Ajuda com progressão de acordes - análise harmônica - Tente outra vez - Raul Seixas

    Autor Mensagem
    RodrigoMad
    Membro Novato
    # jan/16 · Editado por: RodrigoMad


    Salve, pessoal! Estou estudando harmonia funcional e agora toda música que toco eu fico pensando sobre as funções dos acordes na música. Estava olhando a "Tente outra vez", do Raul Seixas e encontrei uma situação que já vi outras vezes e fiquei no vácuo. A questão é a seguinte:

    A progressão da primeira parte é algo assim:

    || A C G D A | C G Am G E||

    Eu não consigo achar um tom para a primeira parte da progressão. Se fizer esse A maior como A menor, tudo fica perfeito no tom de G maior, pois fica algo como ii(subdominante) IV(subdominante) I(tônica) V(dominante) ii(subdominante); ou seja, nada fora do normal. O segundo trecho, tirando o E maior, tá tranquilo. Eu acredito que esse E maior está aí como uma preparação para o A maior que vem logo em seguida na música, repetindo a progressão que mencionei. Enfim, alguém sabe me dizer o que está acontecendo aqui?

    O mesmo acontece no refrão de sweet child of mine. No caso, está se usando powerchord, daí fica uma coisa meio híbrida, mas eu acredito que os acordes completos seriam A maior, C maior e D maior. É muito estranho essa coisa do A maior indo para o C maior, uma vez que o A menor é relativa menor do C maior. Acontece também em "I'll be there for you", do Bon Jovi, no refrão, na parte que canta I will be there for you, faz || A C G D||. Enfim, não consigo pensar em questão de modulação neste caso e não encontro um campo harmônico que essa progressão seja possível.

    Obrigado!

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Esquece as regras isso não é musica.

    Seu conceito de música tonal está certo, apenas vc está preso ao modo Jônio e Eólio, e aparentemente sem conhecimento de substituições harmônicas, empréstimos modais e toda uma parafernália de coisas.

    Um exemplo chulo, é vc pegar a clássica progressão I V IV, e passar para VI III II. Vc transportou a música para o Eólio, e aí que modos gregos começam a fazer sentido. Dá para fazer com todos os sete, apesar do éolio ser mais comum.

    Outro exemplo bem legal

    Mas continue estudando. Vc está no rumo certo.

    RodrigoMad
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Ismah, obrigado! É muito complicado estudar esse assunto, é difícil achar um material que eu consiga entender... Mas vou continuar procurando sobre o assunto! Obrigado!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/16 · Editado por: LeandroP
    · votar


    RodrigoMad

    Procure estudar a respeito de modulação. Existem modulações passageiras. Ou seja, ela muda a tonalidade temporariamente, retornando à tonalidade original. Procure também sobre marcha harmônica modulante. Onde você vê um A maior e depois um C maior, ocorreu um salto de terça menor, porém, os acordes são maiores, o que parece estranho ao campo harmônico do primeiro, mas ouvindo você percebe que existe harmonia entre eles. Senão não ficaria agradável ao ouvido, certo?!

    Se tiver acesso ao livro Harmonia e Improvisação do Almir Chediak, recomendo que estude este livro.

    RodrigoMad
    Membro Novato
    # jan/16 · Editado por: RodrigoMad
    · votar


    LeandroP

    Vlw! Vou ver se mergulho de uma vez no Chediak... Tenho a impressão de que com o vol 1 do Chediak e o Fusion do Mozart Mello eu já sanaria boa parte do que eu preciso para a vida.. Tá faltando coragem.
    Achei essa apostila online disponibilizada pelo próprio autor, que é um professor de Jaboticabal chamado Gilmar de Souza Damião. Nela ele diz que os livros favoritos dele são esses que mencionei. Estou pensando em estudar por esta apostila primeiro, pois parece algo mais para "leigos"..

    Obrigado, abraço!

    apostila que mencionei: http://pt.slideshare.net/gilmardamiao/mtodo-de-harmonia-formao-de-acor des-e-escalas-para-improvisao-por-gilmar-de-souza-damio-12582079

    Drinho
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Drinho
    · votar


    || A C G D A | C G Am G E||

    LeandroP
    legal hein....

    eu jurava que a primeira parte era G com o II dominante e a segunda C com III dominante.....

    Mas também o campo de A aparentemente tá sendo bem forçado né.... deve ser isso que faz ser necessário encarar como modulação

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    RodrigoMad
    LeandroP

    EU não curti o método do Chediak, pode ser porque era avançado demais pra mim na época, mas acho ele superficial, sem explicar porque diabos é assim.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/16
    · votar


    Ismah

    Tem as explicações, os porquês, mas deve ser lido com atenção.

    Num primeiro instante você pode não entender bem determinado assunto, mas deve ser porque alguma lacuna anterior não foi preenchida devidamente.

    Se ainda tiver posse do livro, faça uma re-leitura. Caso não tenha mais, dê uma oportunidade ao livro.

    Drinho

    Eu vejo este acorde como mixolídio. Este modo se confunde bastante com o A dórico, porque a diferença é apenas uma nota (as terças). Também funciona, com uma intenção blues. Não fosse pelo fato do A ser maior, os acordes tem tudo a ver com o campo de G maior mesmo.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/16
    · votar


    Sempre toquei esta música "de ouvido"... Nunca parei pra fazer uma análise.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com progressão de acordes - análise harmônica - Tente outra vez - Raul Seixas