jeito que eu alterei, e entao afinar as cordas e tentar regular as oitavas apertando ou afroxando os parafusos, sem que eu tenha que mover os carrinhos novamente, isso está errado?

    Devo colocar os carrinhos como vieram da loja?

    Ou Isso não faz diferença, mesmo se eu regular as oitavas tudo novamente, deixando os carrinhos da forma que eu gostar?

    buddy guy
    Veterano
    # out/09 · Editado por: buddy guy
    · votar


    bruninhorockstyle
    Eu tenho afinador, o problema é que sempre quando vou tentar regular usando harmonicos naturais na casa 12 e comparando com a corda solta, sempre dá praticamente a mesma coisa, como se as oitavas estivessem reguladas.

    R= LÁ NO LINK QUE PASSEI O BERTOLA ENSINA COMO FAZ !!!OU VC QUER QUE AGENTE VÁ ATÉ AÍ PEGAR SUA MÃOZINHA,E FAZER A REGULAGEM PARA VC ? AFINAL,SE VC TEVE A CAPACIDADE DE FUÇAR ONDE NÃO DEVIA E NEM TÃO POUCO CONHECIA,AGORA TÊM QUE TER A CAPACIDADE DE CONCERTAR A CÁCA QUE VC FEZ.BOM PARA FICAR ESPERTO,E NÃO FUÇAR ONDE NÃO SABE!!!!

    Se eu deixar os carrinhos alinhados do jeito que eu alterei, e entao afinar as cordas e tentar regular as oitavas apertando ou afroxando os parafusos, sem que eu tenha que mover os carrinhos novamente, isso está errado?
    R= ÓBVIO QUE NÃO !!!! TEM REGUGULAGEM NÃO É ATÔA !!!!!

    Devo colocar os carrinhos como vieram da loja?

    R= MESMO QUE SUPOSTAMENTE VC TENHA ANOTADO A POSIÇÃO DE CADA CARINHO(QUE ATÉ ONDE SUPONHO,VC NÃO O FEZ),NÃO VAI DAR CERTO,POIS JÁ DESRREGULOU TUDO,PORTANTO..........

    Ou Isso não faz diferença, mesmo se eu regular as oitavas tudo novamente, deixando os carrinhos da forma que eu gostar?


    R= MEU,PARA DE QUERER "REEVENTAR A RODA". QUEM FEZ OS CARRINHOS COM REGULAGEM,NÃO O FEZ PARA QUE VC QUE ESTÁ INICIANDO NA GUITARRA(E AO INVÉZ DE SE PREOCUPAR EM ESTUDAR,FOI SE PREOCUPAR COM "ESTÉTICA" DOS CARRINHOS DA PONTE),E SUPOSTAMENTE NÃO GOSTASSE "DA POSIÇÃO DOS CARRINHOS,ESTÉTICAMENTE,FUÇASSE E PUSESSE TUDO "ALINHADINHO" COMO VC QUER.POIS SE TÊM REGULAGEM,FOI FEITO PARA REGULAR.


    EDIT :Que me perdoem os moderas pelo CAPS LOOK ligado nas respostas,essa foi meio que imprescindível não fazer !!!!!!

    sidguitar1
    Veterano
    # out/09 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    cara,é comum quem ta começando pensar em estetica,mas pense na funcionalidade da coisa,o carrinho tem exatamente essa funçao q fv ja sabe agora de regular as oitavas,mas tambem nao é o fim do mundo,pede pra alguem de confiança regular pra vc quando vc for tocar em algum lugar ou trocar as cordas,e bom saber regular sua guita mas o ideal é pegar um instrumento bem batidao pra vc ir aprendendo a fazer pequenos ajustes principalmente quando vc for se apresentar em algum lugar.ve se nao mexe no tensor da guita q ai o prejuizo pode ser grande.abraçao

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ponte Tremolo Ibanez GRG 170