Autor |
Mensagem |
renanozzy Veterano |
# set/09
Opa, depois de uns dias de ban to aqui denovo. O nome do tópico ja diz tudo neh, a gente vive estudando como improvisar sobre tal acorde, sobre tal progressão mas e qdo o negocio eh ao contrario??? Qdo temos uma melodia (voz ou algum instrumento) como fazemos para criar uma harmonia legal???
|
Carregando Veterano |
# set/09 · Editado por: Carregando
· votar
a gente vive estudando como improvisar sobre tal acorde, sobre tal progressão mas e qdo o negocio eh ao contrario??? Qdo temos uma melodia (voz ou algum instrumento) como fazemos para criar uma harmonia legal???
estudando harmonia.
|
TappingBOY Veterano |
# set/09
· votar
Antes de criar a letra eu crio a melodia srsrsr.
|
renanozzy Veterano |
# set/09
· votar
Carregando
Não ajudou em nada cara hehe, eu tb estudo harmonia.
|
Thyagw Veterano |
# set/09
· votar
Eu crio a melodia da voz, depois a letra, ai depois o arranjo dos instrumentos
|
Carregando Veterano |
# set/09
· votar
renanozzy
huehueh.. eu sei cara, tbm to qerendo sabe isso
|
renanozzy Veterano |
# set/09
· votar
O pessoal veterano aew, ninguem tem umas dicas pra dar pra gente??????
|
Grimc Veterano |
# set/09
· votar
renanozzy nao seja preconceituoso cm os novatos. Eu so veterano e nao posso te ajuda em porra nenhuma sahuahsusauhasushau zuera depois eu escrevo agora ao me enchendo aqui
|
Grimc Veterano |
# set/09
· votar
manual de como fazer um riff pelo menos convincente:
1. Pegue o seu instrumento 2. Ligue-o em seu amp (ou pedais se quiser) 3. Pegue sua palheta, ou os dedos mesmo 4. Pense em 5 notas 6. Execute essas notas progressivamente até que você ache legal 7. A partir dessas notas, vá elaborando uma composição rítmica e melódica. Abuse de escalinhas pentatonicas ehehe elas nunca te abandonam 8. Imagine que essa base seja o refrão. Agora escolha mais 5 notas e elabore o resto da musica. 9. Faça alguns contratempos, breaks, etc 10. Dê um espacinho para o solo 11. Se for instrumental, deixe espaço para o solo na musica inteira. Se for vocalizado, faça com que seja possivel cantar.
é possivel que saia algo ao menos melhor do q nx0 hsaasuhasuhasuashuashuash
|
Tragus Ritia Veterano |
# set/09
· votar
renanozzy
Se você tem a melodia, você já tem a harmonia (a não ser que essa melodia que você fala seja uma improvisação sem sentido)
Dai é só fazer o arranjo dos instrumentos na harmonia.
|
TappingBOY Veterano |
# set/09
· votar
renanozzy Doidão nois pode ser novato no fórum, mas nós não é burro nem desinformado não.
|
Tragus Ritia Veterano |
# set/09
· votar
Doidão nois pode ser novato no fórum, mas nós não é burro nem desinformado não.
|
TappingBOY Veterano |
# set/09
· votar
Tragus Ritia vo nem comentar.
|
renanozzy Veterano |
# set/09
· votar
TappingBOY Não to menosprezando os novatos não, ateh pq eu tb sou novato aqui no forum mas tb estudo guitarra a bastante tempo...
Tragus Ritia Acho que não me entendesse bem, tipo assim, vamo dize que tu ta com o pessoal da banda compondo alguma coisa e o vocalista tem ja a letra pronta e a melodia tudo certinho, como o cara faz pra criar uma base pra essa musica, os arranjos e tal?? Eh tipo uma improvisação soh que ao contrario? Nao adianta nao consigo explicar essa porra.....
|
Carregando Veterano |
# set/09
· votar
Grimc
tu me ajudo muito cara... vlw ae
|
keitisk8 Veterano |
# set/09
· votar
renanozzy
voce ta achando que tem uma magica pra montar uma base como a das musicas fodas que tem por ai? .-.
|
xl30n4rd0x Veterano |
# set/09
· votar
Se vc tiver o baixo.. segue a mesma linha com base... mas encrementando... tipo um G5(powerchord no 3º traste cordá Mi grave) toca 2 abafadas e 1 sem ser abafada (fica tutuTU, tutuTU) gosto bastante desse
|
renanozzy Veterano |
# set/09
· votar
keitisk8 Não viaja cara, tu tb nao entendeu o q eu quis dizer
|
Tragus Ritia Veterano |
# set/09
· votar
renanozzy
Se você tem uma melodia, você tem uma progressão de acordes já.
Pra exemplificar, pega o vocal de "Cowboy fora da Lei" do Raul. Agora "toca o vocal na guitarra": isso seria a melodia da musica. Essa melodia já tem todos os acordes "omitidos".
O que você tem que fazer é descobrir quais são os acordes.
Depois de ter os acordes da musica, você tem que ritimar a musica. Vai ser um blues, um rock mais pesado, um funky?
Depois disso você vai trabalhar nos acordes pra adapta-los ao estilo que você escolheu. Power chords, uma coisa mais dedilhada, etc.
Espero ter ajudado Flw abraços!
|
felipbass Veterano |
# set/09
· votar
renanozzy
primeiro monte a melodia e depois monte os arranjos em cima dela...
|
renanozzy Veterano |
# set/09
· votar
Tragus Ritia Valeu cara, era isso mesmo que eu tava perguntando mas tipo eu meio q ja tava ligado nisso aew, oq eh foda eh descobrir quais sao esses acordes. Ninguem sabe de algum livro q fale do assunto?????
|
joaodasoca Veterano |
# set/09
· votar
Tb tenho essa duvida, boa pergunta, alguem aew sabe???????
|
Javé Veterano |
# set/09
· votar
primeira mente veja em que escala que a armonia foi formada , e depois vc tira os acordes da mesma escala . Escala acorde
|
joaodasoca Veterano |
# set/09
· votar
nada???
|
WilliamJunior Membro |
# ago/15
· votar
Olá amigos sou um guitarrista meia boca que se encontra sem professor no momento, e só entendo um pouco sobre a harmonia de blues slow change, então gostaria que alguém me desse alguma dica para criar alguma harmonia um pouco mais sofisticada, com uns 5 ou 6 acordes para mim já fica bom
|
Tiso Veterano |
# ago/15
· votar
WilliamJunior
Eu também sou um meiaboquista, e conhecido pela família e por amigos não-instrumentistas como "guitarrista", rs. Mas deixa eu compartilhar com você a minha maneira de ver o braço no que diz respeito a alguma sequência de acordes. Procuro criar construções de acordes que "conversam" bem entre si. Por exemplo:
Um conjunto legal que sempre me rendeu bases legais é aquele que agrega os acordes Bm A G F# e F#m. Na verdade a dica não é exatamente destes acordes, mas do intervalo entre eles. Então você pode transpor um tom pra trás, por exemplo, fazendo uma base com os acordes Am G FE e Em. Tendo uma noção das "cores" da sua paleta (os acordes que você vai usar), o grande lance fica então em "pintar", ou seja, a sequência e a duração de cada acorde.
Tenho trabalhado em uma composição que a harmonia é feita de: A7 D7 F#m e C#7. O tempo de cada acorde ficou bem "diferentão", porque já procurei a harmonia pra que encaixasse em uma melodia vocal específica. Não sei montar uma partitura, mas dou duas palhetadas pra baixo no A7 e no D7, sendo que no D7 o intervalo entre essas palhetadas é maior. O F#m ocupa o mesmo tempo do D7, mas com uma palhetada mais ritmada. E finalmente o C#7 ocupa metade do tempo total da harmonia, pegando as duas últimas sílabas da melodia do vocal e seguindo em frente até fechar o tempo.
Foi mal a explicação amadorista e enfadonha. Mas a melhor dica que eu tenho pra compartilhar é pra não ficar martelando na tentativa de fazer algo legal naqueles dias que não rola um "romance" entre você e o instrumento. E pra mim curtir uma base é sempre aquela conversa indispensável pra criar um clima bom. Tem dia que é uma beleza, e tem dia que é melhor fazer outra coisa.
|
WilliamJunior Membro |
# ago/15
· votar
Tiso Obrigado amigo, suas dicas me deram um norte, espero conseguir criar algo legal por aqui.
|
thiago stteffen Veterano |
# ago/15
· votar
dá uma olhada nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=XW7NRCnzphQ
sim, é mto simples mas ele ensina de um jeito q é impossível não aprender.
|
Drinho Veterano |
# ago/15
· votar
WilliamJunior
Mas rapidamente, acho que não vale a pena te darem uma harmonia mastigada, creio que seja mais interessante você entrar no estudo para que possa criar as coisas a vontade....
da uma olhada em sequencia - intervalos, escalas, campo harmonico (arpejos), função harmonica, emprestimo modal, escalas alteradas tipo melodica e harmonica e por ai vai....
|
WilliamJunior Membro |
# ago/15
· votar
thiago stteffen Obrigado meu amigo.
Drinho Obrigado amigo, entendo sua posição, estou estudando campo harmônico, mas ainda muito superficial, irei tentar me aprofundar mais e nos intervalos.
|