Timbre ou TimbreS

Autor Mensagem
Alex Jarrier
Veterano
# ago/09


Galera, é mais q sabido q existem milhares de timbres. Aliás , guitar é o instrumento eletrico q tem a maior variação de timbres. Dentro de vários estilos e independentemente de suas músicas, classifiquei os guitars em 2:

1 º Os caras q a cada música usam um timbre diferente: Jimmy Page, Alex Lifeson , Billy Corgan, Jimi Hendrix etc...

2º e os q tem o seu timbre como identidade ; Aquele q no 1º acorde vc ja sabe quem é. Usa pouca ou quase nenhuma variação: Bryan May, Van Halen, Angus Young ,etc...

Sei q é mto dificil ter seu "proprio timbre" , um novo e q ninguém faz igual. Por outro lado ter uma "escola" de timbres é bem interessante não?
vamos falar a respeito: Quem mais tem um timbre único? , qual "linha" vc mais se identifica e pq ? quem é o cara q fez da guitar uma "orquestra" , tamanha a variedades de timbres?
Opinem ! ! !

Tonanteador
Veterano
# ago/09
· votar


Quem mais tem um timbre único?

eu diria o petrucci, as musicas dele são bem maneras, em todos os seus intrumentais solo e com o DT eu consigo ouvir uma historia.

qual "linha" vc mais se identifica e pq ?

Petrucci novamente. Oq ele faz da musica virou arte pra mim.

quem é o cara q fez da guitar uma "orquestra"

eu diria o vai por todos akeles sons q ele consegue na guitar, como o cavalo, o "Ya-Yo Gakk", o cara resmungando e tal.

bem é minha opinião =)

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


Tonanteador

Cara, não conheço mto o trabalho do Petrucci, pq não curto mto o som da banda; mesmo p/ um maníaco de Rush como eu . Sei q eles tem influencia direta de Rush. Mas enfim ,vou dar uma"espiada", até pq acho q é um tema mto importante p/ um guitar. Um cara q "não sabe timbrar" pode ter todo o conhecimento do mundo, mas ....acaba destruindo tudo... sempre é bom p/ o músico ouvir "além da música"...
Abç

Thyagw
Veterano
# ago/09
· votar


uem mais tem um timbre único? , qual "linha" vc mais se identifica e pq ? quem é o cara q fez da guitar uma "orquestra" , tamanha a variedades de timbres?
A resposta pras 2 primeiras perguntas tem só tres letras
SRV

A última eu acho que Satriani e Vai tem timbres bem diferentes nas musicas, e o Vai principalmente, tem uma criatividade tremenda

GuitarHome
Veterano
# ago/09
· votar


Eu acho o timbre do Satriani unico, do Eric Johnson etc.

Excelion
Veterano
# ago/09
· votar


B.B. King tem timbre e pegadas únicas.

Hendrix é outro que com menos de 5 segundos de música você já sabe que é ele.

Agora Angus Young em menos de 1 segundo você já sabe que é ele.

Thyagw
Veterano
# ago/09
· votar


Eu acho que o do Angus Young nem é tanto o timbre, mas sim a pegada
Aqueles riffs matadores cheios de pausas num marshall rasgando é o RG do AY

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


Excelion

Concordo, no caso do B.B. King, fica até dificil saber se é o timbre ou a pegada dele q é mto única. Um deus !

O Hendrix com aquele timbre de Strato ,diferente pq é gordo e limpo. Válvulas "explodindo" mas tudo "clean", Igual? niguém faz.

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


inovando um pouco ...

2º e os q tem o seu timbre como identidade ; Aquele q no 1º acorde vc ja sabe quem é. Usa pouca ou quase nenhuma variação:

eu diria que Herman Li do Dragon Force tem um jeito de tocar, um timbre único. diz ele q se inspirou em jogos pra isso.

qual "linha" vc mais se identifica e pq ?

kra, eu me identifico mto com o Vai, mas ultimamente tenho dado mta atenção pro Herman Li, pois os solos deles são extremamente técnicos mas muito bem criativos e eu um dia quero fazer isso e misturar um pouco com as idéias do Vai pra ficar um solo com um bom Feeling (N precisa ser ultra cheio de Feeling q nem o SRV e derivados) e com técnicas boas e inovadoras.

quem é o cara q fez da guitar uma "orquestra" , tamanha a variedades de timbres?

Mais uma vez eu aposto no Herman Li, pois ele é novo e já criou vários sons tbm, como sons do Elefante e mais uns outros que agora num lembro e criou tbm sons até mesmo fúteis, como o som do Pacman, mas que eu particularmente acho inovadores e interessantes. Normalmente nesse caso eu diria o Vai, mas como o Herman Li é mais novo e já criou coisas assim, eu acredito que quando ele tiver com a experiência do Steve Vai ele vai fzr coisas melhores, com certeza.

Então, é isso aí, minha opinião :D

Excelion
Veterano
# ago/09 · Editado por: Excelion
· votar


Luqueuris150

inovando um pouco ...

2º e os q tem o seu timbre como identidade ; Aquele q no 1º acorde vc ja sabe quem é. Usa pouca ou quase nenhuma variação:

eu diria que Herman Li do Dragon Force tem um jeito de tocar, um timbre único. diz ele q se inspirou em jogos pra isso.

qual "linha" vc mais se identifica e pq ?

kra, eu me identifico mto com o Vai, mas ultimamente tenho dado mta atenção pro Herman Li, pois os solos deles são extremamente técnicos mas muito bem criativos e eu um dia quero fazer isso e misturar um pouco com as idéias do Vai pra ficar um solo com um bom Feeling (N precisa ser ultra cheio de Feeling q nem o SRV e derivados) e com técnicas boas e inovadoras.

quem é o cara q fez da guitar uma "orquestra" , tamanha a variedades de timbres?

Mais uma vez eu aposto no Herman Li, pois ele é novo e já criou vários sons tbm, como sons do Elefante e mais uns outros que agora num lembro e criou tbm sons até mesmo fúteis, como o som do Pacman, mas que eu particularmente acho inovadores e interessantes. Normalmente nesse caso eu diria o Vai, mas como o Herman Li é mais novo e já criou coisas assim, eu acredito que quando ele tiver com a experiência do Steve Vai ele vai fzr coisas melhores, com certeza.

Então, é isso aí, minha opinião :D



só é música se for a 200bpm

=P

Luqueuris150
Veterano
# ago/09 · Editado por: Luqueuris150
· votar


Excelion

auahsuahsuahsuahsauhsaushaushaushauh

nem pow, eu aprecio os solos melódicos, lentos, derramando de tanto feeling, mas eh q ultimamente eu passei e ter cede por técnica XD daí vejo os solos e as coisas q o Herman Li Faz e fico de quixo caído. Mas se vc ver uns vídeos das coisas q ele faz, n eh só pura velocidade n, tem mta criatividade nisso tbm XD.

Mas é claro q eu quero aprender a fzr solos acima dos 200 bpm :D assim eu vou ter a técnica q eu kero e como eu tenho consciência em relação ao feeling eu n vou fritar na doida q nem o Malmsteen (apesar de apreciar mto ele)

Edit: Depois de ler um pedaço do manual eu vejo que o Herman Li é bom. Mas o Malmsteen é melhor auhauahuahuahauhauhauhauhauhauahuahauhauhauhauhauhauhauhauh vo virar shredder XD

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


Excelion

Kct mano ,é verdade isso? KUUAUKukakAUka não creio esses "Shredders" existem?......kkkkkk....não é a "anti-música", pq daí já reflete ao dodecafonismo e afins. É :"DESMÚSICA"...

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


Alex Jarrier

isso me paresse uma desculpa de alguem mto sem técnica e que n busca técnica falando mal daqueles que priorizam a técninca.

Feeling n eh uma coisa ruim, mas n eh melhor q Fritação, assim como fritação n eh melhor q feeling, então nem invente essa de Desmusica.

Tonanteador
Veterano
# ago/09
· votar


pra mim feeling e tecnica podem ser combinados perfeitamente, gerando resultados mto interessantes...

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


Tonanteador

concordo. É por isso q discussão de q feeling é bosta e Shredder eh Desmusica é uma coisa errada e desnecessária. É bom vc ter a técnica de um Shredder e se usar mais de feeling, pq assim vc prova q eh veloz, técnico, mas se usa do feeling pq assim as musiks ficam mais bonitas, e principalmente se vc souber misturar os 2. Quanto mais técnica e mais feeling melhor guitarrista vc vai ser, portanto esse preconceito é coisa besta. Quem diz q feeling é coisa de viado ou eh bosta é pq tem técnica mas n sabe compor, n sabe pôr sentimento na música, n sabe fzr uma boa melodia e quem diz q Shredder é Desmúsica, é coisa ruim e tals é quem n tem técnica e por isso quer se axar melhor do q quem tem. O certo é mesclá-las.

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


Tonanteador

Cara ,com certeza . Acho q em música, tudo pode ser acrescentado. Vc pode ser um guitar com ideias geniais, mas se não conseguir executa-las de q adianta? . Ao menos q vc escreva pra alguém e fique apenas como arranjador ou compositor. Mas se o cara é guitar e não tiver 1 equipo legal , tempo, etc...fica difícil um desenvolvimento musical satisfatório ...foda.
B.B.King disse uma vez:
" vcs podem achar q eu toco simples, mas eu sei mais do q toco, é preferível vc saber e não precisar usar do q o contrário"
Concordo em absoluto !

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


Por mais que o Jimmy Page use uma variedade de timbres por exemplo, eu reconheceria ele tocando mesmo com todos os pedais ligados.

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


Luqueuris150
Cara classifiquei " desmúsica" , pq pra mim um musico q pensa assim não é "musico' .Pra mim isso me parece uma desculpa de algúem q passa o dia fritando pq não consegue pensar em música, é um " atleta, ginasta, velocista etc... mas não o considero músico.
Musica pra mim é ARTE e assim eu vejo , assim como eu mtos tb. Sendo ARTE não podemos ter regras restritas como " só vale tocar acima de 200 BPM".

Mas isso é de cunho pessoal ,se o cara quer achar q arte é "ginástica".

Excelion
Veterano
# ago/09 · Editado por: Excelion
· votar


Luqueuris150

Cara agora falando sério, você já viu o Herman Li ao vivo?

Alguns até chamam DragonForce de StudioForce...

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


LeandroPanucci

Cool man , então isso é positivo, pq ele alem de ser uma "escola de timbres" ainda consegue ter sua "identidade musical".

Leblues
Veterano
# ago/09
· votar


pra mim o timbre do Andy Timmons eh unico!

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


Alex Jarrier
Fiz um tópico sobre timbres característicos há uns dias...

Bem, mesmo os caras que usam vários timbres têm timbres característicos. O Alex Lifeson tinha um timbre peculiaríssimo por volta de 85/89.

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


Alex Jarrier

Isso! "identidade musical".

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


Galera ,mal ae se eu PEGUEI PESADO, mas qndo li:

Odeie rock
Odeie Beatles...(Os caras inventaram 90% de tudo q se ouve)

Achei REALMENTE q era zuera. Por isso fui "desrrespeitoso" com esse "conceito artistico". O q eu disse é o q acredito, claro e por mais q sejamos cabeça aberta sempre temos coisas q não gostamos. Enfim mal ae , não quis agredir nem atacar ninguém, peço aqui DESCULPAS pela forma q me expressei. Não quero mais falar Sobre este estilo.
Abç.

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


LeandroPanucci
É leandro , eu sou suspeito pra falar do Page. Adquiri GAS...rs... graças a pirar nos timbres dele e tentar reproduzir uma pá de timbres do Led. Eu estudava 4 hs de pé todo dia , com a correia na altura da dele, ganhei tendinite , etc...gastei o q podia e não podia.......foda ! ! !
Abço velho !

Tonanteador
Veterano
# ago/09
· votar


Alex Jarrier

;)

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


erico.ascencao

po velho ,mal ae, juro q usei a busca, mas se não tem noção do qnto eu sou lesado...rs.. Cara acabei de postar sobre o Page mas digo q após ele, Lifeson e O Bryan May são meus 2ºs "deuses"... Concordo velho, no Grace Under Pressure (aquela fase), ele tem um timbre mto estranho e foda( com variações claro) ,vou até dar uma" reouvida" amanhã cara...BEM LEMBRADO mano !
Abço

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


Alex Jarrier
O Alex Lifeson é um guitarrista muito incomum. Ele já passou por tudo quanto é fase na sua carreira, já usou uma pá de equipos distintos, e tudo isso fez com que ele tivesse timbres diferentes a cada época.

Nos anos 70 ele tinha um timbe bem vintage, com uns overdrives mais estridentes. A partir dos anos 80 ele começou a usar umas Stratocasters (a Hentor Stratocaster) e até uma Telecaster, e também usava muito overdrive misturado com chorus e phaser, dando um timbre bem "fluido" como no Grace Under Pressure. No fim dos anos 80 ele aderiu a umas guitarras mais shredders. E desde os anos 90 ele vem voltando com uma sonoridade mais crua, porém moderna.

johnny_floripa
Veterano
# ago/09
· votar


erico.ascencao

E aquela estória de "Alex Lifeson Syndrome", quando ele começou a usar amplificadores solid-state e sapatos de bailarina? Já ouviu falar?

kukula
Veterano
# ago/09
· votar


guitarra

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbre ou TimbreS