Análise Harmônica de Stairway to Heaven (AJUDA!)

    Autor Mensagem
    joaodasoca
    Veterano
    # out/09


    To tentando analisar essa musica e entender a harmonia dela, no geral deu pra entender ateh legal mas tem algumas coisas que me deixam boiando tipo:
    -Logo nos primeiros acorde aquele D/F# eh emprestado da onde? de A maior ou de Am melodico?
    -Se eu tocar Dm/F no lugar de D/F# nao fica legal, eh por causa do intervalo de 6b que o F gera em relação ao A??

    Dudu9
    Veterano
    # out/09
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    É só inversão do acorde de ré.

    joaodasoca
    Veterano
    # out/09
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    Dudu9
    Nanao cara, eu sei que eh uma inversao... Eh outra coisa o q to perguntando.

    joaodasoca
    Veterano
    # out/09
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    Ele toca a musica toda com o D maior e nenhum Dm, alguem sabe me explicar certinho pq o D maior casou melhor na musica???

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
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    joaodasoca

    Está música é de tonalidade menor. Lá menor.

    Na introdução, os arpejos são de Lá menor está com variação na condução de vozes do acorde. O baixo desce cromaticamente, e quando passa pela nota F#, vem emprestado o acorde D maior (o F# é 3a maior do Ré), que é da tonalidade também se você pensar no Lá menor como Am dórico. Depois entra o acorde F7M, que é relativo do Dm - ou uma inversão do Dm - Dm6(9)/F.

    Acordes:

    Am - Am(9)/G# - Am/G - D/F# - F7M - G - Am

    joaodasoca
    Veterano
    # out/09
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    LeandroP
    o que vc quer dizer com variação na condução de vozes do acorde??

    joaodasoca
    Veterano
    # out/09
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    E esse "D" eh do Adorico?? Eu achava q pudesse ser do A jonio, tem como saber ao certo de que modo eh emprestado um acorde qdo se tem mais de uma opção???

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
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    joaodasoca

    A jônio é maior, mas a tonalidade é menor.

    Cuidado pra não confundir tom com tonalidade.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
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    joaodasoca
    Faça os campos harmônicos maior, menor natural, menor harmônico e menor melódico baseando-se na tônica do acorde que é a tonalidade da música.

    Por exemplo, uma música na tonalidade de A maior :

    Harmonia da música : A - F#m7 - D - Dm - Bm7(5b) - E - Cm#7 - D - E7 - A

    TONALIDADE ORIGINAL :

    CH Maior A7+ Bm7 C#m7 D7+ E7 F#m7 G#m7(5b)

    ESCALAS DE ONDE SAíRAM OS EMPRÉSTIMOS :

    CH menor Am7 Bm7(5b) C7+ Dm7 Em7 F7+ G7

    CH mharm Am7+ Bm7(5b) C7+(aug) Dm7 E7 F7+ G#o

    CH mmelo Am7+ Bm7 C7+(aug) D7 E7 F#m7(5b) G#m7(5b)

    Agora faça a análise de quais são empréstimos e de onde saíram ;)

    PS: Isso aí é um passo. Posteriormente, estude as cadências, que são sequências de acordes que podem levar a novos acordes e modulações.

    Usa-se muito tb acordes vindos de outros modos de uma escala (dórico, lídio, frígio, etc).

    Boa sorte! :)

    Pedrock City
    Veterano
    # out/09
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    A música é em Am Natural. É do tom que vem todas as explicações. Esse D é do Am Dórico, ou seja, vem de G Maior. O D/F# nada mais é do que uma inversão do acorde, o baixo na terça.

    Como já disseram, na introdução o que acontece é um movimento de baixo cromático descendente, nada de mais, não altera tonalidade nem nada, apenas colore o acorde de Am e movimenta o baixo para cair no D/F#.

    Agora, perguntar porque o D caiu melhor que o Dm?? Cara, o Page fez a música assim uai, se ele tivesse feito com Dm a melodia provavelmente seria um pouco diferente e gostaríamos da música asim. Ele preferiu o D quando fez, não tem explicação pra isso. ABs

    eduardodff
    Veterano
    # out/09
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    Geralmente, o empréstimo vem da Escala Menor Homônima (de mesmo nome) vide o Tópico Harmonia Maior e Menor - Aula.. ou se o tom da música for menor, vem da maior de mesmo nome..
    Exemplo:

    Música em A maior, pode pegar emprestado do La menor Harmonica, Melódica ou Natural e vice-versa.

    Pedrock City
    Veterano
    # out/09
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    Am Natural = C Maior.
    D é do A Dórico = II grau de G Maior = Em Natural.

    G Maior é tonalidade vizinha de C Maior = Am Natural vizinha de Em Natural.

    A tonalidade de A Maior já é um pouco mais distante, teriam que existir outras cadências para confirmar uma passagem e sustentar a região de A Maior. Do contrário vem sempre do vizinho mesmo, sem erro.

    Ton de C: Não possui acidentes.
    Ton de G Maior (Em Nat.) = F#
    Ton de D Maior (Bm Nat.) = F# e C#.
    Ton de A Maior (F#m Nat.) = F#, C#, G#.

    Dessas tonalidades qual a mais próxima e qual a mais distante de Am?? Esse D poderia ser até de D Maior , mas de A Jônio é pouco provável!

    Tonalidades vizinhas: Os tons vizinhos são aqueles do IV e V graus. Ex: Ton C - vizinhos são os campos de F e G Maior. Ex2: Ton D - vizinhos são os campos de G e A Maior.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
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    Pedrock City
    Esse D/F# pode ser encarado como vindo da menor melódica tb(tem um D maior, com sétima se o cara quiser :) ), vc poderia por sinal usar esta escala para improvisar sobre ele seguindo esse harmonia :). Ou seja, o cara poderia continuar solando utilizando uma escala menor. Bem colocada sua idéia de dórico em vez de jônio, pq mantém a linha original que é ser um modo menor, além de combinar mais com os outros acordes.

    Pedrock City
    Veterano
    # out/09
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    Sim, numa análise mais profunda podemos encarar como vindo de Am melódica mas sabemos que a música é EXPLICITAMENTE em Am Natural.

    Para que possamos determinar de onde vem o acorde temos que ter uma visão geral da composição galera. Stairway to Heaven não tem nada de dissonância que indique o campo menor melódico. O baixo da intro é apenas passagem cromática! O D não tem 7 nem #4, nada!
    Num improviso, aí sim, poderíamos usar a escala para um improviso mais "jazzy", mais dissonante. Ou se fôssemos rearmonizar a música, poderíamos usar acordes mais dissonantes, acrescentar outros de passagem e cadências. Aí esse D de repente poderia aparecer com 7 ou #4. Teríamos que ver se fica bom com a melodia ou não, aí depende muito de gosto tb enfim...

    Mas esse D/F# vem da tonalidade vizinha de Em Natural, com certeza! Acordes emprestados das tonalidades vizinhas é o que mais acontece em música, é muito frequente. Quantas músicas em C Maior não possuem D maior em sua harmonia?? Vem de G maior, sempre!!

    maquiro
    Veterano
    # out/09
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    Agora, perguntar porque o D caiu melhor que o Dm?? Cara, o Page fez a música assim uai, se ele tivesse feito com Dm a melodia provavelmente seria um pouco diferente e gostaríamos da música asim. Ele preferiu o D quando fez, não tem explicação pra isso.

    Concordo plenamente! A música vem antes da teoria musical. Com certeza o Page não estava pensando em modos gregos quando compôs a Stairway.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
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    Pedrock City
    Isso aí!!! :) Ainda mais em arte, onde os conceitos teóricos acabam tendo de se adequar em uma característica e uma época. Coisa de estética :). Gosto é gosto. Concordo que se o cara quisesse usar essa escala, antes fizesse uma reharmonização mais jazzy pra fazer isso :). De qq jeito, o que importa é o som. Nesse caso, com certeza Page gostou do som que saiu quando ele colou os acordes dessa forma, e nem tava pensando em porra de modo nenhum uhahuah.

    PS : Dizem por aí que essa intro de Stairway saiu de uma antiga banda de abertura do Led hehehehe.... q putaria !!

    joaodasoca
    Veterano
    # out/09
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    maquiro
    Concordo plenamente! A música vem antes da teoria musical. Com certeza o Page não estava pensando em modos gregos quando compôs a Stairway.

    Eu sei disso, eu soh queria saber como esse Dmaior ficou tao bem nessa harmonia, qual a relaçao entre as notas dos acordes levaram a isso, vcs querendo ou nao, tem uma explicação pra isso.

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
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    joaodasoca

    Não pense no acorde Am somente com origem na escala menor natural (representada pelo modo eólio).

    Quantos modos menores você conhece?

    De cara a gente pode falar, além do eólio, o modo frígio e o modo dórico.

    O Am frígio é o IIIº de Fá maior (que não tem nada a ver com Stairway To Heaven), mas é um modo menor (ponto).

    O Am dórico é o IIº de Sol maior, que neste caso tem a ver com a música, pois no campo de Sol maior temos o acorde D maior.

    Neste exato momento você passa a enxergar o Am com origem na escala dórica (IIº de uma escala maior natural).

    Isso é bem comum... Veja quantas músicas que ficam em Am - D7
    De onde vem o D7? É a mesma história.

    Thiagoham
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Thiagoham
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    É isso ai, pessoal botando pra quebrar na harmonia...
    Acho que deviamos voltar com o "Boteco da Harmonia"

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