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joaodasoca Veterano |
# out/09
To tentando analisar essa musica e entender a harmonia dela, no geral deu pra entender ateh legal mas tem algumas coisas que me deixam boiando tipo: -Logo nos primeiros acorde aquele D/F# eh emprestado da onde? de A maior ou de Am melodico? -Se eu tocar Dm/F no lugar de D/F# nao fica legal, eh por causa do intervalo de 6b que o F gera em relação ao A??
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Dudu9 Veterano |
# out/09
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É só inversão do acorde de ré.
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joaodasoca Veterano |
# out/09
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Dudu9 Nanao cara, eu sei que eh uma inversao... Eh outra coisa o q to perguntando.
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joaodasoca Veterano |
# out/09
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Ele toca a musica toda com o D maior e nenhum Dm, alguem sabe me explicar certinho pq o D maior casou melhor na musica???
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LeandroP Moderador |
# out/09
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joaodasoca
Está música é de tonalidade menor. Lá menor.
Na introdução, os arpejos são de Lá menor está com variação na condução de vozes do acorde. O baixo desce cromaticamente, e quando passa pela nota F#, vem emprestado o acorde D maior (o F# é 3a maior do Ré), que é da tonalidade também se você pensar no Lá menor como Am dórico. Depois entra o acorde F7M, que é relativo do Dm - ou uma inversão do Dm - Dm6(9)/F.
Acordes:
Am - Am(9)/G# - Am/G - D/F# - F7M - G - Am
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joaodasoca Veterano |
# out/09
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LeandroP o que vc quer dizer com variação na condução de vozes do acorde??
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joaodasoca Veterano |
# out/09
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E esse "D" eh do Adorico?? Eu achava q pudesse ser do A jonio, tem como saber ao certo de que modo eh emprestado um acorde qdo se tem mais de uma opção???
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LeandroP Moderador |
# out/09
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joaodasoca
A jônio é maior, mas a tonalidade é menor.
Cuidado pra não confundir tom com tonalidade.
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Rei Arthur Pendragon Veterano |
# out/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
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joaodasoca Faça os campos harmônicos maior, menor natural, menor harmônico e menor melódico baseando-se na tônica do acorde que é a tonalidade da música.
Por exemplo, uma música na tonalidade de A maior :
Harmonia da música : A - F#m7 - D - Dm - Bm7(5b) - E - Cm#7 - D - E7 - A
TONALIDADE ORIGINAL :
CH Maior A7+ Bm7 C#m7 D7+ E7 F#m7 G#m7(5b)
ESCALAS DE ONDE SAíRAM OS EMPRÉSTIMOS :
CH menor Am7 Bm7(5b) C7+ Dm7 Em7 F7+ G7
CH mharm Am7+ Bm7(5b) C7+(aug) Dm7 E7 F7+ G#o
CH mmelo Am7+ Bm7 C7+(aug) D7 E7 F#m7(5b) G#m7(5b)
Agora faça a análise de quais são empréstimos e de onde saíram ;)
PS: Isso aí é um passo. Posteriormente, estude as cadências, que são sequências de acordes que podem levar a novos acordes e modulações.
Usa-se muito tb acordes vindos de outros modos de uma escala (dórico, lídio, frígio, etc).
Boa sorte! :)
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Pedrock City Veterano |
# out/09
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A música é em Am Natural. É do tom que vem todas as explicações. Esse D é do Am Dórico, ou seja, vem de G Maior. O D/F# nada mais é do que uma inversão do acorde, o baixo na terça.
Como já disseram, na introdução o que acontece é um movimento de baixo cromático descendente, nada de mais, não altera tonalidade nem nada, apenas colore o acorde de Am e movimenta o baixo para cair no D/F#.
Agora, perguntar porque o D caiu melhor que o Dm?? Cara, o Page fez a música assim uai, se ele tivesse feito com Dm a melodia provavelmente seria um pouco diferente e gostaríamos da música asim. Ele preferiu o D quando fez, não tem explicação pra isso. ABs
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eduardodff Veterano |
# out/09
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Geralmente, o empréstimo vem da Escala Menor Homônima (de mesmo nome) vide o Tópico Harmonia Maior e Menor - Aula.. ou se o tom da música for menor, vem da maior de mesmo nome.. Exemplo:
Música em A maior, pode pegar emprestado do La menor Harmonica, Melódica ou Natural e vice-versa.
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Pedrock City Veterano |
# out/09
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Am Natural = C Maior. D é do A Dórico = II grau de G Maior = Em Natural.
G Maior é tonalidade vizinha de C Maior = Am Natural vizinha de Em Natural. A tonalidade de A Maior já é um pouco mais distante, teriam que existir outras cadências para confirmar uma passagem e sustentar a região de A Maior. Do contrário vem sempre do vizinho mesmo, sem erro.
Ton de C: Não possui acidentes. Ton de G Maior (Em Nat.) = F# Ton de D Maior (Bm Nat.) = F# e C#. Ton de A Maior (F#m Nat.) = F#, C#, G#.
Dessas tonalidades qual a mais próxima e qual a mais distante de Am?? Esse D poderia ser até de D Maior , mas de A Jônio é pouco provável!
Tonalidades vizinhas: Os tons vizinhos são aqueles do IV e V graus. Ex: Ton C - vizinhos são os campos de F e G Maior. Ex2: Ton D - vizinhos são os campos de G e A Maior.
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Rei Arthur Pendragon Veterano |
# out/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
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Pedrock City Esse D/F# pode ser encarado como vindo da menor melódica tb(tem um D maior, com sétima se o cara quiser :) ), vc poderia por sinal usar esta escala para improvisar sobre ele seguindo esse harmonia :). Ou seja, o cara poderia continuar solando utilizando uma escala menor. Bem colocada sua idéia de dórico em vez de jônio, pq mantém a linha original que é ser um modo menor, além de combinar mais com os outros acordes.
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Pedrock City Veterano |
# out/09
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Sim, numa análise mais profunda podemos encarar como vindo de Am melódica mas sabemos que a música é EXPLICITAMENTE em Am Natural.
Para que possamos determinar de onde vem o acorde temos que ter uma visão geral da composição galera. Stairway to Heaven não tem nada de dissonância que indique o campo menor melódico. O baixo da intro é apenas passagem cromática! O D não tem 7 nem #4, nada! Num improviso, aí sim, poderíamos usar a escala para um improviso mais "jazzy", mais dissonante. Ou se fôssemos rearmonizar a música, poderíamos usar acordes mais dissonantes, acrescentar outros de passagem e cadências. Aí esse D de repente poderia aparecer com 7 ou #4. Teríamos que ver se fica bom com a melodia ou não, aí depende muito de gosto tb enfim...
Mas esse D/F# vem da tonalidade vizinha de Em Natural, com certeza! Acordes emprestados das tonalidades vizinhas é o que mais acontece em música, é muito frequente. Quantas músicas em C Maior não possuem D maior em sua harmonia?? Vem de G maior, sempre!!
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maquiro Veterano |
# out/09
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Agora, perguntar porque o D caiu melhor que o Dm?? Cara, o Page fez a música assim uai, se ele tivesse feito com Dm a melodia provavelmente seria um pouco diferente e gostaríamos da música asim. Ele preferiu o D quando fez, não tem explicação pra isso.
Concordo plenamente! A música vem antes da teoria musical. Com certeza o Page não estava pensando em modos gregos quando compôs a Stairway.
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Rei Arthur Pendragon Veterano |
# out/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
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Pedrock City Isso aí!!! :) Ainda mais em arte, onde os conceitos teóricos acabam tendo de se adequar em uma característica e uma época. Coisa de estética :). Gosto é gosto. Concordo que se o cara quisesse usar essa escala, antes fizesse uma reharmonização mais jazzy pra fazer isso :). De qq jeito, o que importa é o som. Nesse caso, com certeza Page gostou do som que saiu quando ele colou os acordes dessa forma, e nem tava pensando em porra de modo nenhum uhahuah.
PS : Dizem por aí que essa intro de Stairway saiu de uma antiga banda de abertura do Led hehehehe.... q putaria !!
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joaodasoca Veterano |
# out/09
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maquiro Concordo plenamente! A música vem antes da teoria musical. Com certeza o Page não estava pensando em modos gregos quando compôs a Stairway.
Eu sei disso, eu soh queria saber como esse Dmaior ficou tao bem nessa harmonia, qual a relaçao entre as notas dos acordes levaram a isso, vcs querendo ou nao, tem uma explicação pra isso.
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LeandroP Moderador |
# out/09
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joaodasoca
Não pense no acorde Am somente com origem na escala menor natural (representada pelo modo eólio).
Quantos modos menores você conhece?
De cara a gente pode falar, além do eólio, o modo frígio e o modo dórico.
O Am frígio é o IIIº de Fá maior (que não tem nada a ver com Stairway To Heaven), mas é um modo menor (ponto).
O Am dórico é o IIº de Sol maior, que neste caso tem a ver com a música, pois no campo de Sol maior temos o acorde D maior.
Neste exato momento você passa a enxergar o Am com origem na escala dórica (IIº de uma escala maior natural).
Isso é bem comum... Veja quantas músicas que ficam em Am - D7 De onde vem o D7? É a mesma história.
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Thiagoham Veterano |
# out/09 · Editado por: Thiagoham
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É isso ai, pessoal botando pra quebrar na harmonia... Acho que deviamos voltar com o "Boteco da Harmonia"
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