Até que ponto o "modelo" da guitarra influencia no som?

Autor Mensagem
rafamoraes
Veterano
# set/09
· votar


leofantinel
O Mauricio Luiz Bertola me indicou a "Tele" da Condor em um outro tópico ... o que vocês acham?

Parece q é uma excelente guita, só não gostei do headstock delas, ficou feio demais. Agora não sei se vale o q estão cobrando por ela...

Abraço

leofantinel
Veterano
# set/09
· votar


rafamoraes
não sei se vale o q estão cobrando por ela...

A Tagima T505 tá em torno de R$1.100,00 aqui ... será que o preço da Condor vai além disso?

rafamoraes
Veterano
# set/09 · Editado por: rafamoraes
· votar


Olha uma delas no ML usada:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-104892361-guitarra-condor-telec aster-ctx-50-_JM

Ela nova:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91732501-guitarra-condor-ctx-50 -telecaster-natural-_JM

Vai variar entre 1000 e 1500 nova. Usada sai uns 700 a 1000.

Tem a Squier Standard tb no ML, q é bem bacana:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102247125-guitarra-fender-squie r-telecaster-standard-_JM

(Edit) Se eu fosse tu, ia de Squier Standard ou Condor, fugia da Tagima. As Tagimas novas parecem não ter boa reputação por aki.

Abraço

leofantinel
Veterano
# set/09
· votar


rafamoraes
Pois é, já vi comentários negativos das Tagimas também.
As Squiers Standard são boas guitarras, sempre soube. Bem reguladas chegam ao nível das Fender Mexicanas...
Estava interessado na Tagima pelo diferencial de já vir com um baita case, e ter a guitarra da cor que eu quero. Isso com o preço +- igual ao da Squier.

Ant--
Veterano
# set/09
· votar


rafamoraes
leofantinel

Eu acho a Condor melhor na construção, na madeira... A Squier tem o headstock padrão, é verdade. Mas é exatamente por isso que a Fender obriga os outros fabricantes a mudar o headstock. para esse detalhe fazer a diferença "cosmética"...
Porque no resto essa Condor ganha da Squier.

nichendrix

Lead Alloy Steel é o ferro/aço com uma pequena adição de chumbo para melhorar a usinabilidade. Não tem nada demais. E não pode NUNCA ser chamado de chumbo. Chumbo (pb) está (ou já esteve) presente em muitas coisas, até na gasolina. Nem por isso dizíamos que nossos carros eram abastecidos com chumbo.

Quanto ao Tremolo Block Vintage ser pesado, isso é fato. Qualquer bloco de aço maciço é mais pesado que esses bloquinhos zincados que vêm nas guitarras de hoje em dia. Por isso troca-lo é um dos primeiros upgrades que eu recomendo em Strato. Inclusive bloco de latão (que também deve conter seu teorzinho de chumbo) funciona muito bem. Dá um timbre ligeiramente mais encorpado, mas o sustain é muito bom.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix
liga de aço e chumbo
E não chumbo. Isso seria impossível.
Abç

rafamoraes
Veterano
# set/09
· votar


Ant--
Mas é exatamente por isso que a Fender obriga os outros fabricantes a mudar o headstock. para esse detalhe fazer a diferença "cosmética"...

Verdade verdadeiríssima. Acabamos comprando marca e estética muitas das vezes, não só com relação a instrumentos, mas em tudo nessa vida.

Mas eu me martirizo muito quanto a headstocks feios não tem jeito!!!
rsrs

Comprei minha GX-50 por vários fatores, achei uma boa guita, mas foi definitivo ela ter aquele head igual das Fenders do Hendrix, anos 60/70. Acho massa demais!!!

Abraço

MMI
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix
E nem vou entrar na discussão de Luthier, porque realmente Luthier faz do jeito que quiser.

Já te contei que não sou exatamente strateiro. Mas uma strato cuiosa e muito legal que já toquei era uma feita por luthier, inteirinha de mogno e escala de jacarandá, braço colado, roller nut, floyd, na época com captadores SD JB Junior e Little 59 e outro no meio, não lembro qual era. O problema que era pesada que só...

rafamoraes
Veterano
# set/09
· votar


MMI

Caraca, Strato em mogno? Deve ter um som nada parecido com Stratos convencionais, né? Ainda mais com essa captação.

Mas deve ter ficado muitoooooooo interessante...

Abraço

rafamoraes
Veterano
# set/09
· votar


MMI
Já te contei que não sou exatamente strateiro.

Já fui muito SGzeiro, Lespaulzeiro... Hoje sou strateiro convicto!

:D

Ant--
Veterano
# set/09
· votar


rafamoraes
Comprei minha GX-50 por vários fatores, achei uma boa guita, mas foi definitivo ela ter aquele head igual das Fenders do Hendrix, anos 60/70. Acho massa demais!!!

Além de tudo comprou uma excelente guitarra :)

Caraca, Strato em mogno? Deve ter um som nada parecido com Stratos convencionais, né? Ainda mais com essa captação.

A Southern Cross é em Cedro, que é bastante parecido com Mogno (o braço é pau-marfim). O som é um pouco mais gordinho, mas soa como Strato sim. Só que o sustain é melhor. Hehe.

MMI
Veterano
# set/09
· votar


rafamoraes
Pois é, o som não era de strato convencional. Mas que achei legal, isso achei...
Já tive algumas stratos, algumas até bastante consideráveis. Mas no fim das contas eu não fico convencido, não é o som que faz meu coração bater mais forte. Claro que é um som bem típico que ás vezes se procura, mas minha strato eu emprestei por tempo indeterminado para um amigo meu. Se preciso de som de strato engano com uma PRS ou então vou ter que pedir a guita de volta.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Ant--
Lead Alloy Steel é o ferro/aço com uma pequena adição de chumbo para melhorar a usinabilidade. Não tem nada demais. E não pode NUNCA ser chamado de chumbo. Chumbo (pb) está (ou já esteve) presente em muitas coisas, até na gasolina. Nem por isso dizíamos que nossos carros eram abastecidos com chumbo.

Cara, a quantidade de chumbo, na liga de aço e chumbo, é um tanto diferente do aço normal. Pode não ser chamada de chumbo, foi exagero meu, mas na construção civil usa-se muito essa liga tanto quando se precisa de aço de maior densidade, quanto quando se precisa de aço resistente à corrosão, já que o chumbo é bem resistente a corrosão e em ligas, mesmo em quantidades pequenas confere a ela esta propriedade. Da mesma forma a quantidade de chumbo na liga é o suficiente pra subir bastante a densidade do aço, aumentando assim seu peso.

Em construção se utiliza muitas outras ligas com chumbo, além da de aço, sempre que se precisa de materiais com essas propriedades. Creio que sejam muito usadas em outras coisas também como no caso dos blocos de alavanca.


MMI
Já te contei que não sou exatamente strateiro. Mas uma strato cuiosa e muito legal que já toquei era uma feita por luthier, inteirinha de mogno e escala de jacarandá, braço colado, roller nut, floyd, na época com captadores SD JB Junior e Little 59 e outro no meio, não lembro qual era. O problema que era pesada que só...

Cara ,eu gosto de algumas construções alternativas, minha Tele eu mandei fazer sob encomenda com a Tagima, ela tem corpo de Mogno e Braço em Grumixava, eu gosto dos medio-graves a mais do mogno e dos agudos bem estalhadinhos da grumixava, que pra mim soam um pouco mais redondos que o maple. Antes dela tive uma feita por mim e um luthier daqui que era de Mogno com braço de Marfim e escala de Pau-ferro, que era um tesão também.

rafamoraes
Veterano
# set/09
· votar


MMI

Isso q é o bacana em guitarra, são tantas possibilidades...
rsrs

Tipo, eu curto todos tipos de guita (os clássicos) e seus timbres. Mas se for pra escolher só um, hoje em dia escolho strato. Deve ser meu lado Hendrixiano falando mais forte, hehehe

Ant--

Já ouvi falar bem e mal dessas Southern Cross... Mas e essa tua, é boa? Barra as mexicanas? Tá toda original, ou tu mexeu em algo?
Sobre a GX-50, é vc q tem uma vintage aki no fórum, q disse q não usa, tá guardada?

Abraço

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


wppereira
Tá bom, eu confesso: a Strato está com pestana de osso, a Les Paul não.

Ant--
Veterano
# set/09
· votar


rafamoraes
Já ouvi falar bem e mal dessas Southern Cross... Mas e essa tua, é boa? Barra as mexicanas? Tá toda original, ou tu mexeu em algo?
Sobre a GX-50, é vc q tem uma vintage aki no fórum, q disse q não usa, tá guardada?


A Southern veio modificada já. Tarrachas Fender blindadas, pestana de osso... desconfio que não fui o 1° dono, embora tenha comprado em loja. Na época eu não manjava nada, toquei, gostei e comprei. Não havia a menor possibilidade de importação, não era fácil como hoje. Já fucei bastante nela, fiz uns MODs, chavinha daqui e dali... mas sempre mantive os componentes originais e ela fala alto sim. Todo mundo que toca nela sente uma firmeza singular, que não se encontra fácil. Os captadores seguram bem uma distorção, embora tenham saída padrão Fender (variando de 5,9k braço a 6,1k ponte - checando com multimetro analógico).

Sim, tenho uma GX50-Vintage. Estava totalmente ZERO até uns 2 meses atrás, quando resolvi tirá-la da caixa Ela não saía com a Southern, (na verdade ainda não sai mas depois de uns upgrades ficou bem próxima). Fiz uns MODs (treble bleed, blender), usando pots de 250k porque os que vieram nela eram de 500k e isso fazia o som ficar muito agudo.Troquei o Tremolo Block por um de aço no padrão Vintage Fender (melhorou muito o sustain), troquei a pestana por uma de osso e as cordas que vieram de fábrica 0.009 por 0.010. Os captadores são bem vintage mesmo (Alnico non staggered 6mm poles) e têm saída baixa. Não pretendo mudar essa configuração, porque embora não seja boa para acordes pesados e distorcidos, o som limpo ou com distorção moderada é bem característico de Strato antiga. Estou considerando colocar uma base-plate no captador da ponte, mas vou deixar passar um tempinho. Quero testar bastante mesmo para digerir o som e assim poder sentir qualquer mudança. Mas acho que o baixo ganho do cap vintage pode ser um empecilho.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Ant--
Tarrachas Fender blindadas

Cara, e tem Shouthern Cross com outro tipo de tarracha?

As Fender Made in Brazil que testei todas tinha as mesmas tarrachas das antigas american standard, blindadas, e pelo menos 1 eu tenho certeza que veio assim da fábrica da Gianinni porque o cara é unico dono e na época era o dono de loja de instrumentos.

Ant--
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix
Cara, e tem Shouthern Cross com outro tipo de tarracha?

As minhas tarrachas vieram como estas da foto:
http://www.elderly.com/images/fmic/30N/FSS8-AWT-RW_headstock-back.jpg

Exatamente isso aí.
As outras Southerns que vi não tinham esse tipo de tarrachas. Por isso acho que foi modificada sim.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Ant--
As outras Southerns que vi não tinham esse tipo de tarrachas. Por isso acho que foi modificada sim.

Estranho todas as que vi tem esse tipo de tarracha, e como disse, pelo menos 1 eu tenho certeza que nunca foi modificada.

Ant--
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix
Estranho todas as que vi tem esse tipo de tarracha, e como disse, pelo menos 1 eu tenho certeza que nunca foi modificada.

Ué, então saiu realmente com os dois modelos de tarrachas. Porque eu sempre vi dessa outra:
http://www.strat-central.com/pics/strats/1986tonow/sc.jpg

Não encontrei foto da parte de trás do headstock, mas observe como as borboletas são mais redondinhas nessa aí.

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Ant--
Não encontrei foto da parte de trás do headstock, mas observe como as borboletas são mais redondinhas nessa aí.


Essas são a Vintage Style que a Gotoh fabrica pra Fender, foda q eu tive que comprar as originais da Gotoh pra minha Strato, tipo eu acho essas tarrachas osso de usar quando se usa com alavanca, mas como hj nem uso alavanca e termino quase sempre travando o movimento atrás delas com um bloco de madeira (a la Clapton), eu decidi que já q estava reformando a guitarra inteira pra voltar ao visual original, valia a pena voltar às tarrachas originais tb.

Se bem que a unica diferença da Vintage da Gotoh pra Fender é o F atrás da tarracha, já que de resto é a Gotoh que fabrica as duas.

MMI
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix
Na minha Fender renegada, um dos motivos que eu parti para ela foram as tarrachas Sperzel com travas, sem os abaixadores, exatamente para usar a alavanca (que, no final, nem uso mesmo). Vou mandar umas fotos dela no tópico de fotos.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


MMI
Na minha Fender renegada, um dos motivos que eu parti para ela foram as tarrachas Sperzel com travas, sem os abaixadores, exatamente para usar a alavanca (que, no final, nem uso mesmo). Vou mandar umas fotos dela no tópico de fotos.

Eu uso com trava na minha Washburn, que tb é uma Strato da custom shop da marca, mas nem fui eu quem escolhi nada dela, comprei de um americano que era missionario de uma igreja evangélica aqui e vez por outra gostava de "fugir da igreja" pra tocar uns Blues.

Ian Anderson
Veterano
# set/09
· votar


Eu uso com trava na minha Washburn, que tb é uma Strato da custom shop da marca, mas nem fui eu quem escolhi nada dela, comprei de um americano que era missionario de uma igreja evangélica aqui e vez por outra gostava de "fugir da igreja" pra tocar uns Blues.

ahushasuhaua
---------------------------
O que tem essa Southern Cross???

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Ian Anderson
O que tem essa Southern Cross???

Não, eu tenho alguns amigos dos mais "antigos" que tem essas Southern Cross, pq eram as unicas Fender acessíveis na época, então elas nem são incomuns de se achar por aqui, já que é o maximo que vc podia esperar das lojas daqui naquela época, era uma Southern Cross ou uma Gianinni Trilogy... hehehehehehe

O Gary é só um coroa doidinho que veio nesses lances de igreja evangélia, pq toca na igreja dele lá na Carolina do Norte e eles tem uns esquemas doidos que o pessoal paga pra vir pra cá ajudar a negada a construir casa na favela e a fazer a pregação deles pro povo das favelas e tal.

Engraçado que aqui, ele deixou um monte de equipo, vendeu o Hot Rod Deville e uma Les Paul Tras Blue pra um amigo meu, vendeu o TS dele pra outro, essa Strato da Washburn pra mim, um V-twin, um Dynacomp, um Phase 90 e um Small Clone pra outro amigo meu. Acho que do equipamento que ele trouxe, só levou de volta um delay da T.C. Electronics e os 4 pedais da Lovetone que ele trouxe (Meat Ball, Big Cheese e Brown Source, e o Wobulator), que segundo ele, vai morrer e não vende.

Agora o veio tem equipamento dando no meio da canela na casa dele lá nos USA, muito foda as fotos que ele mostrava do home studio dele.

Ian Anderson
Veterano
# set/09
· votar


Não Sou desse tempo :P

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


quanta frescuragem

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Ian Anderson
Não Sou desse tempo :P

Não perdeu muita coisa não.

Deixa eu dar um edit no ponto polemico do post anterior

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Até que ponto o "modelo" da guitarra influencia no som?