Ponte tremolo da Ibanez Gio assasina de cordas! =/ Ajuda!

    Autor Mensagem
    Renkar
    Veterano
    # ago/06


    Opa galera!

    Então, tenho uma Ibanez GRG-150, que tem uma ponte tremolo, que meu luthier travou pra mim no início do ano.

    Dês de sempre (final do ano passado pra cá) ela arrebentou cordas... e sempre que alguma corda arrebenta é exatamente na ponte, onde a corda tem contato com o saddle qdo vai entrar pro corpo da guita.

    No início do ano mandei pro luthier pra arrumar isso e aproveitar e dar uma regulada, ficou "bom" por uns 4 meses.. tirando o detalhe de q arrebentou 3 mizinhas encima da ponte nesse tempo.

    Então qdo chegou em junho, a ponte voltou a arrebentar muita corda, como achei q deveria estar desregulada.. mandei pro luthier denovo. Ele me disse q deveria ser alguma rebarba dentro da ponte, e até lixou algumas partes no interior deixando sem chance de ter rebarba.
    Peguei a guitarra, ficou legal 2 a 3 semanas e ja arrebentou a mizinha na ponte, depois troquei tudo por cordas novas e a mizinha me arrebenta denovo encima da ponte com menos de 1 semana.

    Depois chegou essa semana agora e essa ponte já me arrebentou só nessa semana 1 sol, 1 mizona e acabou de me arrebentar 1 lá, tudo encima da ponte.


    OBS:
    - Esse luthier eh de confiança..
    - Eu tô usando D'dadario 0.10 com afinação padrão
    - Sempre limpo as cordas com um pano depois de tocar (as cordas na região da ponte não tem sinal de oxidação)
    - As cordas estão arrebentando comigo não necessariamente com bend, tocando normal mesmo (tanto que as gravezonas arrebentaram e eu nem dou bend nelas)


    Creio que isso não deve ser falta de regulagem...
    Qual será q é o problema que está causando tudo isso? Oq eu devo fazer para resolver essas arrebentações de corda?

    Abraços!

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Qual será q é o problema que está causando tudo isso?

    Nossa kra, desculpa a sinceridade, mas depois de tudo isso que vc falou eu acho que eh azar! hehehe, falando serio agora, vc ja tentou trocar de marca? pelo que li vc costuma usar d'addario, experimenta outra... nao era pra arrebentar tanto assim, eu toco ha 1 ano e nunca arrebentei corda, mesmo socando a palheta e dando bend violento...

    kishuu
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    nao eh azar, a sua ponte esta com os famosos "dentes"
    desgaste natural do metal que causa essas ranhuras, conforme voce vai palhetando, vai serrilhando as cordas devagar, ateh estourar
    tem q levar pra um luthier poder polir esse metal

    esse eh o problema que acontece na maioria dos casos..
    de qualquer jeito, reveja direitinho
    abraços

    Manticore
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Isso aí é encosto

    UserFCC
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Renkar, PRESTE ATENÇÃO:

    Se vários sets diferentes de cordas arrebentam no mesmo lugar (na ponte), É ÓBVIO q não é problema das cordas... O problemas está na tua ponte e, desculpa a sinceridade, mas o teu luthier pode ser de confiança, mas é um incompetente.

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Se vários sets diferentes de cordas arrebentam no mesmo lugar (na ponte), É ÓBVIO q não é problema das cordas... O problemas está na tua ponte e, desculpa a sinceridade, mas o teu luthier pode ser de confiança, mas é um incompetente.

    realmente pode ser isso mesmo


    Isso aí é encosto

    ou isso!

    sobrevivente
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Caramba... as cordas da minha guitarra (Cort X-6) arrebentam exatamente no mesmo lugar: na ponte! De forma que só fica uma pontinha da corda na string holder block.

    Se bem que ainda estou usando as cordas que veio de fábrica. As que eu subsitui não arrebentaram mas... Sei lá, pode ser um problema!

    Drifter
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Isso aí é encosto
    Putz deve ser mesmo.

    Tenho uma Epiphone Les Paul e nas ultimas duas semanas arrebentaram uma A e uma D. COm certeza deve ser alguma rebarba no carrinho.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Renkar
    Cara, já pensou se o problema não é você?
    Você costuma "sentar a mão" na hora de tocar?

    darkwolf
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    vc deve ta apertando demais o saddle contra a corda.. eu arrebentei uma mizinha assim uma vez, ainda bem q tinha a reserva \o/

    Renkar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Opa!
    Então.. eu nunca dei mta sorte mesmo não com corda de guitarra..
    Dês de quando eu comprei essa guitarra novinha na loja sempre viveu arrebentando corda...
    hauahahuahauahua
    Antes das D'dadario eu usei 1 vez ernie ball mas foi a mesma coisa..
    De qualquer jeito não é culpa da D'dadario 0.10.. não é normal arrebentar tanto assim.. ainda mais encima da ponte.

    Pois é, acho que pode ser oq o kishuu falou!
    Provavelmente vou ter que procurar um outro luthier em breve..
    Pra resolver esses dentes ou rebarbas.


    UserFCC
    Esse meu luthier pode ser ótimo em relação a madeira, limpeza de guitarra e ele até tem uma linha de guitarras artesanais mto ótimas.. mas acho que em relação a pontes de guitarra ele vacila um pouco... =/


    Rachmaninoff
    As primeiras vezes no inicio desse ano quando arrebentei umas graves tocando base achei que poderia ser eu... mas depois vi que não tinha nada a ver mesmo.. agora arrebenta sem estar tocando mesmo... sem bend, sem nada demais. E eu nem tenho pegada tão forte assim =D
    Eu nem dou bend maior do que 1 tom... muuuito raro.



    De qualquer jeito galera, será que o problema poderia ser tb o atrito mto grande ali no contato da corda com o saddle? Será q um lubrificador como o grafite em pó poderia resolver meu problema se for isso?

    Detalhe: Se o problema fosse rebarba no saddle.. seria algo bem pequeno a ponto de eu não ter notado... mas como é que alguma rebarba teria conseguido arrebentar o "miolo" das cordas graves? Qdo elas arrebentam aqui.. arrebenta na ponte, e oq arrebenta é o miolo.. a camada que fica emvolta fica intacta.. como se a corda tivesse "desfiado"

    Abraços!

    Renkar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    E outra.. essa ponte dela é tipo tremolo.. e ela não tem trava na ponte!
    Eu tirei umas fotos agora pra mostrar pra vcs como essa tremolo é

    Aqui:
    Ponte com flash
    Ponte com flash 2
    Ponte sem flash
    Mizona, lá e ré, com flash
    Mizona, lá e ré, sem flash
    Close in em Mizona, lá e ré sem flash


    Observem a parte no interior da ponte, tem um "circulo" pra onde a corda entra pra atravessar o corpo da guitarra, nesse circulo ela também entra em contato, além do saddle, lá eu consigo ver um "lixamento" onde a corda entra em contato, oq provavelmente foi o luthier que lixou.. apesar desse circulo.. as cordas sempre arrebentam no saddle mesmo, e não lá no circulo.

    Abraços!

    Homem Cueca
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Sua mão que é um veneno...

    pedrobrito
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Eu tinha uma ibanez Gio ( ainda tenho na verdade) e as cordam duravam normalmente

    Renkar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Opa!
    Galera acho que vou conseguir resolver o problema!

    Ontem a noite eu fui trocar o meu behringer gm-108 por um peavey audition 110 usado + diferença, e a propósito troquei mesmo, melhora no meu timbre 100%!

    E o kra me disse que um amigo dele estava com o mesmo problema de cordas, numa ponte tremolo. Ele me falou que depois o amigo dele conseguiu resolver o problema quando passou grafite nos saddles onde a corda tem contato com o saddle.

    Vou testar aqui quando eu for trocar o set de cordas.
    Valew pelas respostas todos!

    Abraços!

    Rezende xD
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Meu professor tinha me recomendado isso tbm... ele disse q o grafite faz deslizar mto bem... a unica diferença eh q ele me recomendou isso na pestana pra quando fazer mto bend naum desfinar demais...

    boa sorte ai

    Renkar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Rezende xD
    Valew kra! =D
    Vou tentar achar pra vender algum lubrificante de grafite em pó e tal.. se não encontrar o jeito vai ser lápis mesmo ^^

    Renkar
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Galera!
    Tô postando aqui para informar que consegui resolver o problema das cordas arrebentando. (E assim quem estiver com o mesmo problema saber como resolver)
    3 semanas atrás comprei Ddadário 0.010.
    Assim, enquanto eu trocava as cordas, eu passava um lápis ali no contato das cordas com os saddles. (Fica mais fácil se vc afinar a ponta do lápis com um estilete e depois arredondar um pouco a ponta passando num papel)

    Agora já estou 3 semanas sem arrebentar nenhuma corda, e tocando quase sempre, sem medo de soltar a pegada.

    Problema resolvido!
    E mais uma vez o FCC ajudando!
    \o/

    Abraços!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Renkar
    Que bom que conseguiu resolver o problema!
    E que bom que lembrou de postar a solução.
    Isso pode vir a ajudar mais gente.

    VINIGUNS
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Minha guitarra ESP M200FM, com Floyd Rose original, também tinha esse problema...

    Mas o problema era o seguinte no meu caso, os parafusos allen estavam desgastados, e eu não consegui apertar bem firme... então a corda escapava... agora não acontece mais!

    PS: eu uso 0.9

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ponte tremolo da Ibanez Gio assasina de cordas! =/ Ajuda!