captadores para som classic les paul, quais?

Autor Mensagem
Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix

eu pensei em seymour e gibson, mas o problema é a grana. Pq eu conseguiria um negocio bom com meus EMG, mas gibson e seymour dai vai mto caro, nao tenho condiçoes agora =\
Mas isso q vc falou do classic 2 ter menos agudo q um 59, quer dizer q ele eh mto grave? tem perigo de ficar abafado na ponte de uma lespa em mogno?

Isso do cover nao sei ainda o q vou escolher, pq minha lp eh tipo custom, dai o "certo" seria cover dourado, mas nao sei se a cabrera tem. Dai tava pensando em zebra! Será q fica legal? (a guita eh preta)

abraço! obrigado pela ajuda

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Mas isso q vc falou do classic 2 ter menos agudo q um 59, quer dizer q ele eh mto grave? tem perigo de ficar abafado na ponte de uma lespa em mogno?

Cara, mogno tem bastante médios, especialmente médios graves e um pouco de médios agudos também.

Eu cometi um erro no post passado eu cometi um erro, eu troquei os nomes dos captadores Classic 1 e Classic 2. Ou seja o Classic 1 é um 59 com mais graves e não o Classic 2.

Como eu disse eu testei o Classic 2 em uma Tagima PR-100 na loja, mas já toquei com uma Epiphone Les Paul Standard com eles. Eu achei captadores interessantes, como disse fica entre os Alnico II e os 498T. Ao menos pra mim, nem o Classic 2 e nem o Classic 1 soam abafados. Pelo contrário, eles tem aquele brilho de captadores vintage, mas comparado com um "true vintage" como os Seth Lover ou os Classic 57, o Classic 1 vai ter um pouco menos de médios e uma mordidinha a mais de grave.

O Classic 2 vai ter um pouco mais de graves e manter os médios e os agudos, ele não vai ter os medio-agudos nervosões de um Pearly Gates ou Burstbucker 2 ou 3 ou do Classic 57 Plus, mas vai dar conta do recado de sons como Led Zeppelin, Guns, e outros sons Classicos de Les Pauls a lá anos 60/70, mas os sons que me vem à cabeça com esses caps são mais na praia do Led Zeppelin, The Who, Guns, ou até um Clapton na fase do Cream.

Já o Classic 1 dá conta de ser bem versátil, de tirar desde timbres mais encorpados de jazz, até aqueles timbres mais suaves a la Mick Taylor na fase Rolling Stones.

Ironicamente, apesar de ele ser um captador pro braço, eu achei o Classic 1 um ótimo captador pra riffs pesados, e acho que ele também ficaria bom como um captador pra ponte, desde que não seja algo mais extremo, tipo rola um Iron ou um Metallica nas fases menos extremas, mas não rola um Cannibal Corpse ou um Slayer.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


nichendrix

cara, MUITO obrigado, mesmo hehe =)

esses caps tao bem na praia do q eu toco com a les paul na minha banda (cream, led...,pq tb tem coisa bem blues msm, mas pra isso uso a strato).

e susse que Slayer, metallica...etc, sao coisas q nao toco msmo =) Curtia antigamente qndo era mais moleque, hj em dia to no classic e blues =))

um abraço, MTO obrigado pela ajuda. Serio msmo!

*Soh confirmando, pro que eu quero: classic rock e blues > combinaçao + indicada seria o Classic 2 na ponte e Classic 1 no braço, certo? (pq isso q vc falou do classic 1 ser legal pra bases pesadas..me deixou intrigado! hahah)

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Soh confirmando, pro que eu quero: classic rock e blues > combinaçao + indicada seria o Classic 2 na ponte e Classic 1 no braço, certo?

É uma boa combinação, uma outra combinação que gostei muito foi o Hot Alnico 2 na ponte com o Classic 2 ou o Classic 1 no braço (ainda prefiro o 1 que o 2 pq dá uma característica mais diferenciada, já que o Hot Alnico 2 é mais semelhante ao Classic 2).

(pq isso q vc falou do classic 1 ser legal pra bases pesadas..me deixou intrigado! hahah)

Cara, ele tem o som bem gordo e grave, é um bom captador pra sons de rock clássico e jazz, e por ter bons graves se dá bem pra tocar algo mais pesado, mas não pesado numa praia mais moderna, digamos que um Classic 1 na ponte dá pra tirar uma onda a la Black Sabbath no inicio tranquilamente, apesar de essa não ser a intenção original dele.

Bom, como Cabrera é fácil de achar, eu recomendo se possível testar os captadores, no fim se tu comprar os 3, sai pelo preço de um Dimarzio.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


nichendrix

esse hot alnico seria "uma imitaçao" do alnico II pro neh? O classic 2 tem mais ganho q ele neh? tem mta diferença no timbre entre os dois?

*pois eh, isso do preço q ta me seduzindo. pq vou ver d fazer rolo com os meus EMG, dai jah facilita mto, e cada cap. cabrera está 150 reais +-*

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
esse hot alnico seria "uma imitaçao" do alnico II pro neh? O classic 2 tem mais ganho q ele neh? tem mta diferença no timbre entre os dois?

Cara, eu acho que os dois estão diretamente relacionados com o Alnico II Pro, pra mim o Hot Alnico é uma versão um pouco mais nervosa do Classic 2, ele tem um pouco mais de agudos e uma saída um pouco menor que a do Classic 2. Se fosse comparar eu diria que o Hot Alnico está como algo entre o Pearly Gates o Alnico II Pro, mas um pouco mais próximo do Pearly Gates. Talvez isso não ajude muito, mas é como um ALnico II Pro com o overwound similar ao do Pearly Gates.

Pra mim o lance do Classic 2 e do Hot Alnico 2, é que eles são similares, eu vejo facilmente um Hot Alnico na Ponte e um Classic 1 no braço ou um Classic 2 na ponte e um Hot Alnico no braço ou um Hot Alnico na ponte e um Classic 2 no braço. Eu recomendo esses dois ultimos sets se tu quiser um set que seja interessante pra tocar uns bluesões nervoso a la Johnny Winter e ZZ Top, além do Rock Clássico.

Como disse acho que a diferença timbristica do Hot Alnico pro Classic 2 não é tão grande, é como um Burstbucker 2 e um 3, existem diferenças mas vc vê claramente que são irmãos. Já o Classic 1 seria um primo, ou uma irmã... a diferença é mais significativa pro Hot Alnico e pro Classic 2.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix

Eu recomendo esses dois ultimos sets se tu quiser um set que seja interessante pra tocar uns bluesões nervoso a la Johnny Winter e ZZ Top, além do Rock Clássico.

Eh velho, "me convenceu" hahahah. Acho que vai ser hot alnico e classic 2. Agora soh fala "escolher a posição". ahahha

Mto obrigado =)

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Eh velho, "me convenceu" hahahah. Acho que vai ser hot alnico e classic 2. Agora soh fala "escolher a posição". ahahha

De qualquer forma, como disse antes, tenta testar, algumas das lojas que vi que revendem Cabrera em vários lugares que fui, tem guitarras pra fazer um test drive.

Porque no fim é o teste quem decide, já que minhas impressões podem ser diferentes da sua, e como testei ele em guitarras diferentes, eu tenho uma pegada diferente da sua, uso regulagens diferentes, enfim, a minha opinião nunca isenta de um teste.

Tanto que apesar de achar o set Hot Alnico/Classic 2 mais nervoso, eu ficaria com Hot Alnico/Classic 1 pra uma maior variedade de timbres.

Até porquê a saida dos caps e o pico de ressonância é diferente entre modelos feito pra ponte e pro braço, então o ideal é você testar antes de escolher a ordem.

Quanto ao lance da cor, se não for usar cover eu acho que em custom fica interessante caps com plastico branco ou zebra.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


nichendrix

eu colocaria o mais "nervoso" na ponte. Pelo que consta no site, seria o classic 2 neh? o output dele na ponte é 9.6, contra 8.4 do hot alnico. Mas bom..vc disse que o mais nervoso q vc ouviu foi o hot alnico? Isso seria pela equalizaçao dele, q tem mais agudos?
Agora nao sei hehe

colocando o hot alnico na ponte, ficaria
classic 2 (braço) - 7.9K
hot alnico (ponte) - 8.4 K
ta bem balanceado assim? (agora to na duvida com o classic 1 tb...amanha vou testar o classic 2 numa loja, mas o classic 1 nao achei)

a cor vou colocar zebra (preto e creme) =)

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
eu colocaria o mais "nervoso" na ponte. Pelo que consta no site, seria o classic 2 neh? o output dele na ponte é 9.6, contra 8.4 do hot alnico.

Cara, é dificil dizer, eu testei o Hot Alnico no braço e o Classic 2 na ponte, e o Hot Alnico, mesmo no braço era bem nervosão, eu achei que o peteleco de agudos que ele tem a mais deixa ele mais nervoso que os Classic 2, eu gostaria de testar ele pra posição do braço, mas acho que embora a saida seja menor isso iria se confirmar, e pra mim ele deu a impressão mesmo foi de ser um captador da ponte posto bo braço.

Apesar de a Cabrera não divulgar isso eu acho que o ressonance peak do Hot Alnico é um pouco mais agudo que o do Classic 2, por isso ele soa mais nervoso.

ta bem balanceado assim? (agora to na duvida com o classic 1 tb...amanha vou testar o classic 2 numa loja, mas o classic 1 nao achei)

Eu acho que ficaria bem interessante, assim, pois a diferença entre a saida dos captadores seria pequena o que te daria dois timbres de saida bem semelhante, se esta for tua intenção.

Mas bom..vc disse que o mais nervoso q vc ouviu foi o hot alnico? Isso seria pela equalizaçao dele, q tem mais agudos?

Ele tem mais agudos mas como disse, acho que o ressonance peak dele também seja mais médio agudo que o do Classic 2.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix

cara, uma ultima pergunta. Jah q nao vou poder testar o classic 1.
Usando ele no braço, conseguirei uns timbres bons pra blues tb? Assim como conseguiria com o classic 2? Ou o classic 1 eh mto "comportado"? Pq ateh por indicaçao da cabrera, o classic 1 eh mto bom pro braço msmo.
Acho q ja me decidi por hot na ponte. (tb, nda impede q eu inverta eles + pra frente, como teste)

*jah negociei com o vendedor da loja hj, vou fazer troca pau a pau c meus EMG =)*

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

Cara acho que um par de EMG usados tu consegue pegar é os 3 Cabrera dependendo do modelo, já que um está na média de 400 novo.

O Classic 1 é um bom captador pra blues sim, ele é mais na praia de um som mais clássico, a lá Albert King ou B.B. King, como disse achei eles similares aos '59 da Seymour Duncan e aos 490R da Gibson, nunca é exatamente a mesma coisa, mas é algo na mesma praia. Dá pra tirar uns sons bem a lá Rolling Stones na fase Mick Taylor com ele.

MMI
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

Acho que não vou te ajudar em nada... Mas o captador mais legal que eu considero para Les Paul é o 496R, que é um cerâmico mais atenuado em relação ao 500T, que acho um pouco forte. Eu sei que a Gibson vende o 496R para o braço, mas já toquei com ele na ponte e achei muito legal. Aliás, essa guita tinha o 496R nas 2 posições, muito legal.
Outro captador bacana é o Seymour Duncan Pearly Gates, que foi comparado aos que você procura. Também é de pirar o som dele. Olha no site da SD, tem algumas maneiras de usar esse captador e isso pode te servir como referência na hora de acertar o seu. Só para te localizar no som, esse é o captador da histórica guitarra do Billy Gibbons do ZZ Top. O timbre e os hamônicos do cara é de pirar, tanto que inspirou o Zakk Wylde a tocar com os harmônicos que o caracterizaram. O detalhe é que o Billy Gibbons também usa 2 captadores iguais. No Youtube tem alguns videosque podem te dar uma idéia, apesar que captador é complicado... O timbre final acaba variando tanto que o mesmo captador soa diferente em diferentes guitarras. Assim, a realidade na sua guitarra só se comprar e instalar mesmo...

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


MMI
Outro captador bacana é o Seymour Duncan Pearly Gates, que foi comparado aos que você procura. Também é de pirar o som dele.

Cara, isso é a mais pura verdade, a melhor Les Paul não custom shop que toquei tinha os captadores trocados pra um set de Seth Lover no Braço e Pearly Gates na ponte.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix
MMI

Bom, muito obrigado pela ajuda. Mesmo. Tava desesperado sem mtas referencias sobre esses caps! Assim que eu fechar o negocio e tocar com eles, posto aqui o resultado =))


um abraço!

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Rapaz eu acho que nun ca fui tão positivado aqui no fórum ehehehehehehhehee

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix

ah cara, mereceu. Torrei teu saco com pergunta ae!
hauhauhauhauhauha

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

Bom Aqui vai o link pro topico do procurador onde eu postei um monte de videos de pick ups que tivessem um som parecido com os que eu pude constatar pessoalmente, inclusive do Pearly Gates.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/215883/

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
ah cara, mereceu. Torrei teu saco com pergunta ae!

Raapaz, eu to com as tardes bem paradas pq lá no tribunal só tem expediente até 13:30, então responder aqui no fórum é muito melhor que o ócio.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix

hey man, me decidi! Jah mandei encomendar um Hot Alnico pra ponte e um Classic 1 pro braço!
Mais uma vez, obrigado pela ajuda. Qndo estiver com eles eu faço um reviewzao aki!!
agora é torcer!

abraço!

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
hey man, me decidi! Jah mandei encomendar um Hot Alnico pra ponte e um Classic 1 pro braço!
Mais uma vez, obrigado pela ajuda. Qndo estiver com eles eu faço um reviewzao aki!!
agora é torcer!


QUe marmota, testou o Classic 1?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


nichendrix

toquei com o classic 2, e me agradou. Gostei mto do Clean! Mas levando em conta tb as caracteristicas do classic 1 q vc apontou, decidi tentar o 1 mesmo. Acho q nao vou me arrepender!

o hot alnico nao tenho como testar, nao achei nenhum lugar q tivesse. Na loja q vou comprar tem pra testar soh os mais "cavalos" da Cabrera, dai nem tenho interesse em testar esses. Vou "tentar a sorte" com o hot alnico mesmo!

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Vou "tentar a sorte" com o hot alnico mesmo!

Bom, como tu gostou do Classic 2, com certeza vai gostar do Hot Alnico, já que são bem parecidos em muitos aspectos.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix

ei, soh pra constar. tem um erro no site neh?? Pq o hot alnico II eh de alnico II, mas na descriçao aparece ALNICO V.
erro do falido site da Cabrera neh?
O Classic 1 tb aparece Alnico V

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

É eu acho que é erro do site.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

Cara, e aí, já botou os caps? Qual o resultado?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

ressuscitei este topico!
Na epoca tive q desistir dos captadores, pq a loja q negociei me enrolou por MESES, até eu desistir e pegar uma es-335 em uma promoçao.
Agora, ja coloquei um seymour 59' na ponte, e hj encontrei um classic 2 com cover niquelado por 200 aum.
Estou muito tentado a comprar esse classic 2 pro braço da minha dot es-335!

q q acha?

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

Se for a versão pro braço, acho que é uma boa sim.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

Ei a Malagoli tem uma cópia do Classic '57 não tem?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


nichendrix

acho que sim!
mas nao sei...cabrera eu já conheço, pq tenho os screamin' blues na minha strato.

mas nao sei cara..to pensando aqui.
sera q uma es-335 nao "merece" uns seymour duncan mesmo?

Pq sei lah, comecei a trabalhar numa empresa massa agora, e vou começar a ganhar de verdade (pq antes eu era estagiario, dai era foda)
to pensando em juntar e pegar uns seth lover, q nem vc indicou faz uns tempos.

tava querendo deixaar essa epipoca "top" mesmo haha
Vc acha q eh preconceito d minha parte com a cabrera?
Pq de fato, 200 reais está bem em conta (levando em conta que cover niquelado encarece MTO)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a captadores para som classic les paul, quais?