Ajuda com progressão de acordes - análise harmônica - Tente outra vez - Raul Seixas

    Autor Mensagem
    RodrigoMad
    Membro Novato
    # jan/16 · Editado por: RodrigoMad


    Salve, pessoal! Estou estudando harmonia funcional e agora toda música que toco eu fico pensando sobre as funções dos acordes na música. Estava olhando a "Tente outra vez", do Raul Seixas e encontrei uma situação que já vi outras vezes e fiquei no vácuo. A questão é a seguinte:

    A progressão da primeira parte é algo assim:

    || A C G D A | C G Am G E||

    Eu não consigo achar um tom para a primeira parte da progressão. Se fizer esse A maior como A menor, tudo fica perfeito no tom de G maior, pois fica algo como ii(subdominante) IV(subdominante) I(tônica) V(dominante) ii(subdominante); ou seja, nada fora do normal. O segundo trecho, tirando o E maior, tá tranquilo. Eu acredito que esse E maior está aí como uma preparação para o A maior que vem logo em seguida na música, repetindo a progressão que mencionei. Enfim, alguém sabe me dizer o que está acontecendo aqui?

    O mesmo acontece no refrão de sweet child of mine. No caso, está se usando powerchord, daí fica uma coisa meio híbrida, mas eu acredito que os acordes completos seriam A maior, C maior e D maior. É muito estranho essa coisa do A maior indo para o C maior, uma vez que o A menor é relativa menor do C maior. Acontece também em "I'll be there for you", do Bon Jovi, no refrão, na parte que canta I will be there for you, faz || A C G D||. Enfim, não consigo pensar em questão de modulação neste caso e não encontro um campo harmônico que essa progressão seja possível.

    Obrigado!

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Esquece as regras isso não é musica.

    Seu conceito de música tonal está certo, apenas vc está preso ao modo Jônio e Eólio, e aparentemente sem conhecimento de substituições harmônicas, empréstimos modais e toda uma parafernália de coisas.