Insomniac_ Veterano |
# out/09 · Editado por: Insomniac_
É isso aí. Depois de um review da Gibson Les Paul, agora eu caio bruscamente pra uma guitarra pros iniciantes e duros de plantão: Phoenix ST-1. Vamos lá...
Primeiramente, tenho percebido que essas guitarras baratas não tem mais tanta diferença, e que elas estão cada vez menos porcas. Claro, não tem aquele acabamento dos deuses, mas também não é algo gritante como são guitarras do estilo Jennifer. Não dava nada por essa Phoenix, até tocá-la hoje. Vou compará-la com a Memphis, guitarra que eu tenho e que custa quase a mesma coisa.
Construção e Acabamento: Ponto positovo. A guitarra é bem construída, e sua pintura, embora seja o sunburst artificial das guitarras dessa faixa de preço, é muito bonito e bem feito, me causou uma ótima impressão comparado à Memphis da mesma cor. Curiosamente, a guitarra é mais pesada que a minha Memphis, e olha que minha Memphis tem a pintura "metálica" com 3 quilos de verniz. Os trastes são altos e não são tão fininhos, boa tocabilidade. Os trastes estavam nos conformes, e o Luthier só precisou ajustar o tensor. A regulagem de fábrica realmente estava uma perfeita porcaria, parecia mais um berimbal do que uma guitarra. Pros dedos de uma criança de 8 anos (sim, a guitarra é do meu primo de 8 anos, hehehe) aquelas cordas eram demasiadamente altas.
Captadores, Sonoridade: Esse ponto me impressionou muito. São 3 Singles que embolaram muito menos em distorção do que os meus singles antigos da Memphis. Só pra ter uma noção, usei o Amplitube Metal e o meu Merdeoro Atomic Drive. Sinceramente, ela se comportou muito bem nos timbres, equiparando-se com uma Condor RX-20. Ou seja, deixou a Memphis pra trás no teste, me deixando boquiaberto, hehehehe.
Tarraxas e demais ferragens: Bah. Ponto fraco, muito fraco. As tarraxas não seguram a afinação por mais de 2 minutos. Bends são meio complicados, e a alavanca é um tanto quanto desconfortável. Muito inferiores às da Memphis.
Tocabilidade: Como eu disse, antes da regulagem a guitarra estava uma porcaria. Depois da regulagem, ela ficou bem macia. O braço atrás não é envernizado, diferente do da Memphis. Prefiro envernizado, não sei se é porque acostumei com isso, mas simplesmente prefiro.
Conclusões: Resolvi fazer esse review porque esse não é um fórum frequentado somente por magnatas, experts e pessoas que não querem guitarras medianas. A Phoenix é uma guitarra que eu nunca tinha ouvido falar direito, meu padrinho a comprou pro meu primo e eu não dei nada por ela, mas sinceramente, me impressionou muito. Pra quem está começando, esta é uma guitarra a se considerar. Entre ela a Memphis, eu fico com a Memphis porque eu gostei mais da tocabilidade. Mas em questão de timbres, ela superou a Memphis. É isso aí, review feito! (:
Preço: No mercado livre, na faixa dos r$250,00 a r$300,00.
|