Como criar uma base,riff ou acompanhamento?

Autor Mensagem
renanozzy
Veterano
# set/09


Opa, depois de uns dias de ban to aqui denovo.
O nome do tópico ja diz tudo neh, a gente vive estudando como improvisar sobre tal acorde, sobre tal progressão mas e qdo o negocio eh ao contrario??? Qdo temos uma melodia (voz ou algum instrumento) como fazemos para criar uma harmonia legal???

Carregando
Veterano
# set/09 · Editado por: Carregando
· votar


a gente vive estudando como improvisar sobre tal acorde, sobre tal progressão mas e qdo o negocio eh ao contrario??? Qdo temos uma melodia (voz ou algum instrumento) como fazemos para criar uma harmonia legal???


estudando harmonia.

TappingBOY
Veterano
# set/09
· votar


Antes de criar a letra eu crio a melodia srsrsr.

renanozzy
Veterano
# set/09
· votar


Carregando

Não ajudou em nada cara hehe, eu tb estudo harmonia.

Thyagw
Veterano
# set/09
· votar


Eu crio a melodia da voz, depois a letra, ai depois o arranjo dos instrumentos

Carregando
Veterano
# set/09
· votar


renanozzy

huehueh.. eu sei cara, tbm to qerendo sabe isso

renanozzy
Veterano
# set/09
· votar


O pessoal veterano aew, ninguem tem umas dicas pra dar pra gente??????

Grimc
Veterano
# set/09
· votar


renanozzy
nao seja preconceituoso cm os novatos. Eu so veterano e nao posso te ajuda em porra nenhuma sahuahsusauhasushau zuera
depois eu escrevo agora ao me enchendo aqui

Grimc
Veterano
# set/09
· votar


manual de como fazer um riff pelo menos convincente:

1. Pegue o seu instrumento
2. Ligue-o em seu amp (ou pedais se quiser)
3. Pegue sua palheta, ou os dedos mesmo
4. Pense em 5 notas
6. Execute essas notas progressivamente até que você ache legal
7. A partir dessas notas, vá elaborando uma composição rítmica e melódica. Abuse de escalinhas pentatonicas ehehe elas nunca te abandonam
8. Imagine que essa base seja o refrão. Agora escolha mais 5 notas e elabore o resto da musica.
9. Faça alguns contratempos, breaks, etc
10. Dê um espacinho para o solo
11. Se for instrumental, deixe espaço para o solo na musica inteira. Se for vocalizado, faça com que seja possivel cantar.

é possivel que saia algo ao menos melhor do q nx0 hsaasuhasuhasuashuashuash

Tragus Ritia
Veterano
# set/09
· votar


renanozzy

Se você tem a melodia, você já tem a harmonia (a não ser que essa melodia que você fala seja uma improvisação sem sentido)

Dai é só fazer o arranjo dos instrumentos na harmonia.

TappingBOY
Veterano
# set/09
· votar


renanozzy
Doidão nois pode ser novato no fórum, mas nós não é burro nem desinformado não.

Tragus Ritia
Veterano
# set/09
· votar


Doidão nois pode ser novato no fórum, mas nós não é burro nem desinformado não.

TappingBOY
Veterano
# set/09
· votar


Tragus Ritia
vo nem comentar.

renanozzy
Veterano
# set/09
· votar


TappingBOY
Não to menosprezando os novatos não, ateh pq eu tb sou novato aqui no forum mas tb estudo guitarra a bastante tempo...

Tragus Ritia
Acho que não me entendesse bem, tipo assim, vamo dize que tu ta com o pessoal da banda compondo alguma coisa e o vocalista tem ja a letra pronta e a melodia tudo certinho, como o cara faz pra criar uma base pra essa musica, os arranjos e tal?? Eh tipo uma improvisação soh que ao contrario? Nao adianta nao consigo explicar essa porra.....

Carregando
Veterano
# set/09
· votar


Grimc


tu me ajudo muito cara... vlw ae

keitisk8
Veterano
# set/09
· votar


renanozzy

voce ta achando que tem uma magica pra montar uma base como a das musicas fodas que tem por ai? .-.

xl30n4rd0x
Veterano
# set/09
· votar


Se vc tiver o baixo.. segue a mesma linha com base... mas encrementando... tipo um G5(powerchord no 3º traste cordá Mi grave) toca 2 abafadas e 1 sem ser abafada (fica tutuTU, tutuTU) gosto bastante desse

renanozzy
Veterano
# set/09
· votar


keitisk8
Não viaja cara, tu tb nao entendeu o q eu quis dizer

Tragus Ritia
Veterano
# set/09
· votar


renanozzy

Se você tem uma melodia, você tem uma progressão de acordes já.

Pra exemplificar, pega o vocal de "Cowboy fora da Lei" do Raul. Agora "toca o vocal na guitarra": isso seria a melodia da musica. Essa melodia já tem todos os acordes "omitidos".

O que você tem que fazer é descobrir quais são os acordes.

Depois de ter os acordes da musica, você tem que ritimar a musica. Vai ser um blues, um rock mais pesado, um funky?

Depois disso você vai trabalhar nos acordes pra adapta-los ao estilo que você escolheu. Power chords, uma coisa mais dedilhada, etc.

Espero ter ajudado
Flw abraços!

felipbass
Veterano
# set/09
· votar


renanozzy

primeiro monte a melodia e depois monte os arranjos em cima dela...

renanozzy
Veterano
# set/09
· votar


Tragus Ritia
Valeu cara, era isso mesmo que eu tava perguntando mas tipo eu meio q ja tava ligado nisso aew, oq eh foda eh descobrir quais sao esses acordes. Ninguem sabe de algum livro q fale do assunto?????

joaodasoca
Veterano
# set/09
· votar


Tb tenho essa duvida, boa pergunta, alguem aew sabe???????

Javé
Veterano
# set/09
· votar


primeira mente veja em que escala que a armonia foi formada , e depois vc tira os acordes da mesma escala . Escala acorde

joaodasoca
Veterano
# set/09
· votar


nada???

WilliamJunior
Membro
# ago/15
· votar


Olá amigos sou um guitarrista meia boca que se encontra sem professor no momento, e só entendo um pouco sobre a harmonia de blues slow change, então gostaria que alguém me desse alguma dica para criar alguma harmonia um pouco mais sofisticada, com uns 5 ou 6 acordes para mim já fica bom

Tiso
Veterano
# ago/15
· votar


WilliamJunior

Eu também sou um meiaboquista, e conhecido pela família e por amigos não-instrumentistas como "guitarrista", rs. Mas deixa eu compartilhar com você a minha maneira de ver o braço no que diz respeito a alguma sequência de acordes. Procuro criar construções de acordes que "conversam" bem entre si. Por exemplo:

Um conjunto legal que sempre me rendeu bases legais é aquele que agrega os acordes Bm A G F# e F#m. Na verdade a dica não é exatamente destes acordes, mas do intervalo entre eles. Então você pode transpor um tom pra trás, por exemplo, fazendo uma base com os acordes Am G FE e Em. Tendo uma noção das "cores" da sua paleta (os acordes que você vai usar), o grande lance fica então em "pintar", ou seja, a sequência e a duração de cada acorde.

Tenho trabalhado em uma composição que a harmonia é feita de: A7 D7 F#m e C#7. O tempo de cada acorde ficou bem "diferentão", porque já procurei a harmonia pra que encaixasse em uma melodia vocal específica. Não sei montar uma partitura, mas dou duas palhetadas pra baixo no A7 e no D7, sendo que no D7 o intervalo entre essas palhetadas é maior. O F#m ocupa o mesmo tempo do D7, mas com uma palhetada mais ritmada. E finalmente o C#7 ocupa metade do tempo total da harmonia, pegando as duas últimas sílabas da melodia do vocal e seguindo em frente até fechar o tempo.

Foi mal a explicação amadorista e enfadonha. Mas a melhor dica que eu tenho pra compartilhar é pra não ficar martelando na tentativa de fazer algo legal naqueles dias que não rola um "romance" entre você e o instrumento. E pra mim curtir uma base é sempre aquela conversa indispensável pra criar um clima bom. Tem dia que é uma beleza, e tem dia que é melhor fazer outra coisa.

WilliamJunior
Membro
# ago/15
· votar


Tiso
Obrigado amigo, suas dicas me deram um norte, espero conseguir criar algo legal por aqui.

thiago stteffen
Veterano
# ago/15
· votar


dá uma olhada nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=XW7NRCnzphQ

sim, é mto simples mas ele ensina de um jeito q é impossível não aprender.

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar


WilliamJunior

Mas rapidamente, acho que não vale a pena te darem uma harmonia mastigada, creio que seja mais interessante você entrar no estudo para que possa criar as coisas a vontade....

da uma olhada em sequencia - intervalos, escalas, campo harmonico (arpejos), função harmonica, emprestimo modal, escalas alteradas tipo melodica e harmonica e por ai vai....

WilliamJunior
Membro
# ago/15
· votar


thiago stteffen
Obrigado meu amigo.

Drinho
Obrigado amigo, entendo sua posição, estou estudando campo harmônico, mas ainda muito superficial, irei tentar me aprofundar mais e nos intervalos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como criar uma base,riff ou acompanhamento?