Autor |
Mensagem |
Caike_bend Veterano |
# set/09 · Editado por: Caike_bend
Olá, gente.
Sou novo por aqui e espero está postando no lugar correto.
Bem, eu sou praticamente autoditata, então tenho dúvida sobre escalas.
Na verdade não é bem uma dúvida, eu so queria saber o nome delas!
Eu sei as escalas, porém não sei o nome
Eis aqui os desenhos das escalas que eu uso pra solar em G:
e -----------5---7---8 B ----5---7--8 G ----4---5---7 D ----4--5--7---- A ---3--5--7----- E----3--5--7-----
e ------------------ 7--- 8 ----10 B ------------7-- 8 ---10 G ---------5-- 7 ---9 D ----5- --7 --9 A 5--- 7-- 9 E
e B G D ----2- 4- ---4-- 5 ----5 -- 7 --- 7 --9 -- 9 10 A --2-- 3- 5 --3-- 5 --7 -- 5-- 7-- 9 --7--9 --10 - 10- 12 E
e ---------------------7--- 8--- 10 B ----------------7-- 8--- 10 G --------------7--- 9 D ------------ 7 --9-- 10 A -------7--- 9--- 10 E- -7-- 8-- 10
e ----------2------ 5 B --------2--- 5 G -------3-- 4 D ----3--- 5 A ---2-- 5 E --3
e -12-- 10-- 8-- 7-- 5-- 3-- 2 B G D A E
e B --12 --10-- 8-- 7-- 5-- 3-- 1-- G D A E
Que escalas são essas?
Onde eu posso usa-las? e pra transpor?
Vlw, abraço!
EDIT: Tentei organizar, mas acho que não deu muito certo. Acho que dá pra entender.
Abraço!
|
Penta_Blues Moderador |
# set/09
· votar
Boa tarde!!!
Caike_bend Que escalas são essas? Considerando G como Tônica e cada conjunto de TAB uma Escala, vamos aos resultados: 1ª - Escala Maior Natural 2ª - Escala Maior Natural 3ª - Escala Maior Natural 4ª - Escala Maior Natural 5ª - Não existe. Ou vc deixou de colocar alguma nota, ou está sobrando alguma nota, pois se comparada uma oitava a outra os intervalos não se repetem. Algo está errado. 6ª - Modo Mixolídio 7ª - Escala Maior Natural.
Onde eu posso usa-las? Pode usa-las em qualquer base que contenha Acordes formados por estas notas que formam as Escalas.
e pra transpor? Basta alterar a Tônica e, a partir dela, preservando os Intervalos, achar as Notas subsequentes.
Valeu!!!
|
Caike_bend Veterano |
# set/09
· votar
1ª - Escala Maior Natural 2ª - Escala Maior Natural 3ª - Escala Maior Natural 4ª - Escala Maior Natural 7ª - Escala Maior Natural.
Ou seja todas essas tem as mesmas notas e tudo. Só muda o formato?
E aqueles modos gregos você tem o formato deles?
Abraço!
vlw!
|
Penta_Blues Moderador |
# set/09
· votar
Boa noite!!!
Caike_bend Cara, esquece essa história de formatos. Não são eles que determinam a Escala e sim seus Intervalos. Procure sobre isso aqui no Fórum que tá cheio de bos tópicos sobre o assunto. Valeu!!!
|
Caike_bend Veterano |
# set/09
· votar
Boa Noite!
Penta_Blues
Obrigado, pela sua atenção, Penta_blues. Vou dá uma pesquisada nos modos e tentar fazer meus próprios formatos, então. Pelo que entendi, o que importa não é o formato, são as notas/intervalos que contém neles, confere?
Obrigado. Abraço!
|
Caike_bend Veterano |
# set/09
· votar
Olá, amigos.
Usei a busca como sugeriu o Penta_blues e achei o devido tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/38699/
Nele, o nosso amigo Fear Of the Dark, postou um shape de cada modo.
Porém, lendo os posts me surgiu uma duvidas que não foi esclarecida, mesmo eu lendo e relendo.
Bem, é o seguinte:
Qual é a relação entre os modos e a diatônica da nota tônica?
Isso me pegou de jeito, li e reli umas 15x e não entendi. Quem pode esclarecer, eu fico muito grato.
Forte abraço!
|
Penta_Blues Moderador |
# set/09
· votar
Bom dia!!!
Caike_bend Qual é a relação entre os modos e a diatônica da nota tônica? Cara, como eu disse, tudo está nos Intervalos. Se vc considerar a semelhança de notas, não perceberá muita diferença, mas a estrutura dos Modos os diferencia, bem como sua utilização. Considerando as notas, por exemplo, um C Jônico e um D Dórico possuem as mesmas notas, paracendo mudar apenas a nota que inicia a sequência, ou seja, a Tônica. C Jônico: C D E F G A B C D Dórico: D E F G A B C D Considerando suas estruturas, um Modo Jônico e um Modo Dórico não possuirão as mesmas notas. C Jônico: C D E F G A B C C Dórico: C D Eb F G A Bb C Este assunto tb é muito bem explicado em outros tópicos, inclusive a utilização dos Modos, portanto, não espere esclaracer todas as suas dúvidas com este pequeno post. Novamente recomendo a vc utilizar a BUSCA. Valeu!!!
|