Autor |
Mensagem |
leofantinel Veterano |
# set/09
Estou pensando em pegar um telecaster (talvez a T505 da Tagima) E queria saber se madeira, tipo de corte, e etc influenciam tanto assim no som? Ex: Digamos que eu coloque o mesmo Humbucker com um bom ganho na ponte de uma tele, e de uma strato... O som vai ser tão diferente?
PS.: Já usei a busca
|
Ant-- Veterano |
# set/09
· votar
Nesse caso não vai ser muito diferente. A dinâmica até que sim, porque a Tele tem ponte fixa. Mas o som deve ficar próximo, ou o modelo da guitarra não ter tanta significância assim (por exemplo, até entre duas Stratos de marcas distintas haveria diferença no som). O que faz um modelo de guitarra soar de maneira única é manter o projeto original (se fizer upgrade de caps, usar os específicos para aquele modelo). Aí sim, uma Tele será sempre uma Tele, e uma Strato será Strato... etc... etc... etc...
|
erico.ascencao Veterano |
# set/09
· votar
leofantinel Acho que só deve dar diferença se você comparar uma Les Paul de basswood e uma Strato de basswood. A Les Paul tem uma quantidade considerável de madeira a mais que a Strato, o que deve ajudar no sustain. Obviamente, a comparação só é válida considerando o mesmo captador...
|
leofantinel Veterano |
# set/09
· votar
O problema é que eu sou apaixonado pelo modelo "telecaster", mas pro som que eu toco preciso de um humbucker com pegada na ponte, e esse seria o 1º upgrade que eu faria. Concordo que essa alteração muda a "alma" da telecaster. Mas na verdade, não me importo muito com isso ...
|
nichendrix Veterano
|
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar
leofantinel Digamos que eu coloque o mesmo Humbucker com um bom ganho na ponte de uma tele, e de uma strato... O som vai ser tão diferente?
É bem diferentes sim, as Tele são bem mais agudas, não somente por conta dos captadores, mas por usarem madeiras de maior densidade que transmitem melhor os agudos, e também porque sua ponte incorpora a base pro captador da ponte, como a ponte é de metal (consequentemente a base do captador), então o metal da ponte exerce uma influência considerável.
QUanto ao design da guitarra isso pode influênciar ou não, gutiarras com mais massa (seja por serem maiores, mais grossas ou com madeiras mais densas), vão ter sempre mais sustain. Por isso uma Explorer tem mais sustain que uma Flying V, e uma Tele mais Sustain que uma Strato, e uma Les Paul mais Sustain que uma Tele.
Ant-- Nesse caso não vai ser muito diferente. A dinâmica até que sim, porque a Tele tem ponte fixa. Mas o som deve ficar próximo, ou o modelo da guitarra não ter tanta significância assim (por exemplo, até entre duas Stratos de marcas distintas haveria diferença no som).
Na verdade entre duas Stratos da mesma marca e modelo já há uma diferença de som, as vezes é minima, as vezes é muito significativa, e isso é muito mais significativo quando você muda de marca, já que os padrões de qualidade, os tipos de madeira e as qualidades das mesmas, das ferragens, e tudo mais mudam radicalmente.
Um exemplo que muita gente deixa passar desapercebido é a ponte, eu estou reformando a minha Strato, uam reedição Japonesa da Strato '57, a ponte original dela é quase igual ao atual American Vintage Synchronized Tremolo, mas o bloco traseiro dela não é o mesmo, é de um metal relativamente leve, se comparar com os modelos American Vintage, o Sustain é radicalmente diferente, apesar de as duas serem feitas das mesmas madeiras, eu estranhei e fui conferir, porque alguma diferença pela qualidade dos componentes existiria, mas não tanta, quando fui ver, um dos motivos do sustain ser menor é porquê o bloco que prende as molas à ponte nos tremolo American Vintage Synchronized é feito de chumbo, enquanto o meu é de outra liga metalica, só essa diferença no material de um dos componentes da ponte gerou uma diferença significativa de sustain. Obvio nunca vai ficar igual a uma american por conta das diferenças de qualidade da madeira e de todo o resto.
O que faz um modelo de guitarra soar de maneira única é manter o projeto original (se fizer upgrade de caps, usar os específicos para aquele modelo). Aí sim, uma Tele será sempre uma Tele, e uma Strato será Strato... etc... etc... etc...
Isso é uma meia verdade, embora ao mudar as características do projeto original você mude muito da sonoridade original da guitarra, muitas das características se matém, seja por causa das madeiras, das ferragens, da forma com que foi construida, e por aí vai.
A guitarra é um sistema composto de várias partes, o timbre não vem de uma ou de outra parte, mas da interação de todas elas, então ao se alterar algumas partes se altera o som, mas as partes que ficam matém suas características e vão influênciar o som da mesma forma.
|
felippecg Veterano |
# set/09
· votar
leofantinel Na minha opinião os modelos de guitarras que são diferentes na construção como lespaul, semi acusticas esse modelos podem diferenciar um pouco o som dos demais modelos de corpo SÒLIDO. Mas no geral o que muda o som é a madeira caps cordas etc,, o modelo não tem grande influencia ao som. Modelo é o tipo da coisa,, fica estranho você tocar pagode com uma flyingV, poder pode só é estranho.
|
wppereira Veterano |
# set/09
· votar
nichendrix A guitarra é um sistema composto de várias partes, o timbre não vem de uma ou de outra parte, mas da interação de todas elas, então ao se alterar algumas partes se altera o som, mas as partes que ficam matém suas características e vão influênciar o som da mesma forma.
Tirou as letras do meu teclado! hahaha
felippecg Mas no geral o que muda o som é a madeira caps cordas etc,, o modelo não tem grande influencia ao som.
O modelo de guitarra muda sim e muito o som. Um exemplo clássico é você colocar caps de tele numa strato ou caps de strato em uma Tele. Elas vão soar muito diferentes mesmo sendo construídas com a mesma madeira e utilizando os mesmos caps e cordas. O projeto da Tele é totalmente diferente da Strato. A Tele tem ponte fixa, com strings thru body, com o captador montado junto à base metálica da ponte, enquanto a Strato tem ponte tremolo. Esse é o motivo do captador do meio de uma Tele Nashville (que tem 3 caps, sendo o do meio um cap de strato) ão soar igual a uma strato.
A diferença é mais notável ainda quando compara-se guitarras totalmente distintas como uma Les Paul, que é feita de outra madeira, com uma construção totalmente diferente, braço colado, ponte tune-o-matic, escala 24 3/4" (enquanto stratos e teles usam 25 1/2")... Uma tele nunca vai soar como uma les paul, mesmo usados mesmo cap e cordas.
No entanto, não vejo problema nenhum em colocar um humbucker em uma tele. Você com certeza vai ganhar em "peso", mas com uma sonoridade muito singular, que eu particularmente gosto muito...
|
nichendrix Veterano
|
# set/09
· votar
wppereira No entanto, não vejo problema nenhum em colocar um humbucker em uma tele. Você com certeza vai ganhar em "peso", mas com uma sonoridade muito singular, que eu particularmente gosto muito...
E que fica muito interessante, aliás uma das combinações mais pesadas que ja vi, foi uma Tele com um Humbucker Fender Lace Sensor "Dual Red" na Ponte. Você ganhau ma porrada de grave, sem perder todos os agudos estalados usando um Humbucker na ponte de uma Tele.
|
Ant-- Veterano |
# set/09 · Editado por: Ant--
· votar
leofantinel
Vc perguntou a respeito de colocar Humbucking numa Strato ou numa Tele, certo? Tal captador não é específico para nenhum dos 2 modelos, e o som não vai ser assim tão distinto entre uma e outra. A diferença que houver, conforme eu disse antes, não será relevante a ponto de definir qual a melhor e dependerá apenas do timbre/pegada que vc procura. Agora o pessoal está partindo para comparar Les Paul, Hollowbody.. aí sim, qualquer uma dessas soaria muito diferente de uma Strato ou Tele. Braço colado, maior espessura do corpo, madeiras diferentes... tudo isso incluencia sim. Mas não foi o que vc perguntou, certo?
Boa sorte.
wppereira
Cara, eu corro léguas desses bloquinhos modernos, fininhos. Eu tenho uma Strato Fender Southern Cross by Giannini do início da década de 90 com um Tremolo Block grosso e pesado que dá um sustain maravilhoso. No ano passado comprei uma GX-50 Vintage da Condor, que embora muito bem construída veio com o Tremolo Block desses modernos. A primeira coisa que fiz foi substituí-lo por um grosso padrão vintage, de aço. Ficou muito, muito melhor.
Agora nunca ouvi dizer que os da American Vintage são de chumbo. Vc não se enganou?
|
wppereira Veterano |
# set/09
· votar
nichendrix Uma tele extremamente "Pesada" é a Schecter PT. Essa guitarra é toda feita pra metal, com captadores de altíssima saída, braço fino e "rápido", mas tb mantém algumas coisas clássicas da tele, como o corpo em alder, a ponte, o string thru body, o visual clássico, etc.
|
leofantinel Veterano |
# set/09
· votar
Valeu pelos comentários, estão ajudando na escolha. Meu medo era investir numa tele e acabar por não gostar do timbre :T Alguma sugestão de qual tele pegar? Ouço falar muito dessas:
Tagima T505 Corpo: Cedro Braço: Marfim - Medidas: Nut - 42.5mm, 12º Traste - 51mm Escala: Marfim ou Rosewood com 22 trastes e marcações em abalone Nut (capo traste): Osso Captadores: 3 Single Coils Tagima modelo T-Standard com Imã de Alnico Controles: Chave de 3 posições, 1 volume e 1 tonalidade Ponte: Tradicional de Tele cromada Tarraxas: Cromadas, blindadas Cores: Preto, natural, sunburst e creme(com acabamento envelhecido) Escudo: Branco e preto * Acompanha case (já vi o case, é lindo! :D)
Achei essa tagima um ótima guitarra, porém já ouvi o Bertola falando mal da construção dela, e falando que já pegou várias com defeito, o que me deixou com um pé atrás ...
Squier Standard Telecaster Corpo: Agathis (já ouvi falar mal dessa madeira :T) Braço: Maple, C-Shape, Fingerboard Rosewood, 9.5" Radius (241 mm) No. of Frets 22 Medium Jumbo Pickups 2 Alnico Magnet Single-Coil Pickups Controls Volume, Tone Pickup Switching 3-Position Blade: Position 1. Bridge Pickup Position 2. Bridge and Neck Pickups Position 3. Neck Pickup Bridge 6-Saddle Strings-Thru-Body Bridge Machine Heads Standard Die-Cast Tuners Hardware Chrome
Dizem que é melhor que a tagima, não sei ... mas deve ser mais cara pelo "by Fender"
Já ouvi falarem em Shelter, condor ... e outras marcas também
Alguma sugestão? Obrigado!
|
wppereira Veterano |
# set/09
· votar
Ant-- Acho que sua pergunta era pro amigo nichendrix não?
|
Penta_Blues Moderador |
# set/09
· votar
Bom dia!!!
leofantinel queria saber se madeira, tipo de corte, e etc influenciam tanto assim no som? Na minha opinião, tudo influencia no timbre da guitarra. Umas características pra mais, outras pra menos, mas o timbre de guitarra é o conjunto de todas estas características.
Digamos que eu coloque o mesmo Humbucker com um bom ganho na ponte de uma tele, e de uma strato... O som vai ser tão diferente? Acredito que sim, afinal há uma evidente diferença nas características das pontes entre as duas guitarras, além de outros possíveis fatores como as madeiras empregadas na construção dos modelos, a forma com que as cordas passam pela ponte, etc.
pro som que eu toco preciso de um humbucker com pegada na ponte, e esse seria o 1º upgrade que eu faria. Concordo que essa alteração muda a "alma" da telecaster. Cara, existem inúmeros guitarristas de diferentes estilos que usam modelos Tele. O fato de uma guitarra estar mais em evidência em alguns gêneros musicais não impede que sejam usados em outros. Quem sabe este é o diferencial...
Ant-- Mas o som deve ficar próximo, ou o modelo da guitarra não ter tanta significância assim Acho isso um tanto quanto relativo, já que ouvidos mais apurados perceberão maiores diferenças entre os modelos. De qualquer forma o fato é que ficarão diferentes; se muito ou pouco, se pra melhor ou pra pior, vai depender de quem está ouvindo.
erico.ascencao A Les Paul tem uma quantidade considerável de madeira a mais que a Strato, o que deve ajudar no sustain. Na minha opinião, não é somente a quantidade de madeira que influencia no sustain, mas vc tocou num ponto muito interessante e que justifica o fato de que modelos diferentes alteram o timbre da guitarra.
nichendrix e uma Les Paul mais Sustain que uma Tele. Como eu disse, não considero apenas o corpo como o responsável pelo sustain. Neste caso há bem mais características que justificam a diferença nesse aspecto.
Valeu!!!
|
Ant-- Veterano |
# set/09 · Editado por: Ant--
· votar
wppereira
Yes, my friend :) No dar Edit a pagina de posts sumiu e eu confundi os personagens. Sorry. Era para o nichendrix mesmo.
|
Anderson Grant Veterano |
# set/09
· votar
considere a escala também, escala clara (maple, marfim) irá te propiciar um som mais agudo, Jacarandá (rosewood) para um som mais grave, isso claro é teoria mas na prática muita coisa influencia no seu timbre, não teorize tanto nem se baseie em achismos e mitos que se falam, com um bom equipamento e paciência para regular tudo você certamente chegará no timbre desejado.
|
nichendrix Veterano
|
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar
Ant-- Agora o pessoal está partindo para comparar Les Paul, Hollowbody.. aí sim, qualquer uma dessas soaria muito diferente de uma Strato ou Tele. Braço colado, maior espessura do corpo, madeiras diferentes... tudo isso incluencia sim.
Cara, existe uma diferença enorme entre o corpo da Tele e da Strato, como disse, uma das principais são a espessura do corpo, que na Tele, dependendo do modelo pode chegar a quase 1cm a mais que as Strato, o que confere muito mais corpo e sustain pro som. Isso sem contar com o fato de a Tele ser String Through Body que também dá mais tensão nas cordas, proporcionam uma melhor vibração do corpo e por isso dão mais sutains pra uma tele que pra uma strato, além de ajudar numa das principais características de uma tele, que é o som com agudos estalados, o característico Twang Wang, que você nunca consegue se livrar com muita facilidade usando uma tele com construção tradicional.
Cara, eu corro léguas desses bloquinhos modernos, fininhos.
A minha Strato é ano 84 aproximadamente, e o bloco dela não é fino, mas é bem mais leve que das American Vintage.
Agora nunca ouvi dizer que os da American Vintage são de chumbo. Vc não se enganou?
Não me enganei não, são de chumbo mesmo, na hora da compra eu pude comparar com uma ponte vintage da Gotoh, e a diferença de peso entre as duas é absurda, o bloco da Gotoh é feita de aço e o da Fender de chumbo.
Penta_Blues Como eu disse, não considero apenas o corpo como o responsável pelo sustain. Neste caso há bem mais características que justificam a diferença nesse aspecto.
Com certeza existem diversas outras diferenças, mas se você construir as duas da mesma maneira (construção, ferragens e afins), só mudando o formato do corpo, ainda assim o corpo tipo Les Paul teria mais sustain por ter mais massa.
|
Ian Anderson Veterano |
# set/09
· votar
Tagima T505 Corpo: Cedro Braço: Marfim - Medidas: Nut - 42.5mm, 12º Traste - 51mm Escala: Marfim ou Rosewood com 22 trastes e marcações em abalone Captadores: 3 Single Coils Tagima modelo T-Standard com Imã de Alnico
Que eu saiba cedro eh uma madeira que gera mais graves (eh uma alternativa para fazer Les Pauls)
3 Single Coils eu só to vendo 2 (e tenho certeza que o da ponte não um humbucker)
---------------- Dizem que é melhor que a tagima, não sei ... mas deve ser mais cara pelo "by Fender"
nunca testei essas 2, mas pela logica a Squier seria melhor, (mas gosto é algo invidual então eh melhor testa-las), nos tempos do dollar a R$1,50, jah vi Squier com o preço menor que o da Tagima,
provavelmente a tagima terá um som mais grave que a da Squier
|
Ant-- Veterano |
# set/09
· votar
nichendrix espessura do corpo, que na Tele, dependendo do modelo pode chegar a quase 1cm a mais que as Strato
Também nunca ouvi falar disso. Ambas possuem 45mm de espessura. Agora se ao dizer "dependendo de alguns modelos" estiver indicando sair do padrão Fender, a coisa muda completamente de figura. Luthier pode fazer uma Tele mais espessa do que uma Les Paul, se quiser. Mas não é isso que estamos discutindo.
Confesso que ainda não me convenci de que a Fender fabrica Tremolo Blocks de chumbo. Chumbo puro? Será?
|
daniel_guitar Veterano |
# set/09
· votar
leofantinel procura a schecter pt é um tele bem metaleira
|
erico.ascencao Veterano |
# set/09
· votar
Uma outra linha de raciocínio pode levar a crer que a pegada muda de guitarra pra guitarra, o que pode resultar numa diferença. Eu mesmo sinto uma puta diferença de pegada da minha Stratocaster para a minha Les Paul. Parece que a Strato está com cordas 0,09 e a Les Paul com 0,11, quando na verdade as duas estão com 0,10.
|
wppereira Veterano |
# set/09
· votar
erico.ascencao Estranho...deveria ser o contrário. As cordas deveriam ser mais duras na strato comparando com a les paul... Estão as duas reguladas?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# set/09
· votar
tremolo American Vintage Synchronized é feito de chumbo Não é não. Ademais, o Pb puro é um metal muito maleável para ser usado em qualquer uso em que seja necessária pressão, ele deformaría e, com o tempo tornar-se-ía inútil. Abç
|
nichendrix Veterano
|
# set/09
· votar
Ant-- Também nunca ouvi falar disso. Ambas possuem 45mm de espessura. Agora se ao dizer "dependendo de alguns modelos" estiver indicando sair do padrão Fender, a coisa muda completamente de figura. Luthier pode fazer uma Tele mais espessa do que uma Les Paul, se quiser. Mas não é isso que estamos discutindo.
O Corpo das Stratocasters da Fender varia de espessura de uma série pra outra, vão de 1 1/2" (38,1 mm) até 1 3/4" (44,45mm), já os corpos das Telecasters da Fender vão de 1 5/8" (41,2mm) até 1 7/8" (47,6mm), sendo que a maioria das Teles tendem a estar nos campos mais espessos desta variância de boody thickness e a maioria das stratos estão no espectro mais fino. Consequentemente, dependendo do modelo a diferença pode sim chegar a quase 1cm (10mm), já que: 38,1 - 47,6 = 9,5mm (0,95 cm).
E nem vou entrar na discussão de Luthier, porque realmente Luthier faz do jeito que quiser.
Confesso que ainda não me convenci de que a Fender fabrica Tremolo Blocks de chumbo. Chumbo puro? Será?
Acho que não é puro, mas é bem mais pesado que o da Gotoh, e olhando o catalogo de da Fender que tinha no Luthier dizia que os tremolos American Vintage, tinha o bloco feito de lead alloy steel, assim como os carrinhos e a mesa eram de bent steel. Até onde me consta lead alloy ateels é liga de aço com chumbo, que realmente é bem mais pesada que o aço normal.
|
GuitarHome Veterano
|
# set/09
· votar
leofantinel Já viu a Schecter PT? Talvez seja perfeita pra você e é uma guitarra beeeeeeem legal...
|
nichendrix Veterano
|
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar
Mauricio Luiz Bertola Não é não. Ademais, o Pb puro é um metal muito maleável para ser usado em qualquer uso em que seja necessária pressão, ele deformaría e, com o tempo tornar-se-ía inútil. Abç
Lead Alloy Steel é uma liga de aço e chumbo bem comum, quando se precisa de aço com maior densidade.
|
ogner Veterano
|
# set/09
· votar
nichendrix quando fui ver, um dos motivos do sustain ser menor é porquê o bloco que prende as molas à ponte nos tremolo American Vintage Synchronized é feito de chumbo, enquanto o meu é de outra liga metalica,
E aí, vc vai trocar esse bloco?!?
|
sk4NNNx Veterano |
# set/09
· votar
eu sou fã da tele mas nao por causa do som, e sim do modelo, aquela do jim root do slipknot eh a mais foda que eu acho.
|
Dogs2 Veterano |
# set/09 · Editado por: Dogs2
· votar
no psicológico influencia
(chuvadepáginasediscussões)
|
leofantinel Veterano |
# set/09
· votar
sk4NNNx Também sou fã do modelo, por isso quero pegar uma e colocar um humbucker "quente" na ponte.
O Mauricio Luiz Bertola me indicou a "Tele" da Condor em um outro tópico ... o que vocês acham?
Agradeço à ajuda! Abraço!
|
Michel_Wylde Veterano |
# set/09
· votar
leofantinel eu axo que as tele condor são um bom negócio sim... se quiser .. e puder... dah uma testada pra matar a dúvida...
=]
|